terça-feira, 23 de abril de 2013

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis realiza 1ª Sarau dos Amigos

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis realiza 1ª Sarau dos Amigos
Evento deu Abertura a Semana do Livro que inicia nesta sexta-feira nas escolas

A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis realizou na noite desta quinta-feira, o 1° Sarau dos Amigos. O evento teve início às 19h30, na sala de leitura da biblioteca. Esteve prestigiando o evento um público de 20 pessoas, dentre elas, o vice-prefeito Gregor Hermann. O sarau teve inicio com a apresentação da vida do autor brasileiro Monteiro Lobato, e suas histórias apaixonantes. A professora Cristina Danois, destacou o livro “Cidades Mortas” e leu um pequeno trecho, de acordo com ela o livro é um dos melhores clássicos para adultos do autor. O título do livro é tomado de um texto de 1906. Numa espécie de crônica ou ensaio, num tom entre irônico e saudosista, Lobato delineia o espaço de sua obra: o norte paulista do vale do Paraíba. Entre uma história e outra, deu-se espaço para uma boa música de percussão, com os professores de música Fábio Souza e José Francisco de Souza Esteves.


 
 A programação deu abertura à Semana do Livro, que se estende até o dia 30 de abril e terão três atividades paralelas à semana sendo desenvolvido, o Sarau, atividades nas escolas e o Baú visita a praça, o parque e as empresas. A Biblioteca Pública estará visitando todas as escolas do município. De acordo com a bibliotecária e organizadora do Sarau, Susana Carrasco, durante a semana serão trabalhadas poesias dos autores Luis Fernando Veríssimo e Carlos Heitor Cony, a atividade estará voltada aos alunos do 6ª ano e 7ª séries.  “O objetivo do Sarau é criar e fortalecer o habito de leitura entre crianças e adultos, o evento foi aberto a apresentações de texto, poesias, com intuito de criar uma interatividade entre os participantes,” frisou.

De acordo com Scheila Tatiane Soares, participar pela primeira vez do Sarau foi muito interessante, atualmente esta faltando iniciativa da comunidade em participar de eventos culturais. “Gosto de poesias, nos dias de hoje a maioria dos jovens não tem interesse com este tipo de evento, pretendo continuar participando de outros Saraus.” disse.


A comerciante Marina Schwantes, também prestigiou o evento pela primeira vez, e largou a correria do dia-a-dia para relaxar ouvindo belas poesias. “Achei muito bom, pretendo participar mais vezes,” ressaltou.

O vice-prefeito destacou a importância da iniciativa de se levar a cultura através do Sarau e colocou a Administração Municipal a inteira disposição para essas iniciativas culturais. “Estar prestigiando um evento como este é um luxo, poder sair do trabalho e ouvir uma poesia uma boa música,” enfatizou.

De acordo com o organizador do evento, Éderson Moreira dos Santos, o Sarau teve uma receptividade grande do público. “Se tiver outras ações de natureza cultural será aceito pela comunidade, o Sarau dos Amigos foi o primeiro de muitos que virão, como Sarau dos Namorados entre outros,” conclui.

O calendário da Semana do Livro nas escolas teve início nesta sexta-feira, na Escola Municipal Otto Hoffmann, durante a tarde os trabalhos serão apresentados na Escola Municipal 1ª de Maio. As atividades irão envolver cerca de 250 alunos de todas as escolas em 12 apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.