Justiça do Trabalho abre processo de seleção para estagiários
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul abrirá, na próxima segunda-feira (1º/3), inscrições para o processo seletivo de estagiários. Os aprovados formarão cadastro de reserva para preenchimento de vagas existentes nas diversas unidades do Judiciário Trabalhista no RS, nos seguintes cursos: Direito, Administração; Arquitetura, Engenharia Civil ou Engenharia Elétrica; Arquivologia; Biblioteconomia; Comunicação Social – Jornalismo ou Publicidade e Propaganda; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Enfermagem; Informática, Análise de Sistemas ou Ciências da Computação.
O edital e as inscrições, que vão até o dia 12/3, podem ser acessados pelo site www.conesul.org. As provas ocorrerão no dia 28/3.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Vaga para Bibliotecário
A Feevale, IES localizada em Novo Hamburgo - RS, seleciona bibliotecário:
Requisitos:
· Graduação em Biblioteconomia
· Experiência mínima de 02 anos na profissão, com supervisão de equipe; · Conhecimentos em Formato Marc 21, Catalogação AACR2, CDU, NormasABNT, Sistema Pergamum; · Conhecimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação; · Habilidade para trabalhar em grupo.
Interessados devem enviar currículo para - biblio@feevale.br <mailto:biblio@feevale.br> <mailto:biblio@feevale.br> > , até dia 08 de março de 2010.
Requisitos:
· Graduação em Biblioteconomia
· Experiência mínima de 02 anos na profissão, com supervisão de equipe; · Conhecimentos em Formato Marc 21, Catalogação AACR2, CDU, NormasABNT, Sistema Pergamum; · Conhecimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação; · Habilidade para trabalhar em grupo.
Interessados devem enviar currículo para - biblio@feevale.br <mailto:biblio@feevale.br> <mailto:biblio@feevale.br
CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO
A FURG está com edital aberto para contratação de professor temporário em diversas áreas.
É muito importante que pessoas interessadas vejam esse edital.
Rio Grande tem boas oportunidades de trabalho e crescimento. Em princípio o edital está para graduado, lembrando que especialização ou mestrado o salário é bem maior.
Os aluguéis são razoáves e o custo de vida é compátivel com uma cidade do interior. Por favor, repassem aos interessados. Os docs podem ser enviado pelo correio com a data de postagem de até o último dia que consta no edital.
Se puderem, repassem para outras listas.
Agradeço antecipadamente a atenção de todos.
link para acesso http://www.sarh.furg.br/arquivos/editais/001799.pdf sobre o da biblioteconomia: Instituto de Ciências Humanas e Informação (53) 3293.50761.
Recursos e Serviços de Informação, Oficina de Leitura, Fundamentos de Biblioteconomia, Tópicos Especiais em Organização do Conhecimento; Tópicos Especiais em Representação Descritiva, Tópicos Especiais em Informação Científica, Tecnológica e Empresarial.
40h 2.124,20 01 40,00
att
Angelica Miranda
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Vaga de estágio
A Fundação Saint Pastous está selecionando estágiario do Curso Superior de Biblioteconomia.
Turno: MANHÃ (4 horas)
Benefícios: bolsa-auxilio e vale-transporte.
Interessados mandar currículos para suannyc@serdil.com.br
Turno: MANHÃ (4 horas)
Benefícios: bolsa-auxilio e vale-transporte.
Interessados mandar currículos para suannyc@serdil.com.br
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Freedom of Information
Tradução para o português da obra Freedom of Information: a Comparative Legal Survey apresenta uma visão geral e uma análise comparativa das várias leis e políticas sobre liberdade de informação.
Autor: Toby Mendel
Brasília: UNESCO, 2009. 172 p.
Download gratuito (PDF, 1,2 Mb).
http://www.unesco.org/pt/brasilia/resources-services/publications/recent-publications/
Distribuição Institucional Gratuita- Como adquirir
Resumo: A importância do direito a informação ou do direito ao conhecimento é enfatizada cada vez mais por quem trabalha em prol do desenvolvimento, pela sociedade civil, por acadêmicos, pela mídia e pelos governos. Que direito é esse, trata-se realmente de um direito e como os governos procuram aplicá-lo? Estas são algumas das questões que o livro busca responder, fornecendo ainda um relatório acessível das leis e das práticas que dizem respeito à liberdade de informação e uma análise do que está funcionando e por que.
Vaga para estágio
Divulgamos vaga para estagiário aqui no Colégio La Salle São João. São Pré-requisitos para o preenchimento da mesma:
Conhecer o software Pergamum (módulo de catalogação e circulação);
Trabalhar em equipe;
Ter iniciativa, pró-atividade e bom senso;
Conhecer CDU (para a guarda dos livros); Estar no 4º semestre ou mais adiantado.
Interessados enviar currículos para sup.adm@lssj.com.br aos cuidados de Seu Roger
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Edital de Licitação Modalidade Convite
EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE
PROCESSO N. º 37/2010.
O CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DA 10ª REGIÃO, inscrita no CNPJ sob o nº 87046918/0001-50, com sede na Avenida José de Alencar, nº 630, apto. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS, torna público, para conhecimento dos interessados, que de acordo com a Lei No 8.666/93 e suas alterações, realizará Licitação Pública na Modalidade CONVITE, tipo MENOR PREÇO, com a finalidade de contratar PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA de COMUNICAÇÃO ao CRB da 10ª Região, conforme autorização do Presidente do CRB 10ª, Loiva Teresinha Serafini, constante no processo nº 37/2010 e condições estabelecidas neste Edital.
O EDITAL poderá ser retirado na sede da autarquia, de 2ª a 6ª feiras, das 08h às 17h, a partir do dia 18 de fevereiro de 2010, por meio de fotocópia a expensas do interessado, mediante pagamento do valor das cópias, de acordo com o número de folhas, a ser efetivado por funcionário do conselho, bem como no site do CRB 10ª Região: www.crb10.org.br.
1 – DA ABERTURA
- O RECEBIMENTO E ABERTURA dos envelopes DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA dar-se-á na sede deste conselho regional, (Av.José de Alencar, nº 630, conj. 401, Porto Alegre), às 15h do dia 15/03/2010, tendo início pela abertura dos envelopes “DOCUMENTAÇÃO”.
2 – DO OBJETO
- O objeto da presente Licitação é a CONTRATAÇÃO de prestação de Serviços de Assessoria de Comunicação ao CRB da 10ª Região, conforme especificações, detalhamentos e diretrizes contidas neste Edital.
2.1 Constituem objeto dos serviços ora licitados:
2.1.1 – Estudar, planejar e propor ao Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região atividades de marketing, campanhas publicitárias em assuntos profissionais da área de Biblioteconomia;
2.1.2 – divulgar as atividades do CRB – 10 e do CFB, quando houver solicitação expressa deste, para a categoria ou ao público em geral, através de veículos definidos pelo Conselho;
2.1.3 – promover a divulgação de matéria doutrinária, informativa, crítica, noticiosa e de qualquer outro gênero, para difusão da Biblioteconomia, em veículos de comunicação de massa e em publicações e informativos especializados da área da biblioteconomia;
2.1.4 - inclusão, exclusão ou alteração de informações pertinentes, utilizando a ferramenta de publicação já existente, sendo disponibilizada uma franquia de até 30 (trinta) atualizações por mês, salvo em ocasiões especiais em que haja naturalmente um maior volume de informações, como é o caso de eventos e comemorações do Dia do Bibliotecário. O material será produzido pelo CONTRATANTE, que deverá fazer a entrega à CONTRATADA, preferencialmente por meio eletrônico ou presencialmente, devendo a CONTRATADA publicar os materiais no prazo de 48 horas;
2.1.5 - a CONTRATADA fará a criação, leiaute e a construção de uma newsletter padrão, no formato HTML, com o leiaute a ser aprovado pelo CONTRATANTE. O envio das newsletter para o mailling será feito pelo CONTRATANTE. O material será produzido pelo CONTRATANTE, que deverá fazer a entrega à CONTRATADA, preferencialmente por meio eletrônico ou presencialmente.
2.1.6 - a CONTRATADA elaborará um planejamento de ações comemorativas ao Dia do Bibliotecário focadas na valorização da classe. Os honorários de criação de peças de comunicação e a cotação das mesmas estão inclusos nesta proposta, desde que as mesmas tenham sido aprovadas no referido planejamento e sejam autorizadas junto aos veículos de comunicação e/ou fornecedores pela CONTARATADA
3 – TERMOS DE REFERÊNCIA
3.1 – Local e Horário para esclarecimentos e informações aos licitantes: Comissão Permanente de Licitação – Avenida José de Alencar, nº 630, conj. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS, no horário de 09 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, telefone: (51) 3232-2880, a partir do dia 18 de fevereiro do corrente ano.
3.2 – Prazo de validade das Propostas: 60 (sessenta) dias corridos, contados da data de abertura dos envelopes.
4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
4.1 - Respeitadas as demais condições normativas e as constantes deste Edital, poderão participar desta licitação qualquer profissional – pessoa física ou empresa especializada no ramo pertinente ao objeto especificado neste edital, e que forem formalmente convidados por este Conselho Regional, bem como os que tomarem conhecimento desta licitação através do quadro mural em unidades semelhantes, mural deste Conselho e, também, no site, que manifestarem interesse em retirar a carta-convite, formalizando seu pedido por escrito até 24 (vinte e quatro) horas da abertura dos trabalhos licitatórios, excetuando-se:
a) consórcio de empresas, sob nenhuma forma;
b) declarada inidônea por órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta, federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal;
c) suspensa de licitar e contratar com o CRB da 10ª Região;
d) cujos diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros de conselho técnico, consultivo, deliberativo ou administrativo ou sócios, sejam membros ou servidores do CFB e CRBs;
4.2 - No presente certame somente poderá se manifestar, em nome da licitante, a pessoa por ela credenciada.
4.3 - Será permitida nesta licitação a participação de um representante por licitante, devidamente credenciado, através de Procuração, Declaração ou Atestado, a ser juntada no ENVELOPE N.º 01 DOCUMENTAÇÃO.
4.4 - Nos casos em que a representação se faça através de Sócio da Empresa, fica dispensada a apresentação do documento acima mencionado, desde que tal situação seja comprovada através de documento legal. Não será aceita a apresentação da documentação que trata este item durante os trabalhos de julgamento desta licitação.
4.5 - Nenhuma pessoa, ainda que munida de procuração, poderá representar mais de um licitante junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, nesta Licitação.
