terça-feira, 2 de junho de 2015

FORMAÇÃO SINDICATO NACIONAL BIBLIOTECÁRIO , CIENTISTA DA INFORMAÇÃO ...


Prezado Colega e demais profissionais da informação do Brasil,


  

No dia 18 de junho próximo, estaremos realizando nossa assembleia anual, quando iremos discutir e aprovar a pauta de reivindicações, pleiteadas por nós - profissionais da informação - junto aos nossos empregadores, sejam estes do setor público, privado ou de qualquer segmento do mercado de trabalho. É que a nossa categoria profissional, além de LIBERAL, é DIFERENCIADA, pois está regulamentada em lei.

Neste ano entrará em pauta uma proposta já há muito tempo sonhada, que é a criação de um SINDICATO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO, contemplando todos aqueles que trabalham de forma direta ou indiretamente com a informação organizada, que são os bibliotecários, documentalistas, historiadores, museólogos, arquivistas, cientistas da informação, auxiliares de biblioteca, arquivos, museus e centros de documentação em qualquer segmento de atividades.

Em todos esses anos que estamos à frente do SINBIESP, procuramos cada vez mais ampliá-lo, aperfeiçoá-lo e modernizá-lo, dando cobertura  e legalizando as condições do exercício da profissão, que até então estavam à deriva do mercado de trabalho, sendo que temos um legislação trabalhista a nosso favor, mas que para isto necessitava de uma entidade sindical para implementar todas essas ações. 

A entidade sindical é formada pela união dos profissionais interessados em criar condições e negociar o valor de seu conhecimento e mão de obra, ou seja, seu “know how” .

No passado alguns colegas se arriscaram e criaram o sindicato, em plena ditadura, época em que o Ministério do Trabalho (MT) exigia primeiramente a formação de uma Associação Profissional da categoria, então depois de um ano  era solicitado ao MT o registro do sindicato da categoria, cujo estatuto era fornecido pelo próprio MT. 

A partir da nova constituição em 1988, tudo isto acabou e as entidades sindicais são independentes, com seus estatutos próprios e sustentados e administrados pela própria categoria.  Deste aquela época, os bibliotecários almejam a criação de uma federação nacional de bibliotecários. Para isso e pela legislação que rege os sindicatos, federações e confederações, a lei exige que haja 05 (cinco) sindicatos estaduais, o que infelizmente não aconteceu. 

Há sindicato na Bahia (inativo), Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo. 

Para atender e dar o devido respaldo a todos os profissionais da informação do Brasil, é que estamos propondo a criação de um SINDICATO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO.  Para dar dignidade e exigir respeito a esses profissionais.

Somos cônscios de que o mercado, principalmente os governos e mantenedoras, não valorizam o conhecimento desses profissionais. Em todos esses anos de atividades do SINBIESP, recebemos dezenas de solicitações de profissionais  para intervir junto a seus empregadores de fora do estado de SP, para no mínimo serem remunerados com o nosso piso salarial.

E, por tantos outros motivos, somos procurados por este Brasil afora.

Isso  nos faz caminhar para uma luta conjunta no sentido de formar um SINDICATO NACIONAL fortalecido que nos represente em todo território nacional, principalmente nas regiões mais longínquas dos grandes centros urbanos, que tanto necessitam de apoio e incentivo para o desempenho de seus trabalhos. Dessa forma, unidos em torno de

um objetivo comum, certamente terão mais força as reivindicações dos profissionais da informação.

Contamos com a sua prestigiosa colaboração, no sentido de compactuar com a ideia e vir participar da nossa assembleia ou, na impossibilidade, de ao menos nos enviar a procuração anexa,  de modo a atendermos o quórum legal.

Pedimos ainda que espalhe a notícia entre seus colegas, angariando mais procurações. Quanto mais documentos tivermos, mais rapidamente teremos a oportunidade de formar nosso sindicato nacional, propiciando a negociação de um piso salarial nacional e uma convenção coletiva de trabalho válida para todo o Brasil nos Estados que não têm sindicatos que represente a categoria.

Contamos com seu apoio e divulgação dessa assembleia, para realmente termos uma vida muito mais DIGNA E CIVILIZADA.




Forte abraço,

Vera Stefanov

Presidente SINBIESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.