terça-feira, 27 de março de 2018

V Biblioencontro do curso técnico em Biblioteconomia do IFRS e aula inaugural do curso técnico em Biblioteconomia.


Data: 05 de abril de 2018
Local: Auditório térreo do IFRS - Campus Porto Alegre 2018

PROGRAMAÇÃO


08:15 – Recepção com Café Coletivo
08:30 – Abertura
Diretor Geral do IFRS - Campus Porto Alegre - Prof. Dr Marcelo A. Rauh Schmitt
08:40 – Painel: A regulamentação da profissão de técnico em Biblioteconomia: conquistas e desafios
Participantes:
·         Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10) - Luciana Kramer
·         Presidente da Associação Rio-grandense de Bibliotecários (ARB) - Alexandre Demétrio
·         Presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura e Bibliotecária - Vereadora Fernanda Melchionna
·         Chefe Substituta do Departamento de Ciências da Informação (DCI) e Professora do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS - Profª Drª Eliane L. da S. Moro
·         Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre - Profª Drª Lizandra Brasil Estabel
10:00 – Atividade Cultural
Contação de Histórias e recepção aos calouros do 1º semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia – Técnico em Biblioteconomia Damaris Luca
10:10 – Mesa redonda
Participantes:
·         Bibliotecários e técnicos em Biblioteconomia e sua atuação conjunta no mundo do trabalho
·         Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Esteio/RS-Maria Rita Ortiz (a confirmar)
·         Bibliotecária do Colégio Marista Champagnat – Andréia Maíra Ziegler
·         Bibliotecário do IFRS-Campus POA – Ms Filipe Xerxeneski da Silveira
Mediação: Professora e Bibliotecária Drª Magali Lippert da Silva (IFRS - Campus Porto Alegre)
11:00 – Relato de Experiências
Participantes:
·         Técnicos em Biblioteconomia em ação
·         Técnica em Biblioteconomia do Colégio Marista Ipanema – Silvia Rejane Cassano
·         Técnica em Biblioteconomia e aluna do Curso de Psicologia da UFRGS- Mara Rosana Garcia La Porta
·         Técnica em Biblioteconomia do Instituto de Cardiologia– Tatiane Vicente Martins
·         Técnico em Biblioteconomia da Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Esteio/RS-Mario Sergio Leandro
Mediação: Professora Drª Ângela Flach (IFRS - Campus Porto Alegre)
11:45 – Encerramento
Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre: Profª Drª Lizandra Brasil Estabel

terça-feira, 20 de março de 2018

Possibilidades de cursos – ARB

A Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB) quer saber que cursos você tem interesse em fazer em 2018!
No formulário há sugestões de cursos que, conforme a demanda, serão ofertados.
Contamos com sua participação até o dia 10/04/2018!
Lembramos que todos os cursos terão descontos exclusivos para associados: http://arb.org.br/queromeassociar

Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura


Convidamos os profissionais Bibliotecários para a reunião da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura
Todos sabemos da importância do Programa Municipal do Livro e da Leitura para a cultura e o desenvolvimento intelectual de nossas crianças e adolescentes e, portanto, para o futuro de nossa sociedade. Para isso a presença de todos é fundamental!
Reunião da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura
Quando: 20/03/2018, terça, às 18:30
Local: Plenário Ana Terra – Câmara de Vereadores – Porto Alegre, RS
Pauta: PMLL e o Livraço do dia 25/03

Chamada para eleições ARB 2018


Colegas bibliotecários e técnicos em Biblioteconomia!
No final deste ano haverá eleições para nova Diretoria da ARB.
Queremos a participação de todos e todas para renovar nossa Diretoria e aprimorar ainda mais as nossas atividades.
Tem interesse? Acha pode contribuir com a classe?
Fale com seus colegas, articule-se!
Entre em contato conosco pelo e-mail arb@arb.org.br para trocarmos ideias!

