terça-feira, 15 de setembro de 2009

PPGCOM/UFRGS - Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna pública a abertura do Processo Seletivo, de 21 de setembro a 23 de outubro de 2009, para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Informação, em março de 2010. Os detalhes estão disponíveis no endereço http://www.ppgcom.ufrgs.br.
Salientamos que o Programa recebe egressos de diversos cursos de graduação, incluindo Biblioteconomia, Arquivologia e Comunicação Social, entre outros. As linhas de pesquisa contempladas estão especificadas no arquivo abaixo.
LINHAS DE PESQUISA DO PPGCOM/UFRGS


Linha 1 – INFORMAÇÃO, REDES SOCIAIS E TECNOLOGIAS

EMENTA: Estudos de cunho teórico, metodológico e aplicado, abordando a produção e o uso da informação para a compreensão de fenômenos sociais mediados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), a partir dos seguintes enfoques: cibercultura; comunicação científica; interação mediada por computador; redes sociais na internet; imagem enquanto informação e comunicação. Desenvolvimento e aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas adequadas aos temas e objetos de pesquisa da linha.

PROFESSORES: Dr. Alex Primo; Drª. Helen Frota Rozados; Drª. Ida Regina Stumpf; Drª. Sônia Caregnato.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Cibercultura. Interação mediada por computador. Redes sociais online. Comunicação científica. Produção científica. Revistas científicas. Imagem como linguagem de informação e comunicação. Imagem na construção do conhecimento. Vídeo enquanto objeto de aprendizagem. Repositórios digitais. Busca e uso de informações.


Linha 2 - JORNALISMO E PROCESSOS EDITORIAIS

EMENTA: Pesquisas sobre jornalismo e processos editoriais nas seguintes abordagens: fundamentação teórica e epistemológica; linguagem e produção de sentidos; identidade, ética e campo profissional; jornalismo especializado; história da edição e do jornalismo; economia política das organizações jornalísticas e editoriais; rotinas de produção, edição e circulação em diferentes meios; imagem, tecnologia e design;.

PROFESSORES: Dra. Ana Cláudia Gruszynski; Drª. Cassilda Golin Costa; Dr. Flávio Antônio Camargo Porcello; Drª. Ilza Tourinho Girardi; Drª. Marcia Benetti; Drª. Virginia Pradelina da Silveira Fonseca.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Teorias do jornalismo e da notícia. Sociologia da profissão. Ética. História da Imprensa e do Jornalismo. Historia da Produção editorial. Economia política das organizações jornalísticas e editoriais. Jornalismo e discurso. Webjornalismo. Telejornalismo. Jornalismo e política. Jornalismo cultural. Jornalismo ambiental. Imagem, tecnologia e design. Processos e produção editorial.


Linha 3 - LINGUAGEM E CULTURAS DA IMAGEM

EMENTA: Pesquisa linguagem e culturas criadas pelos diferentes tipos de imagem. As problemáticas dos suportes e formatos midiáticos e suas estéticas. A imagem enquanto arquivo e patrimônio, e como bem cultural produtor de memória e de imaginários. A constituição semiótica das imagens e seus modos de produção, circulação, armazenamento e consumo. Os meios audiovisuais e as convergências tecnológicas.

PROFESSORES: Dr. Alexandre Rocha da Silva, Dra. Lizete Dias de Oliveira; Dra. Miriam de Souza Rossini.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Linguagem e estética dos meios e produtos audiovisuais. A produção audiovisual de memória e imaginários. Arquivo, museu e patrimônio. Imagem como bem cultural. Teorias do cinema, do vídeo e da televisão. Cinema brasileiro. Semiótica, desconstrução e audiovisualidades. Micropolíticas da imagem. Arqueologia da mídia.


Linha 4 - MEDIAÇÕES E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS

Ementa: Processos de mediação e de representação nos campos da comunicação, da informação e de suas interfaces com a cultura e a política, a partir das seguintes perspectivas: representações sociais; práticas socioculturais; identidades e diversidades culturais; construção de narrativas sociais e memória; cidadania e redes de sociabilidade; comunicação política e políticas de comunicação; comunicação pública, institucional e organizacional. Análise de processos de produção, recepção, circulação, consumo e apropriação de bens culturais e simbólicos relacionados às práticas comunicacionais e informacionais em diferentes meios, suportes, grupos e contextos sociais e políticos.

PROFESSORES: Dra. Karla Muller, Dra. Maria Helena Weber, Dra. Nilda Jacks, Dr. Rudimar Baldissera, Dr. Valdir Morigi.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Comunicação e identidades culturais. Cultura e meios de comunicação de fronteira. Fronteiras culturais. Comunicação institucional e organizacional. Comunicação Política. Comunicação pública. Imagem Pública. Identidade, Imagem e Opinião Pública Representações da política na mídia. Recepção e consumo de bens culturais. Mediações e narrativas sociais. Poder, estratégia e Comunicação e Informação. Cultura, imaginário e redes de comunicação. Cultura e memória. Identidade e representações sociais. Cidadania e sociabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.