O presidente do CRB-10 participou, neste dia 23 de julho, da primeira reunião da Câmara Temática da Economia Criativa e Cultura no âmbito do Conselho do Plano Rio Grande, instituído pela Lei n.º 16.134, de 24 de maio de 2024. O Plano Rio Grande, lançado pelo Governador Eduardo Leite, tem como objetivo proceder com a reconstrução do Rio Grande do Sul com agilidade e eficiência, seguindo os preceitos de resiliência e adaptação climática. A tarefa da reconstrução incluirá os ativos públicos impactados pelo evento climático que atingiu o Estado, em maio deste ano, bem como outras áreas a serem observadas em cada setor da sociedade para que possamos restabelecer nossa economia. Foram apresentadas as ações para a reconstrução dos bens culturais afetados no RS por parte da Secretaria de Cultura.
quarta-feira, 24 de julho de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024
CRB-10 Informa: Formação de Banco de Dados (Vagas PCD)
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, de longa data, busca profissionais Portadores de Necessidades Especiais e Reabilitados (PCD) para compor seu quadro de colaboradores. Aqueles que se enquadrem neste requisito, devem enviar seus currículos aos cuidados da Gestão de Pessoas, pelo e-mail: marluci.reche@santacasa.org.br
terça-feira, 16 de julho de 2024
CRB-10 Informa: Recadastramento das bibliotecas comunitárias do RS
segunda-feira, 15 de julho de 2024
CRB-10 Informa: MInc divulga modelos de editais direcionados para apoiar projetos e ações que envolvam Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou dois modelos de editais direcionados para apoiar projetos e ações que envolvam Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Os modelos são voltados para gestores públicos aplicarem nas suas regiões.
terça-feira, 9 de julho de 2024
CRB-10 Divulga: Observatório de Práticas Empreendedoras
O curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina promove Observatório de Práticas Empreendedoras com foco gestão e tecnologia no currículo, cuja habilitação é em Gestão da Informação. A professora Daniela Spudeit coordena projetos na área de Gestão da Informação e Empreendedorismo desde 2011, recentemente iniciamos o projeto Observatório de Práticas Empreendedoras na Biblioteconomia com o objetivo de divulgar empresas criadas por bibliotecários e possibilidades para empreender na área de Gestão da Informação.
Trata-se de um repositório de experiências e práticas voltadas ao empreender na área de Biblioteconomia, assim esse espaço tem como objetivo disseminar as boas práticas empreendedoras feitas por profissionais da Biblioteconomia no que tange à prestação de serviços na área de Gestão da Informação, notícias relacionadas e um mapeamento de publicações e pesquisas científicas na área de empreendedorismo na Biblioteconomia. Até o fim do ano, teremos também dados sobre a formação empreendedora na área no Brasil.
Assim, espera-se divulgar os campos de atuação e oportunidades de negócios existentes no mercado em diferentes ramos de negócios voltados à gestão da informação funcionando como centro de informação e pesquisa para compreensão das novas dinâmicas profissionais e articulação dos conhecimentos gerados a partir das práticas empreendedoras éticas.
Esse Observatório busca organizar, produzir e disseminar informações sobre empreendedorismo na Biblioteconomia, divulgar pesquisas científicas, notícias e eventos relacionados ao escopo principal, monitorar as empresas existentes criadas por pessoas bibliotecárias, fazer estudos e análises capazes de subsidiar a oferta de disciplinas, projetos, eventos, pesquisas acadêmicas e profissionais promovendo um intercâmbio e compartilhamento de ideias acerca dessa temática para as pessoas interessadas.
Essa iniciativa pauta-se na Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em vista, que em meio a um mercado consumidor cada vez mais informado, buscando práticas éticas e conscientes dentro da oferta de produtos, serviços e de negócios, a gestão e a cultura da sustentabilidade vem pautada como um tema de suma relevância para a sociedade. Agradecemos sua colaboração, Profa Daniela Spudeit e Beatriz Heinrich (Bolsista de Iniciação Científica)
segunda-feira, 8 de julho de 2024
quinta-feira, 4 de julho de 2024
CRB-10 Divulga: concurso para Bibliotecário na Prefeitura de Lagoa Vermelha
Encontra-se em andamento o edital nº 01/2024 do concurso
Prefeitura de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, que, sob os
cuidados da empresa Public Job, oferece vaga de Bibliotecário . Os inscritos serão
selecionados por meio de prova objetiva, entre outras etapas.
1 Vaga para Bibliotecário;
Ensino Superior Completo
com registro no Conselho;
Carga Horaria:40 horas;
Vencimentos: R$3.532,52;
As inscrições R$ 307,62, para o nível superior;
A prova
objetiva - válida para todos os candidatos inscritos
- será realizada na data provável de 25
de agosto de 2024.