4º Seminário de Documentação e Informação
Jurídicas
Chamada para apresentação de trabalhos
A Associação dos Bibliotecários do
Distrito Federal (ABDF), e parceiros, estão organizando o 4° Seminário Nacional
de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), a ser realizado de 08 a 10 de julho de 2013,
evento paralelo ao XXV CBBD (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia,
Documentação e Ciência da Informação).
4º SNDIJ - Seminário Nacional de
Documentação e Informação Jurídicas será realizado em Florianópolis, SC,
abrindo espaço para que bibliotecários, arquivistas, museólogos apresentem seus
trabalhos científicos baseados em investigação científica ou experiências
inovadoras; ministrem palestras; participem de minicursos; e estabeleçam
contatos profissionais.
1. TEMÁRIO
O SNDIJ estará dividido em conferências e
painéis com o seguinte temário:
1º EIXO TEMÁTICO: Bibliotecas digitais:
cenários e tendências
É inegável a presença e o desenvolvimento
das bibliotecas jurídicas digitais. É um caminho sem volta. Entretanto, uma
biblioteca digital, seja qual for o tema central do seu acervo, é muito mais do
que digitalizar documentos nascidos impressos. Os bibliotecários jurídicos
precisam iniciar discussões sobre o desenvolvimento de coleções, o mercado
editorial existente, modalidades de consultas aos e-books, processamento
técnico de material digital, treinamento do usuário para utilizar as novas
ferramentas, entre outros tantos temas que permeiam o assunto.
1.1 A biblioteca jurídica na era digital
Os trabalhos deverão centralizar as
discussões sobre a biblioteca jurídica na era digital, seja de forma genérica –
abordando mais de um assunto -, seja de forma específica – focando um tema
determinado.
1.2 Siga-me: o
uso de redes sociais em bibliotecas jurídicas
As possibilidades de uso das redes sociais
extrapolam o universo familiar ou de amizade, podem e devem ser utilizadas como
meio de disseminação da informação e para integrar profissionais com interesses
similares.
Os trabalhos deverão abordar o uso de
redes sociais por bibliotecas e bibliotecários jurídicos.
1.3 Espaço virtual versus biblioteca tradicional:
ameaça ou oportunidade?
As bibliotecas jurídicas encontram-se em momento de transição, não é possível
trabalhar apenas e tão somente com material impresso; mas também não é possível
ainda formar um acervo totalmente digital. Os trabalhos deverão estudar esse
momento de transição mostrando que é possível navegar concomitantemente nos
dois mundos aproveitando o que cada um tem de melhor a oferecer.
1.4 Gestão da informação jurídica
A gestão das informações jurídicas com
auxílio das ferramentas eletrônicas – a exemplo de tribunais, com destaque para
o CNJ, e escritórios de advocacia – vem sendo realizada com sucesso. Os outros
exemplos que podem ser citados são: o processo de gestão da informação para o
uso do processo eletrônico, a gestão de acervos eletrônicos e de bases de dados
jurídicas. Os trabalhos deverão focalizar os novos moldes de gestão da
informação no âmbito jurídico, principalmente relacionado ao desenvolvimento e implementação do processo eletrônico, peticionamento online
e a gestão desses documentos digitais/virtuais.
1.4.1 O gestor da informação jurídica
O gestor da informação jurídica tem
enfrentado novos cenários, novos problemas e
encontrado novas soluções para resolvê-los. Os trabalhos deste eixo temático
deverão apresentar relatos de experiência de gestores de informação jurídica;
as funções que desempenham.
2º EIXO TEMÁTICO: Informação jurídica:
antigas práticas, novos modelos
A tecnologia da informação tem trazido
novos instrumentos de controle da informação jurídica (bases de dados) e novas
ferramentas para a sua disseminação (redes sociais). Da mesma forma, oferece
novos formatos para o livro e o periódico, e até mesmo a possibilidade de
acesso ao conteúdo por meio de aparelhos móveis. O trabalho do bibliotecário
moderno assemelha-se ao trabalho que vem sendo realizado há anos; a mudança
está no formato do material. Entretanto, essa mudança de formato carrega novas
implicações no desenvolvimento de coleções, na disseminação da informação
jurídica. Os estudos neste eixo temático deverão fazer um contraponto entre os
dois momentos.
