terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diagnóstico das bibliotecas escolares municipais do Rio Grande do Sul : situação atual e perspectivas de dois municípios

Diagnóstico das bibliotecas escolares municipais do Rio Grande do Sul : situação atual e perspectivas de dois municípios

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http://hdl.handle.net/10183/25770
Título Diagnóstico das bibliotecas escolares municipais do Rio Grande do Sul : situação atual e perspectivas de dois municípios
URI http://hdl.handle.net/10183/25770
Autor Luzzi, Mariele
Orientador Neves, Iara Conceição Bitencourt
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Palavra-chave Biblioteca escolar
Rio Grande do Sul
[es] Bibliotecas municipales
[es] Rio Grande del Sul
Resumo Este estudo busca verificar a situação atual da biblioteca escolar no sistema municipal de ensino de dois municípios do Rio Grande do Sul, que durante o ano de 2009 participaram do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e realizaram o levantamento proposto pelo Fórum, aplicando o questionário sobre o Perfil da Biblioteca em seu sistema municipal de ensino. Apresenta algumas considerações sobre a biblioteca escolar quanto ao conceito, missão, funções, objetivos, recursos, equipe e serviços da biblioteca, sendo esses embasados, principalmente, no que orienta o Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar e as Diretrizes IFLA/UNESCO para a Biblioteca Escolar. Estes dois importantes documentos servem de base para traçar o perfil da biblioteca escolar nos mais diversos lugares do mundo. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada sob a forma de um estudo descritivo. Utilizou-se dados secundários, uma vez que os documentos utilizados para a coleta dos dados foram elaborados e aplicados pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, através do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares durante o ano de 2009. Após a análise dos dados, concluiu-se que a situação da biblioteca escolar da rede municipal de ensino dos dois municípios pesquisados não se mostra satisfatória, embora não se possa negar o esforço realizado por professores e dirigentes das escolas na busca de alternativas para que suas bibliotecas não fechem as portas, oferecendo serviços aos seus usuários, mesmo que precariamente.
Resumen Este estúdio busca verificar la situación actual de la biblioteca escolar en el sistema municipal de enseñanza de dos municípios de Rio Grande do Sul, que durante el año de 2009 participaron del Forum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares y realizaron el levantamiento propuesto por el Fórum, aplicando el cuestionário sobre el Perfil de la Biblioteca en su sistema municipal de enseñanza. Presenta algunas consideraciones a respecto de la biblioteca escolar cuanto ao concepto, misión, funciones, objetivos, recursos, equipo y servicios de la biblioteca, siendo estos basados, principalmente, en lo que orienta el Manifiesto IFLA/UNESCO para la Biblioteca Escolar y las Directrices IFLA/UNESCO para la Biblioteca Escolar. Estos dos importantes documentos sirven de base para trazar el perfil de la biblioteca escolar en los más diversos lugares del mundo. Cuanto a los procedimientos metodológicos, se trata de una investigación cali-cuantitativa , realizada en forma de un estúdio descriptivo. Se utillizaron datos secundários, una vez que los documentos utilizados para la colecta de los datos fueron elaborados y aplicados por el Conselho Regional de Biblioteconomia, por intermédio del Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares durante el año de 2009. Después del análisis de los datos, se concluye que la situación de la biblioteca escolar de la red municipal de enseñanza de dos municípios estudiados no se muestra satisfactória, aunque no se pueda negar el esfuerzo realizado por profesores y dirigentes de las escuelas en busca de alternativas para que sus bibliotecas no cierren las puertas, ofreciendo servicios a sus usuários, aunque precariamente.

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