sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Você pode salvar um livro


MusCap lança campanha para restauração de obras raras


Você pode salvar um livro Roni Rigon/
Obras em latim estão entre as que precisam de restauro Foto: Roni Rigon

Maristela Scheuer Deves

Por trás das lombadas roídas, capas desgastadas pelo tempo e páginas se despedaçando de cerca de 300 livros do acervo de obras raras da biblioteca do Museu dos Capuchinhos (MusCap), em Caxias do Sul, esconde-se uma riqueza cultural difícil de mensurar. O que pode ser medido, entretanto, é o valor necessário para garantir a preservação de cada uma dessas obras: de R$ 80 a R$ 4 mil, dependendo do estado do livro.

Para obter os recursos necessários à restauração, o MusCap lança, no dia 12, a campanha Salve um Livro, que tem como slogan "Eles vão morrer se você não ajudar". A ideia é que os participantes — pessoas físicas, entidades, empresas — se ofereçam para "adotar" uma das obras, pagando integral ou parcialmente o trabalho de recuperação do livro.

Os livros a serem restaurados (59 nesta primeira etapa) podem ser conferidos em um catálogo disponível no endereço eletrônico www.muscap.org.br/salveumlivro. Lá estão foto, título, idioma, ano e país da edição e custo estimado do restauro. Há obras a partir do Século 15, em idiomas como latim, francês e italiano, alguns com páginas manuscritas em hebraico.

No lançamento do projeto, na quarta-feira, às 17h, no MusCap, o diretor do museu, frei Celso Bordignon, apresentará todas as etapas do processo de restauração de um livro. Quem contribuir na campanha receberá um diploma e terá seu nome gravado em um selo colocado no livro, além de ganhar uma camiseta com a frase "Eu salvei um livro"

Fonte: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/almanaque/noticia/2012/09/voce-pode-salvar-um-livro-3880086.html
 
Rodrigo Costa Barboza
Bibliotecário - CRB-10/1694

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.