sexta-feira, 24 de março de 2017

Nota do CRB10 sobre a terceirização irrestrita [Carta aberta a Michel Temer]

A Câmara dos Deputados ressuscitou uma proposta de terceirização irrestrita, esquecida na Casa desde 2002 (PL 4302/1998). Um dos argumentos é de dar novo ânimo ao mercado, estimular contratações, gerar empregos e diminuir ações na Justiça Trabalhista. Contudo, de acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), 82% dos casos de trabalhadores em situações análogas à escravidão são referentes ao trabalho terceirizado. Inúmeros trabalhos acadêmicos discorrem sobre o tema e classificam a terceirização como uma forma perversa de trabalho, pois a relação patrão/empregado fica precarizada, sendo prejudicada a parte mais fraca. Para a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a liberação da terceirização irrestrita é inconstitucional. A entidade também aponta inconsistências ao criar a figura do trabalhador sem vínculo com a empresa onde desenvolve seu ofício. Um terceiro problema apontado pela Anamatra é a quebra da proteção decorrente do pacto social. Nesse sentido, o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10) é contra a terceirização e pede que as autoridades não tentem gerar empregos à qualquer custo. Soluções que aprofundarão as desigualdades econômicas e sociais no país não são bem-vindas. Queremos o veto presidencial no referido projeto-lei.

Painel Biblioteconomia SC - Submissão de Trabalhos


quarta-feira, 22 de março de 2017

Manual de Fortalecimento de Bibliotecas Acessíveis e Inclusivas

Manual de Fortalecimento de Bibliotecas Acessíveis e Inclusivas: lançado durante as celebrações do Dia do Bibliotecário no MinC, já está disponível! Baixe, leia, compartilhe e ajude a tornar a sua biblioteca um lugar ainda melhor

27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2017

O tema da 27º edição do CBBD 2017 será : “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: como as bibliotecas podem contribuir com a implementação da Agenda 2030”
O CBBD acontecerá de 16 a 20 de outubro de 2017, no Centro de Eventos da cidade de Fortaleza, Ceará. Mais informações: http://www.cbbd2017.com/

Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia

Evento promovido por um grupo de bibliotecários atuantes em campos, dos mais diversos segmentos e docentes do Curso de Graduação em Biblioteconomia das mais variadas universidades do país.

A ideia do evento é reunir alunos de graduação e bibliotecários interessados em empreender e inovar, vislumbrando novas perspectivas e possibilidades de atuação em seu campo profissional.
O evento se propõe a discutir temas relevantes relacionados à Biblioteconomia, assim como as condições das práticas destes em seus ambientes de trabalho, o evento permitirá o encontro de profissionais da informação dos diversos Estados brasileiros. 
As temáticas propostas tem extrema relevância para a compreensão de que existem diferentes espaços e formas de atuação e ocupação de um mercado, a partir da promoção de ações que valorizem e aumentem a perspectiva profissional, criando uma nova identidade a bibliotecários pela sociedade.
Neste sentido, o evento tem por objetivo oportunizar a aprendizagem, o compartilhamento e a troca de experiências sobre empreendedorismo e inovação na Biblioteconomia, reunindo, debatendo e aproximando bibliotecários do país. Estamos convictos que o evento além de fortalecer a classe, permitirá a reunião de bibliotecários de norte a sul do país com perspectivas diferenciadas.
No ano de 2017, o evento será realizado na Casa do Empreendedor Sebrae, no Rio de Janeiro, em 09/09/2017 visando ampliar a discussão sobre inovação e empreendedorismo em suas diversas vertentes, contando com painelistas de destacada atuação nacional na área.
Como na edição anterior, nesta terá mesas redondas para apresentação de cases de bibliotecários que empreenderam em seus próprios negócios ou seguiram trajetórias em campos emergentes da Biblioteconomia. Além disso, temos como novidade a apresentação de pitches e trabalhos científicos sobre empreendedorismo que convidamos para submeter sua experiência. O edital encontra-se em http://www.fieb.net.br/convocatoria.

