terça-feira, 2 de março de 2010

Biblioteca Mindlin - Um mundo em páginas

A TV Brasil exibe nesta quarta-feira (3), às 22h, o documentário especial Biblioteca Mindlin – Um Mundo em Páginas, em homenagem ao bibliófilo paulista José Mindlin, falecido no último domingo.
Realizado por Cristina Fonseca, em 2002, o filme conta a história de Jose Mindlin e de sua fantástica biblioteca de livros raros, uma das maiores e mais importantes bibliotecas particulares do Brasil e da América Latina. Apaixonado pelos livros, o jornalista, advogado e empresário reuniu, em mais de 80 anos, quase 40 mil títulos e raridades de valor inestimável.
Através do documentário, gravado no Brasil, França e Portugal, discute-se a questão do livro e sua história, o modernismo brasileiro, as vanguardas literárias do Brasil e da França, do concretismo e do livro objeto. E ainda a relação do livro com o cinema e com a música.
Com efeitos de computação gráfica e plasticidade impar, o filme é também uma peça de arte: cria uma espécie de livro eletrônico que conta, através da biblioteca e suas obras, um pouco da história do livro. Começa pela literatura oral, representada pela literatura dos Índios Xavantes, passa pela invenção de Gutenberg e encerra com as últimas experiências mais radicais na área, como a informática.
Biblioteca Mindlin – Um Mundo em Páginas conta com depoimentos especiais do próprio bibliófilo José Mindlin, da cantora Maria Bethânia declamando poemas ao lado do escritor português, Nobel de literatura, José Saramago. Participam também o roteirista de La belle du jour, Jean Claude Carrière; o cineasta Nelson Pereira dos Santos; o poeta Haroldo de Campos e os intelectuais Antonio Candido, Arlindo Machado e Boris Schnaiderman, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.