quinta-feira, 29 de outubro de 2020

CRB-10 Divulga : Comissão Eleitoral comunica homologação da Chapa

Comunicamos que o processo eleitoral para a Gestão 2021-2023 está em andamento e a chapa concorrente foi devidamente homologada pela Comissão Eleitoral.

     
A eleição será online, entre os dias 9 e 13 do mês de novembro/2020.

 Nos próximos dias, todos os registrados deverão receber um e-mail da STUDIOS TI, empresa responsável pelo processo online, para cadastramento de senha. 

Também, nos próximos dias efetuaremos demais divulgações sobre o pleito.

 

 Lembramos que o VOTO É OBRIGATÓRIO para todos os profissionais com registro ativo no conselho.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

CRB-10 Divulga : SNLB 2020 - Universidade Federal do Rio Grande

 Nos dia 26 e 27 de outubro às 18h  no canal do YouTube, como tema: Os desafios do SiB FURG em tempos de pandemia. 

Confira a programação.

 



quinta-feira, 22 de outubro de 2020

CRB-10 Divulga : 45 anos do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, a XXII Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da FURG

 Ocorre hoje , 22/10, às 16h mais uma mesa redonda em comemoração aos 45 anos do curso de Biblioteconomia da FURG.

A Mesa-redonda Profissão: Bibliotecário(a) contará com os Presidentes do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) e Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientista da Informação e Instituições (FEBAB).

Transmissão: Canal do Curso de Biblioteconomia da FURG no Youtube

Confira programação completa no site do evento: https://www.even3.com.br/bibliofurg45/




CRB-10 Divulga: WEBINAR: PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA BIBLIOTECA - MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

 O Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC) convida para o Webinar Pessoas com Deficiência Visual na Biblioteca: mobilidade e acessibilidade.

   Dia: 29 de outubro de 2020

  Hora: 14h30 (Horário Manaus)

✍🏽 Link de inscrição: https://bit.ly/36H6bDd   





quarta-feira, 21 de outubro de 2020

CRB-10 Divulga: Goethe-Institut promove eventos online sobre literatura indígena com Julie Dorrico e Roni Wasiry Guara

 Eventos serão transmitidos através do canal do Instituto no Youtube 

No âmbito das iniciativas do Goethe-Institut que incentivam as reflexões acerca das relações de poder e processos de decolonização, a Biblioteca do Goethe-Institut Porto Alegre promove dois encontros online sobre literatura indígena com a escritora Julie Dorrico. Descendente do povo Macuxi, a escritora aborda no primeiro encontro aspectos fundamentais do movimento literário indígena. No segundo evento, Julie Dorrico conversa com o escritor Maraguá Roni Wasiry Guara sobre sua trajetória literária e cultural.

 A concepção e produção é de Lívia Biasotto em parceria com a Biblioteca do Goethe-Institut e apoio cultural da Cuco Produções.

Sobre a autora e o autor:

Julie Dorrico é doutoranda em Teoria da Literatura no PPG de Letras da PUCRS. Mestre em Estudos Literários. Autora de “Eu sou macuxi e outras histórias” (Editora Caos e Letras, 2019). Primeiro lugar no Concurso Tamoios/FNLIJ (2019). Idealizadora das páginas @leiamulheresindigenas e @literaturaindigenaro no Instagram e do canal no YouTube “Literatura Indígena Brasileira”. Pesquisadora de literatura de autoria indígena do Brasil

Roni Wasiry Guara é escritor Maraguá. Natural de Paraná do Ramos, Amazonas. O povo Maraguá habita a área indígena Maraguapajy, o país dos Maraguá, situado no município de Nova Holinda do Norte. A área abriga pessoas de três etnias: Saterê-Mawé, Parintintin e Maraguá. É professor da escola CFR - Casa Familiar Rural, que trabalha com questões voltadas ao Desenvolvimento Sustentável, à Preservação do Meio Ambiente, ao Manejo Florestal e a Técnicas Agrícolas, um ensino diferenciado. É formado em Pedagogia Intercultural Indígena e Técnico em Radiologia. É casado com Francineide Alves, é pai de Isadora e Riki Wasari.