5. DO RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA
5.1 - Os licitantes deverão entregar, até o dia, hora e local definidos no preâmbulo deste Edital, a documentação e proposta em dois envelopes opacos, indevassáveis, rubricados, contendo na parte externa os seguintes dizeres:
a) ENVELOPE DOCUMENTAÇÃO - 01
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DA 10ª REGIÃO
COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
Av. José de Alencar, nº 630, conj. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS,
Identificação do Licitante
Ref. Licitação-Convite No 37/2010
b) ENVELOPE PROPOSTA DE PREÇO - 02
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DA 10ª REGIÃO
COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
Av. José de Alencar, nº 630, conj. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS,
Identificação do Licitante
Ref. Licitação-Convite No 37/2010
5.2 – Será de inteira responsabilidade dos proponentes o meio escolhido para entrega, à Comissão Permanente de Licitação, dos envelopes acima, não sendo consideradas quaisquer propostas recebidas intempestivamente, ainda que em razão de caso fortuito, força maior ou fato de terceiros.
5.3 - Não serão consideradas para qualquer efeito as datas em que tenham sido postados os envelopes, ou a entrega em local diferente do endereço indicado.
5.4 – Não será admitido o encaminhamento de documentação e/ou propostas via fax, correio eletrônico ou outro meio que não assegure completo sigilo e a originalidade das informações.
5.5 – Após o recebimento dos envelopes, não será aceita juntada ou substituição de quaisquer documentos, retificações de preços ou condições.
6. DOCUMENTAÇÃO E HABILITAÇÃO – ENVELOPE Nº 01
6.1 - Os proponentes deverão apresentar em original, ou por qualquer processo de cópia autenticada em Cartório, ou publicação em órgão de imprensa oficial ou ainda por autenticação direta da Comissão Permanente de Licitação, quando apresentados simultaneamente a cópia e o original, os seguintes documentos:
6.1.1 - Pessoa Física:
a) Carteira de Identidade Profissional;
b) Prova de Regularidade em seu órgão profissional competente
c) Prova de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
6.1.2 Empresa:
a) Contrato Social da sociedade;
b) Registro da sociedade no órgão competente;
c) Cartão de CNPJ;
d) Prova de Regularidade onde for sediada a sociedade, referente ao INSS, FGTS, Fazenda Nacional, Estadual e Municipal, com validade na data de realização da Licitação;
e) Poderão ser apresentadas para fazer prova da regularidade as Certidões Negativas obtidas via “INTERNET”;
f) Situação de regularidade com o ISSQN, de acordo com a Lei nº 14.489 de 24 de julho de 2003.
7. DA PROPOSTA DE PREÇO – ENVELOPE Nº 02
7.1 - O licitante entregará consoante o disposto no subitem 5.1, o ENVELOPE Nº 2, contendo a PROPOSTA DE PREÇO, que deverá ser apresentada em papel personalizado, em 01 (uma) via original, redigida em linguagem clara, sem emendas, rasuras, ressalvas ou entrelinhas, assinada na última folha e rubricada nas demais, e deverá conter obrigatoriamente:
7.1.1 - Preço global em algarismo e por extenso, mensal, para execução do objeto desta licitação, observando as especificações e detalhamento do objeto da presente licitação e demais condições previstas neste Edital e Anexos;
7.1.2 - Prazo de validade não inferior a 60 (sessenta) dias a contar da data prevista para abertura da licitação;
7.2– Propostas:
7.2.1 - As propostas deverão incluir uma declaração de aceitação das condições estabelecidas neste Edital.
8. DOS PROCEDIMENTOS
A presente licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:
8.1 – Fase 01: Recebimento dos envelopes, com chamada dos licitantes e anotação em ata dos representantes dos licitantes presentes, a ser realizado no dia, horário e local indicados neste instrumento, após o que o presidente da Comissão Permanente de Licitação encerrará a fase.
8.2 – O resultado da habilitação será comunicado aos licitantes após o encerramento dessa primeira fase dos trabalhos.
8.3 – O envelope Proposta de Preço dos licitantes inabilitados será devolvido aos respectivos proponentes, fechados, desde que decorrido o prazo legal, ou não tenha havido recurso, ou após denegação deste.
8.4 – Havendo renúncia expressa de todos os licitantes a qualquer recurso contra o julgamento da Habilitação, os envelopes Proposta Comercial dos licitantes habilitados serão abertos imediatamente depois de encerrados os procedimentos relativos àquela fase, caso contrário, a Comissão Permanente de Licitação marcará nova data para sua abertura.
8.5 – A abertura dos envelopes será realizada no local definido neste Edital, sendo lavrada ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes e pelos membros da Comissão, ficando todos os documentos à disposição dos licitantes para exame.
8.6 - É facultado à Comissão Permanente de Licitação, em qualquer fase, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instauração do processo, não sendo aceita a inclusão de qualquer documento ou informação após a hora prevista para recebimento dos envelopes.
8.7 – Ocorrendo a inabilitação de todos os licitantes ou a desclassificação de todas as propostas, a Administração poderá fixar aos licitantes o prazo de 03 (três) dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas no item 8.2 deste edital.
9. DA AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS
9.1 – Será considerado vencedor o licitante que atender todas as exigências do Edital e apresentar o MENOR PREÇO, de acordo com critérios previstos na Lei no 8.666/93.
9.2 – Serão desclassificadas as propostas que:
a) não atenderem às disposições contidas neste edital;
b) apresentarem preço total, simbólico, irrisório ou incompatível com os preços de mercado;
c) apresentarem cotação parcial ou vantagens baseadas nas ofertas dos demais licitantes.
9.3 – Em caso de empate entre dois ou mais proponentes a Comissão Permanente de Licitação, procederá o sorteio em ato público para qual serão convocados todos os licitantes.
9.4 – A Comissão Permanente de Licitação examinará as propostas para verificar se estão completas, se não ocorreram quaisquer erros na sua elaboração, e se os documentos foram adequadamente assinados.
9.5 – Erros aritméticos serão retificados de acordo com a seguinte base: se houver discrepância entre os valores propostos, prevalecerá o montante por extenso e se o proponente não aceitar a correção do erro, sua proposta será rejeitada.
9.6 – Os proponentes serão notificados do resultado referente ao julgamento desta licitação, através de comunicação pelo site do Conselho e/ou correspondência registrada.
9.7 – Não serão levadas em consideração vantagens não previstas neste Edital, nem ofertas de redução sobre a proposta que melhor tenha atendido os interesses da Administração Pública.
9.8 – A Comissão Permanente de Licitação poderá desclassificar o licitante até a assinatura do Contrato, por despacho fundamentado, sem direito à indenização ou ressarcimento e sem prejuízo de outras sanções cabíveis, se tiver conhecimento de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento da licitação que desabone sua idoneidade ou capacidade financeira, técnica ou administrativa.
10. DOS RECURSOS
10.1 - Dos atos da Comissão Permanente de Licitação cabem:
10.1.1 - Recurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:
a) Habilitação ou inabilitação do licitante;
b) Julgamento das propostas;
c) Anulação ou revogação da licitação;
d) Aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa;
e) Rescisão do contrato a que se refere o inciso I do art. 79 da Lei no 8.666/93.
10.1.2 - Pedido de reconsideração da decisão da Comissão Permanente de Licitação, da declaração de inidoneidade, no prazo de 10 (dez) dias da intimação do ato.
10.2 – Dos recursos interpostos serão comunicados os demais licitantes, que poderão impugná-los no prazo de 05 (cinco) dias úteis.
10.3 – O recurso será dirigido COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO, a qual poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, ou nesse mesmo prazo, dirigi-lo à Presidência do Conselho, devidamente informado, devendo neste caso, a decisão ser proferida dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, contado do recebimento do recurso, sob pena de responsabilidade.
10.4 - A impugnação aos termos do Edital de Licitação promovida por qualquer licitante, para correção de falhas ou irregularidades que o viciarem, deverá ser dirigida à COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO, até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes de habilitação, sob pena de decadência do direito, não tendo tal manifestação efeito de recurso.
11. DO PRAZO E CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DO CONTRATO
11.1 – Homologada a licitação e após o decurso do prazo para a interposição dos recursos e suas respectivas decisões, será o licitante vencedor convocado para assinar o contrato, o que deverá fazer no prazo de 03 (três) dias úteis.
11.2 – O contrato terá prazo de 12 (doze) meses, sendo que poderá ser prorrogado o prazo por igual e sucessivos períodos, no limite máximo de 5 anos, nos termos do art. 57, II da Lei no 8.666/93.
12. DAS PENALIDADES
12.1 - Durante a execução do Contrato, poderão ser aplicadas as seguintes penalidades:
a) Advertência;
b) Multa de 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso;
c) Multa de 10% (dez por cento) pelo descumprimento do Contrato;
d) Suspensão para contratar com o CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região);
e) Declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública Estadual.
12.2 - Antes da aplicação de qualquer das penalidades, o Contratado será advertido, devendo apresentar defesa em 05 (cinco) dias úteis.
12.2.1 - O Contratado, durante a execução do Contrato, somente poderá receber 03 (três) advertências, quando, então, será declarado o descumprimento do Contrato, com a aplicação das penalidades cabíveis, sem prejuízo de considerar rescindido o Contrato mesmo que só tenha ocorrido uma advertência.
12.2.2 - As advertências, quando seguidas de justificativa aceita pela Administração, não serão computadas para o fim previsto no subitem 12.2.1.
12.2.3 - As advertências, quando não seguidas de justificativa aceita pela Administração, darão ensejo à aplicação das penalidades das letras “b” a “e” do item 12.1.
12.3 - As multas previstas nas letras “b” e “c” poderão ser aplicadas em conjunto e cumuladas com uma das penalidades previstas nas letras “d” e “e” todas do item 12.1.
12.4 - A multa moratória será calculada do momento em que ocorreu o fato gerador e não da advertência, estando limitada a 10% (dez por cento), quando deverá ser rescindido o Contrato e aplicada também a multa cominatória de 10% (dez por cento), podendo a administração, antes de atingido o citado limite, rescindir o Contrato em razão do atraso.
12.5 - A Administração poderá considerar outros fatos, que não o simples atraso na execução do objeto, para entender rescindido o Contrato.
12.6 - As multas serão calculadas pelo total do Contrato, devidamente atualizado nos termos das Cláusulas de reajuste.
