segunda-feira, 4 de novembro de 2024

CRB-10 Informa: II Ciclo de Debates com Biblioteconomia: Sistema Carcerário e as Bibliotecas

 


📅 06/11, quarta-feira, 19h30 (Horário de Brasília)

💻 Evento online

 🗣️ Debatedores:

 Bruno Silveira Rigon - Doutor em Ciências Criminais, Professor na UCS

Neli Miotto - Pós-Graduada em Formação de Leitores, Bibliotecária no Banco de Livros

🎤 Mediação: Professora Luciana Kramer Pereira (Biblioteconomia UCS)

 🔗 Inscrições: https://www.ucs.br/site/eventos/debates-com-a-biblioteconomia-sistema-carcerario-e-as-bibliotecas/

📺 Transmissão no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2q45-UvnzzA

CRB-10 Informa : A homenagem recebida pela bibliotecária, cuja dedicação são fundamentais para a promoção do conhecimento e a disseminação da informação.

 

Câmara concede Troféu Honra ao Mérito à Morgana Marcon

29/10/2024 16:43


TwitterFacebookNa tarde desta terça-feira (29/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o Troféu Honra ao Mérito à bibliotecária Morgana Marcon. A honraria foi entregue em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, com proposição do vereador Adeli Sell (PT).

O proponente relembrou sua chegada à Capital, há cerca de 50 anos, quando costumava visitar a Biblioteca Pública do Estado, aos sábados de manhã, para estudar. Foi neste local onde conheceu a homenageada anos depois. “A Morgana, esteja onde estiver, ela é Morgana Marcon. Bibliotecária dedicada, determinada e ousada. Nos longos anos na administração da Biblioteca Pública do Estado, este patrimônio, este encanto, ela começou algumas obras, restauros e reformas que são hoje importantíssimas para a cidade de Porto Alegre. Que continue assim porque é o resgate de um dos patrimônios mais bonitos e encantadores da cidade. Lá a gente respira um outro mundo, mas um mundo possível, do conhecimento e da leitura”, disse. 

A homenageada agradeceu a honraria, a presença de seus parceiros de jornada, e ao público da Câmara. Ela relembrou sua trajetória à frente da Biblioteca Pública do Estado, onde teve sua gestão focada na restauração do prédio histórico, na preservação do acervo de obras raras e no oferecimento de diferentes programações culturais. “Implantamos mais de 150 bibliotecas públicas em todo o Estado do Rio Grande do Sul, modernizamos o setor de braille, criamos o clube de leitura Gibiteca e realizamos diversos projetos em diferentes áreas além da literatura: música, teatro e dança. Porque a Biblioteca Pública é um espaço de todas as artes e de todos os públicos”, afirmou. Morgana também mencionou sua jornadas de 32 anos como servidora pública e dedicou sua homenagem aos que fizeram parte de sua caminhada. “Nada se constrói sozinha, por isso agradeço a todos que trabalharam comigo nesses longos anos: bibliotecários, assistentes administrativos, historiadores, arquivistas, jornalistas e estagiários”. Ela finalizou agradecendo aos seus familiares e anunciou a gratidão pelo reconhecimento pouco antes de sua aposentadoria, prevista para 2025.

Histórico

Morgana Marcon é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1992. Em 2012, concluiu a extensão em gestão e políticas culturais pela Universidade do Vale dos Sinos.  É funcionária pública estadual da Secretaria da Cultura desde o ano de 1992. Já atuou como docente no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS e foi diretora da Biblioteca Pública Estadual Leopoldo Bernardo Boeck. Entre 2000 e 2002, presidiu o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região.

Morgana foi diretora da Biblioteca Pública do Estado do RS de 2003 a 2023. Em sua trajetória, coordenou a implantação de mais de 150 bibliotecas públicas municipais, treinou equipes de bibliotecas, atuou como palestrante e oficineira em diversos eventos e em municípios do RS bem como em outros Estados, como convidada. Atualmente, Morgana atua na Biblioteca Pública Leopoldo Bernardo Boeck, localizada no Bairro Jardim Sabará, onde desenvolve o projeto “Dobrando Histórias”, através de parceria com o Centro Comunitário Coinma, que traz as crianças das escolas para dentro da biblioteca e realiza outras atividades em parceria com entidades da região.

Texto   Brenda Andrade (estagiária de jornalismo)

Edição Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

CRB10 Informa :Pesquisa sobre bibliotecárias e tecnologia! - Participe

 


Sou Gabrielly Vedana, estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Junto com a Profa. Dra. Priscila Sena, estou desenvolvendo uma pesquisa para o meu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Perspectivas e Desafios de Bibliotecárias que Atuam no Contexto Tecnológico no Brasil".

 

Entro em contato para pedir a sua ajuda na divulgação da pesquisa para profissionais que possam se enquadrar no perfil investigado, ou até mesmo para quem atua na área de TI dentro da Biblioteconomia. Será incrível se você puder compartilhar com sua rede de contatos! 

 Ah...e ainda responder, se você também representar o público que queremos conhecer.

 O questionário é curto e direto, com apenas 20 perguntas distribuídas em 4 seções:

  • Localidade e Formação (5 perguntas)
  • Área de Atuação (5 perguntas)
  • Competências Bibliotecárias (6 perguntas)
  • Características Pessoais (4 perguntas)

 Leva no máximo 10 minutos para fazer parte!

 A sua contribuição é essencial para fortalecer nossa profissão e entender os desafios que as bibliotecárias enfrentam na área tecnológica. 💜📚

 Aqui está o link do questionário: https://forms.gle/PcnQpTe7nCwcrFBc8

 

Desde já, agradeço imensamente por sua colaboração!