segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cursos à distância - FEBAB

Prezados Senhores,

A FEBAB está com inscrições abertas para os cursos à distância conforme seguem abaixo:

Para se inscrever acesse o site www.febab.org.br em cursos EaD ou informações no email secretaria@febab.org.br

Logo colocaremos informações sobre os cursos a distância de AACR2 e Bibliometria

1 - “PESQUISAS ACADÊMICAS NA WEB”
Docente Responsável: Profa. Suely de Brito Clemente Soares Cibertecária - Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP Plataforma EaD: TecEdu - http://www.cbcon.com.br Carga horária: 60 horas
Duração: 60 dias corridos para cada turma

Inscrições on line: de 01 de julho a 02 de agosto de 2010 Data do Curso: 02 de agosto a 30 de setembro de 2010

Investimento: parcela única de R$ 250,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$350,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB

*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.

Aceitamos inscrições por empenho:

Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP


Público alvo: bibliotecários, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos.

Ementa: A pesquisa na literatura técnico-científica. O QUÊ , COMO e ONDE recuperar todo tipo de literatura acadêmica na web. Etapas que antecedem a pesquisa acadêmica propriamente dita, em qualquer base de dados: 1) a elaboração do perfil de interesse do pesquisador (estratégia de busca com todas as palavras-chave e seus cruzamentos, em pelo menos duas línguas); 2) saber a melhor maneira de se "perguntar" aos sistemas de busca acadêmicos, para que os resultados sejam mais precisos e 3) escolher onde pesquisar na diversidade de fontes, de acesso gratuito ou não, que estão disponíveis em diferentes interfaces de busca, em constantes mudanças, e que recuperam produtos em diferentes formatos.

Objetivo: Fornecer aos participantes todos os conceitos fundamentais e a prática (orientada e individualizada) que necessitam para que consigam, de forma autônoma, recuperar na web todas as informações e/ou documentos necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas acadêmicas, especialmente as que estiverem em andamento.

Metodologia: A metodologia adotada tem um enfoque teórico-prático e visa a capacitar o participante a construir e manter atualizado seu perfil de interesse (O QUÊ), estruturar sua estratégia de busca (COMO) e escolher as melhores fontes de informação de acordo com seu tema de pesquisa (ONDE). A cada conceito teórico serão atribuídas atividades passíveis de avaliação. Receberão certificado os alunos que desenvolverem 100% das atividades propostas. Para isto contarão com toda assessoria necessária da professora e animador(es).
Pré-Requisitos: é desejável que o participante utilize conexão internet banda larga e dedique-se por 30 horas durante o período do curso, no horário que preferir. É desnecessário ter conhecimento prévio de EaD.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 O quê pesquisar?
1.1. Apresentação deste tópico
1.2 Perfil de interesse
1.3. Dado - informação

2 Como pesquisar
2.1 Apresentação deste tópico
2.2 Navegar sem naufragar: estratégia de busca
2.3 Operadores Boleanos AND or NOT e Truncagem * $ ?
2.4 Outros tipos de busca

3 Onde pesquisar?
3.1 Apresentação deste tópico
3.2 Bibliotecas e Pesquisadores Híbridos
3.3 Buscadores e Metabuscadores NÃO acadêmicos
3.4 Buscadores e Metabuscadores acadêmicos
3.5 Bases de dados referenciais
3.6 Bases de dados de fontes
3.7 Ligações (links, enlaces) entre as bases de dados

2 - Competência em Informação para Bibliotecários Profa. Dra. Elisabeth Adriana Dudziak

Plataforma Moodle
Carga horária: 50 horas

Inscrições online: de 01 de julho a 02 de agosto de 2010 Data do Curso: 3ª turma - 02 de agosto a 13 de setembro de 2010

Investimento: parcela única de R$ 250,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$350,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB

*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.

Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP

Apresentação do curso

Hoje, mais do que nunca, os profissionais da informação (como o bibliotecário, o analista de informações e o documentalista), necessitam ser competentes em informação. Isto significa ser um expert no domínio de habilidades, conhecimentos e atitudes que capacitam o indivíduo a lidar com a totalidade do ciclo informacional. Além disso, cabe ao profissional da informação promover meios e implementar ações educacionais que tornem crianças, adolescentes e adultos competentes em informação.

Ementa do curso

Apresenta o conceito e suas nuances, assim como proporciona uma oportunidade de reflexão e modificação da visão que o profissional da informação tem de sua própria atuação. Inclui: origem e evolução do conceito, características e componentes, modelos de processos e paradigmas, atuação do profissional da informação, procedimentos para aprimoramento da competência em informação.

Objetivo

Aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à competência em informação.
Público-alvo: Profissionais da informação Conteúdo programático

Módulo 1 – O significado da competência em informação Aula 1 – Introdução ao conceito de competência Aula 2 – Origem e conceituação da competência em informação Aula 3 – Componentes da competência em informação

Módulo 2 – Implementando ações voltadas à competência em informação Aula 4 – A atuação do profissional da informação Aula 5 – Como aprimorar sua competência em informação Aula 6 – Bases pedagógicas e didáticas Base conceitual

O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.