12.7 - Se o descumprimento do Contrato gerar conseqüências graves para a Administração, poderá rescindir o Contrato e aplicar uma das penalidades previstas na letra “d” ou “e” do item 12.1.
12.8 – A dosagem da pena e a dimensão do dano serão identificadas pelo Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região.
12.9 – Não confirmada a Declaração de Inidoneidade, será esta considerada como suspensão para contratar com a Administração pelo prazo máximo.
12.10 - Poderão ser declarados inidôneos ou receberem as penas de suspensão, acima tratadas, as empresas ou profissionais que, em razão dos contratos regidos pela Lei nº 8.666/93:
a) tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos.
b) tenham praticado atos ilícitos visando frustrar os objetivos da licitação.
c) demonstrarem não possuir idoneidade para contratar com a Administração, em virtude da prática de atos ilícitos.
13. DA RESCISÃO
13.1 - A rescisão das obrigações decorrentes da presente Licitação se processará de acordo com o que estabelecem os artigos 78 e 79 da Lei no 8.666/93.
14. DA ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO
14.1 – Por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, a Administração poderá revogar a presente licitação, devendo anulá-la por ilegalidade, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, sem que tal ato possa gerar obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 da Lei nº 8.666/93.
14.2 – A nulidade do procedimento licitatório induz à do Contrato, ressalvando o disposto no parágrafo único do art. 59, da Lei nº 8.666/93.
14.3 - No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.
15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
15.1 – Serão rejeitadas as propostas que não atenderem a todas as condições deste Edital, quer por omissão, quer por discordância, ou que apresentarem rasuras, emendas, borrões ou entrelinhas em suas partes essenciais, de modo a ensejar dúvidas.
15.2 – A Comissão Permanente de Licitação poderá solicitar, a qualquer licitante ou a terceiros, informações e esclarecimentos que se fizerem necessários.
15.3 – A Comissão Permanente de Licitação julgará e classificará as propostas apresentadas, encaminhando o relatório de suas conclusões para homologação pelo Presidente do CRB-10.
15.4 – Quem quiser se fazer representar deverá apresentar Carta Credencial conforme modelo ANEXO, indicando representante legal para fins de Licitação;
15.5 – Não serão levadas em consideração pelo CRB-10 em qualquer das fases do procedimento, consultas, pleitos ou reclamações que não tenham sido formulados por escrito e devidamente protocolados. Em hipótese alguma serão aceitos entendimentos verbais entre as partes.
Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2010.
Loiva Teresinha Serafini – CRB-10/1051
Presidente do Conselho
Marilis Martins de Aguiar - CRB-10/543
Presidente da Comissão Permanente de Licitação
PROCESSO N. º 37/2010.
O CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DA 10ª REGIÃO, inscrita no CNPJ sob o nº 87046918/0001-50, com sede na Avenida José de Alencar, nº 630, apto. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS, torna público, para conhecimento dos interessados, que de acordo com a Lei No 8.666/93 e suas alterações, realizará Licitação Pública na Modalidade CONVITE, tipo MENOR PREÇO, com a finalidade de contratar PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA de COMUNICAÇÃO ao CRB da 10ª Região, conforme autorização do Presidente do CRB 10ª, Loiva Teresinha Serafini, constante no processo nº 37/2010 e condições estabelecidas neste Edital.
O EDITAL poderá ser retirado na sede da autarquia, de 2ª a 6ª feiras, das 08h às 17h, a partir do dia 18 de fevereiro de 2010, por meio de fotocópia a expensas do interessado, mediante pagamento do valor das cópias, de acordo com o número de folhas, a ser efetivado por funcionário do conselho, bem como no site do CRB 10ª Região: www.crb10.org.br.
1 – DA ABERTURA
- O RECEBIMENTO E ABERTURA dos envelopes DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA dar-se-á na sede deste conselho regional, (Av.José de Alencar, nº 630, conj. 401, Porto Alegre), às 15h do dia 15/03/2010, tendo início pela abertura dos envelopes “DOCUMENTAÇÃO”.
2 – DO OBJETO
- O objeto da presente Licitação é a CONTRATAÇÃO de prestação de Serviços de Assessoria de Comunicação ao CRB da 10ª Região, conforme especificações, detalhamentos e diretrizes contidas neste Edital.
2.1 Constituem objeto dos serviços ora licitados:
2.1.1 – Estudar, planejar e propor ao Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região atividades de marketing, campanhas publicitárias em assuntos profissionais da área de Biblioteconomia;
2.1.2 – divulgar as atividades do CRB – 10 e do CFB, quando houver solicitação expressa deste, para a categoria ou ao público em geral, através de veículos definidos pelo Conselho;
2.1.3 – promover a divulgação de matéria doutrinária, informativa, crítica, noticiosa e de qualquer outro gênero, para difusão da Biblioteconomia, em veículos de comunicação de massa e em publicações e informativos especializados da área da biblioteconomia;
2.1.4 - inclusão, exclusão ou alteração de informações pertinentes, utilizando a ferramenta de publicação já existente, sendo disponibilizada uma franquia de até 30 (trinta) atualizações por mês, salvo em ocasiões especiais em que haja naturalmente um maior volume de informações, como é o caso de eventos e comemorações do Dia do Bibliotecário. O material será produzido pelo CONTRATANTE, que deverá fazer a entrega à CONTRATADA, preferencialmente por meio eletrônico ou presencialmente, devendo a CONTRATADA publicar os materiais no prazo de 48 horas;
2.1.5 - a CONTRATADA fará a criação, leiaute e a construção de uma newsletter padrão, no formato HTML, com o leiaute a ser aprovado pelo CONTRATANTE. O envio das newsletter para o mailling será feito pelo CONTRATANTE. O material será produzido pelo CONTRATANTE, que deverá fazer a entrega à CONTRATADA, preferencialmente por meio eletrônico ou presencialmente.
2.1.6 - a CONTRATADA elaborará um planejamento de ações comemorativas ao Dia do Bibliotecário focadas na valorização da classe. Os honorários de criação de peças de comunicação e a cotação das mesmas estão inclusos nesta proposta, desde que as mesmas tenham sido aprovadas no referido planejamento e sejam autorizadas junto aos veículos de comunicação e/ou fornecedores pela CONTARATADA
3 – TERMOS DE REFERÊNCIA
3.1 – Local e Horário para esclarecimentos e informações aos licitantes: Comissão Permanente de Licitação – Avenida José de Alencar, nº 630, conj. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS, no horário de 09 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, telefone: (51) 3232-2880, a partir do dia 18 de fevereiro do corrente ano.
3.2 – Prazo de validade das Propostas: 60 (sessenta) dias corridos, contados da data de abertura dos envelopes.
4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
4.1 - Respeitadas as demais condições normativas e as constantes deste Edital, poderão participar desta licitação qualquer profissional – pessoa física ou empresa especializada no ramo pertinente ao objeto especificado neste edital, e que forem formalmente convidados por este Conselho Regional, bem como os que tomarem conhecimento desta licitação através do quadro mural em unidades semelhantes, mural deste Conselho e, também, no site, que manifestarem interesse em retirar a carta-convite, formalizando seu pedido por escrito até 24 (vinte e quatro) horas da abertura dos trabalhos licitatórios, excetuando-se:
a) consórcio de empresas, sob nenhuma forma;
b) declarada inidônea por órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta, federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal;
c) suspensa de licitar e contratar com o CRB da 10ª Região;
d) cujos diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros de conselho técnico, consultivo, deliberativo ou administrativo ou sócios, sejam membros ou servidores do CFB e CRBs;
4.2 - No presente certame somente poderá se manifestar, em nome da licitante, a pessoa por ela credenciada.
4.3 - Será permitida nesta licitação a participação de um representante por licitante, devidamente credenciado, através de Procuração, Declaração ou Atestado, a ser juntada no ENVELOPE N.º 01 DOCUMENTAÇÃO.
4.4 - Nos casos em que a representação se faça através de Sócio da Empresa, fica dispensada a apresentação do documento acima mencionado, desde que tal situação seja comprovada através de documento legal. Não será aceita a apresentação da documentação que trata este item durante os trabalhos de julgamento desta licitação.
4.5 - Nenhuma pessoa, ainda que munida de procuração, poderá representar mais de um licitante junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, nesta Licitação.
5. DO RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA
5.1 - Os licitantes deverão entregar, até o dia, hora e local definidos no preâmbulo deste Edital, a documentação e proposta em dois envelopes opacos, indevassáveis, rubricados, contendo na parte externa os seguintes dizeres:
a) ENVELOPE DOCUMENTAÇÃO - 01
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DA 10ª REGIÃO
COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
Av. José de Alencar, nº 630, conj. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS,
Identificação do Licitante
Ref. Licitação-Convite No 37/2010
b) ENVELOPE PROPOSTA DE PREÇO - 02
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DA 10ª REGIÃO
COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
Av. José de Alencar, nº 630, conj. 401, Bairro Menino Deus, CEP 90880-480, Porto Alegre-RS,
Identificação do Licitante
Ref. Licitação-Convite No 37/2010
5.2 – Será de inteira responsabilidade dos proponentes o meio escolhido para entrega, à Comissão Permanente de Licitação, dos envelopes acima, não sendo consideradas quaisquer propostas recebidas intempestivamente, ainda que em razão de caso fortuito, força maior ou fato de terceiros.
5.3 - Não serão consideradas para qualquer efeito as datas em que tenham sido postados os envelopes, ou a entrega em local diferente do endereço indicado.
5.4 – Não será admitido o encaminhamento de documentação e/ou propostas via fax, correio eletrônico ou outro meio que não assegure completo sigilo e a originalidade das informações.
5.5 – Após o recebimento dos envelopes, não será aceita juntada ou substituição de quaisquer documentos, retificações de preços ou condições.
6. DOCUMENTAÇÃO E HABILITAÇÃO – ENVELOPE Nº 01
6.1 - Os proponentes deverão apresentar em original, ou por qualquer processo de cópia autenticada em Cartório, ou publicação em órgão de imprensa oficial ou ainda por autenticação direta da Comissão Permanente de Licitação, quando apresentados simultaneamente a cópia e o original, os seguintes documentos:
6.1.1 - Pessoa Física:
a) Carteira de Identidade Profissional;
b) Prova de Regularidade em seu órgão profissional competente
c) Prova de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
6.1.2 Empresa:
a) Contrato Social da sociedade;
b) Registro da sociedade no órgão competente;
c) Cartão de CNPJ;
d) Prova de Regularidade onde for sediada a sociedade, referente ao INSS, FGTS, Fazenda Nacional, Estadual e Municipal, com validade na data de realização da Licitação;
e) Poderão ser apresentadas para fazer prova da regularidade as Certidões Negativas obtidas via “INTERNET”;
f) Situação de regularidade com o ISSQN, de acordo com a Lei nº 14.489 de 24 de julho de 2003.