NOTA DE REPÚDIO


O Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região vem a público manifestar seu repúdio à matéria veiculada no Portal G1, em 12 de março de 2018, intitulada “Os Privilégios do funcionalismo”, de autoria do Sr. Helio Gurovitz
Na matéria, o jornalista disserta, de forma generalista, a respeito de pretensos privilégios do funcionalismo público, citanto, especialmente, a estabilidade e “pinduricalhos” concedidos a poucos, como auxílio moradia, aposentadoria especial, “prêmios”, entre outros, como se estes “privilégios” fossem percebidos por todos os servidores públicos. Utiliza, na sua argumentação, dados retirados de análise precariamente referenciada, manipulando-os de forma superficial para fundamentar suas ideias e atribuir-lhes ares de verdades absolutas. Ainda defende a descabida tese de que os servidores, ao escolherem fazer carreira no serviço público, deveriam sujeitar-se a receber remuneração inferior à iniciativa privada, como se “servir ao público” fosse um sacerdócio, em troca de outros benefícios, como a mencionada estabilidade.
Mas o mais grave, no entender do CRB-10, é o ataque explícito a determinadas categorias profissionais, quando, ao contestar a validade da estabilidade, afirma que para algumas profissões, de “bibliotecário a faxineiro”, esta estabilidade não faz sentido, como se fossem profissões inferiores, descartáveis. Também dispara contra professores e policiais, que estariam entre os mais privilegiados, devido à aposentadoria especial, ignorando a privações impostas a estas importantes profissões, no que diz respeito à remuneração e condições de trabalho.
Reconhecemos e defendemos intransigentemente o direito à opinião do referido jornalista. O que assusta é que, num país carente de educação, cultura, remuneração justa (a maioria dos servidores públicos de carreira ganha pouco), um formador de opinião manifeste preconceitos disfarçados de soluções para problemas conjunturais do País que não tem sua origem nas atividades públicas, muito menos em certas carreiras profissionais.
E nenhuma palavra sobre os demandos das classes dirigentes, perpetrados por políticos em funções de “servidores” comissionados, causa verdadeira da quase insolvência econômica e social do País. Estes sim bem remunerados e com inúmeros privilégios. Mas esta não é a realidade do serviço público, sem voz e constantemente vilipendiado. Em especial para carreiras menos luzidias. Só o preconceito justifica desqualificar o trabalho de faxineiros, sem os quais não haveria ambiente salubre para o exercírcio de qualquer atividade pública ou privada.
Igualmente lamentável a manifestação do jornalista a respeito da profissão de bibliotecário. Certamente, o Sr. Helio Gurovitz desconhece que esta profissão está regulamentada há mais de 50 anos e que surgiu no País há mais de 70 anos, exatamente por clamores no serviço público, para qualificar atividades de estado, como educação e cultura. Apesar de ser profissional da comunicação, o jornalista também ignora os novos tempos, representados pela sociedade do conhecimento, onde a ciência da informação e as profissionais dela oriundas têm papel essencial. Sequer imagina que a organização da informação, mesmo que incipiente no País por falta de investimento e de contratação profissionais qualificados, passa necessariamente pela atuação dos bibliotecários. Sem falar na importante contribuição dos bibliotecários ao ensino e pesquisa em todos os níveis, à difusão da leitura e à formulação de políticas públicas para a área.
Mesmo que a desinformação do jornalista expresse, acima de tudo, uma caracteristica pessoal, numa atividade em que a pesquisa e recuperação de informação confiável para a produção de uma coluna seja um pressuposto, é inadmissível o desrespeito demonstrado quando faz referência a outras profissões. Cabe ressaltar, também, a responsabilidade ética de profissionais da informação que difundem, de forma indireta, opiniões depreciativas sobre outras pessoas ou categorias.
O Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região espera, portanto, por uma reparação pública ao dano causado à imagem do bibliotecário, uma vez que ele reforça um estereótipo ultrapassado, que nada tem a ver com o desenvolvimento atual da profissão. E espera que, no futuro, o jornalista e o órgão de imprensa que ele representa informem-se antes de emitir opiniões ou aprovar publicações sobre os bibliotecários e suas funções. Pelo bem da sociedade, a quem estes profissionais prestam relevantes serviços.

terça-feira, 13 de março de 2018

Dia do Bibliotecário - 2018




Lembramos que a programação continua na quinta (15/03) com a Mesa dos Premiados do CRB10 em 2017, na Biblioteca Pública do Estado. Não perca!
Inscrições: https://goo.gl/forms/ZhFJ2wbYczu638oJ3

segunda-feira, 12 de março de 2018

Feito na Biblioteca


Os aplicativos selecionados por votação popular e desenhados naquela ocasião tinham o objetivo de  conectar o público que frequenta bibliotecas com serviços públicos, transformando-as  numa plataforma de troca de experiências com a sociedade civil local. A partir das propostas, o aplicativo escolhido para Porto Alegre foi sobre o lixo e de Farroupilha sobre transporte público.

Agora,um novo encontro está marcado para segunda-feira, dia 12, das 17h30 às 19h30, que servirá para a atualização do estágio em que se encontra o desenvolvimento do projeto dos três aplicativos que foram imaginados e desenhados por usuários das bibliotecas, que já estão quase prontos.

A Entrada é franca.
Venha tomar um café e conhecer os aplicativos.


Data: 12 de março
Local: Biblioteca Pública Josué Guimarães - Av. Erico Verissimo, 307.
Horário: 17h30m

No dia 12 de março é celebrado o Dia do Bibliotecário , e para homenageá-los pelo seu dia, o CRB-10 quer parabenizar a classe!


Dia do Bibliotecário - Mesa dos Premiados do CRB-10 em 2017 - Dia 15 março na BPE - . Participe!


quinta-feira, 8 de março de 2018

DIA DO BIBLIOTECÁRIO - ALTERAÇÃO PROGRAMAÇÃO


Infelizmente, por compromisso de trabalho das bibliotecárias, não será possível o Relato de Experiências programado para 11h15 na FABICO. 

