segunda-feira, 19 de julho de 2010

Curso à distância: "Competência em informação para Bibliotecários"

CURSO À DISTÂNCIA: "COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS"

Nova turma de 02 de agosto a 13 de setembro de 2010

Apresentação do curso

Hoje, mais do que nunca, os profissionais da informação (como o bibliotecário, o analista de informações e o documentalista), necessitam ser competentes em informação. Isto significa ser um expert no domínio de habilidades, conhecimentos e atitudes que capacitam o indivíduo a lidar com a totalidade do ciclo informacional. Além disso, cabe ao profissional da informação promover meios e implementar ações educacionais que tornem crianças, adolescentes e adultos competentes em informação.

Ementa do curso

Apresenta o conceito e suas nuances, assim como proporciona uma oportunidade de reflexão e modificação da visão que o profissional da informação tem de sua própria atuação. Inclui: origem e evolução do conceito, características e componentes, modelos de processos e paradigmas, atuação do profissional da informação, procedimentos para aprimoramento da competência em informação.

Objetivo

Aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à competência em informação.

Público-alvo: Profissionais da informação

Carga horária: 50 horas

Turmas Anteriores: 1ª e 2ª turma (01/09-15/10/09), 3ª turma (09/11-15/12/09)

Inscrições online: de 01 de julho a 02 de agosto de 2010

Curso: 4ª turma - 02 de agosto a 13 de setembro de 2010

Investimento: parcela única de R$ 250,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$350,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB

*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.

Conteúdo programático

Módulo 1 – O significado da competência em informação
Aula 1 – Introdução ao conceito de competência
Aula 2 – Origem e conceituação da competência em informação
Aula 3 – Componentes da competência em informação

Módulo 2 – Implementando ações voltadas à competência em informação
Aula 4 – A atuação do profissional da informação
Aula 5 – Como aprimorar sua competência em informação
Aula 6 – Bases pedagógicas e didáticas

Base conceitual

O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO.

Mini-currículo de Elisabeth Adriana Dudziak

Graduação em Biblioteconomia - 1984 (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo).

Mestrado em Ciência da Informação – 2001 (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo) com a dissertação “Information literacy e o papel educacional das bibliotecas”.

Doutorado em Engenharia de Produção – 2007 (Escola Politécnica, Universidade de São Paulo), com a tese “Lei de inovação e pesquisa acadêmica”.

Atualmente é bibliotecária chefe da Biblioteca de Engenharia Elétrica da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisa o tema da competência em informação desde 2000.

*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.

Aceitamos inscrições por empenho

Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.