7. DA PROPOSTA DE PREÇO – ENVELOPE Nº 02
7.1 - O licitante entregará consoante o disposto no subitem 5.1, o ENVELOPE Nº 2, contendo a PROPOSTA DE PREÇO, que deverá ser apresentada em papel personalizado, em 01 (uma) via original, redigida em linguagem clara, sem emendas, rasuras, ressalvas ou entrelinhas, assinada na última folha e rubricada nas demais, e deverá conter obrigatoriamente:
7.1.1 - Preço global em algarismo e por extenso, mensal, para execução do objeto desta licitação, observando as especificações e detalhamento do objeto da presente licitação e demais condições previstas neste Edital e Anexos;
7.1.2 - Prazo de validade não inferior a 60 (sessenta) dias a contar da data prevista para abertura da licitação;
7.2– Propostas:
7.2.1 - As propostas deverão incluir uma declaração de aceitação das condições estabelecidas neste Edital.
8. DOS PROCEDIMENTOS
A presente licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:
8.1 – Fase 01: Recebimento dos envelopes, com chamada dos licitantes e anotação em ata dos representantes dos licitantes presentes, a ser realizado no dia, horário e local indicados neste instrumento, após o que o presidente da Comissão Permanente de Licitação encerrará a fase.
8.2 – O resultado da habilitação será comunicado aos licitantes após o encerramento dessa primeira fase dos trabalhos.
8.3 – O envelope Proposta de Preço dos licitantes inabilitados será devolvido aos respectivos proponentes, fechados, desde que decorrido o prazo legal, ou não tenha havido recurso, ou após denegação deste.
8.4 – Havendo renúncia expressa de todos os licitantes a qualquer recurso contra o julgamento da Habilitação, os envelopes Proposta Comercial dos licitantes habilitados serão abertos imediatamente depois de encerrados os procedimentos relativos àquela fase, caso contrário, a Comissão Permanente de Licitação marcará nova data para sua abertura.
8.5 – A abertura dos envelopes será realizada no local definido neste Edital, sendo lavrada ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes e pelos membros da Comissão, ficando todos os documentos à disposição dos licitantes para exame.
8.6 - É facultado à Comissão Permanente de Licitação, em qualquer fase, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instauração do processo, não sendo aceita a inclusão de qualquer documento ou informação após a hora prevista para recebimento dos envelopes.
8.7 – Ocorrendo a inabilitação de todos os licitantes ou a desclassificação de todas as propostas, a Administração poderá fixar aos licitantes o prazo de 03 (três) dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas no item 8.2 deste edital.
9. DA AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS
9.1 – Será considerado vencedor o licitante que atender todas as exigências do Edital e apresentar o MENOR PREÇO, de acordo com critérios previstos na Lei no 8.666/93.
9.2 – Serão desclassificadas as propostas que:
a) não atenderem às disposições contidas neste edital;
b) apresentarem preço total, simbólico, irrisório ou incompatível com os preços de mercado;
c) apresentarem cotação parcial ou vantagens baseadas nas ofertas dos demais licitantes.
9.3 – Em caso de empate entre dois ou mais proponentes a Comissão Permanente de Licitação, procederá o sorteio em ato público para qual serão convocados todos os licitantes.
9.4 – A Comissão Permanente de Licitação examinará as propostas para verificar se estão completas, se não ocorreram quaisquer erros na sua elaboração, e se os documentos foram adequadamente assinados.
9.5 – Erros aritméticos serão retificados de acordo com a seguinte base: se houver discrepância entre os valores propostos, prevalecerá o montante por extenso e se o proponente não aceitar a correção do erro, sua proposta será rejeitada.
9.6 – Os proponentes serão notificados do resultado referente ao julgamento desta licitação, através de comunicação pelo site do Conselho e/ou correspondência registrada.
9.7 – Não serão levadas em consideração vantagens não previstas neste Edital, nem ofertas de redução sobre a proposta que melhor tenha atendido os interesses da Administração Pública.
9.8 – A Comissão Permanente de Licitação poderá desclassificar o licitante até a assinatura do Contrato, por despacho fundamentado, sem direito à indenização ou ressarcimento e sem prejuízo de outras sanções cabíveis, se tiver conhecimento de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento da licitação que desabone sua idoneidade ou capacidade financeira, técnica ou administrativa.
10. DOS RECURSOS
10.1 - Dos atos da Comissão Permanente de Licitação cabem:
10.1.1 - Recurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:
a) Habilitação ou inabilitação do licitante;
b) Julgamento das propostas;
c) Anulação ou revogação da licitação;
d) Aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa;
e) Rescisão do contrato a que se refere o inciso I do art. 79 da Lei no 8.666/93.
10.1.2 - Pedido de reconsideração da decisão da Comissão Permanente de Licitação, da declaração de inidoneidade, no prazo de 10 (dez) dias da intimação do ato.
10.2 – Dos recursos interpostos serão comunicados os demais licitantes, que poderão impugná-los no prazo de 05 (cinco) dias úteis.
10.3 – O recurso será dirigido COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO, a qual poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, ou nesse mesmo prazo, dirigi-lo à Presidência do Conselho, devidamente informado, devendo neste caso, a decisão ser proferida dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, contado do recebimento do recurso, sob pena de responsabilidade.
10.4 - A impugnação aos termos do Edital de Licitação promovida por qualquer licitante, para correção de falhas ou irregularidades que o viciarem, deverá ser dirigida à COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO, até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes de habilitação, sob pena de decadência do direito, não tendo tal manifestação efeito de recurso.
11. DO PRAZO E CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DO CONTRATO
11.1 – Homologada a licitação e após o decurso do prazo para a interposição dos recursos e suas respectivas decisões, será o licitante vencedor convocado para assinar o contrato, o que deverá fazer no prazo de 03 (três) dias úteis.
11.2 – O contrato terá prazo de 12 (doze) meses, sendo que poderá ser prorrogado o prazo por igual e sucessivos períodos, no limite máximo de 5 anos, nos termos do art. 57, II da Lei no 8.666/93.
12. DAS PENALIDADES
12.1 - Durante a execução do Contrato, poderão ser aplicadas as seguintes penalidades:
a) Advertência;
b) Multa de 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso;
c) Multa de 10% (dez por cento) pelo descumprimento do Contrato;
d) Suspensão para contratar com o CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região);
e) Declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública Estadual.
12.2 - Antes da aplicação de qualquer das penalidades, o Contratado será advertido, devendo apresentar defesa em 05 (cinco) dias úteis.
12.2.1 - O Contratado, durante a execução do Contrato, somente poderá receber 03 (três) advertências, quando, então, será declarado o descumprimento do Contrato, com a aplicação das penalidades cabíveis, sem prejuízo de considerar rescindido o Contrato mesmo que só tenha ocorrido uma advertência.
12.2.2 - As advertências, quando seguidas de justificativa aceita pela Administração, não serão computadas para o fim previsto no subitem 12.2.1.
12.2.3 - As advertências, quando não seguidas de justificativa aceita pela Administração, darão ensejo à aplicação das penalidades das letras “b” a “e” do item 12.1.
12.3 - As multas previstas nas letras “b” e “c” poderão ser aplicadas em conjunto e cumuladas com uma das penalidades previstas nas letras “d” e “e” todas do item 12.1.
12.4 - A multa moratória será calculada do momento em que ocorreu o fato gerador e não da advertência, estando limitada a 10% (dez por cento), quando deverá ser rescindido o Contrato e aplicada também a multa cominatória de 10% (dez por cento), podendo a administração, antes de atingido o citado limite, rescindir o Contrato em razão do atraso.
12.5 - A Administração poderá considerar outros fatos, que não o simples atraso na execução do objeto, para entender rescindido o Contrato.
12.6 - As multas serão calculadas pelo total do Contrato, devidamente atualizado nos termos das Cláusulas de reajuste.
12.7 - Se o descumprimento do Contrato gerar conseqüências graves para a Administração, poderá rescindir o Contrato e aplicar uma das penalidades previstas na letra “d” ou “e” do item 12.1.
12.8 – A dosagem da pena e a dimensão do dano serão identificadas pelo Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região.
12.9 – Não confirmada a Declaração de Inidoneidade, será esta considerada como suspensão para contratar com a Administração pelo prazo máximo.
12.10 - Poderão ser declarados inidôneos ou receberem as penas de suspensão, acima tratadas, as empresas ou profissionais que, em razão dos contratos regidos pela Lei nº 8.666/93:
a) tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos.
b) tenham praticado atos ilícitos visando frustrar os objetivos da licitação.
c) demonstrarem não possuir idoneidade para contratar com a Administração, em virtude da prática de atos ilícitos.
13. DA RESCISÃO
13.1 - A rescisão das obrigações decorrentes da presente Licitação se processará de acordo com o que estabelecem os artigos 78 e 79 da Lei no 8.666/93.
14. DA ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO
14.1 – Por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, a Administração poderá revogar a presente licitação, devendo anulá-la por ilegalidade, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, sem que tal ato possa gerar obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 da Lei nº 8.666/93.
14.2 – A nulidade do procedimento licitatório induz à do Contrato, ressalvando o disposto no parágrafo único do art. 59, da Lei nº 8.666/93.
14.3 - No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.
15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
15.1 – Serão rejeitadas as propostas que não atenderem a todas as condições deste Edital, quer por omissão, quer por discordância, ou que apresentarem rasuras, emendas, borrões ou entrelinhas em suas partes essenciais, de modo a ensejar dúvidas.
15.2 – A Comissão Permanente de Licitação poderá solicitar, a qualquer licitante ou a terceiros, informações e esclarecimentos que se fizerem necessários.
15.3 – A Comissão Permanente de Licitação julgará e classificará as propostas apresentadas, encaminhando o relatório de suas conclusões para homologação pelo Presidente do CRB-10.
15.4 – Quem quiser se fazer representar deverá apresentar Carta Credencial conforme modelo ANEXO, indicando representante legal para fins de Licitação;
15.5 – Não serão levadas em consideração pelo CRB-10 em qualquer das fases do procedimento, consultas, pleitos ou reclamações que não tenham sido formulados por escrito e devidamente protocolados. Em hipótese alguma serão aceitos entendimentos verbais entre as partes.
Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2010.
Loiva Teresinha Serafini – CRB-10/1051
Presidente do Conselho
Marilis Martins de Aguiar - CRB-10/543
Presidente da Comissão Permanente de Licitação
Vaga para bibliotecário
Vaga para bibliotecário.
O Colégio Franciscano Santíssima Trindade esta selecionando bibliotecário(a).Requisitos:* Residir em Cruz Alta ou região;* Ter experiência em biblioteca escolar;* Ter disponibilidade de horários no turno da manhã e tarde;* Ter conhecimento de formato MARC.
Interessados favor enviar currículo com foto, até o dia 23/02, para o endereço, fax ou e-mail:
A/C Vanda Fronza
O Colégio Franciscano Santíssima Trindade esta selecionando bibliotecário(a).Requisitos:* Residir em Cruz Alta ou região;* Ter experiência em biblioteca escolar;* Ter disponibilidade de horários no turno da manhã e tarde;* Ter conhecimento de formato MARC.
Interessados favor enviar currículo com foto, até o dia 23/02, para o endereço, fax ou e-mail:
A/C Vanda Fronza
End.: Rua Pinheiro Machado, 122 Bairro: Centro Cruz Alta - RS
Fone/Fax: (55) 3322-8370 / (55) 3322-5120
e-mail: vanda@colegiosantissima.com.br
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Vaga de estágio
A Fundação Saint Pastous está selecionando estágiario do Curso Superior de Biblioteconomia.
Turno: Noite (4 horas)
Benefícios: bolsa-auxilio e vale-transporte.
Interessados mandar currículos para suannyc@serdil.com.br
Turno: Noite (4 horas)
Benefícios: bolsa-auxilio e vale-transporte.
Interessados mandar currículos para suannyc@serdil.com.br
PESQUISAS ACADÊMICAS NA WEB
“PESQUISAS ACADÊMICAS NA WEB”
Docente Responsável: Profa. Suely de Brito Clemente Soares
Cibertecária - Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
Plataforma EaD: TecEdu - http://www.cbcon.com.br
Carga horária: 60 horas
Investimento: parcela única de R$ 150,00 (somente p/ sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB) e R$ 250,00 (não associados) -
Ter CRB não dá direito ao desconto
Inscrições on line: 5ª turma - de 11 de fevereiro a 05 de março de 2010
Curso: 5ª turma de 10 de março a 30 de abril de 2010
Investimento: parcela única de R$ 150,00 (somente p/ sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB -Sindicatos não são filiados à FEBAB) e R$ 250,00 (não associados)
COMO FAZER PARA SE ASSOCIAR? - ver lista das conveniadas
Ter CRB não dá direito ao desconto Inscrições: Entrar no site da FEBAB http://www.febab.org.br em cursos EaD no curso correspondente.
COMO FAZER PARA SE ASSOCIAR? - ver lista das conveniadas
Ter CRB não dá direito ao desconto Inscrições: Entrar no site da FEBAB http://www.febab.org.br em cursos EaD no curso correspondente.
Aceitamos inscrições por empenho: Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileirade Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições -FEBABCNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110
Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Público alvo: bibliotecários, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos.
Ementa: A pesquisa na literatura técnico-científica. O QUÊ , COMO e ONDE recuperar todo tipo de literatura acadêmica na web.
Etapas que antecedema pesquisa acadêmica propriamente dita, em qualquer base de dados:
1) a elaboração do perfil de interesse do pesquisador (estratégia de busca comtodas as palavras-chave e seus cruzamentos, em pelo menos duas línguas);
2) saber a melhor maneira de se "perguntar" aos sistemas de buscaacadêmicos, para que os resultados sejam mais precisos e
3) escolher onde pesquisar na diversidade de fontes, de acesso gratuito ou não, que estão disponíveis em diferentes interfaces de busca, em constantes mudanças, e que recuperam produtos em diferentes formatos.
Objetivo: Fornecer aos participantes todos os conceitos fundamentais e a prática (orientada e individualizada) que necessitam para que consigam, de forma autônoma, recuperar na web todas as informações e/ou documentos necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas acadêmicas,especialmente as que estiverem em andamento.
Metodologia: A metodologia adotada tem um enfoque teórico-prático e visa a capacitar o participante a construir e manter atualizado seu perfil de interesse (O QUÊ), estruturar sua estratégia de busca (COMO) e escolher as melhores fontes de informação de acordo com seu tema de pesquisa (ONDE). A cada conceito teórico serão atribuídas atividades passíveis de avaliação.
Receberão certificado os alunos que desenvolverem 100% das atividades propostas. Para isto contarão com toda assessoria necessária da professora e animador(es).
Pré-Requisitos: é desejável que o participante utilize conexão internet banda larga e dedique-se por 60 horas durante o período do curso, no horário que preferir. É desnecessário ter conhecimento prévio de EaD.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 O quê pesquisar?
1.1. Apresentação deste tópico
1.2 Perfil de interesse
1.3. Dado - informação
2 Como pesquisar
2.1 Apresentação deste tópico
2.2 Navegar sem naufragar: estratégia de busca
2.3 Operadores Boleanos AND or NOT e Truncagem * $ ?
2.4 Outros tipos de busca
3 Onde pesquisar?
3.1 Apresentação deste tópico
3.2 Bibliotecas e Pesquisadores Híbridos
3.3 Buscadores e Metabuscadores NÃO acadêmicos
3.4 Buscadores e Metabuscadores acadêmicos
3.5 Bases de dados referenciais
3.6 Bases de dados de fontes
3.7 Ligações (links, enlaces) entre as bases de dados
Suely de Brito Clemente Soares Cibertecária - Profa./EaD - Palestrante
Bibliotecária aposentada da UNESP, campus de Rio Claro, SP
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
Doação de Livros
Prezados Senhores:
Temos os seguintes livros abaixo à disposição para doação.
Caso houver interesse de alguém, favor entrar em contato conosco, maria.dolores@crea-rs.org.br
Obrigado!
Dolores Dpto. Jurídico CREA-RS
TÍTULO
Nº
COR
Lex – Jurispridência do STF
217 a 266
vermelha
Lex – Jurispridência do STF
268 a 287
vermelha
Lex – Jurispridência do STF
289 a 300
vermelha
TOTAL
82
TÍTULO
Nº
COR
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
29 a 57
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
79 a 82
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
111 a 118
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
122 a 126
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
128 a 135
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
137 a 140
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
142 a 146
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
148 a 164
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
166 a 169
marrom
TOTAL
84
TÍTULO
Nº
COR
Revista dos Tribunais
627 a 675
telha
Revista dos Tribunais
746 a 806
telha
TOTAL
110
TÍTULO
Nº
COR
Revista dos Tribunais – Suplemento de Legislação
-
telha
Revista dos Tribunais – Suplemento de Legislação
-
telha
Revista dos Tribunais – Suplemento de Legislação
-
telha
TOTAL
3
TÍTULO
Nº
COR
Revista dos Tribunais – Índice Geral
615 a 638
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
639 a 662
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
663 a 674
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
675 a 686
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
687 a 698
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
699 a 710
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
711 a 722
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
723 a 734
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
735 a 746
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
747 a 758
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
759 a 770
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
771 a 782
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
783 a 794
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
795 a 806
telha
TOTAL
14
TÍTULO
Nº
PERÍODO
COR
LEX – Legislação Federal – Marginália
L
Out a Dez/1991
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
56
Jan a Mar/1992
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
56
Abr a Jun/1992
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
57
Jan a Mar/1993
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
57
Abr a Jun/1993
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
58
Jan a Mar/1994
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
58
Abr a Jun/1994
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
59
Jul a Set/1995
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
59
Dez/1995
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
60
Jan e Fev/1996
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Mai/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Jun/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Jul/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Ago/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Set/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Out/1998
preta
TOTAL
16
TÍTULO
Nº
PERÍODO
COR
LEX – Legislação Federal – Marginália
-
1994 a 1997
preta
Índice de Consolidação
TOTAL
1
TOTAL GERAL: 310 LIVROS
Temos os seguintes livros abaixo à disposição para doação.
Caso houver interesse de alguém, favor entrar em contato conosco, maria.dolores@crea-rs.org.br
Obrigado!
Dolores Dpto. Jurídico CREA-RS
TÍTULO
Nº
COR
Lex – Jurispridência do STF
217 a 266
vermelha
Lex – Jurispridência do STF
268 a 287
vermelha
Lex – Jurispridência do STF
289 a 300
vermelha
TOTAL
82
TÍTULO
Nº
COR
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
29 a 57
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
79 a 82
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
111 a 118
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
122 a 126
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
128 a 135
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
137 a 140
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
142 a 146
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
148 a 164
marrom
Lex – Jurispridência do STF e Trib. Reg. Fed.
166 a 169
marrom
TOTAL
84
TÍTULO
Nº
COR
Revista dos Tribunais
627 a 675
telha
Revista dos Tribunais
746 a 806
telha
TOTAL
110
TÍTULO
Nº
COR
Revista dos Tribunais – Suplemento de Legislação
-
telha
Revista dos Tribunais – Suplemento de Legislação
-
telha
Revista dos Tribunais – Suplemento de Legislação
-
telha
TOTAL
3
TÍTULO
Nº
COR
Revista dos Tribunais – Índice Geral
615 a 638
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
639 a 662
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
663 a 674
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
675 a 686
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
687 a 698
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
699 a 710
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
711 a 722
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
723 a 734
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
735 a 746
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
747 a 758
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
759 a 770
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
771 a 782
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
783 a 794
telha
Revista dos Tribunais – Índice Geral
795 a 806
telha
TOTAL
14
TÍTULO
Nº
PERÍODO
COR
LEX – Legislação Federal – Marginália
L
Out a Dez/1991
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
56
Jan a Mar/1992
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
56
Abr a Jun/1992
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
57
Jan a Mar/1993
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
57
Abr a Jun/1993
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
58
Jan a Mar/1994
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
58
Abr a Jun/1994
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
59
Jul a Set/1995
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
59
Dez/1995
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
60
Jan e Fev/1996
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Mai/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Jun/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Jul/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Ago/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Set/1998
preta
LEX – Legislação Federal – Marginália
62
Out/1998
preta
TOTAL
16
TÍTULO
Nº
PERÍODO
COR
LEX – Legislação Federal – Marginália
-
1994 a 1997
preta
Índice de Consolidação
TOTAL
1
TOTAL GERAL: 310 LIVROS
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Vaga para estágio
Estágio
O Colégio Província de São Pedro está selecionando Estagiário (a) de Biblioteconomia (3º ao 7º semestre), com urgência, para sua biblioteca.Interessados entrar em contato pelo fone (51) 3328-2810 para agendar entrevistas.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Dia do Bibliotecário 2010
Dia do Bibliotecário 2010 - Sugestões de Programação
Estamos aceitando sugestões para a programação em comemoração ao dia do bibliotecário.
