quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Exemplo no Fórum Gaúcho pela Melhoria das BIbliotecas Escolares em Lajeado

Exemplos no Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares em Lajeado
16/08/2010

LAJEADO – Marcado pela apresentação de bons exemplos de incentivo à leitura no Estado, realizou-se sexta-feira (13), o 15º encontro do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares durante a 5ª Feira de Livros de Lajeado. O secretário de Cultura e Turismo (Secultur) de Lajeado, Gerson Teixeira, destacou no evento sediado na Univates que todas escolas municipais de Ensino Fundamental de Lajeado têm bibliotecas e que há espaços para leitura nas escolas infantis. Mas ele mostrou-se preocupado com o fato de muitos jovens, em âmbito nacional, apresentarem dificuldades na escrita, quanto às regras básicas da Língua Portuguesa, como pontuação e acentuação. “Visitar a biblioteca deveria fazer parte do currículo escolar”, acredita Teixeira. No Fórum, a professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Ufrgs, Iara Bitencourt Neves, afirmou que o movimento pela melhoria das bibliotecas escolares e de incentivo à leitura é uma ideia que circula em âmbito nacional. “Porém, somente no Rio Grande do Sul é que se vê algo de concreto sendo realizado”, constatou.

Lajeado Leitor

As coordenadoras do Projeto Lajeado Leitor, Maristela Juchum e Cristine Graebin, apresentaram as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação visando à promoção da leitura no município. Maristela citou que em 2004, a Univates realizou um estudo entrevistando 384 pessoas no município, onde constou que 50% dos entrevistados atribuiu à falta de tempo como uma das causas para não ler diariamente. Já a dificuldade de compreensão foi assinalada por 41,18% dos entrevistados, sendo que a falta de oportunidade foi apontada por 17,65% do público e os problemas com o domínio da língua representaram 11,76% das respostas. Dentre os pesquisados, ressaltou Maristela, 53% afirmaram atribuir o gosto pela leitura ao incentivo recebido na escola, sendo que a família foi apontada por 35% dos entrevistados.

Maristela explicou que o Lajeado Leitor se embasa em quatro eixos estratégicos para incentivar a leitura: Incentivo à leitura e à formação; Democratização do acesso; Valorização do Livro e da Leitura; e o Apoio à criação e produção literária. Entre as ações vigentes, as coordenadoras citaram o blog do Lajeado Leitor, o Leitura na Parada (dispõe material de leitura em paradas de ônibus), apoio à promoção de feiras de livro e o investimento anual de R$ 70 mil na compra de livros para escolas municipais - que embasa a ação Autor Presente, onde a obra de um escritor é trabalhada nas escolas e posteriormente ocorre encontro com o autor.

Destacando que as ações deste projeto se refletem muito no movimento da Biblioteca Pública Municipal de Lajeado, pois os alunos mostram interesse por outras obras dos autores trabalhados em sala de aula, a bibliotecária Carine Maritan falou que a casa conta com acervo de 29 mil obras, tendo mais de 11 mil leitores cadastrados e a média de dois mil empréstimos mensais. Entre as inovações, Carine destacou a informatização da biblioteca, feita no início de 2010, que trouxe facilidades aos usuários como fazer consultas ao acervo, renovações e reservas de livros pela internet.

Passo Fundo

Já a professora Maria Augusta D’Arienzo enriqueceu o fórum destacando o sucesso das iniciativas desenvolvidas no Município de Passo Fundo – considerada a Capital Nacional da Literatura. Entre as ações de promoção da leitura, destacou os Largos da Literatura, que culminaram na revitalização de cerca de 20 praças do município, além de atender às expectativas e aos interesses diversificados do público e envolvê-los com diferentes manifestações culturais. Como exemplo, Augusta explicou que em um desses largos existem os túneis de leitura. Lá, passagens de livros são disponibilizadas à população, despertando o interesse pelas obras de diferentes escritores.


SITE: www.lajeado-rs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.