 

SOBRE A PROGRAMAÇÃO:

A literatura indígena brasileira contemporânea: identidade, voz e corpo

Conferências online e ao vivo com Julie Dorrico e Roni Wasiry Guara

Transmissão: Youtube| Goethe-Institut Porto Alegre

http://bit.ly/youtubegipoa


SINOPSE DA ATIVIDADE 1:

Conferência com Julie Dorrico

29/10/2020 | 19h (Horário de Brasília)

Mais informações: https://bit.ly/gipoajuliedorrico

Evento Facebook: https://fb.me/e/4lrcmyd3M

 

SINOPSE DA ATIVIDADE 2:

Julie Dorrico e Roni Wasiry Guara em diálogo

12/11/2020 | 19h (Horário de Brasília) 

Mais informações: https://bit.ly/gipoajulieerony





************************

MAIS DETALHES:

 





[ATIVIDADE 1]

A literatura indígena brasileira contemporânea: identidade, voz e corpo

Conferência com Julie Dorrico

29/10/2020 | 19h (Horário de Brasília)

Transmissão: Youtube | Goethe-Institut Porto Alegre

http://bit.ly/youtubegipoa


A literatura indígena brasileira contemporânea emerge dos escombros coloniais para afirmar o direito ao pertencimento e à expressão estética. A teoria literária indígena – e política – atua diretamente na desconstrução da matriz colonial ainda vigente, quando desarticula os conceitos e identidades raciais inventados e impostos pelo colonizador aos sujeitos originários. 

A teoria decolonial, nas articulações de Walter Mignolo e Aníbal Quijano, aponta para uma série de conceitos construídos pelo Ocidente que incidiram sobre os povos indígenas e de África como naturalizados, mas que eram na verdade etnogenocidas. Nesse sentido, ouvir o testemunho dos sujeitos indígenas, pela via oral ou impressa, constitui uma forma de resistência à naturalização das violências perpetradas historicamente pelas diferentes áreas de conhecimento, e, de forma poderosa, creditar aos corpos indígenas que suas vozes/enunciações têm valor. 

Nessa conferência Julie Dorrico abordará os aspectos da literatura indígena destacando os conceitos étnico-raciais “índio”, “ameríndio”, “tribo”, sugerindo alternativas conceituais ensejadas pelos próprios teóricos indígenas, tais como “indígenas, povo, etnia, nação”, e como fazer a leitura deles nas obras literárias dos autores.

Mais informações: https://bit.ly/gipoajuliedorrico

*****************

[ATIVIDADE 2] 



A literatura indígena brasileira contemporânea: Julie Dorrico e Roni Wasiry Guara em diálogo

12/11/2020 | 19h (Horário de Brasília)

Transmissão: Youtube | Goethe-Institut Porto Alegre

http://bit.ly/youtubegipoa


Depois de conhecermos os instrumentos conceituais medulares do movimento literário indígena, convidamos a todes para a roda de conversa com o escritor maraguá Roni Wasiry Guará que compartilhará sua trajetória literária e um pouco de sua cultura. Conhecermos um povo étnico, é também uma forma de desconstruirmos a noção de “índio genérico” que homogeneiza e apaga a sociodiversidade existente no território nacional.


terça-feira, 20 de outubro de 2020

CRB-10 Divulga : Lançamento do Livro - Epistemologias Latino-americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação.

 Bibliotecárias negras brasileira e colombiana produzem livro sobre epistemologias latino-americanas no campo biblioteconômico-, publicado pelo Selo Nyota.



Natália Duque Cardona, bibliotecária e docente da Universidade de Antioquia, e Franciéle Garcês, bibliotecária e pesquisadora de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, acabam de lançar a pré-encomenda do livro  O prefácio foi escrito pela Diretora da Escola Interamericana de Biblioteconomia da Universidade de Antioquia, Dorys Liliana Henao, e o livro foi elaborado com quatro capítulos, nos quais são abordadas reflexões críticas sobre interculturalidade no campo biblioteconômico-informacional, a dependência epistêmica e a colonialidade do saber na Biblioteconomia, os movimentos críticos contra-hegemônicos dentro da área, entre outros enfoques.


O lançamento está previsto para o início de novembro de 2020, a pré-encomenda do livro impresso (edição de impressão limitada) pode ser realizada até dia 27 de outubro de 2020. O sumário está disponível aqui: https://cutt.ly/tfIaf80  e o formulário de encomenda aqui: https://cutt.ly/dfFKitK 

Instagram:@selonyota

site: https://www.nyota.com.br/ 




CRB-10 Divulga : Processo Seletivo para o Bacharelado em Biblioteconomia EAD da UFRGS



 Estão abertas as inscrições para o curso de Bacharelado em Biblioteconomia EAD da UFRGS entre os dias 20/10 e 09/11/2020 exclusivamente pelo site www.ufrgs.br/coperse/bibead.

A seleção para os cursos de graduação a distância da UFRGS será realizada exclusivamente pelo Enem, pela impossibilidade de realização de provas presenciais.


