terça-feira, 27 de maio de 2025

CRB-10 informa : IX Encontro de Bibliotecários Paulus

O IX Encontro de Bibliotecários PAULUS é um evento voltado para profissionais da área, com palestras e discussões sobre temas relevantes para bibliotecas e educação .

📅 Data:04/07

📍 Local: Paulus Livraria  de Porto Alegre

Venha fortalecer a rede de bibliotecários engajados na missão de promover o conhecimento e a cultura.

Contamos com sua presença!

 

terça-feira, 6 de maio de 2025

CRB-10 INFORMA: III CICLO DE DEBATES COM A BIBLIOTECONOMIA


Promoção

Curso de Biblioteconomia da UCS

Coordenação

Luciana Kramer Pereira - UCS

Público-Alvo

Bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia e demais interessados.

Objetivos

Oportunizar reflexões acerca de temáticas relevantes para profissionais e estudantes da Biblioteconomia.

Carga Horária

2 horas - Válidas como atividades complementares

Transmissão

O encontro acontecerá de forma online através da plataforma Youtube.
Acesse a Transmissão

Palestrantes


As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até dia 20 de maio de 2025. Vagas limitada

inscrições : https://bit.ly/3CicloBiblio

 

 

 

CRB-10 Informa : MEC ESTABELECE REGRAS PARA BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS - CONTEÚDO DIVULGADO, ORIGINALMENTE, PELO CRB-8

 O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) publicaram recentemente a Portaria Interministerial nº 2/2025, que define as diretrizes para o atendimento às bibliotecas públicas e comunitárias por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A operacionalização ficará sob responsabilidade do FNDE, garantindo a distribuição de livros e materiais por meio de doação com encargo — ou seja, as bibliotecas beneficiadas deverão assegurar o uso adequado e a conservação desses materiais, conforme as normas dos ministérios envolvidos.

Segundo a portaria, o MEC será responsável pela avaliação pedagógica, formação e monitoramento das ações do programa, enquanto o MinC coordenará o cadastro oficial das bibliotecas aptas a participar do PNLD e promoverá capacitações via o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Estados e municípios interessados deverão manter seus cadastros atualizados e firmar cooperação entre as secretarias do PNLD e os órgãos responsáveis pelas bibliotecas, garantindo o cumprimento das exigências e o acesso da população à leitura e à informação.

Confira aqui o link da Portaria Interministerial nº 2/2025: https://abre.ai/mGmy




 

CRB-10 em ação

Comissão pressiona governo Leite a assinar TAC para reestruturar bibliotecas da rede pública .Documento recomenda, há um ano, mudanças na gestão de bibliotecas do ensino público

Por Sul 21- sul21@sul21.com.br

 




foto:CelsoBender/ALRS                                                                                          

Comissão se reuniu na manhã desta terça-feira (29).

 A Comissão de Educação, Cultura, Desporto Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública na manhã desta terça-feira, (29), para tratar da oferta e qualidade das bibliotecas nas escolas das redes pública e privada no Rio Grande do Sul, assim como da falta de bibliotecários nestes espaços. O debate foi conduzido pelas deputadas Patrícia Alba (MDB) e Sofia Cavedon (PT). “O livro é insubstituível na formação dos alunos. Precisamos encontrar uma solução para que os estudantes voltem a ter contato com os livros e o acesso às bilbiotecas”, salienta Cavedon.

 

A deputada petista afirma que, desde 2019, vem denunciando o fechamento de bibliotecas das escolas, a carência de profissionais especializados e a perda de acervos. “Em decisão tomada em 2024, o Tribunal de Contas do Estado recomendou a realização de concursos públicos para profissionais e técnicos em biblioteconomia e a conservação e atualização dos acervos literários das bibliotecas da rede estadual”, explicou. No último censo escolar, de 2024, o percentual de bibliotecas existentes na rede estadual chegou a 86%, enquanto a rede privada ficou em torno de 63%. Contudo, o percentual de profissionais ou auxiliares nas bibliotecas da rede pública não chega a 25%.

 

A Comissão pressiona o governo do Estado a assinar um Termo de Ajustamento de Contuda (TAC), que recomenda a realização de concurso público para bibliotecários ou técnicos em biblioteconomia e também orienta a atualização e conservação do acervo literário das bibliotecas da rede estadual. A assinatura do documento foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado em abril do ano passado com aval do Ministério Público de Contas. Para o procurador-geral do MPC, Ângelo Borghetti, “são evidentes os prejuízos da educação e a falta de bibliotecas e profissionais bibliotecários”.

 Já o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Filipe da Silveira, observou que a inexistência ou fechamento de bibliotecas é sintoma de uma educação precarizada. “Nossas bibliotecas estão fechadas, sem profissionais habilitados, sem acervo, sem espaços físicos”, testemunhou.

 Procurada pelo Sul21, a Secretaria de Educação do RS não respondeu as tentativas de contato até a veiculação da matéria.