sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Semana Acadêmica - FURG



Biblioteconomia da Furg completa 35 anos e promove Semana Acadêmica


O Diretório Acadêmico de Biblioteconomia da Furg realiza a 15ª Semana Acadêmica comemorando também os 35 anos do curso de Biblioteconomia da universidade. A programação teve início na última segunda-feira, 22, e ocorre até esta sexta-feira, 26. Entre as atividades estão minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Mais de 100 pessoas acompanham a Semana que acontece na Câmara de Vereadores das 8h ao meio-dia.

Na abertura do evento, realizada hoje pela manhã, esteve presente o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae), Luiz Laurino, a diretora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Adriana Senna, o coordenador do curso de Biblioteconomia, Fabiano Couto, além de alguns docentes que fizeram parte dos 35 anos do curso e profissionais da área.

A palestra de abertura foi feita por Suely de Brito Clemente Soares, bibliotecária de referência aposentada da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O assunto da palestra foi “Do navegar na internet ao andar nas nuvens: o profissional de informação da web 2.0 a 4.0”. Esta foi a terceira vez que Suely esteve em Rio Grande. Ela também foi palestrante durante o Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação (EREBD-Sul) ocorrido em 2009, na cidade. Suely fez mestrado em Educação, Ciência e Tecnologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente trabalha na Content Mind dando capacitação a bibliotecários através da educação a distância. Segundo ela, os bibliotecários têm recebido maior valorização.

“A profissão está mais divulgada. Aquilo que a gente desconhece, não valoriza. O bibliotecário está com uma abertura muito grande. Depois da internet, o profissional está em um patamar diferenciado”, afirmou. De acordo com Suely, antigamente o bibliotecário estava voltado para aquela biblioteca presencial, o que limitava a profissão a um ambiente. O cenário atual é bem diferente. “Hoje com toda possibilidade de interação, o profissional não consegue mais desenvolver seu trabalho se não tiver internet. A biblioteca, especialmente a universitária, está nesse patamar. O mercado de trabalho expandiu por conta disso”, destacou.

Entretanto, Suely salientou a necessidade de atualização por parte dos bibliotecários. “Esse profissional não é mais o bibliotecário tradicional. Ele precisa de um upgrade. Tem que fazer uma educação continuada, do contrário, não acompanha o processo”, disse.

O presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Biblioteconomia, Alex Serrano de Almeida e a vice-presidente, Barbara Duarte Milbrath, destacaram a importância de realizar a Semana Acadêmica e obter relatos de profissionais da área. “Nesses 35 anos do curso é interessante trazer aos acadêmicos as diferentes facetas da profissão. Muitos ainda têm a visão antiga de uma mera biblioteca”, afirmaram.

Almeida também abordou o novo termo Biblioteca nas nuvens. “É algo tão recente e inovador. Por isso, é importante que os acadêmicos entendam essas novas áreas para atuar”, disse. O principal, de acordo com os estudantes e a bibliotecária é que a população conheça o que é o bibliotecário e mude a ideia de que o profissional fica tirando pó de livro. Durante a programação da Semana Acadêmica, na sexta-feira, haverá uma homenagem aos 35 anos do curso de Biblioteconomia.

Por Lorena Garibaldi
lorena@jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.