Mais detalhes da programação preliminar encontra-se em: http://www.fieb.net.br/programacao-2017.

segunda-feira, 20 de março de 2017

ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE


Convidamos a participar do Aniversário de Porto Alegre, na CLL teremos lançamentos de livros, feira de trocas e encontro de clube de leitura e no dia 25 de março Seminário Porto Alegre segundo os seus escritores - Érico Verissimo, Josué Guimarães, Dyonélio Machado,Moacyr Scliar e Mário Quintana, Palestrantes: Dra. Regina Zilberman, Prof. Sergius Gonzaga, Profa. Dra. Márcia Ivana de Lima e Silva, Prof. Altair Martins e Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt.
PROGRAMAÇÃO LIVRO E LITERATURA
21 de março (terça-feira) - 19h
Lançamento do livro 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre, de Rafael Guimaraens
Local: Teatro Renascença

25 de março (sábado) - 9h
Seminário Porto Alegre segundo seus escritores
Local: Sala Álvaro Moreyra


25 de março (sábado) - 14h
Feira de Troca de Livros
Local: Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues

25 de março (sábado) - 16h
Clube de Leitura #LeiaMulheresPOA
Livro: A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksievitch
Local: Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

25 de março (sábado) - 17h Estimativa de público Lançamento do livro:
DezMiolados: crônicas (Farol 3 Editora ), vários autores
Local: Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues

Av. Érico Veríssimo, 307 - Bairro Menino Deus
Informações: bibliot@smc.prefpoa.com.br. Telefones 3289 8079

ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE

Atrações de teatrais, musicais, artísticas, literárias e esportivas aguardam a sua presença no próximo dia 19 de março, início das comemorações do aniversário da capital gaúcha que completará 245 anos, no dia 26 de março.
O início das atividades será no piquenique do jardim do Museu Joaquim Felizardo, na Cidade Baixa e irá até o dia 27 de março. Para descentralizar as comemorações, as atividades acontecerão em várias partes da cidade.

Confira a programação completa e escolha quais você participará!
http://aniversario.portoalegre.rs.gov.br/aniversario/



Piquenique da Leitra, promovido pela ARB e o CRB10 foi um sucesso.

Desta vez o tempo ajudou e o piquenique da leitura ocorreu sem problemas. Diversos livros, para todos os gostos, foram distribuídos em meio a um "panfletaço", com material informativo a respeito dos cursos de formação em Bacharelado em Biblioteconomia e Técnico em Biblioteconomia. Também foram esclarecidas dúvidas dos interessados na profissão. Agradecemos aos parceiros, em especial ao Banco do Livro, que forneceu o material para doação. O palhaço Faria, gentilmente contratado pela Editora Ática, também animou o ambiente.

















sexta-feira, 17 de março de 2017

PRORROGAÇÃO DE PRAZO - 35º PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA: CHAPECÓ

Local: UNOCHAPECÓ, em Chapecó/SC
Data: 2 e 3 de Junho de 2017
Tema: Do ensino às tecnologias: desafios da profissão
Prezados, comunicamos que o prazo para submissão de trabalhos ao 35º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina foi PRORROGADO para a data final dia 24-03-2017.
Maiores informações em: https://revista.acbsc.org.br/racb
Não perca esta oportunidade!
Lembramos que todos os trabalhos apresentados no evento serão Publicados na Revista ACB - Qualis B 2

Lembrete - Venha participar do piquenique da leitura


quinta-feira, 16 de março de 2017

O Dia Internacional do Contador de Histórias - Gravataí - 2017

O Dia Internacional do Contador de Histórias
Quem são? Contadores de Histórias.
Por que estão reunidos? Para celebrar O Dia Internacional do Contador de Histórias.
Quando? 20 de Março de 2017.
Onde? Gravataí – RS.


segunda-feira, 13 de março de 2017

VAGA BIBLIOTECÁRIO - FEEVALE - Nova Postagem

A Biblioteca Feevale está contratando Bibliotecário

Desejável conhecimentos em biblioteca escolar, mediação da leitura e ação cultural, para atuar no Campus I, com flexibilidade de horários.

Ficou interessado? 👀


Acesse www.feevale.br/oportunidades , procure pela vaga 43421 e envie seu currículo.



