Inscrições Abertas para Cursos à distância da FEBAB
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FEBAB- FONE 11-3257-9979 - E-MAIL: secretaria@febab.org.br
Gestão de Pessoas e o impacto nos resultados
Profª Rejane Gontow
Data: 20 de maio a 18 de julho de 2011
Carga Horária: 80 Horas
Inscrições on-line: Até 20 de maio
Investimento
Parcela única de R$ 350,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB - e R$ 450,00 (não associados).
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos também inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP , juntamente com a ficha de inscrição preenchida.
Apresentação: O advento da era da competitividade vem exigindo um novo papel da Gestão de Pessoas, com um caráter mais estratégico.
Muito foi investido em treinamentos técnicos e empresariais. No entanto, percebe-se que os resultados são insatisfatórios, pouco expressivos no que diz respeito à efetividade da implantação dos processos de mudança de atitude e comportamento, em geral.
Uma abordagem diferenciada de treinamento, portanto, é necessária – muito mais efetiva, assertiva e também muito mais mobilizadora, uma vez que as informações são repassadas, mas não são adequadamente absorvidas e implementadas pelos colaboradores, muito provavelmente por que não se sentem comprometidos com a empresa e seus resultados.
Torna-se de fato cada dia mais evidente, a necessidade de programas de capacitação contínua com foco em Competências Comportamentais, visando obter o engajamento e o comprometimento dos colaboradores e um pensar sistemático sobre o impacto de suas decisões no desempenho da organização.
Justificativa: As organizações tendem a operar em um ambiente cada vez mais ‘co-opetivo’ (competitivo e cooperativo), global e multicultural no qual a força de trabalho muda constantemente e o cenário de avanços tecnológicos apresenta-se cada vez mais acirrado.
Além disso, as organizações começam a apresentar demandas de conhecimentos diferenciados para o atingimento dos resultados desejados, o que exige a formação de equipes formadas por pessoas que se complementam, com diferentes competências técnicas e comportamentais.
Um dos impactos mais expressivos dessas mudanças no ambiente das organizações, é o aumento do nível de qualificação e de conhecimento que passou a ser exigido dos profissionais, com implicações diretas nos modelos de gestão de pessoas.
Um maior comprometimento e dedicação dos colaboradores com os resultados a serem alcançados pela organização como um todo, também é exigência deste novo contexto, o que só é possível quando se tem competência para uma interação e contribuição mais ampla – competências comportamentais bem desenvolvidas e crenças e valores construtivos e saudáveis. Os colaboradores se identificam com os objetivos da empresa e passam a sentir orgulho por pertencer, fazer parte dela.
As organizações passaram a dar mais valor às pessoas e ao resultado que elas geram, quando trabalham juntas.
As pessoas precisam, portanto, estar mais comprometidas umas com as outras, com a qualidade dos relacionamentos e com os resultados das organizações para garantir sua empregabilidade.
Objetivos: Despertar o melhor das pessoas para o trabalho em equipe e para o relacionamento interpessoal, preparando o profissional – colaboradores e não funcionários, para o mercado de trabalho;
• Estimular a cooperação e o compartilhamento de conhecimento de uma maneira mais participativa, com o propósito de contribuir com os resultados da organização como um todo, não só com sua área de atuação;
• Desenvolver a capacidade de liderança e de administrar conflitos; e
• Incentivar comportamentos assertivos, quanto à expressão de sentimentos, opiniões e críticas.
Público-alvo: Profissionais de Informação (Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Cientistas da Informação, entre outros) e interessados em Gestão de Pessoas.
