quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática

Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática

Queridos amigos e amigas,

Uma das recomendações do 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar, que aconteceu em maio deste ano em Belo Horizonte, foi para a realização do 2º Fórum em Vitória, ES., em 2013, focalizando sistemas, redes e programas de bibliotecas escolares, como abaixo.

▪ Recomendação para a realização do 2º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar em Vitória, ES, com foco em sistemas, redes e programas de bibliotecas escolares. Cinco coordenadores presentes (Eduardo Valadares da Silva/Prefeitura Municipal de Vitória; Carolina Teixeira de Paula/ Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; Antônio Jorge Rodrigues Pereira da Silva/ SESI Espírito Santo; Ana Cristina Carvalho dos Santos/ Secretaria de Educação do Estado da Bahia; Ana Paula Ourem Costa Leite Diaz/ SESI Pernambuco) se comprometeram a apoiar o evento, que reunirá coordenadores de sistemas, redes e programas de bibliotecas escolares do Brasil, possibilitando a troca de experiências e busca de soluções.

Assim, o pessoal de Vitória iniciou o planejamento do evento, a ser realizado em maio/2013. Paralelamente, Katharina Berg e eu iniciamos entendimentos para a criação da Comissão Brasileira de Biblioteca Escolar, no âmbito da FEBAB, o que também foi uma recomendação do 1º Fórum, como abaixo.   

▪ Recomendação à FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições para a criação da Comissão Brasileira de Biblioteca Escolar, que congregue pessoas interessadas no tema e no desenvolvimento das bibliotecas escolares do País

Nesse processo, surgiu a idéia de realizar o 2º Fórum paralelamente ao 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, que ocorrerá de 07 a 10 de julho de 2013, em Florianópolis, SC. Em entendimentos com o grupo de Vitória ficou decidido que esta seria a melhor solução, já que as datas dos dois eventos seriam muito próximas.

Assim sendo, estamos propondo à FEBAB a realização do 2° Fórum no âmbito do 25º CBBD, e a mudança de denominação para Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática, com a perspectiva de que venha a ser um encontro permanente e que se consolide como espaço que congregue pesquisadores e bibliotecários envolvidos com a biblioteca escolar.

Estamos preparando a programação, mantendo a idéia de enfatizar a questão de sistemas e redes. Além disso, devemos ter a presença do prof. Ross Todd (Center for International Scholarship in School Libraries, EUA), que aceitou nosso convite, dependendo de conseguirmos os recursos. Esperamos fechar e divulgar a programação brevemente.

Nesse momento, gostaria de solicitar que vocês pensem na possibilidade de atender a chamada de trabalhos que já se encontra aberta no site do 25º CBBD http://xxvcbbd.febab.org.br/chamada-de-trabalhos/ e submetam seus trabalhos. Isso possibilitará que tenhamos maior participação, uma troca de ideias mais rica, já que todos têm oportunidade de apresentar suas experiências.

Esperamos então encontrá-los em breve.
Um grande abraço,
Bernadete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.