Diagnóstico das bibliotecas escolares municipais do Rio Grande do Sul : situação atual e perspectivas de dois municípios
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http://hdl.handle.net/10183/25770
http://hdl.handle.net/10183/25770
Título | Diagnóstico das bibliotecas escolares municipais do Rio Grande do Sul : situação atual e perspectivas de dois municípios |
URI | http://hdl.handle.net/10183/25770 |
Autor |
Luzzi, Mariele
|
Orientador |
Neves, Iara Conceição Bitencourt
|
Data | 2010 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia. |
Palavra-chave |
Biblioteca escolar
Rio Grande do Sul [es] Bibliotecas municipales [es] Rio Grande del Sul |
Resumo | Este estudo busca verificar a situação atual da biblioteca escolar
no sistema municipal de ensino de dois municípios do Rio Grande do Sul,
que durante o ano de 2009 participaram do Fórum Gaúcho pela Melhoria
das Bibliotecas Escolares e realizaram o levantamento proposto pelo
Fórum, aplicando o questionário sobre o Perfil da Biblioteca em seu
sistema municipal de ensino. Apresenta algumas considerações sobre a
biblioteca escolar quanto ao conceito, missão, funções, objetivos,
recursos, equipe e serviços da biblioteca, sendo esses embasados,
principalmente, no que orienta o Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca
Escolar e as Diretrizes IFLA/UNESCO para a Biblioteca Escolar. Estes
dois importantes documentos servem de base para traçar o perfil da
biblioteca escolar nos mais diversos lugares do mundo. Quanto aos
procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa
quali-quantitativa, realizada sob a forma de um estudo descritivo.
Utilizou-se dados secundários, uma vez que os documentos utilizados
para a coleta dos dados foram elaborados e aplicados pelo Conselho
Regional de Biblioteconomia, através do Fórum Gaúcho pela Melhoria das
Bibliotecas Escolares durante o ano de 2009. Após a análise dos dados,
concluiu-se que a situação da biblioteca escolar da rede municipal de
ensino dos dois municípios pesquisados não se mostra satisfatória,
embora não se possa negar o esforço realizado por professores e
dirigentes das escolas na busca de alternativas para que suas
bibliotecas não fechem as portas, oferecendo serviços aos seus
usuários, mesmo que precariamente. |
Resumen | Este estúdio busca verificar la situación actual de la biblioteca
escolar en el sistema municipal de enseñanza de dos municípios de Rio
Grande do Sul, que durante el año de 2009 participaron del Forum Gaúcho
pela Melhoria das Bibliotecas Escolares y realizaron el levantamiento
propuesto por el Fórum, aplicando el cuestionário sobre el Perfil de la
Biblioteca en su sistema municipal de enseñanza. Presenta algunas
consideraciones a respecto de la biblioteca escolar cuanto ao concepto,
misión, funciones, objetivos, recursos, equipo y servicios de la
biblioteca, siendo estos basados, principalmente, en lo que orienta el
Manifiesto IFLA/UNESCO para la Biblioteca Escolar y las Directrices
IFLA/UNESCO para la Biblioteca Escolar. Estos dos importantes
documentos sirven de base para trazar el perfil de la biblioteca
escolar en los más diversos lugares del mundo. Cuanto a los
procedimientos metodológicos, se trata de una investigación
cali-cuantitativa , realizada en forma de un estúdio descriptivo. Se
utillizaron datos secundários, una vez que los documentos utilizados
para la colecta de los datos fueron elaborados y aplicados por el
Conselho Regional de Biblioteconomia, por intermédio del Fórum Gaúcho
pela Melhoria das Bibliotecas Escolares durante el año de 2009. Después
del análisis de los datos, se concluye que la situación de la
biblioteca escolar de la red municipal de enseñanza de dos municípios
estudiados no se muestra satisfactória, aunque no se pueda negar el
esfuerzo realizado por profesores y dirigentes de las escuelas en busca
de alternativas para que sus bibliotecas no cierren las puertas,
ofreciendo servicios a sus usuários, aunque precariamente. |
Arquivos | Descrição | Formato | |
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