quinta-feira, 15 de abril de 2010

Seminário Internacional de Literatura e Leitura



Prefeitura de Caxias do Sul
Secretaria Municipal da Cultura
Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer


Seminário Internacional de Literatura e Leitura
Memória: da oralidade à escrita




Programação

Dia 24 de maio, segunda-feira


19h30min
ABERTURA
Local: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul
Palestra:
“ La destrucción de los libros em la historia:desde Alejandría hasta el presente”
Palestrante: Fernando Báez (Escritor, Caracas, Venezuela)
Mediador: Profº Dr. Jayme Paviani ( Professor e escritor, Caxias do Sul,RS, Brasil)
Participação especial: Delmino Gritti ( escritor, Caxias do Sul, RS, Brasil)


Dia 25 de maio, terça-feira

Ciclo de Palestras


MANHÃ

Das 8h às 10 horas
Tema:
A arte de contar histórias no século XXI
Palestrante:
Cléo Busatto (Escritora e contadora de histórias, Curitiba, Brasil)
Das 10h30min às 12h30min
Tema:
“Leitor benévolo...perdoa-me”
Palestrante: Ana Virgínia Teixeira da Paz Pinheiro(Bibliotecária, chefe da divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil)
TARDE

Local: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul

Horário: das 13h30 às 15horas

Painel de Debates

Tema: Diante da vertiginosa produção editorial e considerando que o papel tem se mostrado o meio mais eficiente para a preservação da memória, o que se vislumbra como “Repositório” dessa produção a médio e a longo prazo?

Ou seja,

Para nós, profissionais que atuam nas Bibliotecas Públicas, escolares, por exemplo, como vamos preservar? Que critérios usar?



Painelistas:
Fernando Báez (Escritor, Caracas, Venezuela)

Ana Virgínia Teixeira da Paz Pinheiro ( Bibliotecária, chefe da divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil)

Morgana Marcon ( Bibliotecária, Diretora da Biblioteca Pública do Estado do RS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil)

Cléo Busatto ( Escritora e contadora de histórias, Curitiba,PR, Brasil)

Delmino Gritti ( Poeta, Caxias do Sul, RS, Brasil)

Jayme Paviani ( Professor e escritor, Caxias do Sul, RS, Brasil)

Facilitadoras : Maria Cristina Tiburi Pisoni ( Diretora da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, Caxias do Sul,RS, Brasil)
Maria Nair Sodré Monteiro da Cruz ( Bibliotecária Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, Caxias do Sul, RS, Brasil)

###############

Fernando Báez
Professor com Licenciatura em Educação, Dr. em Bibliotecologia e pesquisador. Iniciou sua carreira estudando filosofia grega, com interesse especial em Aristóteles. Escritor com publicações traduzidas para vários idiomas, conferencista e detentor de vários prêmios, entre os quais: Prêmio Internacional Vintila Horia, Premio Nacional de Cultura ( Venezuela) Prêmio Nacional do Livro ( Brasil).
Foi diretor da Biblioteca Nacional da Venezuela. Publicou,entre outros, os livros: “A História Universal da Destruição dos Livros” e “El Saqueo Cultural de América Latina”.

Ana Virginia Pinheiro
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UNIRIO (1978) , especialista em "Análise, Descrição e Recuperação da Informação" (UNIRIO, 1985) e em "Administração de Projetos Culturais" (FGV-RJ, 1985); mestre em "Administração Pública" (Fundação Getúlio Vargas-RJ, 1993). Chefia a Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional brasileira, onde é bibliotecária desde 1982; Pesquisadora Professora.

Cléo Busatto
É escritora. Mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil. Narradora oral de histórias. Investiga a narração oral no meio digital o que resulta na produção de softwares educativos. Mestre em Teoria Literária pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora transdisciplinar e membro do Cetrans - Centro de Transdisciplinaridade.

Jayme Paviani
Possui graduação em Filosofia e Direito.Mestre e Doutor em Letras. Pós-doutorado em Filosofia Grega na Universidade de Pádova, Itália. Ex-professor da UNISINOS e da PUC - RS onde também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Atualmente professor e coordenador do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem mais de trinta livros publicados, além de artigos e ensaios. Publicações de 2009: Sobre todas as coisas; Epistemologia prática.


Morgana Marcon
Diretora da Biblioteca Pública do Estado e Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, desde janeiro de 2003;diretora do Departamento do Livro e Bibliotecas Públicas do Estado, desde janeiro de 2007;Coordenadora dos Encontros Macroregionais de Cultura no RS – interiorização da Secretaria de Estado da Cultura (2003-2006);Coordenadora dos trabalhos para regulamentação da Lei do Livro Estadual;Coordenadora de diversos projetos na área de bibliotecas públicas.

Delmino Gritti

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1968). Desenvolve trabalhos em relação ao livro, desde 1965. Em 1969 foi premiado com o roteiro do filme:”Hoje o susto eletrônico.”Participou do livro de poemas “Matrícula”(1967) e também publicou: “Sobre o livro e o escrever-vol. I”, “Dos tijolos da Suméria aos megabytes pós-humanos do terceiro milênio - Sobre o livro e o escrever-vol.II”(2007)” e “Conc(s)ertos em dó maior para as perdas do espanto”(2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.