quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

4º Seminário de Documentação e Informação Jurídicas

4º Seminário de Documentação e Informação Jurídicas 

Chamada para apresentação de trabalhos 

A Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), e parceiros, estão organizando o 4° Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), a ser realizado de 08 a 10 de julho de 2013, evento paralelo ao XXV CBBD (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação). 

4º SNDIJ - Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas será realizado em Florianópolis, SC, abrindo espaço para que bibliotecários, arquivistas, museólogos apresentem seus trabalhos científicos baseados em investigação científica ou experiências inovadoras; ministrem palestras; participem de minicursos; e estabeleçam contatos profissionais. 

1. TEMÁRIO O SNDIJ estará dividido em conferências e painéis com o seguinte temário: 

1º EIXO TEMÁTICO: Bibliotecas digitais: cenários e tendências É inegável a presença e o desenvolvimento das bibliotecas jurídicas digitais. É um caminho sem volta. Entretanto, uma biblioteca digital, seja qual for o tema central do seu acervo, é muito mais do que digitalizar documentos nascidos impressos. Os bibliotecários jurídicos precisam iniciar discussões sobre o desenvolvimento de coleções, o mercado editorial existente, modalidades de consultas aos e-books, processamento técnico de material digital, treinamento do usuário para utilizar as novas ferramentas, entre outros tantos temas que permeiam o assunto. 1.1 A biblioteca jurídica na era digital Os trabalhos deverão centralizar as discussões sobre a biblioteca jurídica na era digital, seja de forma genérica – abordando mais de um assunto -, seja de forma específica – focando um tema determinado. 1.2 Siga-me: o uso de redes sociais em bibliotecas jurídicas As possibilidades de uso das redes sociais extrapolam o universo familiar ou de amizade, podem e devem ser utilizadas como meio de disseminação da informação e para integrar profissionais com interesses similares. Os trabalhos deverão abordar o uso de redes sociais por bibliotecas e bibliotecários jurídicos. 1.3 Espaço virtual versus biblioteca tradicional: ameaça ou oportunidade? As bibliotecas jurídicas encontram-se em momento de transição, não é possível trabalhar apenas e tão somente com material impresso; mas também não é possível ainda formar um acervo totalmente digital. Os trabalhos deverão estudar esse momento de transição mostrando que é possível navegar concomitantemente nos dois mundos aproveitando o que cada um tem de melhor a oferecer. 1.4 Gestão da informação jurídica A gestão das informações jurídicas com auxílio das ferramentas eletrônicas – a exemplo de tribunais, com destaque para o CNJ, e escritórios de advocacia – vem sendo realizada com sucesso. Os outros exemplos que podem ser citados são: o processo de gestão da informação para o uso do processo eletrônico, a gestão de acervos eletrônicos e de bases de dados jurídicas. Os trabalhos deverão focalizar os novos moldes de gestão da informação no âmbito jurídico, principalmente relacionado ao desenvolvimento e implementação do processo eletrônico, peticionamento online e a gestão desses documentos digitais/virtuais. 1.4.1 O gestor da informação jurídica O gestor dadica O gestor da informação jurídica tem enfrentado novos cenários, novos problemas e encontrado novas soluções para resolvê-los. Os trabalhos deste eixo temático deverão apresentar relatos de experiência de gestores de informação jurídica; as funções que desempenham. 

2º EIXO TEMÁTICO: Informação jurídica: antigas práticas, novos modelos A tecnologia da informação tem trazido novos instrumentos de controle da informação jurídica (bases de dados) e novas ferramentas para a sua disseminação (redes sociais). Da mesma forma, oferece novos formatos para o livro e o periódico, e até mesmo a possibilidade de acesso ao conteúdo por meio de aparelhos móveis. O trabalho do bibliotecário moderno assemelha-se ao trabalho que vem sendo realizado há anos; a mudança está no formato do material. Entretanto, essa mudança de formato carrega novas implicações no desenvolvimento de coleções, na disseminação da informação jurídica. Os estudos neste eixo temático deverão fazer um contraponto entre os dois momentos. 2.1 Ultrapassando fronteiras: Desenvolvimento compartilhado de coleções digitais em bibliotecas jurídicas O desenvolvimento de coleções digitaide coleções digitais traz novas implicações quanto ao custo, à posse do material, direito autoral, entre outros tantos aspectos. Os artigos deverão discutir a possibilidade do desenvolvimento compartilhado de coleções digitais, podendo enfocar do ponto de vista do bibliotecário e/ou do editor. 2.2 Espalhando conhecimento: Novos formatos para o SDI O SDI tem sido realizado durante décadas, tendo sido modificada e modernizada a forma de sua execução. Os trabalhos deverão focalizar as novas possibilidades de disseminar seletivamente a informação, podendo ater-se a novos métodos para traçar o perfil do usuário e/ou nos novos mecanismos de envio e apresentação da informação. 2.3 Apropriando-se ou disseminando: O Google acadêmico O Google vem digitalizando documentos de acervos de bibliotecas com o intuito de formar a biblioteca digital universal, muitos autores e editores detentores de direitos autorais e intelectuais são contra essa prática. Os trabalhos neste eixo temático deverão estudar todos os vieses dessa prática, passando pelo direito autoral, pelos critérios por eles utilizados até as vantagens que essa atitude pode trazer para os acadêmicos e a comunidade em geral. 2.4 Publicar ou perecer: o mercado editorial jurídico. O mercado editorial jurídico brasileiro sempre foi um grande nicho de mercado, onde existe um grande aporte de investimento que proporciona grande retorno financeiro para as editoras. Com a mudança do livro para o formato digital, várias editoras vêm produzindo títulos nessa área. Os trabalhos deste eixo temático deverão abranger o mercado editorial, as editoras que estão produzindo livros digitais, os formatos por elas utilizados, direito autoral, mudança de hábitos dos usuários, formas de consulta, aquisição e processamento técnico, entre outros. 

