sexta-feira, 5 de março de 2010

Convite - Dia do Bibliotecário







PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DO BIBLIOTECÁRIO



Neste ano, o CRB-10 em conjunto com Instituto Goethe, ARB e FABICO, FURG estarão promovendo intensa programação em comemoração ao dia do bibliotecário. A campanha publicitária iniciará com cartazes e banners com maior intensidade em março, mas com continuação durante todo o ano.
Na semana de 8 a 12 de março, em comemoração ao dia do Bibliotecário, serão exibidos filmes para promoção do livro, da biblioteca e da leitura através das novas tecnologias e do cinema.
No final do mês, a partir de 29 de março, estão previstas palestras e painéis com especialistas em bibliotecas universitárias, educação continuada na área de biblioteconomia e ciência da informação e bibliotecas públicas. Em abril, dia 23 haverá palestra com especialista em marketing em bibliotecas.
Também será dada continuidade aos Fóruns mensais pela Melhoria das Bibliotecas Escolares durante todo o ano de 2010.

FESTIVAL BIBLIOFILMES
PROGRAMAÇÃO FILMES
08 a 11 de março – Sempre às 19 horas
Instituto Goethe, Rua 24 de outubro nº112
Bibliotecários e bibliotecas no cinema – Filmes e debates com a temática de bibliotecas
Debatedor - Fernando Telles - Bibliotecário e Diretor de filmes - ministra cursos sobre história do cinema e direção de filmes.

Segunda-Feira - dia 08 – 19 horas
Filme - Fahrenheit 451
Direção – François Truffaut
Gênero – Ficção Científica /Drama
Duração – 112 mim
Sinopse - É um clássico da literatura adaptado ao cinema. Fahrenheit 451, de Ray Bradbury continua a ser atual para as novas gerações. Com direção de François Truffaut,, o filme mostra um estado totalitário em um futuro próximo, onde os "bombeiros" tem como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner) um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Terça – feira – 09 de março – 19 horas
Filme - O Nome da Rosa
1986(Alemanha) 130min.
Gênero: Suspense
Direção: Jean Jacques Arnaud
Duração – 130 mim
Sinopse - Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

Quarta-feira – 10 de março – 19 horas
Filme – O Clube dos Cinco
Direção: John Hughes
Duração: 93 min.
Gênero: Drama
SINOPSE - Cinco estudantes são obrigados a ficar de "castigo" na biblioteca da escola e escrever uma dissertação de mil palavras sobre si mesmo. Reticentes no começo e obrigados a perder o sábado para isso, os jovens aos poucos perceberão que cada um deles têm os seus sonhos, frustrações e histórias para contar. E que todos eles podem ser tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo. O filme se passa na biblioteca da escola.

Quinta-feira – 11 de março – 19 horas
Filme - Biblioteca Mindlin – um mundo em páginas
2005 (BR) 50 min.
Gênero: Documentário
Direção: Cristina Fonseca
Sinopse – Realizado por Cristina Fonseca, em 2002, o filme conta a história de Jose Mindlin e de sua fantástica biblioteca de livros raros, uma das maiores e mais importantes bibliotecas particulares do Brasil e da América Latina. Apaixonado pelos livros, o jornalista, advogado e empresário reuniu, em mais de 80 anos, quase 40 mil títulos e raridades de valor inestimável.
Através do documentário, gravado no Brasil, França e Portugal, discute-se a questão do livro e sua história, o modernismo brasileiro, as vanguardas literárias do Brasil e da França, do concretismo e do livro objeto. E ainda a relação do livro com o cinema e com a música.
Com efeitos de computação gráfica e plasticidade ímpar, o filme é também uma peça de arte: cria uma espécie de livro eletrônico que conta, através da biblioteca e suas obras, um pouco da história do livro. Começa pela literatura oral, representada pela literatura dos Índios Xavantes, passa pela invenção de Gutenberg e encerra com as últimas experiências mais radicais na área, como a informática
O documentário conta com depoimentos especiais do próprio bibliófilo José Mindlin, da cantora Maria Betânia declamando poemas ao lado do escritor português, Nobel de literatura, José Saramago. Participam também o roteirista de La belle Du Jour, Jean Claude Carriere, o cineasta Nelson Pereira dos Santos; o poeta Haroldo de Campos e os intelectuais Antônio Cândido, Arlindo Machado e Boris Schmaiderman, dentre outros.


FÓRUM ESTADUAL PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2010
Sexta-feira – 12 de março – 8h 30 mim
Local – FABICO - Rua Ramiro Barcelos, n° 2705
Painel – Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares – SEBE – Histórico, realizações e perspectivas para as bibliotecas escolares da rede pública de ensino.
Painelistas
Prof. Dra. Iara Bitencourt Neves
Bibliotecária Maria do Carmo Mizetti – Coordenadora do SEBE
Bibliotecária Rosane Machado de Azevedo – Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares de Rio Grande

PAINÉIS E PALESTRAS
29 de março a 01 de abril
- Serviços de atendimento ao público,
- Bibliotecas Universitárias
- Bibliotecas Públicas e
- Educação continuada em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.