Caros amigos e colegas
Recentemente participei do Projeto Sino Azul, da Fundação Telefônica, que teve como um de seus objetivos a disponibilização, via Internet, dos conteúdos da Revista Sino Azul, publicada pela antiga Companhia Telefônica Brasileira a partir da década de 20.
A Revista é parte da documentação arquivística, bibliográfica e museólogica que hoje é mantida pela Fundação Telefônica e trata de temas diversos que transitam entre ciência, tecnologia, cotidiano, história das telecomunicações, cultura, etc.
Ao ser convidado pela Audoc.con (http://www.audoc.com.br/), tive a oportunidade de coordenar o projeto específico de catalogação, indexação (atribuição de palavras-chave ou assuntos) e disponibilização, em formato digital, de cada um dos fascículos que compõem a Coleção Sino Azul.
O Projeto, desenvolvido junto a uma equipe multidisciplinar composta por bibliotecários e profissionais de Tecnologia da Informação, é resultado de uma profunda reflexão informacional e histórica acerca da Revista Sino Azul que sem dúvida é uma fonte para diferentes tipos de interesses e de pesquisas.
Gostaria de compartilhar com vocês este momento indicando os três links abaixo:
1) Matéria sobre o Projeto Sino Azul: "Telefônica lança versão digital da revista histórica Sino Azul":
http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4437126-EI3615,00.html
2) Vídeo sobre a exposição e sobre o Projeto Sino Azul (com pequena entrevista feita comigo ao final):
http://terratv.terra.com.br/Noticias/Brasil/4194-303050/Telefonica-digitaliza-revistas-historicas-e-lanca-site.htm
3) Link para acesso ao catálogo completo da Revista Sino Azul:
www.colecaosinoazul.org.br
Nesta versão on-line do catálogo ainda há alguns ajustes a serem feitos, seja em relação às estratégias e resultados de pesquisa ou mesmo na exibição do Formato Marc 21, mas gostaria de divulgar o Projeto desde já.
Conto com suas sugestões e/ou opiniões.
Espero que gostem e divulguem!
Um abraço,
André de Araújo - Bibliotecário (CRB-8: 6831)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.