Conteúdo Programático
1 Gestão de Pessoas
1.1 As pessoas fazem a diferença
1.2 Modelo de Gestão de Pessoas
2 Gestão por Engajamento
2.1 Engajamento e seu Impacto no Resultado
2.2 A Era do Conhecimento e a Concentração nas Competências
2.3 Autoconhecimento
2.4 O Trabalho em Equipe
2.5 Cooperação
2.6 Ambiente Saudável e Engajamento
3 Liderança
3.1 O líder catalisador de talentos
3.2 A Importância do Saber Ouvir
3.3 Comunicação: Verbal e Não Verbal
3.4 Comprometimento
3.5 Aprendizagem continuada
4 Gestão de Mudança
4.1 Resistência à Mudança
5 Interações na Web 2.0
5.1 Redes Sociais
6 Negociação
6.1 Negociação e Conflitos
7 Clima e Cultura Organizacional
7.1. A Identidade Organizacional
BIBLIOMETRIA: ASPECTOS CONCEITUAIS PARA INICIANTES
Profa. Dra. Telma de Carvalho
Data: 13 de junho a 22 de julho de 2011
Carga horária: 30 horas
Inscrições on-line: de 16 de março a 10 de junho de 2011
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Apresentação do curso
O curso consolida uma visão transformadora da atuação do profissional bibliotecário nas instituições do ensino superior e/ou centros de pesquisa. A averiguação da atuação da biblioteca é um item relevante no processo avaliativo pelo fornecimento das informações referentes aos pesquisadores e às próprias instituições de origem.
Um processo de avaliação da organização e de seus pesquisadores é constituído por várias etapas, dentre elas a verificação da produtividade científica.
Sendo assim, como agente na disseminação da informação, a prática do bibliotecário nos processos avaliativos deve ser valorizada e estimulada, uma vez que ele possui habilidades específicas para trabalhar com as informações extraídas das bases de dados que fornecem material para subsidiar as avaliações bibliométricas.
Ementa do curso
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da medição da ciência, valendo-se dos conceitos de bibliometria, cientometria, informetria, webometria voltados à avaliação da produção científica e às revistas utilizadas para a disseminação e a divulgação do conhecimento científico, de modo a compreender a relação entre qualidade, visibilidade e usabilidade da produção científica. Discutir aspectos relacionados aos critérios estabelecidos pelos bancos de dados para indexação de revistas científicas.
Objetivos
Embasar os participantes nos princípios da utilização de análises bibliométricas e cientométricas para avaliação de produtividade científica. Intensificar o conhecimento sobre a necessidade de adoção de critérios para melhoria da qualidade das revistas científicas brasileiras. Apresentar o processo de indexação em bases/bancos de dados renomados.
Público-alvo: Bibliotecários, editores de periódicos, docentes, alunos e pesquisadores da comunidade universitária e interessados em geral.
Conteúdo programático
1. Os conceitos e as Leis Bibliométricas
2. A bibliometria no contexto da análise da produção científica
3. A avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras
4. Indexação de revistas em bases e bancos de dados e análise bibliométrica/cientométrica
5. O sistema Qualis de classificação de revistas
Fluência Linguística – Inglês - Profa. Terry Rocha
Data: 01 de agosto a 18 de novembro de 2011
Carga Horária: 60 Horas
Inscrições on-line: Até 31 de julho
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Apresentação do curso
O aprendizado da língua inglesa é de essencial importância na sociedade contemporânea, visto que a era digital nos leva a percorrer distâncias jamais sonhadas em outras épocas. Hoje, podemos estar cientes dos acontecimentos mundiais no exato momento em que eles estão acontecendo. Os profissionais que não dominam o idioma inglês estão restritos a um número significativamente pequeno de oportunidades no mercado de trabalho, quando os comparamos com os demais.
Na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, por exemplo, é de suma importância que o bibliotecário/profissional de informação domine outro idioma, no caso o inglês, por ser a língua usada internacionalmente. A fluência linguística proporcionará ao profissional um maior desempenho quando o mesmo se deparar com as seguintes situações:
- Receber, cumprimentar, apresentar e estabelecer uma comunicação produtiva com clientes estrangeiros.
- Efetuar o atendimento aos clientes por meio de telefone de maneira eficaz, fazendo e recebendo ligações.
- Apresentar clara e seguramente o serviço ou produto oferecido aos clientes.
- Participar de reuniões e de tomadas de decisões que envolvem o contexto globalizado da economia informacional, de forma ativa, interrompendo, interrogando, questionando, discordando, concordando de maneira ética e profissional, de forma clara e objetiva.