DIA DO BILIOTECÁRIO - FURG

Integrando homengens ao Dia do Bibliotecário, FURG promove palestra no dia 16 de março.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Site comemorativo ao Dia do Bibliotecário

A profissão de bibliotecário existe há bastante tempo, mas você sabe quem são os bibliotecários?
E o que eles fazem de fato?
É verdade que bibliotecários trabalham apenas em biblioteca?
Estas e outras explicações você pode ler (e compartilhar) no site que a ARB e o CRB-10 criaram para comemorar o Dia do Bibliotecário – 12 de março.
Além de se informar, você pode conferir a programação desta data para 2017: piquenique, palestras, oficinas e ARB Bar.

Neste domingo, dia 12 de março, é celebrado o dia do Bibliotecário. No Brasil, a profissão foi regulamentada no ano de 1962 através da Lei 4084.A data foi criada para reforçar ao profissional a necessidade de estar sempre atento à responsabilidade que sua atividade apresenta. Reafirmando a importância destes profissionais para a sociedade, o CRB-10 parabeniza a todos os Bibliotecários pelo seu dia.

Dia do Biliotecário

Vimos expressar nosso agradecimento e, compartilhar a homenagem recebida do Conselho Regional de Educação Física 2ª Região .


Palestra online gratuita - Biblioteca Escolar


Escopo da palestra
Neste encontro será discutido o uso de conteúdo digital nas bibliotecas escolares. Serão abordados a inclusão de conteúdo digital nos acervos, os tipos de livros digitais e a oferta de material em acesso aberto e licenciado. São identificadas as possibilidades de licenciamento para bibliotecas e aspectos relacionados à gestão do conteúdo digital.
A apresentação discorre sobre a importância em oferecer conteúdo digital aos usuários, compondo o acervo com recursos analógicos e digitais, em ambiente híbrido, respeitando as características de cada recurso, com consulta disponível pelo catálogo na Web ao público e gestão do conteúdo digital aos bibliotecários, definindo formas de acesso e utilização dos recursos disponíveis.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis em: www.sophia.com.br/palestrabibliotecas

quinta-feira, 9 de março de 2017

Convite : Associação Catarinense de Bibliotecários - Conselho Regional de Biblioteconomia - 14ª Região - cursos de BIBLIOTECONOMIA - UFSC e Biblioteconomia FAED UDESC

Está preparado?! 

Está chegando a super Comemoração da Semana do Bibliotecário!!! 

🎈🎉🎉🎉🎈🎉🎉🎉🎈🎉🎉🎉🎈🎉🎉🎉🎈🎉🎉🎉

São 4 dias de muitas atividades realizadas em diversos pontos da cidade de Floripa, com a presença de colegas ilustres e empolgad@s para mostrar o quanto amam a nossa profissão e também levantar questões para a nossa área 
😍

 INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI

Confira a programação incrível!! 
👇

===[ DIA 09/03/2017 - QUINTA-FEIRA - EFI/UFSC]===

FÓRUM DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES
📖 Tema: Políticas Públicas, Informação e Cultura

🏢 Local: Auditório do EFI na UFSC

🎭 19h: Contação de História 

19h30min: Abertura

📖 20h: Palestra de Abertura:
As bibliotecas públicas e as bibliotecas escolares no cenário das políticas públicas de Educação e Cultura no Brasil
Convidada: Prof.ª DrªElisa Machado (UNIRIO)

📣 21h: Debate

📖 21h30min: Demonstração do Manual Orientador Fortalecimento de Bibliotecas Acessíveis e Inclusivas

 Convidada: Salete Cecília de Souza (Coordenadora do Programa de Promoção de Acessibilidade da UNISUL)


===[ DIA 10/03/2017 - SEXTA-FEIRA - FAED/UDESC]===

OFICINAS ACB
(Esse evento tem custo de R$20,00 para não-sócios da ACB)

🏢 Local: Auditório Tito Sena da UDESC

08h às 12h
📝 Oficina 1: Competência em informação e pesquisa escolar
Ministrantes: Dani Spudeit e Jéssica Bedin
Inscrição gratuita para associados ACB e R$ 20,00 para não associados.
Confirmar inscrição até 07/03/2017