CRB-10 Divulga: Curso de formação “Leitura, Literatura e Território Comunitário” pelo Cirandar



Já  estão com as inscrições abertas.Confira  a programação e te inscreve preenchendo o formulário disponível em linktr.ee/cirandar 

Serão 30 vagas disponíveis, e, em caso de maior número de interessados, a escolha de suplentes acontecerá mediante os seguintes critérios: 

 Deve estar atuando em projetos de leitura comunitários

 Um participante por iniciativa cultural

 Justificativa do interesse pela formação

A lista com todos os selecionados será divulgada no dia 26 de outubro. 




terça-feira, 13 de outubro de 2020

CRB-10 Divulga: HOMOLOGAÇÃO DE REGISTRO DE CHAPA



O CRB10 informa que foi publicada no Diário Oficial da União, a homologação da chapa, composta pelas (os) bibliotecárias(os) :


Adriane Curi da Silva CRB-10/2015; Aliriane Ferreira Almeida CRB-10/2369; Eunice Koenig CRB-10/1992; Gabriela Berteli Nora CRB-10/2449; Gilberta Ferreira da Costa CRB-10/2458; Gislene Sapata Rodrigues CRB-10/1997; Grazieli Demoliner CRB-10/2332; Karen Silveira Triches CRB-10/1964; Magda de Souza Avila CRB-10/2208; Mara Solange Franke CRB-10/1787; Marioni Dornelles da Silva CRB-10/1978; Mary Nice Branchi de Souza CRB-10/2159. CONSELHEIROS SUPLENTES: Anelise Silva da Rosa CRB-10/2546; Bruna Loregian CRB-10/2329; Caroline Bilhar da Silva CRB-10/2432; Fabrício Schirmann Leão CRB-10/2162; Flavia Menezes de Carvalho CRB-10/1512; Josiene da Silva Niesciur CRB-10/2256; Karen Machado Rodrigues CRB-10/2321


Para ler a publicação na íntegra :,https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-8-de-outubro-de-2020-%20homologacao-de-registro-de%20-chapa-282358227e aqui.


Lembramos que nos termos do disposto no artigo 19 da Resolução CFB 221/2020, qualquer bibliotecário, de forma fundamentada, poderá impugnar, no prazo de dois dias úteis, o requerimento de registro de candidato, contado da publicação do edital de homologação das chapas, oferecendo prova do alegado, sob pena de indeferimento. 


sexta-feira, 9 de outubro de 2020

CRB-10 Divulga: Lançamento o Grupo de Trabalho Relações Étnico-raciais e Decolonialidades (RERAD-FEBAB): um marco para a Biblioteconomia Negra Brasileira

No dia 31 de julho aconteceu um momento histórico para a Biblioteconomia Negra Brasileira:

o lançamento do Grupo de Trabalho Relações Étnico-raciais e Decolonialidades, vinculado à

FEBAB. Fruto da luta do movimento de bibliotecárias e bibliotecários negros brasileiros e da

inclusão da Agenda 2030 pela FEBAB, o GT tem como objetivo “discutir e realizar ações em

prol da promoção da diversidade étnico-racial, emancipação de povos em vulnerabilidade

econômica, social e educacional por intermédio do acesso à informação e às bibliotecas,

bem como refletir sobre a decolonização do ensino e prática em Biblioteconomia em solo

brasileiro” (RERAD, 2020). Sua contribuição irá refletir na aplicação das Leis Federais

10.639/2003 e 11.645/2008, assim como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a

Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e

Africana. Além disso, as ações do GT atendem aos Objetivos 3, 4, 5 e 10 da Agenda 2030,

da Organização das Nações Unidas; abre espaço para discussões da Década Internacional

de Afrodescendentes (2015-2024), também da ONU; está em consonância com as

preocupações da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), em

especial, da Seção Serviços de biblioteca para populações multiculturais; além de pautar ações

e estratégicas passíveis de parcerias com outros Grupos de Trabalhos e Comissões Brasileiras

da própria Febab, em temáticas como Bibliotecas Prisionais, Diversidade e Enfoque de Gênero,

Serviços para Pessoas Vulneráveis, Competência em Informação e Acessibilidade.

