Bom dia querid@s amig@s!
Enviamos a vocês em anexo, o cartaz de divulgação de nosso projeto: Estadas Cantórias, que estréia na próxima sexta (01/06/2012)
As sessões são totalmente gratuitas!!! Abaixo algumas informações:
ESTADAS CANTÓRIAS – CANTANDO HISTÓRIAS
O que é?
O projeto “Estadas Cantórias” – Cantando histórias, é uma abordagem inovadora do universo da literatura infantil que contempla a música e as artes cênicas como elementos integradores do processo artístico / cultural que visa despertar o interesse das crianças pela literatura e pelas diversas formas de expressões artísticas. O projeto irá proporcionar vivências para além da relação tradicional que a criança estabelece com a literatura nos espaços formais do saber.
Para além de uma Hora do conto, “Estadas Cantórias” – Cantando histórias busca formar um contexto espaço-temporal, lúdico, musical e teatral, trazendo as crianças para o universo das histórias através da literatura e das artes.
Através da expressão artística que tem como elemento norteador temas como a equidade, tolerância, respeito mútuo, convivência pacífica, cooperação e solidariedade, a criança terá acesso a pressupostos humanistas e altruístas dentro do espaço lúdico de uma história infantil.
Quais os principais objetivos?
1. Propiciar às crianças do município um espaço alternativo e gratuito de manifestação cultural, onde elas terão acesso à literatura pelos caminhos da música e da arte cênica;
2. Despertar o interesse pela leitura através de abordagens dinâmicas e lúdicas das formas de fazer/contar história;
3. Promover situações em que as crianças poderão interagir com o mundo da literatura através da ação participante;
4. Instigar a criatividade e a imaginação das crianças relacionando diferentes manifestações artísticas;
5. Sensibilizar o público alvo – através da temática das histórias, músicas e encenações - para temas de interesse social;
6. Proporcionar à todas e todos interessados participação gratuita nas atividades, visando a democratização do acesso a cultura;
Por que o projeto não é realizado dentro da Escola?
Porque apostamos na idéia que descentralizar os ambientes geradores de manifestações culturais e do saber propicia para a criança a possibilidade de vislumbrar novas experiências, novos horizontes de interação com o outro, com o mundo e com ela mesma, para além do espaço da escola.
E o local, que espaço é esse?
O local onde será realizado o “Estadas Cantórias” – Cantando histórias se chama Kumbuka Cultural. É um espaço cultural autônomo e independente localizado na Rua Soledade, número 301, na cidade de Esteio (próximo ao Big). O espaço foi artisticamente modelado com o intuito de se tornar, literalmente, o pano de fundo ou o “universo espaço-temporal” para a realização do Projeto.
Como posso participar?
O “Estadas Cantórias” – Cantando histórias realizará suas apresentações entre os meses de junho a agosto, todas às sextas feiras pela manhã, de forma gratuita. Em cada sexta feira serão realizadas duas sessões, uma com início às 08h30min e outra com início às 10h30min. As sessões têm duração de 1 hora cada e o público máximo por sessão é de 50 crianças.
As escolas podem se inscrever através do e-mail: kumbuka.cultural@hotmail.com ou pelos telefones: (51) 32243537 (com Soraya) ou (51) 8469-1182 (com Káren).
ESTADAS CANTÓRIAS – CANTANDO HISTÓRIAS
Histórias da 1ª edição – 01 de junho a 29 de agosto
(sextas-feiras às 08h30min e ás 10h30min)
UMA BOA CANTORIA
Ana Maria Machado
Edição: 1
Recomendado: Público Infantil
Temas abordados: Crítica ao autoritarismo
Temas transversais: Ética
Gênero Literário: Conto
Obra Premiada: FNLIJ/2003
Páginas: 32
Editora: FTD
Resumo: Um rei achava que entendia de tudo. Um dia, preparando-se para dormir, ouviu um amolador de facas e tesouras pela rua, fazendo o assobio agudo na pedra de amolar. O rei esbravejou e ficou irritado, dizendo que a cantoria era desafinada. Dali em diante criou uma lei proibindo todo o mundo de cantar.
O VELHO, O MENINO E O BURRO
Adaptação Ruth Rocha
Recomendado: Público Infantil
Tema abordado: Sabedoria popular
Gênero Literário: Conto popular
Páginas: 32
Editora: FTD
Este conto folclórico, contado e cantado, apresenta um fato corriqueiro, o de dar importância demasiada à opinião alheia, esquecendo de priorizar nosso próprio ponto de vista.
O SEGREDO DO REI
Carmem Berenguer
Recomendado: Público Infantil
Coleção: Aqui e acolá
Tema abordado: Preconceito
Gênero Literário: Conto
Ano: 1982
Páginas: 24
Editora: Ática
Resumo: A narrativa conta a história de um rei que não tinha orelha e que escondia esse fato usando uma peruca comprida, por ter medo do que os outros pensariam caso descobrissem. Um dia o segredo vem à tona e todos ficam sabendo da deficiência do rei. A história termina bem, pois o rei percebe que todos gostam dele, mesmo só tendo uma orelha, afinal ele ouvia e atendia muito bem ao seu povo.
A VELHA A FIAR
"A velha a fiar", é uma música interpretada pelo Trio Irakitã, foi composta por Aldo Taranto. Estadas Cantórias realizou uma adaptação para a música trazendo-a para o universo infantil.
O MENINO E A ESTRELA
História sobre um menino e seu segredo: para onde a estrela vai quando nasce o sol?
A técnica utilizada é um brinquedo mágico, conhecido como escada de Jacó, que faz diferentes formas e se transforma.
Trabalha a idéia de que nem tudo é o que parece, as coisas geralmente são muito mais do que se conhece.
Atenciosamente,
Káren Machado Rodrigues
Produtora Cultural do Projeto Estadas Cantórias
Graduanda Biblioteconomia - UFRGS
Contadora de histórias
Estagiária na Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog - São Leopoldo - (51)8469-1182
karicarodrigues@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.