A vencedora do prêmio Da Vinci Huis – IASL em 2017 é a bibliotecária, Yaciara Mendes Duarte, de Brasília, DF. Com o Prêmio ela terá oportunidade de participar do 46º Congresso Anual da International Association of School Librarianship - IASL, que ocorrerá de 04 a 08 de agosto de 2017, na cidade de Long Beach, nos Estados Unidos.
Desde 2010, quando se graduou em Biblioteconomia, Yaciara tem atuado como bibliotecária em várias instituições educacionais. Desde 2015, é bibliotecária no Centro Educacional Católica de Brasília – CECB, dirigido pela Profa. Maria Ireneuda de S. Nogueira. No CECB, Yaciara gerencia a Biblioteca Cora Coralina, fundada em 2004 e que tem como missão ser um centro de informação e cultura para todos os alunos que desejem melhorar seus conhecimentos para contribuir para um mundo melhor. Yaciara coordena a Biblioteca, e suas atividades incluem, além do gerenciamento e do processamento técnico, atendimento a alunos e pais e desenvolvimento de variados projetos e atividades didáticas.
Na sua inscrição ao Prêmio, Yaciara nos conta que a biblioteca da Escola é um lugar feliz e moderno, mas, segundo ela, a coisa mais importante é o sentimento do aluno. Nesse sentido, ela diz que “a biblioteca oferece atividades específicas, que tentam reforçar o vínculo mantido pelos alunos com o ambiente informacional, criando uma cultura de leitura e busca de informações, através de carinho, felicidade e bem-estar, envolvendo cultura, pesquisa, mediação de leitura, jogos, semanas temáticas, tecnologia”.
Yaciara graduou-se em Biblioteconomia em 2010 na Universidade de Brasília – UnB, e também em Língua Portuguesa, na mesma Universidade. Em 2015, obteve o título de mestre com a dissertação As representações sociais no ensino médio do DF: a biblioteca escolar pública sob olhar do aluno, orientada pela Profa. Ivette Kafure Muñoz. Yaciara tem diversas publicações e trabalhos sobre o tema da biblioteca escolar, listados em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334091P8
Com relação à sua participação na Conferência da IASL, ela comenta que o evento propiciará o intercâmbio de experiências e reflexões entre pessoas que buscam a melhoria das bibliotecas escolares em diferentes realidades.
Yaciara esclarece que as atividades que ela desenvolve na Biblioteca Cora Coralina têm como objetivo educar não apenas leitores e pesquisadores, mas também seres humanos que usam informações e conhecimentos como meio de socialização, amizade e experiências de cuidado e paz. Ela conta: “Trabalho com bibliotecas escolares desde 2011 e minhas atividades bibliotecárias são planejadas para tornar a biblioteca um ambiente de autonomia educativa que, por meio de uma abordagem lúdica, de carinho e cuidado, orientam os alunos através de seu caminho de aprendizagem e tentam manter essa unidade para toda a vida”. Yaciara
afirma que “quer fazer e aprender mais sobre minha profissão e compartilhar com outros colegas e estudantes novas experiências e possibilidades para fazer das bibliotecas brasileiras um lugar mais próximo dos usuários, que participe da vida dos alunos e das famílias”, e é isso que espera com sua participação no congresso da IASL. Ela mantém um blog (yaciaraduarte.wixsite.com/bibliotecaria) onde mostra seus projetos.
O Prêmio Da Vinci Huis - IASL Award for Brasil já foi dado a sete bibliotecários e bibliotecárias desde 2010, possibilitando vivências em diversos países:
2010 - Lilia Virginia Martins Santos - Austrália
2011 - Carla Floriana Martins – Kingston, Jamaica
2012 - Fernanda Caires, Doha, Qatar
2013 - Caroline da Rosa Ferreira Becker, Bali, Indonésia
2014 - Cintia Franco Bastos, Moscou, Rússia - CRB-10
2015 - Rodrigo Barbosa de Paulo, Maastricht, Holanda
2016 - Wander Martins Borges Filho, Tóquio, Japão