Por favor enviar até o dia 18 de fevereiro de 2010.
Estamos aceitando sugestões para a programação em comemoração ao dia do bibliotecário.
Por favor enviar até o dia 18 de fevereiro de 2010.
CRB-10 - GESTÃO
2009-2011
Entrevista com a Vice Presidente do CRB-8
Menu Literatura fala sobre os avanços e necessidades das bibliotecas brasileiras Maria das Mercês Apostolo, vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, afirma que ferramentas da internet auxiliam o trabalho mas nunca substituirão os livros.
http://int.limao.com.br/eldorado/audios!getPlayerAudio.action?destaque.idGuidSelect=8A17E5427C1E4CA89A21E53895D3EB0C
http://int.limao.com.br/eldorado/audios!getPlayerAudio.action?destaque.idGuidSelect=8A17E5427C1E4CA89A21E53895D3EB0C
VIII Curso de Segurança de Acervos Culturais
*VIII Curso de Segurança de Acervos Culturais*
* * O Museu de Astronomia e Ciências Afins oferece o oitavo Curso de Segurança de Acervos Culturais em maio de 2010. O curso aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas. Ressalta a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco, partindo da premissa de que a segurança de um bem cultural envolve aspectos multidisciplinares. Está estruturado em disciplinas que visam introduzir os princípios que fundamentam uma política de segurança institucional.
*Objetivos:*
- Conscientizar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais, objetivando a preservação do patrimônio;
- Instruir sobre questões da conservação preventiva voltada à segurança de bens culturais;
- Incentivar estudos na área de preservação, conservação e segurança de bens culturais.
*Público alvo*
Conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.
*Organização*
Coordenação de Documentação e Arquivo
Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST
*Carga horária:*
40 h/aula em regime de tempo integral (8h/dia), durante uma semana.
*Pré-requisito:*
2º Grau Completo
* *
*Programação*:
*Dia 24 de maio *- segunda-feira
*8h – Entrega do material***
*8h 20min - Abertura***
*//8h 30min às 12h 30min - Controle de Acervos***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Maria Celina Soares de Mello e Silva
Arquivista; Doutora em História Social pela USP. Atua no Arquivo de História da Ciência, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.
*/Ementa/*: Aborda questões que envolvem o controle de acervos, tais como a formação de coleções, registro e processamento técnico, instrumentos de controle de acesso e sala de consulta, todos sob o ponto de vista da segurança.
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
***13h 30min às 17h 30min**/ - Legislação Patrimonial/***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* Marcio Rangel
Museólogo; Doutor em História das Ciências pela COC/FIOCRUZ. Atua como Pesquisador da Coordenação de Museologia do MAST.
*/Ementa/*: Aborda os diferentes aspectos da legislação brasileira relacionada à proteção do patrimônio cultural. Identifica a relação existente entre a prática de preservação e as leis que regulamentam o campo. Analisa a formação e o papel das instituições federais responsáveis pela fiscalização do patrimônio nacional, com especial ênfase no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
* **16h - Intervalo***
*/ /**/Dia 25 de maio /*/– terça-feira/*//*
* ***8h 30min às 12h 30min - *Arquitetura e Segurança***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Cláudia Suely Rodrigues de Carvalho
Arquiteta, Doutora em Preservação Arquitetônica pela USP. Atua como Coordenadora do Núcleo de Preservação Arquitetônico e Diretora Substituta do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa.
*Ementa*: Enfoca as relações entre as características arquitetônicas dos edifícios que abrigam coleções e a preservação dos acervos, com ênfase nas questões ambientais, à luz das normas e recomendações sobre segurança em edificações.
*/ /**//11h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
*//**//**13h 30min às 17h 30min**/ - /**Preservação de Acervos***
*Carga Horária: *4h/a
*Professora: Ozana Hannesch*
Arquivista; Especialista em Conservação de Bens Cultuais Móveis, com foco nos Acervos Arquivísticos e Bibliográficos. Atua como Conservadora-Restauradora do Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.
*Ementa*: Aborda questões referentes à conservação-restauração de acervos e às políticas e programas de preservação e conservação, incluindo normas de transporte, manuseio e consulta, acondicionamento e armazenagem de documentos, dentro do aspecto da segurança de acervos.
*/ /**//16h - Intervalo***
*/ /**//*
*//**/Dia 26 de maio /*/- quarta-feira/*//*
* **8h 30min às 12h 30min - Segurança Física do Prédio***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Solange Rocha
Historiadora/Conservadora, Especialista em Conservação de Acervos Arquivísticos, Bibliográficos e Obras de Arte em Suporte de Papel. Atua no Arquivo de História da Ciência/MAST.
*Ementa*: Aborda a proteção por perímetros; normas de segurança do edifício; controle de acesso; portas e janelas; fechaduras e chaves; planos de desocupação; vigilância; instalações físicas do prédio; sistemas de alarme e detecção; sistemas de controle de acesso; CFTV (Controle Fechado de Televisão).
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
***13h 30min às 17h 30min - Gerenciamento de Risco***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* José Luiz Pedersoli Junior
Químico, especialista na área da ciência dos materiais aplicada à conservação de acervos de papel e materiais relacionados. Atuou no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural (Amsterdã, 1997-2003) e no Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais - ICCROM (Roma, 2005-2008). Atualmente, atua como profissional independente no Brasil e no exterior.
*Ementa*: Aborda os aspectos introdutórios do gerenciamento de riscos aplicado a acervos culturais, segundo a norma técnica australiana e
neo-zelandesa: AS/NZ 4360:2006. Discute as etapas do processo e sua utilização específica no setor do patrimônio cultural. Aborda a segurança de acervos culturais, no que envolve a elaboração de planos de emergência. Introduz ferramentas informatizadas para a aplicação do gerenciamento de riscos no setor do patrimônio cultural.
*16h - Intervalo***
*/Dia 27 de maio /*/– quinta-feira///
*/ /**//*8h 30min às 12h 30min - */Proteção contra Incêndio/***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* Victor Manoel de Carvalho
Oficial da Marinha do Brasil. Especialista em Salvatagem e em Situações de emergências nucleares e radiológicas; Curso de operações contra incêndios (Texas, EUA). Atua como Instrutor de Combate a Incêndio da Marinha, Instrutor de Socorro e Salvamento da Marinha; Oficial Analista de Inteligência Estratégica no Ministério da Defesa em Brasília.
*Ementa*: Enfoca as brigadas de incêndio; Programa de Prevenção de Riscos e Acidentes (PPRA); Programas de Fiscalização e avaliação; Equipamentos e materiais básicos de emergência; Prevenção e gerência de riscos; incêndios: planos de emergência; técnicas de combate e análises de causas de incêndios.
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
*13h 30min às 17h 30min - Segurança da Informação em Meios Eletrônicos***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* Luis Fernando Sayão
Físico; Mestre e Doutor em Ciência da Informação, Convênio CNPq/IBICT/UFRJ-ECO. Atua como Chefe do Centro de Informações Nucleares
- CIN da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN; Membro da Câmara Técnica do Documento Eletrônico do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ; e Representante brasileiro no Internacional Nuclear Information System - INIS.
*Ementa*: Aborda o que é preservação digital: definições e conceitos; a obsolescência das mídias digitais: causas e conseqüências; os desafios da preservação digital; metadados para preservação digital; e projetos internacionais em andamento.
*16h - Intervalo***
* **/Dia 28 de maio /*/– sexta-feira/*//*
*8h 30min às 12h 30min**/ - /**Biossegurança em Bibliotecas, Arquivos e
Museus***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Francelina H. Lima e Silva
Bióloga; Mestre em Ciência da Informação, Convênio CNPq/IBICT/UFRJ-ECO.
Doutoranda em Doenças Infecciosas e Biossegurança do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ. Tecnologista em Saúde Pública do Núcleo de Biossegurança - NUBio do Departamento de Saneamento Saúde e Ambiente - DSSA da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/ FIOCRUZ.
*Ementa*: Aborda conceitos e informações básicas em Biossegurança e Biosseguridade, facilitando o despertar da percepção do profissional que atua em bibliotecas, arquivos e museus em relação aos diversos riscos inerentes ao trabalho, SAÚDE e ao meio ambiente.
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
*13h 30min às 17h 30min - Combate ao Tráfico Ilícito de Bens
Culturais***
*Carga Horária*: 4h/a
*Professor (a): Delegado(a) da Polícia Federal / Interpol*
*Ementa**/: /*Aborda a estrutura e atuação da Interpol no combate ao comércio ilícito de bens culturais; a atuação da Interpol em parceria com o IPHAN, interpretando os fundamentos legais para a defesa e preservação do patrimônio nacional; expõe e interpreta os elementos ensejadores da Política Nacional de Segurança para arquivos, bibliotecas e museus.
* **16h - Intervalo***
* **Inscrições*
As inscrições podem ser feitas na secretaria da Coordenação de Documentação e Arquivo, com Vânia Rodrigues, pelo telefone (21) 2580 7010, ramal 217 e telefax (21) 3295 0918, e-mail: vaniarodrigues@mast.br <mailto:vaniarodrigues@mast.br>, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h, a partir de 01/03/2010.
*Pagamento*
Por meio de GRU. Orientações para imprimir a guia de recolhimento para pagamento da taxa de inscrição para o curso: a guia encontra-se no site:
http://www.mct.gov.br/ <http://www.mct.gov.br/>; nesse site, procure a área de Links; clicar no ícone denominado “GRU”; preencher os espaços necessários com as seguintes informações: U.G. : 240124; Gestão: 00001;
Unidade: Museu de Astronomia e Ciências Afins; Código: 28830-6; Descrição do recolhimento: Serviços Administrativos. Clicar em AVANÇAR; na próxima tela que se abrirá, o número de referência será 01;
competência: o mês de pagamento, por exemplo, 03/2010; vencimento:
escolher a data de vencimento para o pagamento. Clicar em emitir. A guia emitida pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.