- Ler, interpretar e escrever cartas, e-mails, contratos, manuais técnicos, e todo tipo de troca de correspondência que utiliza no seu cotidiano.
Ementa do curso
Noções de inglês básico: gramática e redação.
Fluência básica na língua inglesa e sua aplicação ao cotidiano das bibliotecas/sistemas de informação.
Objetivo
Proporcionar o domínio do inglês aos profissionais que atuam em bibliotecas/sistemas de informação, dotando-os da condição de mobilização global para a cidadania mundial.
Para informações acessar www.febab.org.br ir em Cursos EAD e clicar no curso desejado para efetuar a inscrição
FEBAB- FONE 11-3257-9979 - E-MAIL: secretaria@febab.org.br
Gestão de Pessoas e o impacto nos resultados
Profª Rejane Gontow
Data: 20 de maio a 18 de julho de 2011
Carga Horária: 80 Horas
Inscrições on-line: Até 20 de maio
Investimento
Parcela única de R$ 350,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB - e R$ 450,00 (não associados).
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos também inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP , juntamente com a ficha de inscrição preenchida.
Apresentação: O advento da era da competitividade vem exigindo um novo papel da Gestão de Pessoas, com um caráter mais estratégico.
Muito foi investido em treinamentos técnicos e empresariais. No entanto, percebe-se que os resultados são insatisfatórios, pouco expressivos no que diz respeito à efetividade da implantação dos processos de mudança de atitude e comportamento, em geral.
Uma abordagem diferenciada de treinamento, portanto, é necessária – muito mais efetiva, assertiva e também muito mais mobilizadora, uma vez que as informações são repassadas, mas não são adequadamente absorvidas e implementadas pelos colaboradores, muito provavelmente por que não se sentem comprometidos com a empresa e seus resultados.
Torna-se de fato cada dia mais evidente, a necessidade de programas de capacitação contínua com foco em Competências Comportamentais, visando obter o engajamento e o comprometimento dos colaboradores e um pensar sistemático sobre o impacto de suas decisões no desempenho da organização.
Justificativa: As organizações tendem a operar em um ambiente cada vez mais ‘co-opetivo’ (competitivo e cooperativo), global e multicultural no qual a força de trabalho muda constantemente e o cenário de avanços tecnológicos apresenta-se cada vez mais acirrado.
Além disso, as organizações começam a apresentar demandas de conhecimentos diferenciados para o atingimento dos resultados desejados, o que exige a formação de equipes formadas por pessoas que se complementam, com diferentes competências técnicas e comportamentais.
Um dos impactos mais expressivos dessas mudanças no ambiente das organizações, é o aumento do nível de qualificação e de conhecimento que passou a ser exigido dos profissionais, com implicações diretas nos modelos de gestão de pessoas.
Um maior comprometimento e dedicação dos colaboradores com os resultados a serem alcançados pela organização como um todo, também é exigência deste novo contexto, o que só é possível quando se tem competência para uma interação e contribuição mais ampla – competências comportamentais bem desenvolvidas e crenças e valores construtivos e saudáveis. Os colaboradores se identificam com os objetivos da empresa e passam a sentir orgulho por pertencer, fazer parte dela.
As organizações passaram a dar mais valor às pessoas e ao resultado que elas geram, quando trabalham juntas.
As pessoas precisam, portanto, estar mais comprometidas umas com as outras, com a qualidade dos relacionamentos e com os resultados das organizações para garantir sua empregabilidade.
Objetivos: Despertar o melhor das pessoas para o trabalho em equipe e para o relacionamento interpessoal, preparando o profissional – colaboradores e não funcionários, para o mercado de trabalho;
• Estimular a cooperação e o compartilhamento de conhecimento de uma maneira mais participativa, com o propósito de contribuir com os resultados da organização como um todo, não só com sua área de atuação;
• Desenvolver a capacidade de liderança e de administrar conflitos; e
• Incentivar comportamentos assertivos, quanto à expressão de sentimentos, opiniões e críticas.
