Pela primeira vez a Universidade Federal do Rio Grande - FURG esteve junto ao presidente e ao vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª Região (CRB10) para falar aos formandos do curso de Biblioteconomia sobre o exercício da profissão e o movimento associativo. O encontro promovido pela coordenação do curso de Biblioteconomia em parceria com o CRB10 foi realizado na manhã de hoje, 24, no Campus Carreiros da FURG. Sob o tema “Exercício da profissão, registro em órgão de classe, perspectivas de atuação profissional, mercado de trabalho” a palestra foi proferida pela presidente do CRB10 e pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc/FURG) Angélica C. D. Miranda juntamente com o vice-presidente e bibliotecário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Alex Ribeiro.
Durante o encontro foram discutidos assuntos relacionados à diferença entre o bacharel de Biblioteconomia e o bibliotecário, esclarecendo que quem se forma no curso de biblioteconomia é bacharel e após a formatura quem faz registro em órgão de classe, neste caso, CRB10, é bibliotecário. De acordo com Angélica C. D. Miranda o profissional competente pode atuar em bibliotecas e unidade de informação, conforme a lei 4084/1962 que regulamenta o exercício da profissão. O objetivo da palestra segundo a presidente do CRB10 foi falar sobre o exercício da profissão e sobre as atribuições e diferenças entre um conselho de classe, associações profissionais e sindicatos.
Ainda conforme Angélica Miranda, ao longo da palestra foram apresentados relatórios estatísticos com as ações do CRB10 no Estado nos últimos dois anos. Também foram discutidas as perspectivas do mercado de trabalho e a competência de um órgão de classe. “Esclarecemos que a função do CRB10 é essencialmente fiscalizar o exercício profissional visando a proteger a sociedade e também a divulgação da profissão. O mercado está se abrindo e temos muitas opções de trabalho”, explicou.
O vice-presidente do CRB10 Alex Ribeiro destaca que as palestras estão sendo realizadas na UFRGS e na FURG. “Estivemos presente na aula inaugural do primeiro curso em EaD do país no mês de março na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Consideramos isso como um fato histórico que marca uma nova trajetória nos cursos de biblioteconomia”, salienta.
Segundo Alex Ribeiro a lei 12.244/2010 que prevê a universalização das bibliotecas, exigindo que cada escola pública ou particular tenha uma biblioteca e consequentemente um bibliotecário responsável, faz com que exista uma previsão de que até 2020 sejam necessários no país 100 mil bibliotecários. “Dessa forma nós acreditamos que a profissão em si passa a ser mais valorizada em razão da necessidade de um profissional qualificado e atuante nas escolas públicas ou particulares”, destaca.
Ao final do encontro foram esclarecidas dúvidas dos formandos do curso de Biblioteconomia.
FONTE (Assessoria de Comunicação Social da Furg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.