sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Curso de Bibliotecas Digitais

A DATACOOP realizará Curso de Bibliotecas Digitais/Convênio UniverCidade
BIBLIOTECAS DIGITAIS

Carga horária: 20 horas/aula
Período: 07/12/2009 a 10/12/2009
Horário: 13 às 18 horasEndereço: UniverCidade - Unidade Carioca (Estação do Metrô-Carioca).
Investimento: R$650,00 por pessoa em 2 vezes - 50% na inscrição e 50% até dia 13/11/2009.
Local da Inscrição : Datacoop - Rua daQuitanda, nº 19 - sala 401 - Centro ou
Depósito : Bco. CEF -Ag: 4144 c/c.: 003/790772-8
Confirmação via Fax 38521117 - r. 21
Objetivo: Capacitar profissionais de informação a conhecerem as principaistecnologias, metodologias e padrões referentes a bibliotecas digitais,capacitando-os a planejar, implantar e operar estes serviços.
Desta forma, é centrado em metodologias que visam a operacionalização debibliotecas digitais, através do estudo de modelos e casos,conhecimento, análise teste e avaliação de padrões de tecnologia dainformação aplicáveis às bibliotecas digitais, uso de sistemas demetadados, uso de sistemas degestão de bibliotecas digitais,especificação da infra-estrutura tecnológica necessária a um projeto de biblioteca digital.
Programa:
1.IntroduçãoObjetivos, programa do curso Conceito de bibliotecas digitais
2. Tipos / modelos de serviços / casos
a. Conceituação, definições
b. Portais SOSIG, Portal Nuclear, BVSs
c. Publicações eletrônicas
d. Repositórios DICI
e.Provedores de serviço: OAIster, Arc, CiteBase, MetaLis
f. Bibliotecas digitais
3. Tópicos em tecnologia de informação de interesse para BDs
a. digitalização, formatos digitais, escaners,
b. endereçamento eletrônico permanente
c. preservação digital
d. Metadados e XML
i. O quê são, para que servem
ii. Dublin Core Metadata Element Set
iii. Codificação em HTML e em XMLiv.
Outros padrões de metadados bibliográficos: METS, MODS, MARC-XML
4. Interoperabilidade: padrões, protocolos
i. conceituação,
ii. modelos de interoperabilidade em bibliotecas digitais
iii. OAI PMHiv. Z39.50
5. Plano de implantação de uma BD
a. Planejamento: escopo, necessidades dos usuários, definição de políticas
b. Concepção: arquitetura, Web-design
c. Serviços: concepção, avaliação
d. Desenvolvimento de coleções
e. Direitos autorais
f. Infra-estrutura tecnológica: site de uma BD: redes, servidores, domínio, padrões tecnológicos
g. Avaliação
6. Diretrizes para seleção de um Sistema de Gestão de BD, Ferramentas livres disponíveis.
Instrutores:
Dr. Carlos Henrique Marcondes é professor do Departamento de Ciênciada Informação da UFF Universidade Federal Fluminense, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convênio UFF/IBICT, do Curso deEspecialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do ICICT/FIOCRUZ, onde ministra disciplinas relacionadas com tecnologiada informação aplicada a bibliotecas e arquivos. É mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT e pesquisador nível 1D do CNPq. É consultor ad hoc da CAPES/MEC e do CNPq. Foi membro do CTC Comitê Técnico-científico do IBICT. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ/Arquivo Nacional. É membro do Comitê Editorial de diversos periódicos na área de Ciência da Informação. Tem atuado em diferentes projetos relacionados a tópicos como bibliotecas digitais e documentos eletrônicos, em instituições como IBICT, no projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm); na FIOCRUZ, no projeto Dicionário Histórico e iográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br); no CNPq, no Programa PROSSIGA Comunicação e Informação para Pesquisa(http://www.prossiga.br); no projeto de Tese e Dissertações Eletrônicas da UFF; e na BIREME , no projeto interface SciELO/Open Archives (http://www.scielo.br) . Dr. Marcondes é um especialista em bases de dados ISIS e autor de várias publicações, em periódicos nacionais e internacionais, na área de bibliotecas digitais, metadados, publicações eletrônicas. Aqui pode-se acessar seu Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq
Dr. Luis Fernando Sayão trabalha no CIN Centro deInformações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Érepresentante brasileiro no INIS the International NuclearInformation System e no ETDE the Energy Technology Data Exchange. É mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT. Éconsultor "ad hoc" da FINEP e da FAPESP. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ Conselho Nacional de Arquivos. Foi professor da Universidade Santa Úrsula e da UNIRIO, nos cursos debiblioteconomia. Participou como consultor em projetos como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm), do IBICT; no projeto Dicionário Histórico e Biográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br), da FIOCRUZ; no Programa PROSSIGA Comunicação e Informação para Pesquisa (http://www.prossiga.br), do CNPq; no projeto interface SciELO/Open Archives (http://www.scielo.br), para a BIREME. Aqui pode-se acessar seu Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq.
Os instrutores são organizadores e autores de capítulos do livro BIBLIOTECAS DIGITAIS:saberes e práticas. Salvador : Ed. UFBA, Brasília : IBICT, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.