08h às 12h
📝 Oficina 2: Inovação e criatividade
Ministrante: Priscila Sena
Inscrição gratuita para associados ACB e R$ 20,00 para não associados.
Confirmar inscrição até 07/03/2017


14h às 18h
📝 Oficina 3: Lei Roaunet
Ministrante: Paola Nascimento e Katia Costa
Inscrição gratuita para associados ACB e R$ 20,00 para não associados.
Confirmar inscrição até 07/03/2017


🍻 19h – Bibliochop: o mais simpático e inebriado modo de se trocar figurinhas, ideias, vivências e teorias de mesa de bar.
Onde, onde? Boteco Bacana com aquela promoção linda: baldinho com 3 cervejas premium de 600ml por 25,00 até as 21h.

===[ DIA 11/03/2017 - SÁBADO - PIQUENIQUE COLETIVO]===

Leve sua comida, bebida, cesta de piquenique, lanchinho esperto e a disposição para apreciar a natureza.

🏢 Local: Horto Florestal - Córrego Grande

📣 14h : Roda de Conversa: Bibliotalk.
Papo cabeça, informal e cheio de surpresas do pessoal do GAB - Grupo de Acadêmicos de Biblioteconomia de Santa Catarina

📣 15h : Roda de Conversa: Literatura e Leitura.
Convidados: Profª Me. Arlyse Ditter -Confraria Literária CA UFSCCCC)

🎭 16h : Contação de História.

🎸 17h : Atração Musical.

18h : Encerramento

===[ DIA 12/03/2017 - DOMINGO - DIA DO BIBLIOTECÁRIO]===

BIBLIOTRILHA 2017!!
A famosa Bibliotrilha volta para integrar essa semana, com a companhia bacana, visual maravilhoso da Ilha da Magia

🐾 👣 09h : BIBLIOTRILHA2017 na Praia da Solidão: https://goo.gl/B6CLWL
(Entra lá no Evento do Facebook para saber de mais detalhes!)

===[ DIA 13/03/2017 - SEGUNDA - UDESC]===

🏢 Local: Auditório Tito Sena da UDESC

📣 9h - Palestra "Uma vida como bibliotecária: experiências, situações e possibilidades" com a Profª. Me.Ana Claudia Perpétuo de Oliveiraa

📖 11h - Lançamento de livros de autoria de professores do DBI e PPGINFO

📣 14h - Relatos de experiências de egressos do cursoBiblioteconomia FAED UDESCC e PPGINFO

🎭 16h - Apresentação cultural

===[ ]===

Dúvidas, perguntas, sugestões? Envie email para secretaria@acbsc.org.br 


CRB-5: Programação Dia do Bibliotecário 2017



Semana do Bibliotecário 2017 promovido pelo CRB-13



Estágio em Biblioteconomia

Oportunidade de estágio na Biblioteca João Bonumá do Ministério Público do RS, mais informações em : http://www.mprs.mp.br/…/…/poa_joao_bonuma_ed_01_abertura.pdf

quarta-feira, 8 de março de 2017

PALESTRAS ONLINE


1)Conteúdo Digital nas Bibliotecas Escolares


http://www.prima.com.br/marketing/eventos/2017/palestraonlinesb/04abr/e-convite.html



2) A Biblioteca Pública e seus usuários

http://e.allin.prima.com.br/preview_htm.php?id_cmp=4907749&idem=3718&iu=5713&atmem=Y3JiMTBAY3JiMTAub3JnLmJy

DIA DO BIBLIOTECÁRIO - CFB


DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Prezados colegas,

Abaixo a Programação para o dia do Bibliotecário.  Damos ênfase para o dia 12/03 - Piquenique da Leitura, devido a visibilidade junto a sociedade portoalegrense.


Piquenique da Leitura
No Dia do Bibliotecário, venha degustar leitura e boa companhia com os colegas e amigos!
Haverá também doação de livros, aproveite!
Data: 12 de março, domingo
Horário: a partir das 10h
Local: arcos da Redenção, Porto Alegre, RS
Em caso de chuva o evento será cancelado. Divulgaremos nas redes sociais.