Agradecemos às bibliotecárias Patrícia e Juliana e ficamos na torcida para uma próxima oportunidade!









DIA DA MULHERES


terça-feira, 6 de março de 2018

Dia do Bibliotecário 2018


Dia do Bibliotecário 2018:  boas práticas, leitura e desafios

12/03 - Porto Alegre
Local: Auditório 1 da FABICO/UFRGS
Inscrições: https://goo.gl/forms/qU6zbwPO3XY7LkNP2
08h30min Credenciamento
9h Mesa de Abertura
9h15min Palestra Órgãos de Classe
Luciana Kramer (CRB10)
Alexandre Demétrio (ARB)
10h Mesa Redonda
"Bibliotecários em diversos espaços"
Francisca Labrin (Coordinación Nacional del Programa BiblioRedesJóvenes Programadores - Chile)
Karin Menoncin  (Grupo A)
Lidiane Gomes (Santa Casa de Misericórdia)
11h Coffee Break
11h Relato de Experiências
"Rede de Bibliotecas Marista e Biblioteca
do Colégio Marista Rosário"
com  Patrícia Saldanha e Juliana Hugo
11h45min Sorteio de Brindes

12/03 - Rio Grande
8h
LOCAL: Sala 4115, Pavilhão 4, Campus Carreiros - FURG
Inscrições: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/720
A palestra  DIREITO AUTORAL E ACESSO ABERTO: DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO será ministrada pela Bibliotecária Me. Miriam Mattos.
Informações e dúvidas, entre em contato: ccbiblio@furg.br.
12/03 - Rio Grande
15h
LOCAL: Auditório do Prédio das Pró-Reitorias (em frente ao Pavilhão 4) - Campus Carreiros - FURG
Inscrições: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/721
Oficina BIBLIOTECAS MULTICULTURAIS: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO E ACESSIBILIDADE, com a Bibliotecária Me. Miriam Mattos.
VAGAS RESTRITAS A PROFISSIONAIS BIBLIOTECÁRIOS
Informações e dúvidas, entre em contato: ccbiblio@furg.br.


15/03 - Porto Alegre
9h
Oficina ABNT, Word e Organizadores de Referência
Ministrantes: bibliotecárias Priscila Jacobsen e Luísa Feichas Alves
Atividade prática da Norma ABNT de Trabalhos acadêmicos (14724/2011) utilizando editor de texto Microsoft Word e gerenciados de referências para citações e referências.
Vagas limitadas.
Inscrições: https://goo.gl/forms/Ly8JqlftSPuJiqzZ2
Local: Laboratório de Informática da FCE
(Av. João Pessoa, 52)

15/03 - Porto Alegre
19h Momento Cultural
Sarau "A Livre e Marginal Poesia Norte-Americana e seu legado"
Com Jo Reis e Liu Barros
19h30min Mesa dos Premiados
do CRB10 em 2017
Neli Miotto – Banco de Livros
Camila Schoffen – Bibliotecária
Sônia Zanchetta
Local: BPE - Salão Mourisco

Em breve divulgaremos também a programação no IFRS






Curso de extensão universitária Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura – 9a edição



Assessoria: autores de literatura infantil e juvenil, pesquisadores da área de leitura e mediadores de leitura.
Público-alvo: professores, bibliotecários, mediadores de literatura e demais interessados.
Período: de março a julho de 2018
Horário: segundas-feiras, das 14h às 18h
Local: Auditório Paulinas Livraria – Rua dos Andradas, 1212, Centro – Porto Alegre-RS
Vagas: 120
Inscrição: R$ 30,00
Obs.: Certificado de 40 horas/aula emitido pela Pró-reitoria de extensão do IFRS- Campus Restinga (mediante frequência mínima de 80%).
Parceria: Câmara Rio-Grandense do Livro e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Apoio: Livraria Paulinas

Programação

12 de março
Literatura, ensino e performance, com a professora Rejane Pivetta

26 de março
A contação de histórias e a cultura popular, com a atriz e contadora de histórias Bárbara Catarina

9 de abril
Literatura Fantástica, com o professor e escritor Christopher Kastensmidt

23 de abril
Literatura de autoria feminina, com a jornalista Priscila Pasko

7 de maio
A formação do leitor na biblioteca escolar, com a escritora, professora e contadora de histórias Milene Barazzetti

21 de maio
Sensibilidade e vozes ao narrar uma história, com Nonada – Jornalismo Travessia

4 de junho
Mediação de Leitura: discutindo gênero, relações étnico raciais e consumo com a Educação Infantil, com a professora Jéssica Moraes

18 de junho
Oficina de criação de histórias interativas, com a escritora Shirley Souza

2 de julho
Atividades para quem gosta de ler, mas ainda não sabe, com a professora Ana Paula Cecato

16 de julho
Encontro com autor escolhido pelo grupo de mediadores de leitura