4º Seminário de Documentação e Informação Jurídicas
Chamada
para apresentação de trabalhos
A Associação dos Bibliotecários do Distrito
Federal (ABDF), e parceiros, estão organizando o 4° Seminário Nacional de
Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), a ser realizado de 08 a 10 de julho
de 2013, evento paralelo ao XXV CBBD (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia,
Documentação e Ciência da Informação).
4º SNDIJ - Seminário Nacional de
Documentação e Informação Jurídicas será realizado em Florianópolis, SC, abrindo
espaço para que bibliotecários, arquivistas, museólogos apresentem seus
trabalhos científicos baseados em investigação científica ou experiências
inovadoras; ministrem palestras; participem de minicursos; e estabeleçam
contatos profissionais.
1. TEMÁRIO O SNDIJ estará dividido em conferências e
painéis com o seguinte temário:
1º EIXO TEMÁTICO: Bibliotecas digitais: cenários
e tendências É inegável a presença e o desenvolvimento das bibliotecas jurídicas
digitais. É um caminho sem volta. Entretanto, uma biblioteca digital, seja qual
for o tema central do seu acervo, é muito mais do que digitalizar documentos
nascidos impressos. Os bibliotecários jurídicos precisam iniciar discussões
sobre o desenvolvimento de coleções, o mercado editorial existente, modalidades
de consultas aos e-books, processamento técnico de material digital, treinamento
do usuário para utilizar as novas ferramentas, entre outros tantos temas que
permeiam o assunto. 1.1 A biblioteca jurídica na era digital Os trabalhos
deverão centralizar as discussões sobre a biblioteca jurídica na era digital,
seja de forma genérica – abordando mais de um assunto -, seja de forma
específica – focando um tema determinado. 1.2 Siga-me: o uso de redes sociais em
bibliotecas jurídicas As possibilidades de uso das redes sociais extrapolam o
universo familiar ou de amizade, podem e devem ser utilizadas como meio de
disseminação da informação e para integrar profissionais com interesses
similares. Os trabalhos deverão abordar o uso de redes sociais por bibliotecas e
bibliotecários jurídicos. 1.3 Espaço virtual versus biblioteca tradicional:
ameaça ou oportunidade? As bibliotecas jurídicas encontram-se em momento de
transição, não é possível trabalhar apenas e tão somente com material impresso;
mas também não é possível ainda formar um acervo totalmente digital. Os
trabalhos deverão estudar esse momento de transição mostrando que é possível
navegar concomitantemente nos dois mundos aproveitando o que cada um tem de
melhor a oferecer. 1.4 Gestão da informação jurídica A gestão das informações
jurídicas com auxílio das ferramentas eletrônicas – a exemplo de tribunais, com
destaque para o CNJ, e escritórios de advocacia – vem sendo realizada com
sucesso. Os outros exemplos que podem ser citados são: o processo de gestão da
informação para o uso do processo eletrônico, a gestão de acervos eletrônicos e
de bases de dados jurídicas. Os trabalhos deverão focalizar os novos moldes de
gestão da informação no âmbito jurídico, principalmente relacionado ao
desenvolvimento e implementação do processo eletrônico, peticionamento online e
a gestão desses documentos digitais/virtuais. 1.4.1 O gestor da informação
jurídica O gestor dadica O gestor da informação jurídica tem enfrentado novos
cenários, novos problemas e encontrado novas soluções para resolvê-los. Os
trabalhos deste eixo temático deverão apresentar relatos de experiência de
gestores de informação jurídica; as funções que desempenham.
