quarta-feira, 1 de setembro de 2021

CRB-10 Divulga: "Festival O Brasil que Lê" celebra a arte que (d)enuncia

 


Evento promovido por bibliotecas tem livre com a participação da rapper Katú Mirim, da deputada federal Fernanda Melchionna e da cantora e compositora Bell Puã

 

Entre os dias 3 até 5 de setembro, a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) promove a 2ª  edição do Festival Brasil Que Lê, com o tema Arte que (d)enuncia. A programação de debates, poesias, arte e música pode ser conferida no YouTube e no Facebook .

Entre os convidados do Festival estão  Fernanda Melchionna deputada federal do PSOL do Rio Grande do Sul,  Katú Mirim rapper, cantora e ativista da causa indígena, Lidia Viber referência no graffiti e muralismo como representatividade feminina, Anderson Shon poeta, escritor e professor e o Preto Michel escritor, poeta e educador social. Outras presenças confirmadas são de Bell Puã cantora, compositora e poeta, Renato Leão artista visual e ilustrador,  e Francilene Cardoso, bibliotecária e coordenadora do Grupo de Estudos sobre feminismo negros Marielle Franco.

 

Representam às bibliotecas comunitárias no evento: Viviane Peixoto da Biblioteca Comunitária Arvoredo e articuladora da Rede Beabh (RS), Fernando Trajano do Tapete Literário (RJ), Narlize Costa pedagoga e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Semente Literária (MA) e Aucelia Salomão mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária Affonso Pacciani (BA) e da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador.

 

Os debates começam na sexta (3), às 19h, com a temática da taxação dos livros no país. No sábado (4), os participantes discutem sobre o cenário  e a importância da valorização dos escritores independentes e slammer.  Já no domingo (5), o debate é sobre o Brasil que Lê e a Arte que (D) enuncia.

 

Muitas atrações musicais gêneros diversos estão programadas, como as  participação de Marcos Rosa, cantor e compositor da Baixada Fluminense do Rio e o coletivo Poetas Vivos de Porto Alegre, que fomenta a arte e a educação negra e periférica. Outra atração  é o grupo Vozes de Fulô de Belém do Pará, que tem uma identidade musical entre os ritmos do carimbó, cirandas, lundum, boi-bumbá e ritmos de origem cabocla, negra e indígena.

 

Já às intervenções artísticas tem o comando de  Márcia Campos mediadora de leitura e Talita Rocha grafiteira, com uma contação de histórias “Mitologia dos Orixás- Iemanjá e as origens de tudo”, outra apresentação é do projeto Afroativos: Solte o cabelo prenda o preconceito” desenvolvido na Escola Municipal  de Ensino Fundamental Saint” Hilaire, da periferia de Porto Alegre. Ainda está programada uma contação de histórias e narrativas ancestrais, dos Coletivos Rio de Letras e Terra Vermelha de Belém. Outra atividade é a participação da Biblioteca Caboclo Girassol de Pernambuco,  localizada em um terreiro de Umbada, que conecta a espiritualidade, a resistência e a literatura. 

 

O público   oficinas criativas:  Brincando de escutar com Matheus Corrêa da Rede Beabah (RS), Escrita criativa com  Jaqueline Estácio Barbosa de Jesus Santos da Rede de Bibliotecas de Salvador, para refletir sobre a  relevância da escrita e  sua prática social. Há também a oficina Poezine, sobre a  produção de fanzines feitos com colagens ou palavras, com Nathália Cabral, Lizandra Cordova e Caroline Nunes, que integram a Baixada Literária   (Nova Iguaçu-RJ).

 

O festival tem transmissão online e gratuita, sempre às 19h, no Facebook e canal do Youtube da  RNBC.  A Rede Nacional atua pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à diversidade e às bibliotecas  com atuação em diversas cidades do território brasileiro. São 119 bibliotecas da rede nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, que atendem um público médio de 30 mil famílias.

 

SERVIÇOS FESTIVAL BRASIL QUE LÊ

 Data:  03 até 05 de setembro, às 19h

 Onde assistir?  Facebook da RNBC

https://www.facebook.com/redenacionalbc

 Canal da RNBC no Youtube

encurtador.com.br/oANO2

 

Programação completa

https://rnbc.org.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.