quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Curso sobre Software ABCD

A DATACOOP realizará Curso sobre o software ABCD (Automação de Bibliotecas e Centros de Documentação)/Convênio UniverCidade
Carga: 24 horas/aula
Período: dias 03 a 05/03/2010
Horário: 8 às 12 e das 14 às 18 horas
Endereço: UniverCidade - Unidade Carioca (Estação do Metrô-Carioca).
Investimento: R$700,00 por pessoa.50% na inscrição - 50%até 5/02/2010
Local da Inscrição : Datacoop - Rua da Quitanda, nº 19 sala 401 - Centro ou E-mail: wilsy@datacoop.com.br
Depósito : Bco. Itaú. Ag.: 6015 - C/C.: 03800-0 - confirmação via fax 38521117 r 21
Formação: Recomenda-se conhecimento básico de Winisis / CDS-Isis
OBS.: O curso será ministrado em espanhol, sem tradução simultânea. Porém, a instrutora compreende bem português, por trabalhar regularmente com brasileiros.
Objetivo: Capacitar profissionais de informação a conhecerem as principais tecnologias, metodologias e padrões referentes ao ABCD, capacitando-os a planejar, implantar e operar estes serviços.
Desta forma, é centrado em metodologias que visam a operacionalização do ABCD, através do estudo de modelos e casos,conhecimento, análise teste e avaliação de padrões de tecnologia da informação aplicáveis ao ABCD.
Programa:
1º dia
Manhã 1.Estrutura geral do ABCD. Módulos e suas relações
2. Elementos que definem uma base de dados
3. A tabela de definição de campos: a. Estrutura de campos
b. Opções de entrada
c. Opções de controle da terminologia
d. Valores default e mensagens de ajuda
4. A tabela de seleção de campos e o formulário de busca avançada
5. Opções para criação e edição do registro de informações
6. Formatos de entrada e tipos de registro
Tarde
1. ABCD e o formato MARC
2. Linguagem de formatação. Criação de formatos de saída
3. Begin format, end format e formato de validação
4. Prática
2º dia
Manhã
1. Configuração do iAH
2. Configuração do Z39.50. Formatos de conversão
3. Catalogação Z39.50
4. Configuração de estatísticas
5. Arquivos de ajuda sobre os campos da base de dados
6. Prática
Tarde
1. Exportação, importação de arquivos TXT
2. Exportação, importação de arquivos ISO
3. Conversão do Winisis para ABCD
4. Uso do MX para lidar com grandes volumes de dados
5. Mudanças globais
6. Prática
3º dia
Manhã
1. Módulo de empréstimo. Localização e estrutura dos objetos de empréstimo
2. Configuração do sistema de empréstimo
3. Empréstimos, devoluções , renovações, suspensões e multas
4. Relatórios
5. Estatísticas
6. Prática[
Tarde
1. Módulo de aquisição
2. Descrição do fluxo do processo e aplicação do ABCD no processo de registro, controle e monitoramento
3. Relatórios
4. Estatísticas
5. Processo de back up e recuperação de bases de dados ABCD
6. Internacionalização
Instrutora:
Guilda Ascencio Chancy. Analista-programadora de sistemas administrativos e financeiros para as empresas bancárias, de engenharia e escritórios do governo daVenezuela. Especialista em sistemas de informação, trabalha en estreita relação com as bibliotecas e centros de informação da América Latina desde 1987. Desde essa data participa de forma independente ou por intermédio da Unesco, em atividades visando à difusão e capacitação de usuarios na plataforma CDS/Isis e sua familia de produtos, bem como em assessorias diferentes instituições nacionais e regionais. Responsável pelo desenvolvimento do programa Documentum, Sistema de Gestão deInformação Documental para bases de dados mantidas sob a estrutura de arquivos CDS/Isis. Desde 2007 consultora contratada pela Organização Mundial da Saúde(OMS) / Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) para o desenvolvimento do sistema de gestão documental (ABCD) para ser distribuido na modalidade de software livre. Figura no Hall of Fame do ABCD como atuante em desenvolvimento e manutenção do ABCD. Apresentou os módulos de administração e catalogação do ABCD no Congresso Mundial de CDS/Isis (2008) e os módulos de empréstimo e aquisições doABC (2009). Oferece suporte técnico regularmente por intermédio do Forum do CDS/Isis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.