segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Curso: A Gestão de Documentos em Instituições de Saúde

Curso: A GESTÃO DE DOCUMENTOS EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE


Instrutor: José Mauro da C. Pinto , Formação Acadêmica em História (UFRJ) e mestre em Comunicação, Informação e Imagem (UFF). Atuação profissional: pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, na área de Gestão de Documentos.

Público alvo
Profissionais da área da saúde, arquivistas e outros profissionais interessados na organização dos arquivos de Instituições de Saúde.

Metodologia
As aulas serão desenvolvidas utilizando-se a exposição oral, com o apoio de projetor multimídia e apresentação de vídeo.

Objetivos
Apresentar uma visão geral e atualizada da Gestão de Documentos em Instituições de Saúde, vinculada aos princípios da Arquivística contemporânea.
Demonstrar as vantagens da organização arquivística, assim como o papel estratégico que os arquivos ocupam em Instituições de Saúde;
Valorização dos arquivos como instrumento para a gestão eficiente dessas instituições;
Instrumentalizar os profissionais que gerenciam arquivos em Instituições de Saúde com a Legislação Arquivística Brasileira aplicada a Documentação Médica.

Programa:

Conceitos Básicos
Arquivo, Arquivo Médico, Documentação Médica, Informação Arquivística, Prontuário do Paciente, Registro em Saúde, Gestão de Documentos, Ciclo de Vida dos Documentos, Classificação, Proveniência, Avaliação e Destinação.

Os Arquivos de Instituições de Saúde e suas Funções
As Funções Sociais e Técnicas;
Do Registro Médico ao Prontuário Médico;
O Direito de Acesso às Informações e aos Documentos e o Sigilo.

A Gestão de Documentos e o Gerenciamento de Documentos e Informações em Instituições de Saúde
A Gestão de Documentos em Instituições de Saúde;
O Diagnóstico como instrumento gerencial;
A Classificação, a Ordenação, a Avaliação e a Destinação;
Instrumentos técnicos para o gerenciamento dos documentos: o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade;
A Preservação dos Documentos e Informações – como gerenciar a falta de espaço?;
O Prontuário Eletrônico do Paciente e a Arquivística;
Os Arquivos de Instituições de Saúde e a Legislação Arquivística Brasileira.

Carga horária: 16 horas.

Data: 16 e 17 de setembro de 2010

Local: Arquivo Nacional
Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro

Horário: 9hs às 17hs

Investimento:

Profissional - R$ 500,00
Estudante não sócio – R$ 250,00

Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.

Sócio profissional – valor do investimento: R$ 200,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 100,00

Inscrições até 14 de setembro de 2010

Procedimentos para inscrição

Preencher a ficha de inscrição on-line e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3) e posterior envio do comprovante bancário por Fax (021) 3852-2541, constando o nome do curso e nome do aluno.

Preencha aqui sua ficha de inscrição
na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 13h às 17h:30h

Mais informações:
Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br

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