terça-feira, 16 de maio de 2017

Hoje é aniversário ARB

 Hoje, dia 16 de maio, a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários completa 65 anos de fundação!
Para comemorar a data, convidamos os colegas a participarem do ARB Bar, o happy hour da ARB.
Data: hoje, 16 de maio, terça-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Boteco Cotiporã (Rua General Lima e Silva, 325, Porto Alegre, RS)
Confirme presença e chame os amigos no evento do Facebook.

Como tudo começou...

O movimento biblioteconômico no Rio Grande do Sul iniciou em 1947, com a instalação do primeiro curso livre de Biblioteconomia.
Em 1948, um grupo de ex-alunos do curso fundou o “Centro de Pesquisas Biblioteconômicas”, tendo por finalidade congregar e defender a classe, incentivar e difundir estudos sobre a Biblioteconomia. O Centro, por vários motivos, teria vida curta: em quatro meses deixou de funcionar.
Em 16 de maio de 1952, é criada a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários.
A Associação foi a terceira da profissão a ser criada no Brasil, sendo uma das fundadoras da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), e tendo trabalhado efetivamente para a regulamentação da Profissão de Bibliotecário e para a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia.

Desde então...

A ARB estimula a formação continuada dos seus associados, promove campanhas de visibilidade da profissão (como o site comemorativo ao Dia do Bibliotecário, criado em parceria com o CRB-10), e congrega pessoas interessadas em avançar os interesses dos bibliotecários enquanto classe.
É membro da FEBAB e da IFLA, federações nacional e internacional, respectivamente, com os mesmos objetivos. Participa também do Conselho Municipal do Livro e da Leitura (Porto Alegre) e do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura (Rio Grande do Sul).
Além de bibliotecários e estudantes de graduação em Biblioteconomia, podem se associar estudantes e técnicos em Biblioteconomia.
Associados da ARB também têm desconto em cursos e eventos de instituições e empresas parceiras – como o XXVII CBBD 2017, que acontece em outubro. Veja os mais recentes na página de benefícios.
Com a ARB você pode tirar dúvidas sobre a profissão e se engajar em atividades culturais!

Venha fazer parte desta história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.