terça-feira, 26 de junho de 2012

Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública

Lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública no Estado


O Deputado Federal José Stédile (PSB/RS) lançou, na tarde dessa segunda-feira (18), a Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública no Rio Grande do Sul. O Plenarinho da Assembleia Legislativa ficou lotado. O ato contou com secretários de Educação e da Cultura, vice-prefeitos, vereadores, lideranças partidárias, professores e bibliotecários de 19 cidades do estado.

Estavam representados os municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, São Leopoldo, Gravataí, Canoas, Alvorada, Viamão, Osório, Dois Irmãos, Cachoeira do Sul, Venâncio Aires, Rio Grande, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Bom Retiro do Sul, Veranópolis, Gramado, Caxias do Sul e Santo Ângelo.




O palestrante do evento, professor, jornalista e ex-secretário da Educação do estado Ruy Carlos Ostermann chamou a atenção para o fato de que 60% dos domicílios brasileiros não possuem um espaço reservado aos livros, isto é, uma biblioteca ou mesmo uma estante. “Nas nossas casas, temos a figura do pai, da mãe, dos filhos, mas não temos a presença inquietante e mobilizadora do livro”, disse o escritor. Ostermann elogiou a iniciativa dos parlamentares observando que as pessoas precisam ser “incentivadas, chamadas” para uma atividade que não é corriqueira. “A criança que encontra uma biblioteca em casa tem um estímulo que outros não têm”, disse. Ainda conforme o escritor, as novas tecnologias, muitas vezes, acabam por estimular experiências sem importância. “Temos que cuidar para não sermos a sociedade do desperdício, temos que criar nas pessoas a insatisfação”, defendeu. Finalizou citando o filósofo Friedrich Wilhelm Nietzsche e convocar a todos à inquietação. “O que eu não sei é o que eu mais quero. Precisamos abrir mão das coisas banais. Temos que ficar perdidos em busca de soluções”, concluiu.



CRB10 marca presença e estabelece contatos importantes: 
conselheiros com o Deputado Federal José Stedile.


Presidente do CRB10, Angélica Miranda e Vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchiorna.


Conselheiros do CRB10 e Kátia Leal (ARB).

Fotos: Beatriz Werner (CRB10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.