PALESTRA: Profissão bibliotecária: formação, atuação e horizontes
Data: 13 de março, segunda-feira
Horário: 18h30 às 20h
Local/Transmissão: https://ucsbr.adobeconnect.com/biblio2008/
Orientação: entrar como convidado
Palestrantes: Tainá Batista e Michelli Pereira Costa
Programação ofertada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em parceria com o IBICT.

Abertura e palestras
Data: 15 de março, quarta-feira
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório do IFRS – Campus POA (Rua Cel. Vicente, 281 – Porto Alegre, RS)
Inscrições: inscreva-se aqui
Será emitido certificado aos participantes.
Programação:
08:30 – Credenciamento
09:00 – Abertura
09:30 – Agenda 2030 da ONU e a acessibilidade em bibliotecas, com Lizandra Estabel e Eliane Moro
10:30 – Coffee break
10:45 – Mesa redonda sobre Bibliotecas Prisionais, com Neli Miotto e Flávia Petterson
11:45 – Encerramento

Oficina ABNT sem estresse
Data: 17 de março, sexta-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre, RS)
Inscrições: inscreva-se aqui, vagas limitadas
Será emitido certificado aos participantes.
Pré-requisitos: Conhecimentos prévios em normatização, abrangendo todas as ABNT NBR de Documentação.
Ministrante: Luciana Kramer
Programação:
a) Motivação da Oficina
b) Requisitos para ser um bom Normatizador
c) Relação com o cliente, negociação e pós-venda
d) Utilizando o WORD a favor da Normatização
e) Encerramento

ARB Bar
Venha conversar com os colegas e atualizar os contatos em mais uma edição do happy hour da ARB!
Data: 18 de março, sábado
Horário: a partir das 18h
Local: Boteco Cotiporã (Rua General Lima e Silva, 325, Porto Alegre, RS)
Confirme presença e chame os amigos no evento do Facebook.

Oficina de Conservação e Pequenos Reparos em Livros: módulo de costura
Data: 18 de março e 1º de abril, sábados
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 99, 2º andar, Porto Alegre, RS)
Inscrições: inscreva-se aqui, vagas limitadas
Será emitido certificado aos participantes.

A ARB e o CRB-10 agradecem o apoio das instituições abaixo na realização destes eventos.
A UCS teve apoio do IBICT para a palestra.


terça-feira, 7 de março de 2017

Formatura de Bibliotecários na UCS

A primeira turma de Biblioteconomia na modalidade de educação a distância (EaD) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) colou grau em cerimônia de formatura no sábado 04/03/2017. Estiveram presentes as seguintes autoridades acadêmicas: Profª. Dr. Nilda Stecanela (Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação), Profª. Me. Patricia Mousquer (coordenadora do curso) e Prof. Me. João Paulo Borges da Silveira (paraninfo) e Robson Mendonça do Nascimento (funcionário homenageado).




Foi um momento histórico para a centenária Biblioteconomia brasileira, que se renova constantemente e iniciou a ofertar o curso via EaD em 2013 pela instituição da serra gaúcha, sendo o primeiro curso nessa modalidade do país e consequentemente a primeira turma a formar-se.

Ao todo colaram grau na primeira turma 39 acadêmicos (entre formatura em gabinete e em cerimônia oficial), oriundos de diversos estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Acre.

Os(as) mais novos(as) bacharéis em Biblioteconomia são: Ana Margarida Tres, Angelina Maria Vanin, Arisson Costa Oliveira, Carine Estevam, Clarissa Afonso da Silveira, Dalva Aparecida Menegolla, Daniela Schafer, Ecléia Rodrigues da Silva Costa, Egeide Marta Bortolini, Elisabete Costa da Silva, Elisânegla Just Steiner, Fernanda Oliveira Costa, Fernanda Sartori, Flávia Brocchetto Ramos, Juliana Langaro Silveira, Leila Koch, Liamara Della Senta Faggion, Luciana Soares de Mello, Luciane Beatriz Stedile, Maraísa Mendes da Costa, Márcia Cristine Pegorine, Marli Andréis de Oliveira, Michele Poleto Lesina Leonardt, Neida Maristela Schiemer, Neiva Maria Perassolo Campagna, Pandita Marchioro, Patrícia Souza Santos de Rezende, Patrícia Suzin, Prescila Zanchet Bertoni, Raiane da Silva Santos, Rejane Vieira Bom, Sandra Daniele Haugg Fernandes, Sandra Maria Dill Silveira, Simone Cortelini, Tania Mari Boeira Tiburri, Valesca Regina Turcatti, Vanessa Hneriques Veloso, Vanessa Levati Biff e Zelita Alves Kuster Carniel.