* Investimento*
R$ 360,00 a vista ou 3 parcelas de R$ 120,00 - pessoa física
R$ 460,00 - pessoa jurídica
*Observações*
A taxa de inscrição, dividida em três parcelas, terá os seguintes prazos:
1ª parcela até 31/03/2010
2ª parcela até 20/04/2010
3ª parcela até 15/05/2010
A matrícula inclui material didático e certificado. A inscrição somente será confirmada após a conclusão da 3ª parcela.
*Prazo de inscrição*
01 de março a 15 de maio de 2010.
* **Número de vagas: *40 vagas
*Coordenação Geral do Curso*
Lucia Alves da Silva Lino (Coordenadora de Documentação e Arquivo)
*Equipe organizadora:*
Everaldo Pereira Frade
Luci Meri Guimarães
Maria Celina Soares de Mello e Silva
Ozana Hannesch
Solange Rocha
Vânia Rodrigues
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Coordenação de Documentação e Arquivo
http://www.mast.br/ <http://www.mast.br/>
Tel./fax: (21) 3295 0918
* * O Museu de Astronomia e Ciências Afins oferece o oitavo Curso de Segurança de Acervos Culturais em maio de 2010. O curso aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas. Ressalta a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco, partindo da premissa de que a segurança de um bem cultural envolve aspectos multidisciplinares. Está estruturado em disciplinas que visam introduzir os princípios que fundamentam uma política de segurança institucional.
*Objetivos:*
- Conscientizar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais, objetivando a preservação do patrimônio;
- Instruir sobre questões da conservação preventiva voltada à segurança de bens culturais;
- Incentivar estudos na área de preservação, conservação e segurança de bens culturais.
*Público alvo*
Conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.
*Organização*
Coordenação de Documentação e Arquivo
Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST
*Carga horária:*
40 h/aula em regime de tempo integral (8h/dia), durante uma semana.
*Pré-requisito:*
2º Grau Completo
* *
*Programação*:
*Dia 24 de maio *- segunda-feira
*8h – Entrega do material***
*8h 20min - Abertura***
*//8h 30min às 12h 30min - Controle de Acervos***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Maria Celina Soares de Mello e Silva
Arquivista; Doutora em História Social pela USP. Atua no Arquivo de História da Ciência, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.
*/Ementa/*: Aborda questões que envolvem o controle de acervos, tais como a formação de coleções, registro e processamento técnico, instrumentos de controle de acesso e sala de consulta, todos sob o ponto de vista da segurança.
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
***13h 30min às 17h 30min**/ - Legislação Patrimonial/***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* Marcio Rangel
Museólogo; Doutor em História das Ciências pela COC/FIOCRUZ. Atua como Pesquisador da Coordenação de Museologia do MAST.
*/Ementa/*: Aborda os diferentes aspectos da legislação brasileira relacionada à proteção do patrimônio cultural. Identifica a relação existente entre a prática de preservação e as leis que regulamentam o campo. Analisa a formação e o papel das instituições federais responsáveis pela fiscalização do patrimônio nacional, com especial ênfase no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
* **16h - Intervalo***
*/ /**/Dia 25 de maio /*/– terça-feira/*//*
* ***8h 30min às 12h 30min - *Arquitetura e Segurança***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Cláudia Suely Rodrigues de Carvalho
Arquiteta, Doutora em Preservação Arquitetônica pela USP. Atua como Coordenadora do Núcleo de Preservação Arquitetônico e Diretora Substituta do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa.
*Ementa*: Enfoca as relações entre as características arquitetônicas dos edifícios que abrigam coleções e a preservação dos acervos, com ênfase nas questões ambientais, à luz das normas e recomendações sobre segurança em edificações.
*/ /**//11h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
*//**//**13h 30min às 17h 30min**/ - /**Preservação de Acervos***
*Carga Horária: *4h/a
*Professora: Ozana Hannesch*
Arquivista; Especialista em Conservação de Bens Cultuais Móveis, com foco nos Acervos Arquivísticos e Bibliográficos. Atua como Conservadora-Restauradora do Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.
*Ementa*: Aborda questões referentes à conservação-restauração de acervos e às políticas e programas de preservação e conservação, incluindo normas de transporte, manuseio e consulta, acondicionamento e armazenagem de documentos, dentro do aspecto da segurança de acervos.
*/ /**//16h - Intervalo***
*/ /**//*
*//**/Dia 26 de maio /*/- quarta-feira/*//*
* **8h 30min às 12h 30min - Segurança Física do Prédio***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Solange Rocha
Historiadora/Conservadora, Especialista em Conservação de Acervos Arquivísticos, Bibliográficos e Obras de Arte em Suporte de Papel. Atua no Arquivo de História da Ciência/MAST.
*Ementa*: Aborda a proteção por perímetros; normas de segurança do edifício; controle de acesso; portas e janelas; fechaduras e chaves; planos de desocupação; vigilância; instalações físicas do prédio; sistemas de alarme e detecção; sistemas de controle de acesso; CFTV (Controle Fechado de Televisão).
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
***13h 30min às 17h 30min - Gerenciamento de Risco***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* José Luiz Pedersoli Junior
Químico, especialista na área da ciência dos materiais aplicada à conservação de acervos de papel e materiais relacionados. Atuou no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural (Amsterdã, 1997-2003) e no Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais - ICCROM (Roma, 2005-2008). Atualmente, atua como profissional independente no Brasil e no exterior.
*Ementa*: Aborda os aspectos introdutórios do gerenciamento de riscos aplicado a acervos culturais, segundo a norma técnica australiana e
neo-zelandesa: AS/NZ 4360:2006. Discute as etapas do processo e sua utilização específica no setor do patrimônio cultural. Aborda a segurança de acervos culturais, no que envolve a elaboração de planos de emergência. Introduz ferramentas informatizadas para a aplicação do gerenciamento de riscos no setor do patrimônio cultural.
*16h - Intervalo***
*/Dia 27 de maio /*/– quinta-feira///
*/ /**//*8h 30min às 12h 30min - */Proteção contra Incêndio/***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* Victor Manoel de Carvalho
Oficial da Marinha do Brasil. Especialista em Salvatagem e em Situações de emergências nucleares e radiológicas; Curso de operações contra incêndios (Texas, EUA). Atua como Instrutor de Combate a Incêndio da Marinha, Instrutor de Socorro e Salvamento da Marinha; Oficial Analista de Inteligência Estratégica no Ministério da Defesa em Brasília.
*Ementa*: Enfoca as brigadas de incêndio; Programa de Prevenção de Riscos e Acidentes (PPRA); Programas de Fiscalização e avaliação; Equipamentos e materiais básicos de emergência; Prevenção e gerência de riscos; incêndios: planos de emergência; técnicas de combate e análises de causas de incêndios.
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
*13h 30min às 17h 30min - Segurança da Informação em Meios Eletrônicos***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professor:* Luis Fernando Sayão
Físico; Mestre e Doutor em Ciência da Informação, Convênio CNPq/IBICT/UFRJ-ECO. Atua como Chefe do Centro de Informações Nucleares
- CIN da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN; Membro da Câmara Técnica do Documento Eletrônico do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ; e Representante brasileiro no Internacional Nuclear Information System - INIS.
*Ementa*: Aborda o que é preservação digital: definições e conceitos; a obsolescência das mídias digitais: causas e conseqüências; os desafios da preservação digital; metadados para preservação digital; e projetos internacionais em andamento.
*16h - Intervalo***
* **/Dia 28 de maio /*/– sexta-feira/*//*
*8h 30min às 12h 30min**/ - /**Biossegurança em Bibliotecas, Arquivos e
Museus***
*Carga Horária:* 4h/a
*Professora:* Francelina H. Lima e Silva
Bióloga; Mestre em Ciência da Informação, Convênio CNPq/IBICT/UFRJ-ECO.
Doutoranda em Doenças Infecciosas e Biossegurança do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ. Tecnologista em Saúde Pública do Núcleo de Biossegurança - NUBio do Departamento de Saneamento Saúde e Ambiente - DSSA da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/ FIOCRUZ.
*Ementa*: Aborda conceitos e informações básicas em Biossegurança e Biosseguridade, facilitando o despertar da percepção do profissional que atua em bibliotecas, arquivos e museus em relação aos diversos riscos inerentes ao trabalho, SAÚDE e ao meio ambiente.
*10h - Intervalo*
*12h 30min às 13h 30min – Almoço***
*13h 30min às 17h 30min - Combate ao Tráfico Ilícito de Bens
Culturais***
*Carga Horária*: 4h/a
*Professor (a): Delegado(a) da Polícia Federal / Interpol*
*Ementa**/: /*Aborda a estrutura e atuação da Interpol no combate ao comércio ilícito de bens culturais; a atuação da Interpol em parceria com o IPHAN, interpretando os fundamentos legais para a defesa e preservação do patrimônio nacional; expõe e interpreta os elementos ensejadores da Política Nacional de Segurança para arquivos, bibliotecas e museus.
* **16h - Intervalo***
* **Inscrições*
As inscrições podem ser feitas na secretaria da Coordenação de Documentação e Arquivo, com Vânia Rodrigues, pelo telefone (21) 2580 7010, ramal 217 e telefax (21) 3295 0918, e-mail: vaniarodrigues@mast.br <mailto:vaniarodrigues@mast.br>, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h, a partir de 01/03/2010.
*Pagamento*
Por meio de GRU. Orientações para imprimir a guia de recolhimento para pagamento da taxa de inscrição para o curso: a guia encontra-se no site:
http://www.mct.gov.br/ <http://www.mct.gov.br/>; nesse site, procure a área de Links; clicar no ícone denominado “GRU”; preencher os espaços necessários com as seguintes informações: U.G. : 240124; Gestão: 00001;
Unidade: Museu de Astronomia e Ciências Afins; Código: 28830-6; Descrição do recolhimento: Serviços Administrativos. Clicar em AVANÇAR; na próxima tela que se abrirá, o número de referência será 01;
competência: o mês de pagamento, por exemplo, 03/2010; vencimento:
escolher a data de vencimento para o pagamento. Clicar em emitir. A guia emitida pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.
* Investimento*
R$ 360,00 a vista ou 3 parcelas de R$ 120,00 - pessoa física
R$ 460,00 - pessoa jurídica
*Observações*
A taxa de inscrição, dividida em três parcelas, terá os seguintes prazos:
1ª parcela até 31/03/2010
2ª parcela até 20/04/2010
3ª parcela até 15/05/2010
A matrícula inclui material didático e certificado. A inscrição somente será confirmada após a conclusão da 3ª parcela.
