segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROJETO FOLHEANDO DA FOLHA DO MATE DE VENÂNCIO AIRES

FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DIVULGA BOAS AÇÕES DE ESTÍMULO À LEITURA - PROJETO FOLHEANDO DA FOLHA DO MATE DE VENÂNCIO AIRES.

No dia 01 de julho foi realizada a 23ª Reunião do Fórum em Venâncio Aires. Dentre as ações relevantes na área do livro, leitura e literatura naquele Município, conhecemos a Biblioteca Pública Municipal, coordenada pela bibliorecária Rosária Garcia Costa que realiza contação de histórias, exposições, saraus que já fazem parte da tradição cultural da cidade. Também foi apresentado projeto inovador do Jornal Folha do Mate de estímulo a formação de leitores. É o Projeto Folheando - Incentivo a leitura na sala de aula.
O jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, tem o maior índice de leitura de jornais em 56 cidades gaúchas.

Pela pesquisa, 92,2% da população venâncio-airense têm o hábito de ler jornais. Dos leitores que tem o hábito de ler jornais em Venâncio Aires, 80,6% dos leitores preferem a Folha do Mate. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Methodus em agosto de 2009, encomendada pela Associação de Jornais do Interior.




A circulação da Folha do Mate tem tiragem de 8 mil jornais em cada uma das edições de terças, quintas e sábados. Em torno de 95% deste universo é direcionado para assinantes. Estima-se mais de 50 mil leitores nos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Vale Verde e Boqueirão do Leão.




Segue um resumo do projeto 'FOLHEANDO-Incentivo à leitura em sala de aula':

Ações organizadas e desenvolvidas pelo jornal Folha do Mate, que são possíveis com o apoio e participação de empresas, entidades, organizações e voluntários.

O Folheando é um programa que tem duração e público específicos nas escolas de Venâncio Aires. Visa incentivar, através de oficinas, a leitura em sala de aula e a utilização da Folha do Mate como ferramenta de ensino.

Em 2010, primeiro ano da proposta participaram seis escolas públicas. Foi possível atingir 2,5 mil alunos, sendo diretamente envolvidos com o Folheando 150 estudantes, em seis escolas. Foram 160 professores das escolas públicas sensibilizados através de reunião e de envolvimento na proposta.

Neste ano de 2011 participam em torno de 1,2 mil alunos de quatro escolas públicas de Venâncio Aires. Os alunos participam em horário de aula, de oficinas direcionadas à leitura do jornal. Durante o período em que o trabalho acontece, eles recebem gratuitamente edições do jornal e , com as oficinas, aprendem o ciclo de produção de uma edição, desde a reunião de pauta, edição, planejamento, diagramação, entrevistas, produção textual, fotografia, edição. O material é impresso um uma das edições da Folha do Mate, com textos e fotos assinados pelos estudantes envolvidos com a proposta e que são de uma turma da escola selecionada pela direção do colégio. Durante dois meses o projeto acontece no colégio.




RESULTADOS

Nestes dois anos de projeto muito pode ser observado. Mas, ao nos atermos somente neste último ano, 2010, onde conseguimos colocar em prática o Folheando, que busca incentivar a leitura do jornal impresso e sua utilização como ferramenta didática e pedagógica para professores e alunos, podemos constatar que chegamos onde o nossa a meta propunha.

Conseguimos atingir 2,5 mil alunos, sendo diretamente envolvidos com o Folheando 150 estudantes, uma turma de cada das sei escolas envolvidas.

Foram 160 professores das escolas públicas sensibilizados através de reunião e de envolvimento na proposta.

Quanto ao trabalho desenvolvido as escolas que participaram em 2010 destacaram aspectos notados na melhoria do ensino depois de receber o projeto na turma:

Emef Benno Breunig - Bairro São Francisco Xavier: “ Os alunos aprenderam muito realmente, foi uma oportunidade de sair da sala de aula e verificar como se constrói uma reportagem e aprender sobre sua comunidade”




Emef Dois Irmãos - Bairro Aviação : “A turma vivenciou experiências de responsabilidade e pode conhecer-se e experimentar-se como grupo, conhecendo-se. Conscientização sobre a importância da leitura e por ter sido um trabalho concreto de interação com a comunidade e com a imprensa”.




Emef José Duarte de Macedo – Bairro Macedo - “Acreditamos que nos tornamos mais críticos e aprendemos a olhar o mundo com um olhar mais aguçado. Também aprendemos que as palavras têm uma força incrível. É preciso muito cuidado quando as usamos, pois as interpretações são pluri”




Emef Alfredo Scherer – Bairro Eisermann - “ O conhecimento dos alunos, a vontade de ler, o desejo de fazer publicações no jornal e de realizar atividades envolvendo o jornal”.




Em função dos projetos sociais desenvolvido Folha Cidadania e Folheando, a Folha do Mate recebeu o destaque como Empresa Cidadã pela Câmara Municipal de Vereadores e também o Prêmio Parceiros Voluntários 2011.



JAQUELINE CARISSIMI - Jornalista - DRT 11.001
Coordenadora de projetos sociais da Folha do Mate

Contatos: (51) 3793-2450 / R:226
Rua Visconde do Rio Branco, 600
MSN: jaqueline@folhadomate.com.br
www.folhadomate.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.