A modalidade EaD oportuniza a todos realizarem o sonho de serem bibliotecários(as), independente se residam perto ou longe dos grandes centros que oferecem o curso na modalidade presencial, sonhos estes que se tornaram realidade com a conclusão do curso e a cerimônia de colação de grau.

Parabéns às novas e aos novos colegas.

segunda-feira, 6 de março de 2017

VAGA BIBLIOTECÁRIO



Prioridade para quem tem experiência em ação cultural.

DIA DO BIBLIOTECÁRIO 2017 - PROGRAMAÇÃO

Programação Dia do Bibliotecário 2017



Realizada pela ARB e CRB-10!
As atividades são gratuitas, exceto a Oficina de Conservação. Veja abaixo como se inscrever.
12/03 – Domingo: Piquenique da Leitura
13/03 – Segunda: Profissão bibliotecária: formação, atuação e horizontes
15/03 – Quarta: Abertura e palestras
17/03 – Sexta: Oficina ABNT sem estresse
18/03 – Sábado: ARB Bar
18/03 e 01/04 – Sábados: Oficina de Conservação e Pequenos Reparos em Livros: módulo de costura

Piquenique da Leitura
No Dia do Bibliotecário, venha degustar leitura e boa companhia com os colegas e amigos!
Haverá também doação de livros, aproveite!
Data: 12 de março, domingo
Horário: a partir das 10h
Local: arcos da Redenção, Porto Alegre, RS
Em caso de chuva o evento será cancelado. Divulgaremos nas redes sociais.

PALESTRA: Profissão bibliotecária: formação, atuação e horizontes
Data: 13 de março, segunda-feira
Horário: 18h30 às 20h
Orientação: entrar como convidado
Palestrantes: Tainá Batista e Michelli Pereira Costa
Programação ofertada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em parceria com o IBICT.

Abertura e palestras
Data: 15 de março, quarta-feira
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório do IFRS – Campus POA (Rua Cel. Vicente, 281 – Porto Alegre, RS)
Inscrições: inscreva-se aqui
Será emitido certificado aos participantes.
Programação:
08:30 – Credenciamento
09:00 – Abertura
09:30 – Agenda 2030 da ONU e a acessibilidade em bibliotecas, com Lizandra Estabel e Eliane Moro
10:30 – Coffee break
10:45 – Mesa redonda sobre Bibliotecas Prisionais, com Neli Miotto e Flávia Petterson
11:45 – Encerramento

Oficina ABNT sem estresse
Data: 17 de março, sexta-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre, RS)
Inscrições: inscreva-se aqui, vagas limitadas
Será emitido certificado aos participantes.
Pré-requisitos: Conhecimentos prévios em normatização, abrangendo todas as ABNT NBR de Documentação.
Ministrante: Luciana Kramer
Programação:
a) Motivação da Oficina
b) Requisitos para ser um bom Normatizador
c) Relação com o cliente, negociação e pós-venda
d) Utilizando o WORD a favor da Normatização
e) Encerramento

ARB Bar
Venha conversar com os colegas e atualizar os contatos em mais uma edição do happy hour da ARB!
Data: 18 de março, sábado
Horário: a partir das 18h
Local: Boteco Cotiporã (Rua General Lima e Silva, 325, Porto Alegre, RS)
Confirme presença e chame os amigos no evento do Facebook.

Oficina de Conservação e Pequenos Reparos em Livros: módulo de costura
Data: 18 de março e 1º de abril, sábados
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 99, 2º andar, Porto Alegre, RS)
Inscrições: inscreva-se aqui, vagas limitadas
Será emitido certificado aos participantes.

A ARB e o CRB-10 agradecem o apoio das instituições abaixo na realização destes eventos.
A UCS teve apoio do IBICT para a palestra.

Realização









              



Apoio