quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Curso de Extensão Interinstitucional e Interdisciplinar

Prezados colegas
o Núcleo de Acessibilidade do IFRS-Campus Porto Alegre, em conjunto com a Diretoria de Ensino e a Diretoria de Extensão, promove um Curso de Extensão Interinstitucional e Interdisciplinar pelo IFRS - Campus Porto Alegre e o Departamento de Ciências da Informação (DCI) da FABICO/UFRGS, caracterizado como educação continuada com enfoque na Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEs) em escolas, bibliotecas e na sociedade e acessibilidade para TODOS. O Curso se propõe a atender um público diversificado (professores, técnicos administrativos, bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia, acadêmicos de Biblioteconomia (FABICO/UFRGS), alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia e pessoas interessadas da comunidade externa).
O Curso será desenvolvido na modalidade presencial utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE para publicação dos conteúdos ministrados no Curso e como espaço de interação entre os participantes e ministrantes através de Fórum de Discussão. Os conteúdos temáticos serão distribuídos em 8 módulos ministrados pelos palestrantes convidados, com encontros a cada 15 dias, nas terças-feiras à noite. Os conteúdos que serão ministrados estão em consonância com a ação TECNEP/MEC com o objetivo principal de criar na Instituição e na sociedade a cultura da 'educação para a convivência' e aceitação da diversidade.

Realização: Auditório 1 da FABICO/UFRGS
Horário: 18h30min às 21h.

Carga Horária: 80h

A inscrição poderá ser feita através do e-mail:
napnes@poa.ifrs.edu.br.

Os participantes receberão certificado de participação emitidos pela DEXT.
A seguir, a programação do Curso.
Abraços
Profª Lizandra Estabel
Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia e do Núcleo de Acessibilidade do IFRS - Campus Porto Alegre




16 de agosto/11 Palestrante Eliane Moro (UFRGS)
Lizandra Estabel (IFRS)
Maria Cristina França (IFRS)
Conteúdo Apresentação do programa e desenvolvimento do Curso.
As PNEEs, a diversidade e a sociedade.

30 de agosto/11 Palestrante Márcia Amaral (IFRS)
Eliane Moro (UFRGS)
Lizandra Estabel (IFRS)
Conteúdo Fundamentos da Educação Inclusiva e da Acessibilidade. Histórico e legislação da Educação Inclusiva. Conceitos de Educação Inclusiva e de Educação Especial. As necessidades educacionais especiais e as práticas educativas para a diversidade.


Acessibilidade e inclusão em Bibliotecas.

06 de set/11 Palestrante Carolina Sperb (IFRS)
Helen Ortiz (IFRS)
Conteúdo Histórico da Educação dos surdos. Linguagem, cognição, aspectos socio-culturais e práticas pedagógicas. Relação aluno surdo e professor ouvinte.

27 de set/11 Palestrante A confirmar
Conteúdo Estudo dos principais tipos e características de deficiências motoras. Aprendizagem, adaptações curriculares e de recursos. Metodologia e tecnologias assistivas aplicadas.

18 de out/11 Palestrante Lizandra Estabel (IFRS)
Alessandra Cantoni
Conteúdo Educação de cegos e de pessoas com baixa visão. Diretrizes da IFLA de Bibliotecas para Cegos na Era da Informação (2009)


25 de out/11 Palestrante Clarice Escott (IFRS)
Aline Disconsi (IFRS)
Conteúdo Histórico da inclusão de pessoa com deficiência mental. Conceito de deficiência mental. Compromisso e objetivos educacionais voltados para a inserção no mundo do trabalho. Mapeamento de competências e investimento de foco no processo de ensino.

08 de nov/11 Palestrante Filipe Silveira (IFRS)
Tamini Nicoletti
Conteúdo Acessibilidade para TODOS nas Bibliotecas. Cheklist de avaliação de bibliotecas acessíveis nos aspectos arquitetônicos, físicos, informacionais e atitudinais.


22 de nov/11 Palestrante Eliane Moro (UFRGS)
Lizandra Estabel (IFRS)
Conteúdo Socialização e análise dos projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso e apresentação de trabalhos no SENABRAILLE- Campinas/SP.


6 de dez/11 Palestrante Eliane Moro (UFRGS)
Lizandra Estabel (IFRS)
Conteúdo Encerramento do Curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.