quarta-feira, 16 de junho de 2010

Curso: Gerenciamento Completo de Bases de Dados Pergamum

GERENCIAMENTO COMPLETO DE BASES DE DADOS PERGAMUM - VAGAS LIMITADAS!
Objetivo
Demonstrar funções de gerenciamento de bases de dados no software PERGAMUM - hoje considerado o software mais comercializado no Brasil para gerenciamento de acervos bibliográficos. As instruções visam proporcionar ao aluno: conhecimentos para acompanhar e assessorar a utilização do software Pergamum em uma biblioteca ou numa rede de bibliotecas; proceder o controle e as alterações no sistema, necessárias para o andamento do trabalho de todos os setores; monitorar o funcionamento do sistema; diagnosticar e repassar aos técnicos os problemas detectados; contatar os fornecedores do sistema afim de abrir chamado de manutenção; fornecer relatórios, estatísticas ou dados sobre o sistema, que não estejam disponíveis aos demais setores ou aos usuários da biblioteca; cadastrar e excluir funcionários e senhas, bem como as permissões para estes atuarem no sistema; parametrizar o sistema de acordo com o surgimento de novas demandas; demais funções de gerência. O Curso abrange diversos módulos, por este motivo pode ser realizado por quem faz ou pretende gerenciar o sistema como um todo ou por quem apenas responde ou executa módulos específicos.
Público-alvo
Bibliotecários, Técnicos e Auxiliares em Biblioteconomia, Profissionais de TI, Arquivistas, demais interessados.
Conteúdo Programático
Módulo Relatórios
- Emissão de relatórios e contabilização de estatísticas;
- Relatórios para o MEC;
- Emissão de etiquetas (lombada, código de barras, etc.).
Módulo Circulação de Materiais
- Controle de empréstimos e devoluções de materiais;
- Renovação e reservas;
- Cobrança de multas (atualização de débitos);
- Negociação de materiais (atualização de débitos);
- Bloqueio intencional de usuários, atribuídos pela biblioteca (afastamento);
- Organização do Calendário, conforme calendário letivo da instituição.
Módulo Parâmetros
Módulo responsável pelo gerenciamento dos demais módulos do sistema.
- Instituição (parametrização dos módulos circulação, catalogação e outros);
- Campus (criação de campus);
- Biblioteca (criação e parametrização de bibliotecas, envios de e-mails, vínculo de localizações para catalogação, reservas, mensagens, etiquetas);
- Permissões de usuários (permissão ou bloqueio de módulos conforme atividades de cada funcionário);
- Empréstimo (parametrizações de acordo com categorias de usuários e tipos de materiais / prazos e quantidades);
- Tipo de obra (parametrização dos campos de catalogação);
- Situação (de usuários, acervos, exemplares);
- Localização do exemplar ;
- Tabelas dinâmicas (campos MARC, e tabelas auxiliares);
- Campos bibliográficos (parametrização de campos da catalogação) ;
- Campos autoridades (parametrização de campos da catalogação);
- Campo exibição (campos que deverão aparecer na tela de consulta).
Módulo Diversos
- Malote: envio e recebimento;
- Envio de e-mail (testes);- Cadastro de serviços;
- Manutenção do sistema (empréstimo e usuários).
Módulo Aquisição
- Sugestões de compra;- Licitação;
- Recebimento de materiais;- Cadastro de fornecedor / editora.
Internet
- Consulta ao catálogo online (pesquisa por autor, título e assunto, pesquisa booleana, pesquisa por autoridades);
- Cadastro de comentários e sugestões de aquisição;
- Consulta ao histórico do usuário.Atendimento ao cliente, via site Pergamum.
- Como abrir chamados para erros do sistema, dúvidas e sugestões.
Preparo para atualização de versão do sistema
Metodologia
Aulas expositivas e práticas.
Instrutora
Vanessa Borges Nunes - Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Trabalha ha 8 anos com o sistema Pergamum e é responsável pelo gerenciamento do sistema quanto a sua utilização dentro de uma rede de bibliotecas. Responde também pela manutenção, controle e alterações no sistema e por diagnosticar e repassar aos técnicos e fornecedores os problemas detectados.
Materiais
Bases de dados Pergamum
Apostila
Carga Horária
16 h/aulas
Custo
Profissional: R$440,00
Estudante: R$400,00
Formas de pagamento
Profissionais: 440,00, com 10% de desc até dia 05 de julho;
Ou parcelamento em até 3 vezes (entrada + 2 iguais);
Ou 5 x de 95,00 (entrada mais 4 iguais).
Estudantes: parcelamento em até 4 vezes
Data: 26 e 27 de julho de 2010
Horário: 9 h às 18 h com 1 h de intervalo para almoço
Local de realização: Sede da INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS
Serviços:
Coffee Break
Certificado de participação
INSCRIÇÕES
INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RS
Horário: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042
Cancelamentos:
Cancelamentos por parte do candidato devem ser feitos por escrito em até 5 dias antes da data do curso. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, consideram-se as seguintes alternativas:
a) o valor pago poderá ser utilizado integralmente para qualquer outro curso de igual valor, ou como abatimento em curso de maior valor.
b) em caso de desistência por parte do aluno, com solicitação de reembolso, será feita a devolução de 80% do valor pago, sendo 20% retidos a título de taxas administrativas.
Cancelamentos, adiamentos ou qualquer outra modificação na realização do curso que ocorram por parte da INFORMAR, e que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor será feita integralmente, no prazo de até 3 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.