sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Biblioteca escolar é fundamental na formação do estudante

Biblioteca escolar é fundamental na formação do estudante

A primeira atividade promovida em razão da 37ª Feira do Livro, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi o 4º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, na tarde desta quinta-feira (28). Voltado a professores da rede municipal de ensino, alunos de Biblioteconomia e pessoas ligadas ao tema, o evento discutiu a importância das bibliotecas das escolas para a formação dos estudantes.

A presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo Rodrigues, descreveu aos participantes na sala Lagoas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) a mobilização que tem sido feita no sentido de valorizar as bibliotecas escolares. “É por isso que estamos nessa luta”, assinalou. “A biblioteca escolar é onde os alunos ganham conhecimento e conseguem ter uma formação de cidadão”.


Mas segundo ela, a tarefa não é fácil e exige persistência. “É uma luta desigual comparar o simples convite que fazemos para as crianças darem valor ao conteúdo das bibliotecas escolares com o retorno material imediato que oferece os que preferem o descaminho”, afirmou. “É preciso fazer um trabalho de conscientização, árduo, mas gratificante”, observou a presidente do CFB.

Já houve Fóruns em Porto Alegre, Gramado e Santa Cruz do Sul, porém foram nove reuniões anteriores ao evento em Rio Grande para discutir o assunto. O Fórum de Gramado foi nacional e teve a participação expressiva do público.


A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Loiva Teresinha Serafini, considera que o trabalho vai estimular o engajamento dos alunos nesse esforço. “Aos poucos as pessoas percebem a importância de se somar a essa tarefa”, ponderou.

Na abertura do Fórum, a professora Rita Rache, pró-reitora em exercício de Extensão e Cultura, representou o reitor João Carlos Cousin. Também, participou a diretora do Instituto de Ciências Humanas e a da Informação (ICHI), Adriana Kivanski de Senna. Entre os palestrantes esteve o secretário Municipal de Educação e Cultura, Cláudio Omar Nunes. O Fórum foi organizado pelos Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia e teve a promoção da FURG e da prefeitura de Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.