terça-feira, 27 de outubro de 2015

Seminário sobre assédio moral na administração pública reúne especialistas em Porto Alegre


Preocupadas com esta prática nas instituições públicas, mais de 20 entidades promovem o evento no dia 4 de novembro no Salão de Atos da UFRGS.


O assédio moral em empresas ocorre com frequência e a prática do crime fortalece a discriminação, a degradação das relações pessoais e de trabalho e, ainda, causa doenças. Inúmeras ações judiciais são movidas anualmente denunciando a prática nas instituições privadas. Mas quando o assédio existe nas instituições públicas, o que ocorre com as ações, tendo em vista que quem julga é o próprio poder público? Como a administração pública pode (e deve) tratar o problema antes da judicialização? Como os sindicatos devem agir?

Com o objetivo de contribuir com a formação e capacitação de estudantes, servidores, gestores públicos, dirigentes sindicais e profissionais das áreas jurídica e da saúde para o enfrentamento de situações de assédio e violência psicológica no setor público será realizada a segunda edição do seminário ‘Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública’, em Porto Alegre. Com especialistas do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros, o evento pretende debater o exercício do poder pelos agentes públicos em todas suas esferas e Poderes e as consequências disso nas relações entre as pessoas.

A primeira edição do seminário ocorreu em março deste ano em Curitiba e resultou na publicação de um livro colaborativo e multidisciplinar reunindo artigos de especialistas - palestrantes do evento e convidados - sob a perspectiva do direito, da psicologia e da sociologia. A obra está disponibilizada gratuitamente em formato e-book no site do evento www.seminarioassediomoral.com.br.

O seminário é válido como curso de extensão e capacitação de técnicos e docentes de instituições federais de ensino. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 02 de novembro pelo endereço www.seminarioassediomoral.com.br. Para emissão do certificado de presença, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 4,00. O Salão de Atos da UFRGS fica na Rua Paulo da Gama, 110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.