2.1 Ultrapassando fronteiras:
Desenvolvimento compartilhado de coleções digitais em bibliotecas jurídicas
O desenvolvimento de coleções digitais
traz novas implicações quanto ao custo, à posse do material, direito autoral,
entre outros tantos aspectos. Os artigos deverão discutir a possibilidade do
desenvolvimento compartilhado de coleções digitais, podendo enfocar do ponto de
vista do bibliotecário e/ou do editor.
2.2 Espalhando conhecimento: Novos
formatos para o SDI
O SDI tem sido realizado durante décadas,
tendo sido modificada e modernizada a forma de sua execução. Os trabalhos
deverão focalizar as novas possibilidades de disseminar seletivamente a
informação, podendo ater-se a novos métodos para traçar o perfil do usuário
e/ou nos novos mecanismos de envio e apresentação da informação.
2.3 Apropriando-se ou disseminando: O
Google acadêmico
O Google vem digitalizando documentos de
acervos de bibliotecas com o intuito de formar a biblioteca digital universal,
muitos autores e editores detentores de direitos autorais e intelectuais são
contra essa prática. Os trabalhos neste eixo temático deverão estudar todos os
vieses dessa prática, passando pelo direito autoral, pelos critérios por eles
utilizados até as vantagens que essa atitude pode trazer para os acadêmicos e a
comunidade em geral.
2.4 Publicar ou perecer: o mercado
editorial jurídico.
O mercado editorial jurídico brasileiro
sempre foi um grande nicho de mercado, onde existe um grande aporte de
investimento que proporciona grande retorno financeiro para as editoras. Com a
mudança do livro para o formato digital, várias editoras vêm produzindo títulos
nessa área. Os trabalhos deste eixo temático deverão abranger o mercado
editorial, as editoras que estão produzindo livros digitais, os formatos por
elas utilizados, direito autoral, mudança de hábitos
dos usuários, formas de consulta, aquisição e processamento técnico, entre
outros.
3º EIXO TEMÁTICO: Bibliotecas, arquivos e
museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica
Como produtores, mantenedores e gestores
de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, bibliotecas, museus e
arquivos têm em comum o desafio de lidar com as modernas tecnologias e os
usuários/clientes com demandas cada vez mais elaboradas. Além disso, a
informação deve ser tratada de forma integrada, independentemente do seu
suporte, com o propósito de fornecer aos usuários/clientes informações que
tenham mais qualidade e que tenham valor agregado. Os trabalhos deverão estudar
o papel de bibliotecas, arquivos e museus na gestão, na produção e na
disseminação da informação jurídica.
4º EIXO TEMÁTICO: Soluções ao alcance de
todos
Visa apresentar serviços, produtos e
soluções criativas na área de Informação Jurídica que possam ser tomados como
referência e tenham a finalidade de racionalizar procedimentos, promover a
economia de recursos, facilitar o acesso à informação
jurídica para aprimoramento das instituições.
5º EIXO TEMÁTICO: Temário livre
Para trabalhos com temas relevantes na
área de documentação e informação jurídicas não previstos
nos demais eixos, abrindo maior espaço para a interdisciplinaridade.
2. FORMAS DE APRESENTAÇÃO
A participação de trabalhos se dará
através de comunicação oral.
3. CRONOGRAMA
Até 30 de abril de 2013 - Envio do
trabalho completo.
Até 15 de maio de 2013 - Comunicação da
aceitação ou não do trabalho.
Até 30 de maio de 2013 – Envio do texto
final do trabalho, após correções sugeridas pela Comissão Acadêmica, se for o
caso.
4. FORMA DE ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem ser encaminhados para o
email edilenice@infolegis.com.br, acompanhados do Termo de Compromisso de
Apresentação, com a seguinte redação:
“Eu, (nome completo do principal
responsável pelo Trabalho), comprometo-me, caso meu trabalho intitulado (nome
do Trabalho), de autoria de (nome de todos os autores), seja aprovado pela
Comissão Acadêmica do 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação
Jurídicas, a comparecer para sua apresentação no dia e hora previamente
comunicados, e autorizo sua imediata publicação no site da instituição. (Datar
e assinar)”.