3º EIXO TEMÁTICO: Bibliotecas, arquivos e museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica Como produtores, mantenedores e gestores de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, bibliotecas, museus e arquivos têm em comum o desafio de lidar com as modernas tecnologias e os usuários/clientes com demandas cada vez mais elaboradas. Além disso, a informação deve ser tratada de forma integrada, independentemente do seu suporte, com o propósito de fornecer aos usuários/clientes informações que tenham mais qualidade e que tenham valor agregado. Os trabalhos deverão estudar o papel de bibliotecas, arquivos e museus na gestão, na produção e na disseminação da informação jurídica. 

4º EIXO TEMÁTICO: Soluções ao alcance de todos Visa apresentar serviços, produtos e soluções criativas na área de Informação Jurídica que possam ser tomados como referência e tenham a finalidade de racionalizar procedimentos, promover a economia de recursos, facilitar o acesso à informação jurídica para aprimoramento das instituições.

 5º EIXO TEMÁTICO: Temário livre Para trabalhos com temea de documentação e informação jurídicas não previstos nos demais eixos, abrindo maior espaço para a interdisciplinaridade. 

2. FORMAS DE APRESENTAÇÃO A participação de trabalhos se dará através de comunicação oral. 

3. CRONOGRAMA Até 30 de abril de 2013 - Envio do trabalho completo. Até 15 de maio de 2013 - Comunicação da aceitação ou não do trabalho. Até 30 de maio de 2013 – Envio do texto final do trabalho, após correções sugeridas pela Comissão Acadêmica, se for o caso. 

4. FORMA DE ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS Os trabalhos devem ser encaminhados para o email edilenice@infolegis.com.br, acompanhados do Termo de Compromisso de Apresentação, com a seguinte redação: “Eu, (nome completo do principal responsável pelo Trabalho), comprometo-me, caso meu trabalho intitulado (nome do Trabalho), de autoria de (nome de todos os autores), seja aprovado pela Comissão Acadêmica do 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas, a comparecer para sua apresentação no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua imediata publicação no site da instituição. (Datar e assinar)”. 4.1 O Termo de Compromisso de Apresentação pode enviado por e-mail em Word com assinatura digitalizada ou escaneado para arquivo JPG para o email edilenice@infolegis.com.br 4.2 Trabalhos sem o Termo de Compromisso de Apresentação não serão aceitos. 4.3 Os Trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Seminário. Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis no dia e horário definidos na programação do Seminário serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando os autores impossibilitados de submeter Trabalhos Científicos para os eventos da ABDF pelo período de 2 (dois) anos. 4.4 Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos deverão apresentar, até o dia 15 de junho de 2013, a lista de equipamentos e softwares necessários para a sua apresentação (datashow, computador, conexão Internet, entre outros). 

5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO Todos os trabalhos serão submetidos a um processo de seleção e avaliação (conforme sua adequação aos eixos temáticos) que será executado pela Comissão Acadêmica do 4º SNDIJ. 

6. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS O resumo deverá indicar qual o eixo temático, conforme relação acima. O resumo e as palavras-chave deverão estar redigidos em português e inglês. Deverá conter a indicação de autoria, seguido do nome, cidade, estado e país da instituição onde atua, e os respectivos endereços eletrônicos. Não deverá ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras. No corpo do resumo não serão aceitos gráficos, tabelas, fotos, imagens, referências. Não serão aceitos mais de um trabalho por autor. A padronização dos trabalhos técnico-científicos deverá seguir as seguintes normas: ü NBR 6022 Informação e documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa; Apresentação, maio 2003; ü NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de referências, agosto 2002; ü NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de 2003; ü NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento; Apresentação, agosto 2002. 

7. FORMATAÇÃO DO TEXTO O trabalho todo deverá conter entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas no máximo, incluindo as referências bibliográficas, os anexos, as tabelas e os gráficos. Cada trabalho deverá conter na primeira página, o título em letras maiúsculas, o nome do(s) autor(es), o nome e o endereço da instituição onde atua(m), incluindo o nome do país e os respectivos endereços eletrônicos. O trabalho deverá ser formatado em tamanho A-4, digitado na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, na Fonte Arial, corpo 12. As tabelas e os gráficos na mesma versão (Fonte Arial, corpo 11). Espaçamento entrelinha de 1,5 cm. Margens superior e esquerda da página de 3 cm e margens inferior e direita da página, de 2,5 cm. 

8. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Tempo para exposição de 20 minutos, seguido de debate; Priorizar o problema da pesquisa, a metodologia e os resultados obtidos. Os trabalhos que forem apresentados por coautores ou terceiros deverão apresentar antecipadamente uma carta enviada pelo autor principal contendo o nome da pessoa que se responsabilizará pela apresentação do trabalho. 

9. DESPESAS COM VIAGEM E ACOMODAÇÕES Todas as despesas, incluindo a taxa de inscrição, com viagem, com acomodações e entre outras, são da inteira responsabilidade do autor(es)/apresentador(es). Nenhuma ajuda de custo será oferecida pelos organizadores do evento, mas, se necessário, poderá ser providenciado um convite aos autores que tiverem seus textos selecionados. 

10. OUTRAS INFORMAÇÕES Os trabalhos que não forem apresentados não constarão dos anais do 4º SNDIJ. Da mesma forma, o autor que não apresentar o trabalho não receberá nenhum tipo de certificação ou documentação a respeito do seu material. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 4º SNDIJ. 

Cada Trabalho selecionado para apresentação deverá ter ao menos um apresentador ou um representante inscrito no Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.