Público-alvo: Profissionais de Informação (Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Cientistas da Informação, entre outros) e interessados em Gestão de Pessoas.
Conteúdo Programático
1 Gestão de Pessoas
1.1 As pessoas fazem a diferença
1.2 Modelo de Gestão de Pessoas
2 Gestão por Engajamento
2.1 Engajamento e seu Impacto no Resultado
2.2 A Era do Conhecimento e a Concentração nas Competências
2.3 Autoconhecimento
2.4 O Trabalho em Equipe
2.5 Cooperação
2.6 Ambiente Saudável e Engajamento
3 Liderança
3.1 O líder catalisador de talentos
3.2 A Importância do Saber Ouvir
3.3 Comunicação: Verbal e Não Verbal
3.4 Comprometimento
3.5 Aprendizagem continuada
4 Gestão de Mudança
4.1 Resistência à Mudança
5 Interações na Web 2.0
5.1 Redes Sociais
6 Negociação
6.1 Negociação e Conflitos
7 Clima e Cultura Organizacional
7.1. A Identidade Organizacional
BIBLIOMETRIA: ASPECTOS CONCEITUAIS PARA INICIANTES
Profa. Dra. Telma de Carvalho
Data: 13 de junho a 22 de julho de 2011
Carga horária: 30 horas
Inscrições on-line: de 16 de março a 10 de junho de 2011
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Apresentação do curso
O curso consolida uma visão transformadora da atuação do profissional bibliotecário nas instituições do ensino superior e/ou centros de pesquisa. A averiguação da atuação da biblioteca é um item relevante no processo avaliativo pelo fornecimento das informações referentes aos pesquisadores e às próprias instituições de origem.
Um processo de avaliação da organização e de seus pesquisadores é constituído por várias etapas, dentre elas a verificação da produtividade científica.
Sendo assim, como agente na disseminação da informação, a prática do bibliotecário nos processos avaliativos deve ser valorizada e estimulada, uma vez que ele possui habilidades específicas para trabalhar com as informações extraídas das bases de dados que fornecem material para subsidiar as avaliações bibliométricas.
Ementa do curso
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da medição da ciência, valendo-se dos conceitos de bibliometria, cientometria, informetria, webometria voltados à avaliação da produção científica e às revistas utilizadas para a disseminação e a divulgação do conhecimento científico, de modo a compreender a relação entre qualidade, visibilidade e usabilidade da produção científica. Discutir aspectos relacionados aos critérios estabelecidos pelos bancos de dados para indexação de revistas científicas.
Objetivos
Embasar os participantes nos princípios da utilização de análises bibliométricas e cientométricas para avaliação de produtividade científica. Intensificar o conhecimento sobre a necessidade de adoção de critérios para melhoria da qualidade das revistas científicas brasileiras. Apresentar o processo de indexação em bases/bancos de dados renomados.
Público-alvo: Bibliotecários, editores de periódicos, docentes, alunos e pesquisadores da comunidade universitária e interessados em geral.
Conteúdo programático
1. Os conceitos e as Leis Bibliométricas
2. A bibliometria no contexto da análise da produção científica
3. A avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras
4. Indexação de revistas em bases e bancos de dados e análise bibliométrica/cientométrica
5. O sistema Qualis de classificação de revistas
Fluência Linguística – Inglês - Profa. Terry Rocha
Data: 01 de agosto a 18 de novembro de 2011
Carga Horária: 60 Horas
Inscrições on-line: Até 31 de julho
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Apresentação do curso
O aprendizado da língua inglesa é de essencial importância na sociedade contemporânea, visto que a era digital nos leva a percorrer distâncias jamais sonhadas em outras épocas. Hoje, podemos estar cientes dos acontecimentos mundiais no exato momento em que eles estão acontecendo. Os profissionais que não dominam o idioma inglês estão restritos a um número significativamente pequeno de oportunidades no mercado de trabalho, quando os comparamos com os demais.
