segunda-feira, 4 de julho de 2011

Notícias - 23ª Reunião do Fórum Gaúcho Pela Melhoria das Bibliotecas Escolares

Prefeito de Venãncio Aires




Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 1º, em Venâncio Aires, a 23ª reunião do Fórum Gaúcho Pela Melhoria das Bibliotecas Escolares. O evento, que tem como tema “Mais Livro, Mais Leitura – Plano Municipal do Livro e Leitura”, aconteceu no Plenário Vicente Schuck da Câmara Municipal de Vereadores. A organização é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, Instituto Goethe, Câmara do Livro, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Administração Municipal de Venâncio Aires, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região.

Presente na abertura do evento, o prefeito Airton Artus destacou a importância da leitura, que segundo ele deve ser estimulada desde cedo e de muitas formas. “Esse encontro deve servir de estímulo para a melhoria de nossas bibliotecas, e assim fomentar a leitura, pois os livros são uma forma de aprendizado, mas também cultura, sabedoria e diversão”, destacou Airton. Representando a Administração Municipal na abertura do evento, também estiveram presentes o vice-prefeito Giovane Wickert, a secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Cleiva Heck, a secretária-adjunta da Educação, Rosane Jungbluth, a Presidente do Conselho Municipal da Cultura, Cloé de Azambuja e a bibliotecária municipal, Rosária Costa.
Após apresentação artística do Grupo Afro-Cena, iniciaram-se os debates. O primeiro painel teve como tema “Boas práticas em bibliotecas escolares e públicas” com o professor João Batista Gomes, representante da Secretaria de Educação, a jornalista Jaqueline Carissimi do jornal Folha do Mate e a bibliotecária Rosária Costa. O segundo painel, sob o tema “Plano Municipal do Livro e Leitura” foi abordado pela professora e doutora da Fabico, Iara Conceição Neves e pela vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchiona. No final da tarde, foi realizada uma visita à biblioteca de Linha Andréas, que passa por processo de revitalização. Durante a manhã, a Biblioteca Pública Municipal e a Escola do Chimarrão já haviam sido visitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.