2º EIXO TEMÁTICO:
Informação jurídica: antigas práticas, novos modelos A tecnologia da informação
tem trazido novos instrumentos de controle da informação jurídica (bases de
dados) e novas ferramentas para a sua disseminação (redes sociais). Da mesma
forma, oferece novos formatos para o livro e o periódico, e até mesmo a
possibilidade de acesso ao conteúdo por meio de aparelhos móveis. O trabalho do
bibliotecário moderno assemelha-se ao trabalho que vem sendo realizado há anos;
a mudança está no formato do material. Entretanto, essa mudança de formato
carrega novas implicações no desenvolvimento de coleções, na disseminação da
informação jurídica. Os estudos neste eixo temático deverão fazer um contraponto
entre os dois momentos. 2.1 Ultrapassando fronteiras: Desenvolvimento
compartilhado de coleções digitais em bibliotecas jurídicas O desenvolvimento de
coleções digitaide coleções digitais traz novas implicações quanto ao custo, à
posse do material, direito autoral, entre outros tantos aspectos. Os artigos
deverão discutir a possibilidade do desenvolvimento compartilhado de coleções
digitais, podendo enfocar do ponto de vista do bibliotecário e/ou do editor. 2.2
Espalhando conhecimento: Novos formatos para o SDI O SDI tem sido realizado
durante décadas, tendo sido modificada e modernizada a forma de sua execução. Os
trabalhos deverão focalizar as novas possibilidades de disseminar seletivamente
a informação, podendo ater-se a novos métodos para traçar o perfil do usuário
e/ou nos novos mecanismos de envio e apresentação da informação. 2.3
Apropriando-se ou disseminando: O Google acadêmico O Google vem digitalizando
documentos de acervos de bibliotecas com o intuito de formar a biblioteca
digital universal, muitos autores e editores detentores de direitos autorais e
intelectuais são contra essa prática. Os trabalhos neste eixo temático deverão
estudar todos os vieses dessa prática, passando pelo direito autoral, pelos
critérios por eles utilizados até as vantagens que essa atitude pode trazer para
os acadêmicos e a comunidade em geral. 2.4 Publicar ou perecer: o mercado
editorial jurídico. O mercado editorial jurídico brasileiro sempre foi um grande
nicho de mercado, onde existe um grande aporte de investimento que proporciona
grande retorno financeiro para as editoras. Com a mudança do livro para o
formato digital, várias editoras vêm produzindo títulos nessa área. Os trabalhos
deste eixo temático deverão abranger o mercado editorial, as editoras que estão
produzindo livros digitais, os formatos por elas utilizados, direito autoral,
mudança de hábitos dos usuários, formas de consulta, aquisição e processamento
técnico, entre outros.
3º EIXO TEMÁTICO: Bibliotecas, arquivos e museus em prol
da qualidade na gestão da informação jurídica Como produtores, mantenedores e
gestores de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, bibliotecas,
museus e arquivos têm em comum o desafio de lidar com as modernas tecnologias e
os usuários/clientes com demandas cada vez mais elaboradas. Além disso, a
informação deve ser tratada de forma integrada, independentemente do seu
suporte, com o propósito de fornecer aos usuários/clientes informações que
tenham mais qualidade e que tenham valor agregado. Os trabalhos deverão estudar
o papel de bibliotecas, arquivos e museus na gestão, na produção e na
disseminação da informação jurídica.
4º EIXO TEMÁTICO: Soluções ao alcance de
todos Visa apresentar serviços, produtos e soluções criativas na área de
Informação Jurídica que possam ser tomados como referência e tenham a finalidade
de racionalizar procedimentos, promover a economia de recursos, facilitar o
acesso à informação jurídica para aprimoramento das instituições.
5º EIXO
TEMÁTICO: Temário livre Para trabalhos com temea de documentação e informação
jurídicas não previstos nos demais eixos, abrindo maior espaço para a
interdisciplinaridade.
2. FORMAS DE APRESENTAÇÃO A participação de trabalhos se
dará através de comunicação oral.
3. CRONOGRAMA Até 30 de abril de 2013 - Envio
do trabalho completo. Até 15 de maio de 2013 - Comunicação da aceitação ou não
do trabalho. Até 30 de maio de 2013 – Envio do texto final do trabalho, após
correções sugeridas pela Comissão Acadêmica, se for o caso.