Na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, por exemplo, é de suma importância que o bibliotecário/profissional de informação domine outro idioma, no caso o inglês, por ser a língua usada internacionalmente. A fluência linguística proporcionará ao profissional um maior desempenho quando o mesmo se deparar com as seguintes situações:
- Receber, cumprimentar, apresentar e estabelecer uma comunicação produtiva com clientes estrangeiros.
- Efetuar o atendimento aos clientes por meio de telefone de maneira eficaz, fazendo e recebendo ligações.
- Apresentar clara e seguramente o serviço ou produto oferecido aos clientes.
- Participar de reuniões e de tomadas de decisões que envolvem o contexto globalizado da economia informacional, de forma ativa, interrompendo, interrogando, questionando, discordando, concordando de maneira ética e profissional, de forma clara e objetiva.
- Ler, interpretar e escrever cartas, e-mails, contratos, manuais técnicos, e todo tipo de troca de correspondência que utiliza no seu cotidiano.
Ementa do curso
Noções de inglês básico: gramática e redação.
Fluência básica na língua inglesa e sua aplicação ao cotidiano das bibliotecas/sistemas de informação.
Objetivo
Proporcionar o domínio do inglês aos profissionais que atuam em bibliotecas/sistemas de informação, dotando-os da condição de mobilização global para a cidadania mundial.
Público-alvo: Profissionais da informação
Conteúdo programático
Unidade 1: Pronomes pessoais/verbo 'to be' no tempo presente
Unidade 2: Presente contínuo/adjetivos possessivos
Unidade 3: Caso possessivo/there + to be
Unidade 4: Presente simples
Unidade 5: Verbo 'to be' no tempo passado/passado contínuo
Unidade 6: Passado simples
Unidade 7: A diferença entre o passado simples e o passado contínuo/this/that/these/those
Unidade 8: Some/any/some/any/no + -body/-one/-thing/-where
Unidade 9: Every/all/everybody/everything etc.../a lot/much/many
Unidade 10: O plural dos substantivos/substantivos contáveis e incontáveis
Unidade 11: Comparativo e superlativo
Unidade 12: Voz passiva
Unidade 13: What...? Which...? How...? Who...?
Unidade 14: Presente perfeito (parte 1)
Unidade 15: Presente perfeito (parte 2)
Unidade 16: Presente perfeito x passado simples
Unidade 17: Futuro com 'be going to' e 'will'
Unidade 18: 'Phrasal verbs'
Unidade 19: Verbos modais
Unidade 20: 'Would like'/THE (nomes de lugares)
Unidade 21: Verbo + infinitivo/gerúndio
Unidade 22: Preposições de tempo (AT/ON/IN)
Unidade 23: Preposições de lugar
Unidade 24: Pronomes objetivos
Unidade 25: A/an e the
Unidade 26: Pronomes relativos
Unidade 27: Still/yet/tToo/enough
Unidade 28: Pronomes reflexivos
Unidade 29: Get
Unidade 30: Advérbios
Base conceitual
O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO e das necessidades do mercado de trabalho em contexto nacional, sob o enfoque da globalização e de uma economia informacional.
AACR2 – Profª Rosa Correa
Data: 12 de setembro a 27 de novembro de 2011
Carga Horária: 60 horas
Inscrições on-line: Até 11 de setembro
Investimento
Parcela única de R$ 300,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB - e R$ 400,00 (não associados).
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos também inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP , juntamente com a ficha de inscrição preenchida.
Apresentação do curso
Paralelamente ao lançamento do Código de Catalogação Anglo-Americano 2ª. Edição – Revisão 2002, a FEBAB oferece à comunidade que atua em bibliotecas o curso “AACR2” buscando a capacitação dos profissionais dessa área.
Ementa do curso
Apresenta os conceitos e princípios do AACR2r e exemplifica as aplicações para pontos de acesso e representação descritiva de documentos em suporte físico e em meios eletrônicos, com ênfase na recuperação da informação.
Objetivo
Atualizar profissionais de bibliotecas na utilização das regras do AACR2.