4.1 O Termo de Compromisso de Apresentação
pode enviado por e-mail em Word com assinatura digitalizada ou escaneado para
arquivo JPG para o email edilenice@infolegis.com.br
4.2 Trabalhos sem o Termo de Compromisso
de Apresentação não serão aceitos.
4.3 Os Trabalhos aprovados serão
publicados nos anais do Seminário. Trabalhos aprovados que não forem
apresentados por seus responsáveis no dia e horário definidos
na programação do Seminário serão retirados dos anais e em seu lugar
será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação
dos responsáveis, ficando os autores impossibilitados de submeter Trabalhos
Científicos para os eventos da ABDF pelo período de 2 (dois) anos.
4.4 Os autores que tiverem seus trabalhos
aceitos deverão apresentar, até o dia 15 de junho de 2013, a lista de
equipamentos e softwares necessários para a sua apresentação (datashow,
computador, conexão Internet, entre outros).
5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Todos os trabalhos serão submetidos a um
processo de seleção e avaliação (conforme sua adequação aos eixos temáticos)
que será executado pela Comissão Acadêmica do 4º SNDIJ.
6. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
O resumo deverá indicar qual o eixo
temático, conforme relação acima.
O resumo e as palavras-chave deverão estar
redigidos em português e inglês.
Deverá conter a indicação de autoria,
seguido do nome, cidade, estado e país da instituição onde atua, e os
respectivos endereços eletrônicos.
Não deverá ultrapassar 250 (duzentos e
cinquenta) palavras.
No corpo do resumo não serão aceitos
gráficos, tabelas, fotos, imagens, referências.
Não serão aceitos mais de um trabalho por
autor.
A padronização dos trabalhos
técnico-científicos deverá seguir as seguintes normas:
ü NBR 6022 Informação e
documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa; Apresentação,
maio 2003;
ü NBR 6023 Informação e
documentação: elaboração de referências, agosto 2002;
ü NBR 6028 Resumo (Tipo
Informativo), novembro de 2003;
ü NBR 10520 Informação e
documentação: citações em documento; Apresentação, agosto 2002.
7. FORMATAÇÃO DO TEXTO
O trabalho todo deverá conter entre 15
(quinze) e 20 (vinte) páginas no máximo, incluindo as referências
bibliográficas, os anexos, as tabelas e os gráficos.
Cada trabalho deverá conter na primeira
página, o título em letras maiúsculas, o nome do(s) autor(es),
o nome e o endereço da instituição onde atua(m), incluindo o nome do país e os
respectivos endereços eletrônicos.
O trabalho deverá ser formatado em tamanho A-4, digitado
na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, na Fonte Arial,
corpo 12.
As tabelas e os gráficos na mesma versão
(Fonte Arial, corpo 11).
Espaçamento entrelinha de 1,5 cm.
Margens superior e esquerda da página de 3 cm
e margens inferior e direita da página, de 2,5 cm.
8. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Tempo para exposição de 20 minutos,
seguido de debate;
Priorizar o problema da pesquisa, a
metodologia e os resultados obtidos.
Os trabalhos que forem apresentados por
coautores ou terceiros deverão apresentar antecipadamente uma carta enviada
pelo autor principal contendo o nome da pessoa que se responsabilizará pela
apresentação do trabalho.
9. DESPESAS COM VIAGEM E ACOMODAÇÕES
Todas as despesas, incluindo a taxa de
inscrição, com viagem, com acomodações e entre outras, são da inteira
responsabilidade do autor(es)/apresentador(es).
Nenhuma ajuda de custo será oferecida pelos organizadores do evento, mas, se
necessário, poderá ser providenciado um convite aos autores que tiverem seus
textos selecionados.
10. OUTRAS INFORMAÇÕES
Os trabalhos que não forem apresentados
não constarão dos anais do 4º SNDIJ. Da mesma forma, o autor que não apresentar
o trabalho não receberá nenhum tipo de certificação ou documentação a respeito
do seu material.
Os casos omissos serão resolvidos pela
Comissão Organizadora do 4º SNDIJ.
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