segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MCT terá rede de bibliotecas

MCT terá rede de bibliotecas

Objetivo da Rede de Bibliotecas do ministério é otimizar acervos das unidades de pesquisa vinculadas ao ministério

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) instituiu a rede por meio de portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 22. O objetivo da rede é "proporcionar funcionamento integrado, otimizando a utilização e a gerência de acervos das bibliotecas, de forma a atender as demandas informacionais dos seus usuários".

A Rede de Bibliotecas do MCT terá um Comitê Gestor, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Integram ainda o comitê os responsáveis pelas bibliotecas das demais unidades de pesquisa - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Observatório Nacional (ON).

O comitê deliberará sobre questões técnicas, com quorum mínimo de cinco representantes das bibliotecas, mais o coordenador. O trabalho do comitê deverá estar focado em "promover e articular a realização de eventos de capacitação e promover atividades que proporcionem o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre as equipes das bibliotecas" dos institutos de pesquisa

FONTE: Jornal da Ciência http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=73624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.