Público-alvo: Profissionais de bibliotecas
Conteúdo programático
Módulo 1 – Pontos de acesso
Autoria: conceitos básicos
Autor pessoal: escolha e forma
Entidade como autor: escolha e forma
Título e título uniforme
Módulo 2 – Representação descritiva
Regras gerais de descrição
Livros, manuscritos, materiais gráficos
Materiais cartográficos
Música e gravações de som
Filmes cinematográficos e suportes disponíveis
Recursos eletrônicos
Artefatos tridimensionais, realia e microformas
Recursos contínuos
Base conceitual
O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e traduzidos para o português pela FEBAB.
Conteúdo programático
Unidade 1: Pronomes pessoais/verbo 'to be' no tempo presente
Unidade 2: Presente contínuo/adjetivos possessivos
Unidade 3: Caso possessivo/there + to be
Unidade 4: Presente simples
Unidade 5: Verbo 'to be' no tempo passado/passado contínuo
Unidade 6: Passado simples
Unidade 7: A diferença entre o passado simples e o passado contínuo/this/that/these/those
Unidade 8: Some/any/some/any/no + -body/-one/-thing/-where
Unidade 9: Every/all/everybody/everything etc.../a lot/much/many
Unidade 10: O plural dos substantivos/substantivos contáveis e incontáveis
Unidade 11: Comparativo e superlativo
Unidade 12: Voz passiva
Unidade 13: What...? Which...? How...? Who...?
Unidade 14: Presente perfeito (parte 1)
Unidade 15: Presente perfeito (parte 2)
Unidade 16: Presente perfeito x passado simples
Unidade 17: Futuro com 'be going to' e 'will'
Unidade 18: 'Phrasal verbs'
Unidade 19: Verbos modais
Unidade 20: 'Would like'/THE (nomes de lugares)
Unidade 21: Verbo + infinitivo/gerúndio
Unidade 22: Preposições de tempo (AT/ON/IN)
Unidade 23: Preposições de lugar
Unidade 24: Pronomes objetivos
Unidade 25: A/an e the
Unidade 26: Pronomes relativos
Unidade 27: Still/yet/tToo/enough
Unidade 28: Pronomes reflexivos
Unidade 29: Get
Unidade 30: Advérbios
Base conceitual
O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO e das necessidades do mercado de trabalho em contexto nacional, sob o enfoque da globalização e de uma economia informacional.
AACR2 – Profª Rosa Correa
Data: 12 de setembro a 27 de novembro de 2011
Carga Horária: 60 horas
Inscrições on-line: Até 11 de setembro
Investimento
Parcela única de R$ 300,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB - e R$ 400,00 (não associados).
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos também inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP , juntamente com a ficha de inscrição preenchida.
Apresentação do curso
Paralelamente ao lançamento do Código de Catalogação Anglo-Americano 2ª. Edição – Revisão 2002, a FEBAB oferece à comunidade que atua em bibliotecas o curso “AACR2” buscando a capacitação dos profissionais dessa área.
Ementa do curso
Apresenta os conceitos e princípios do AACR2r e exemplifica as aplicações para pontos de acesso e representação descritiva de documentos em suporte físico e em meios eletrônicos, com ênfase na recuperação da informação.
Objetivo
Atualizar profissionais de bibliotecas na utilização das regras do AACR2.
Público-alvo: Profissionais de bibliotecas
Conteúdo programático
Módulo 1 – Pontos de acesso
Autoria: conceitos básicos
Autor pessoal: escolha e forma
Entidade como autor: escolha e forma
Título e título uniforme
Módulo 2 – Representação descritiva
Regras gerais de descrição
Livros, manuscritos, materiais gráficos
Materiais cartográficos
Música e gravações de som
Filmes cinematográficos e suportes disponíveis
Recursos eletrônicos
Artefatos tridimensionais, realia e microformas
Recursos contínuos
Base conceitual
O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e traduzidos para o português pela FEBAB.
Atenção! A divulgação de cursos, concursos, empregos por esta lista não caracteriza o apoio, parceria ou ratificação do CRB-10
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