terça-feira, 26 de junho de 2012

Bibliotecários defendem importância dos profissionais no mercado

Tribuna Popular

Bibliotecários defendem importância dos profissionais no mercado

O representante legal dos bibliotecários concursados do município de Porto Alegre, advogado Eduardo Carrion, ocupou  hoje (25/6) o período destinado à Tribuna Popular, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da Capital, para falar sobre a importância do bibliotecário no mercado de trabalho.

Durante sua manifestação falou da prática, pelo Executivo Municipal, de desvio de função nesta atividade. Citou casos considerados por Carrion como “inusitados”. “Bibliotecários se afastam para participar de fóruns e congressos e pessoas não especializadas assumem as bibliotecas nas escolas e nas secretarias do município”, disse ele.

Carrion falou ainda que uma auxiliar de cozinha chegou a assumir a função de bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. “Esta notícia, de tão grave, chegou a ser veiculada na imprensa.”

Carrion também comentou que, em março de 2009, foi realizado um concurso público para preenchimento de 39 vagas de bibliotecários no município de Porto Alegre. “Até o momento foram feitas seis convocações e somente quatro nomeações, pois dois chegaram a desistir”, enfatizou Carrion. O bibliotecário pediu a sensibilização dos vereadores em relação à situação. “Que iniciativas sejam tomadas junto ao Executivo”, pediu ele.

A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Angélica Conceição Dias Miranda, também usou a Tribuna para manifestar-se. Falou que existem atualmente, no país, 41 cursos de biblioteconomia e que, mesmo assim, na sua opinião, faltam profissionais. “No Estado temos só dois cursos.” Ela disse ainda que os bibliotecários não querem que a profissão seja exercida por leigos. “Somente queremos exercer nosso direitos que foram regulamentados há 50 anos.”
Regina Andrade (reg. prof. 8423)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.