Curso: Segurança da Informação e Gestão de Riscos
Instrutor:
Eloi Yamaoka, Analista de sistemas do Serpro, onde desenvolveu sistemas para órgãos como INCRA, PGFN, RFB, MP. Coordenou no governo federal o desenvolvimento do Padrão de Metadados e o Vocabulário Controlado do Governo eletrônico. É mestre em Ciência da Informação (UnB) e doutorando em Engenharia do Conhecimento (UFSC).
Objetivo:
Fornecer os conceitos básicos sobre Segurança da Informação e Gestão de Risco. O curso tem como foco a garantia no acesso à informação, incluindo aspectos de segurança como armazenamento, controle de acesso, cópias de segurança, vírus, assinatura digital, criptografia e processos relacionados à gestão de riscos como avaliação de risco, prevenção e proteção dos documentos arquivísticos.
Programa:
- Segurança – Conceitos básicos
- Segurança no contexto da tecnologia da informação e comunicação
- Segurança da informação
- Controle de acesso
- Certificados digitais
- Criptografia
- Sistemas de armazenamento
- Cópias de segurança
- Vírus
- Ataques
- Segurança & Preservação digital
- Gestão de riscos
- Avaliação de riscos
- Prevenção
- Proteção de documentos
- Recuperação de desastres
- Requisitos de segurança para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-ARQ Brasil)
Carga horária: 16 horas.
Data: 29 e 30 de julho de 2010
Local: Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro
Horário: 9hs às 17hs
Investimento:
Profissional - R$ 500,00
Estudante não sócio – R$ 250,00
Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 200,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 100,00
Inscrições até 26 de julho de 2010
Os alunos que participaram do curso de “Preservação de documentos arquivísticos digitais” terão desconto de 10% no valor da inscrição.
Procedimentos para inscrição
Preencher a ficha de inscrição on-line e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3) e posterior envio do comprovante bancário por Fax (021) 3852-2541, constando o nome do curso e nome do aluno.
Preencha aqui sua ficha de inscrição
Ou diretamente na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 13 às 17h:30
Não haverá devolução ou transferência de inscrição paga.
A inscrição somente estará efetuada após confirmação do pagamento.
Mais informações:
Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br
--------------------------------------------------------------------------------
Curso: Elaboração de Plano de Classificação de documentos
Instrutora: Tânia Maria de Souza Pimenta possui o curso de MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getulio Vargas, é arquivista pela Uni-Rio, contadora pela UFRRJ, professora pela FANIP. Sua experiência profissional inclui o cargo de Arquivista Chefe do Arquivo Central da Fundação Getulio Vargas, docência em cursos de Contabilidade e práticas de Arquivologia para a FGV, GLOBOSAT, SONANGOL e INPI. Membro da Diretoria da Associação dos Arquivistas Brasileiros no período 1997-2001, onde integrou o Grupo responsável pela elaboração do “Código de Ética dos Arquivísticas”
Data: 12 e 13 de agosto de 2010
Inscrições em breve!!!!
--------------------------------------------------------------------------------
Participe do XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia e do III Seminário de Documentos Eletrônicos
http://www.fundasantos.org.br/xvicba/news.php
Instrutor:
Eloi Yamaoka, Analista de sistemas do Serpro, onde desenvolveu sistemas para órgãos como INCRA, PGFN, RFB, MP. Coordenou no governo federal o desenvolvimento do Padrão de Metadados e o Vocabulário Controlado do Governo eletrônico. É mestre em Ciência da Informação (UnB) e doutorando em Engenharia do Conhecimento (UFSC).
Objetivo:
Fornecer os conceitos básicos sobre Segurança da Informação e Gestão de Risco. O curso tem como foco a garantia no acesso à informação, incluindo aspectos de segurança como armazenamento, controle de acesso, cópias de segurança, vírus, assinatura digital, criptografia e processos relacionados à gestão de riscos como avaliação de risco, prevenção e proteção dos documentos arquivísticos.
Programa:
- Segurança – Conceitos básicos
- Segurança no contexto da tecnologia da informação e comunicação
- Segurança da informação
- Controle de acesso
- Certificados digitais
- Criptografia
- Sistemas de armazenamento
- Cópias de segurança
- Vírus
- Ataques
- Segurança & Preservação digital
- Gestão de riscos
- Avaliação de riscos
- Prevenção
- Proteção de documentos
- Recuperação de desastres
- Requisitos de segurança para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-ARQ Brasil)
Carga horária: 16 horas.
Data: 29 e 30 de julho de 2010
Local: Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro
Horário: 9hs às 17hs
Investimento:
Profissional - R$ 500,00
Estudante não sócio – R$ 250,00
Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 200,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 100,00
Inscrições até 26 de julho de 2010
Os alunos que participaram do curso de “Preservação de documentos arquivísticos digitais” terão desconto de 10% no valor da inscrição.
Procedimentos para inscrição
Preencher a ficha de inscrição on-line e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3) e posterior envio do comprovante bancário por Fax (021) 3852-2541, constando o nome do curso e nome do aluno.
Preencha aqui sua ficha de inscrição
Ou diretamente na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 13 às 17h:30
Não haverá devolução ou transferência de inscrição paga.
A inscrição somente estará efetuada após confirmação do pagamento.
Mais informações:
Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br
--------------------------------------------------------------------------------
Curso: Elaboração de Plano de Classificação de documentos
Instrutora: Tânia Maria de Souza Pimenta possui o curso de MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getulio Vargas, é arquivista pela Uni-Rio, contadora pela UFRRJ, professora pela FANIP. Sua experiência profissional inclui o cargo de Arquivista Chefe do Arquivo Central da Fundação Getulio Vargas, docência em cursos de Contabilidade e práticas de Arquivologia para a FGV, GLOBOSAT, SONANGOL e INPI. Membro da Diretoria da Associação dos Arquivistas Brasileiros no período 1997-2001, onde integrou o Grupo responsável pela elaboração do “Código de Ética dos Arquivísticas”
Data: 12 e 13 de agosto de 2010
Inscrições em breve!!!!
--------------------------------------------------------------------------------
Participe do XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia e do III Seminário de Documentos Eletrônicos
http://www.fundasantos.org.br/xvicba/news.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.