Estruturado por meio de um planejamento estratégico, o GT divide-se em cinco

dimensões de trabalho: trabalhar com elaboração de materiais didáticos, formação

para bibliotecárias e bibliotecários (e demais profissionais) sobre as relações

étnico-raciais e decolonialidade, aplicação de estudos e ações regionais, criação de

redes de profissionais e intervenção social. O Grupo está sob coordenação da

Professora Ana Paula Meneses Alves e conta com os seguintes integrantes: Ana

Claudia Borges Campos (Espírito Santo), Ana Cristina Xavier de França (Rio Grande do

Sul), Angelita Garcia (São Paulo), Cledenice Blackman (Rondônia), Dávila Feitosa

(Ceará), Edilson Targino de Melo Filho (Paraíba), Franciéle Carneiro Garcês da Silva

(Santa Catarina), Jocélia Martins de Oliveira (Goiás), Leyde Klebia Rodrigues da Silva

(Bahia), Marcio Ferreira da Silva (Maranhão), Priscila Rufino Fevrier (Rio de Janeiro) e

Roberta Kelly Amorim de França (São Paulo).

As ações do GT podem ser acompanhadas pelas mídias sociais Instagram

(https://www.instagram.com/gtrerad.febab/)

, twitter (https://twitter.com/RFebab) e

no site da FEBAB para os GTs (https://www.acoesfebab.com/etnico)

 

CRB-10 Divulga : Processo seletivo Bombeiros - SC

 

  O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa acerca da abertura das inscrições para a seleção que vai preencher vagas de Designer Gráfico e Bibliotecário. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de outubro de 2020, por meio do acesso ao site de processos seletivos do CBMSC. https://processoseletivoact.cbm.sc.gov.br/


segunda-feira, 5 de outubro de 2020

CRB-10 DIVULGA - REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE EDITAIS ALDIR BLANC

 


O convite do  Instituto Estadual do Livro e a Setorial do Livro, Leitura e Literatura para pessoas e instituições da área do LIVRO interessadas em concorrer aos Editais,  para isso precisa participar de uma reunião por meio da plataforma Google Meet na próxima terça-feira, 06 de outubro, às 10h. 

A transmissão, com a apresentação da Setorial, contará ainda com a presença de integrantes do Pró-Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e, servirá para o esclarecimento de dúvidas sobre os editais da Lei Aldir Blanc (http://www.procultura.rs.gov.br/index.php?menu=dccinf) especificamente para a área do Livro.

Link da Reunião: https://meet.google.com/ice-abdd-xgw

Contamos com sua participação e com sua ajuda para compartilhar este convite com todos os possíveis interessados da área.

Algumas informações sobre os Editais:

EDITAL SEDAC nº 09/2020 Edital de Concurso - Produções Culturais e Artísticas -  http://www.procultura.rs.gov.br/upl4086/1601555019edital_sedac_09_2020_producoes_culturais_e_artisticas.pdf

DIRETRIZES:

a) reconhecer a importância da cultura, da economia criativa e do patrimônio histórico e cultural para o desenvolvimento do Estado; 

b) promover a contratação de serviços, gerando oportunidades de trabalho para artistas, técnicos e agentes culturais, grupos e coletivos; 

c) proporcionar experiências inovadoras, criativas e inclusivas de difusão, distribuição e fruição de bens e serviços culturais, possibilitando o acesso e o consumo pela população; 

d) valorizar a liberdade criativa e a pluralidade de expressões culturais, possibilitando a transversalidade e o intercâmbio entre os segmentos da cultura e reforçando o respeito às diferentes identidades.

Quem pode participar? produtor cultural pessoa jurídica de direito privado, sendo condição obrigatória o cadastro regularmente habilitado no Cadastro Estadual de Produtor Cultural – CEPC junto à Sedac, nos termos da Instrução Normativa SEDAC nº 04/2020. (é possível fazer o cadastro de produtor cultural de forma online).

PRAZO DE INSCRIÇÃO: até às 16h59min de 16 de outubro de 2020 


EDITAL SEDAC nº 10/2020 -  Edital de Concurso Aquisição de Bens e Materiais - http://www.procultura.rs.gov.br/upl4086/1601555205edital_sedac_10_2020_aquisicao_de_bens_e_materiais.pdf

DIRETRIZES:

a) Viabilizar estrutura para grupos, coletivos, espaços e organizações culturais; 

b) Possibilitar a qualificação ou a adaptação de projetos e ações interrompidas durante a pandemia da COVID -19; 

c) Movimentar a economia por meio das aquisições de bens, equipamentos e materiais; 

d) Estimular iniciativas culturais que possam adquirir e ofertar bens culturais para a população do Estado.  

Quem pode participar? produtor cultural pessoa jurídica de direito privado, sendo condição obrigatória o cadastro regularmente habilitado no Cadastro Estadual de Produtor Cultural – CEPC junto à Sedac, nos termos da Instrução Normativa SEDAC nº 04/2020. (é possível fazer o cadastro de produtor cultural de forma online).

PRAZO DE INSCRIÇÃO: até às 16h59min de 16 de outubro de 2020