4. FORMA DE
ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS Os trabalhos devem ser encaminhados para o email
edilenice@infolegis.com.br, acompanhados do Termo de Compromisso de
Apresentação, com a seguinte redação: “Eu, (nome completo do principal
responsável pelo Trabalho), comprometo-me, caso meu trabalho intitulado (nome do
Trabalho), de autoria de (nome de todos os autores), seja aprovado pela Comissão
Acadêmica do 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas, a
comparecer para sua apresentação no dia e hora previamente comunicados, e
autorizo sua imediata publicação no site da instituição. (Datar e assinar)”. 4.1
O Termo de Compromisso de Apresentação pode enviado por e-mail em Word com
assinatura digitalizada ou escaneado para arquivo JPG para o email
edilenice@infolegis.com.br 4.2 Trabalhos sem o Termo de Compromisso de
Apresentação não serão aceitos. 4.3 Os Trabalhos aprovados serão publicados nos
anais do Seminário. Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus
responsáveis no dia e horário definidos na programação do Seminário serão
retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a
respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando os autores
impossibilitados de submeter Trabalhos Científicos para os eventos da ABDF pelo
período de 2 (dois) anos. 4.4 Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos
deverão apresentar, até o dia 15 de junho de 2013, a lista de equipamentos e
softwares necessários para a sua apresentação (datashow, computador, conexão
Internet, entre outros).
5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO Todos os trabalhos serão
submetidos a um processo de seleção e avaliação (conforme sua adequação aos
eixos temáticos) que será executado pela Comissão Acadêmica do 4º SNDIJ.
6.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS O resumo deverá indicar qual o eixo temático,
conforme relação acima. O resumo e as palavras-chave deverão estar redigidos em
português e inglês. Deverá conter a indicação de autoria, seguido do nome,
cidade, estado e país da instituição onde atua, e os respectivos endereços
eletrônicos. Não deverá ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras. No
corpo do resumo não serão aceitos gráficos, tabelas, fotos, imagens,
referências. Não serão aceitos mais de um trabalho por autor. A padronização dos
trabalhos técnico-científicos deverá seguir as seguintes normas: ü NBR 6022
Informação e documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa;
Apresentação, maio 2003; ü NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de
referências, agosto 2002; ü NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de
2003; ü NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento;
Apresentação, agosto 2002.
7. FORMATAÇÃO DO TEXTO O trabalho todo deverá conter
entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas no máximo, incluindo as referências
bibliográficas, os anexos, as tabelas e os gráficos. Cada trabalho deverá conter
na primeira página, o título em letras maiúsculas, o nome do(s) autor(es), o
nome e o endereço da instituição onde atua(m), incluindo o nome do país e os
respectivos endereços eletrônicos. O trabalho deverá ser formatado em tamanho
A-4, digitado na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, na
Fonte Arial, corpo 12. As tabelas e os gráficos na mesma versão (Fonte Arial,
corpo 11). Espaçamento entrelinha de 1,5 cm. Margens superior e esquerda da
página de 3 cm e margens inferior e direita da página, de 2,5 cm.
8.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Tempo para exposição de 20 minutos, seguido de
debate; Priorizar o problema da pesquisa, a metodologia e os resultados obtidos.
Os trabalhos que forem apresentados por coautores ou terceiros deverão
apresentar antecipadamente uma carta enviada pelo autor principal contendo o
nome da pessoa que se responsabilizará pela apresentação do trabalho.
9.
DESPESAS COM VIAGEM E ACOMODAÇÕES Todas as despesas, incluindo a taxa de
inscrição, com viagem, com acomodações e entre outras, são da inteira
responsabilidade do autor(es)/apresentador(es). Nenhuma ajuda de custo será
oferecida pelos organizadores do evento, mas, se necessário, poderá ser
providenciado um convite aos autores que tiverem seus textos selecionados.
10.
OUTRAS INFORMAÇÕES Os trabalhos que não forem apresentados não constarão dos
anais do 4º SNDIJ. Da mesma forma, o autor que não apresentar o trabalho não
receberá nenhum tipo de certificação ou documentação a respeito do seu material.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 4º SNDIJ.
Cada
Trabalho selecionado para apresentação deverá ter ao menos um apresentador ou um
representante inscrito no Seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.