*Prazo de inscrição*
01 de março a 15 de maio de 2010.
* **Número de vagas: *40 vagas
*Coordenação Geral do Curso*
Lucia Alves da Silva Lino (Coordenadora de Documentação e Arquivo)
*Equipe organizadora:*
Everaldo Pereira Frade
Luci Meri Guimarães
Maria Celina Soares de Mello e Silva
Ozana Hannesch
Solange Rocha
Vânia Rodrigues
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Coordenação de Documentação e Arquivo
http://www.mast.br/ <http://www.mast.br/>
Tel./fax: (21) 3295 0918
I Encontro Regional de BIbliotecárias(os) da BVS-Psi
Prezados(as)
O Conselho Regional de Psicologia 3ª Região - Bahia e Sergipe em parceria com a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) realizará em Salvador, Bahia no período de 02 a 05 de março de 2010 o I Encontro Regional de Bibliotecárias(os) da BVS-Psi.
O público-alvo central do evento são os(as) bibliotecários(as) que atuam em instituições com curso de Psicologia.
Maiores informações em anexo.
Atenciosamente,-- Sara TorresBibliotecária do Conselho Regional de Psicologia 3ª Região - BA/SEA biblioteca do CRP-03 é integrante da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP)www.crp03.org.br / biblioteca@crp03.org.br
O Conselho Regional de Psicologia 3ª Região - Bahia e Sergipe em parceria com a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) realizará em Salvador, Bahia no período de 02 a 05 de março de 2010 o I Encontro Regional de Bibliotecárias(os) da BVS-Psi.
O público-alvo central do evento são os(as) bibliotecários(as) que atuam em instituições com curso de Psicologia.
Maiores informações em anexo.
Atenciosamente,-- Sara TorresBibliotecária do Conselho Regional de Psicologia 3ª Região - BA/SEA biblioteca do CRP-03 é integrante da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP)www.crp03.org.br / biblioteca@crp03.org.br
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Retificação de Data - Processo Seletivo
Segue a alteração da data limite para o envio de currículos para o Processo Seletivo em Passo Fundo
PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE BIBLIOTECÁRIO(A)
1. A Direção Geral da Faculdade Meridional / IMED, credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 4.364, de 29/12/2004, informa que, no período de 22 de janeiro até 20 de fevereiro de 2010, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção pública de bibliotecário(a), conforme perfil abaixo discriminado.
Idade: mínima de 21 anos.
Ambos os sexos.
Formação: Superior Completo em Biblioteconomia.
2. As inscrições deverão ser efetuadas através do e-mail selecao@imed.edu.br até o dia 20/02/2010. No campo: assunto do e-mail, colocar VAGA BIBLIOTECÁRIO.
3. A carga horária será de 08 horas semanais e a remuneração conforme política da instituição.
4. O processo seletivo será realizado da seguinte forma:
(a) recebimento das inscrições, verificação dos requisitos formais e análise de currículo;
(b) Avaliação Psicológica e entrevista individual;
(c) Divulgação ao selecionado do resultado.
5. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail selecao@imed.edu.br.
Passo Fundo, 22 de janeiro de 2010.
Prof. Eduardo Capellari
Diretor Geral / IMED
PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE BIBLIOTECÁRIO(A)
1. A Direção Geral da Faculdade Meridional / IMED, credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 4.364, de 29/12/2004, informa que, no período de 22 de janeiro até 20 de fevereiro de 2010, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção pública de bibliotecário(a), conforme perfil abaixo discriminado.
Idade: mínima de 21 anos.
Ambos os sexos.
Formação: Superior Completo em Biblioteconomia.
2. As inscrições deverão ser efetuadas através do e-mail selecao@imed.edu.br até o dia 20/02/2010. No campo: assunto do e-mail, colocar VAGA BIBLIOTECÁRIO.
3. A carga horária será de 08 horas semanais e a remuneração conforme política da instituição.
4. O processo seletivo será realizado da seguinte forma:
(a) recebimento das inscrições, verificação dos requisitos formais e análise de currículo;
(b) Avaliação Psicológica e entrevista individual;
(c) Divulgação ao selecionado do resultado.
5. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail selecao@imed.edu.br.
Passo Fundo, 22 de janeiro de 2010.
Prof. Eduardo Capellari
Diretor Geral / IMED
Processo Seletivo para Bibliotecário
PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE BIBLIOTECÁRIO(A)
1. A Direção Geral da Faculdade Meridional / IMED, credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 4.364, de 29/12/2004, informa que, no período de 22 de janeiro até 31 de janeiro de 2010, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção pública de bibliotecário(a), conforme perfil abaixo discriminado.
Idade: mínima de 21 anos.
Ambos os sexos.
Formação: Superior Completo em Biblioteconomia.
Ambos os sexos.
Formação: Superior Completo em Biblioteconomia.
2. As inscrições deverão ser efetuadas através do e-mail selecao@imed.edu.br até o dia 31/01/2010. No campo: assunto do e-mail, colocar VAGA BIBLIOTECÁRIO.
3. A carga horária será de 08 horas semanais e a remuneração conforme política da instituição.
4. O processo seletivo será realizado da seguinte forma:
3. A carga horária será de 08 horas semanais e a remuneração conforme política da instituição.
4. O processo seletivo será realizado da seguinte forma:
(a) recebimento das inscrições, verificação dos requisitos formais e análise de currículo;
(b) Avaliação Psicológica e entrevista individual;
(c) Divulgação ao selecionado do resultado.
5. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail selecao@imed.edu.br.
5. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail selecao@imed.edu.br.
Passo Fundo, 22 de janeiro de 2010.
Prof. Eduardo Capellari
Diretor Geral / IMED
Diretor Geral / IMED
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Levantamento de Concursos Públicos Realizados
Caro(a)s Bibliotecário(a)s,
O CRB-10 está fazendo um levantamento de todos os Concursos Públicos realizados após o ano de 2006 que tenham vagas para bibliotecário no estado do RS, onde não tenham sido nomeados todas as vagas previstas no edital, ou aqueles que previam cadastro reserva , mas também nunca nomearam um profissional.
Estes dados serão utilizados nas atividades de Fiscalização e Divulgação do CRB 10.
Pedimos que o profissional identifique o orgão respectivo e se possível envie em anexo o edital original do concurso.
O CRB-10 está fazendo um levantamento de todos os Concursos Públicos realizados após o ano de 2006 que tenham vagas para bibliotecário no estado do RS, onde não tenham sido nomeados todas as vagas previstas no edital, ou aqueles que previam cadastro reserva , mas também nunca nomearam um profissional.
Estes dados serão utilizados nas atividades de Fiscalização e Divulgação do CRB 10.
Pedimos que o profissional identifique o orgão respectivo e se possível envie em anexo o edital original do concurso.
Concurso para a Prefeitura de Carazinho-RS
A Prefeitura Municipal de Carazinho-RS acaba de abrir inscrições para o concurso público municipal, conforme edital número 001/2010 (em anexo).
Dentre as diversas vagas oferecidas, há 1 cargo para bibliotecário(a).
Maiores informações podem ser obtidas através dos seguintes sites:
www.carazinho.rs.gov.br
www.objetivas.com.br
Dentre as diversas vagas oferecidas, há 1 cargo para bibliotecário(a).
Maiores informações podem ser obtidas através dos seguintes sites:
www.carazinho.rs.gov.br
www.objetivas.com.br
Vaga de Estágio
Estágio na FEPAM
Mandar currículo para o e-mail: biblioteca @ fepam. rs. gov. br
Bolsa FDRH 4h ou 6h a combinar
(http://www.fdrh.rs.gov.br/bolsa.htm
Mandar currículo para o e-mail: biblioteca @ fepam. rs. gov. br
Bolsa FDRH 4h ou 6h a combinar
(http://www.fdrh.rs.gov.br/bolsa.htm
Curso de Catalogação, em MARC21, na prática
DIVULGAÇÃO:
CURSO DE CATALOGAÇÃO, EM MARC21, NA PRÁTICA -
CURSO DE CATALOGAÇÃO, EM MARC21, NA PRÁTICA -
Ferramenta de exercício: Base de dados PERGAMUM MARC21O uso do formato MARC21 (Machine Readable Cataloging) na catalogação em bases de dados para bibliotecas, além de ser cada vez mais usual, trouxe ao mundo da biblioteconomia um padrão internacional e consagrado para entrada de dados que permite a cooperação da catalogação entre unidades de informação fisicamente distantes, agilizando e otimizando o processo de descrição bibliográfica. Além disso, na necessidade de migração entre bases de dados programadas neste formato as vantagens são incontestáveis: agilidade, menor retrabalho, maior segurança e facilidade na tomada de decisões.
Objetivo
Mediante exercícios práticos e individuais, o curso enfatiza a catalogação em base de dados no formato MARC21.
Para a prática é utilizada uma base de dados Pergamum – software nacional considerado o mais completo para gerenciamento de acervos de bibliotecas e cuja estrutura do módulo de catalogação possibilita ampla aplicação das regras de catalogação no formato MARC21. Desta forma o aluno exercitará o uso de todos os campos e subcampos necessários para a catalogação neste formato, podendo aplicar este conhecimento a qualquer outra base em MARC21.
Público alvo
Bibliotecários e estudantes de biblioteconomia que já tiverem cursado as disciplinas de catalogação.Metodologia
· Aulas com exercícios práticos em base de dados em formato MACR21, com revisão e orientações quanto ao uso das regras de catalogação. Conteúdo Programático
· Histórico do MARC
· Tipos de registros bibliográficos
· Componentes do registro bibliográfico
Líder
Dados fixos
Dados variáveis
Controle, números e códigos de identificação (0XX)
Entrada principal (1XX)
Área de título e indicação de responsabilidade (245)
Área de edição (250)
Área de publicação (Imprenta) (260)
Área de descrição física (300)
Área de série (4XX)
Área de notas (5XX)
Área de números (ISBN e ISSN)
Área de assunto (6XX)
Entradas secundárias (7XX)
Secundárias de série (8XX)
Livre para cada biblioteca (9XX)
· Revisão dos campos e subcampos do formato bibliográfico MARC
· Exercícios práticos individuais e orientados de entrada de dados bibliográficos em base de dados segundo as regras do CCAA2:
Monografias (folheto, livro, anais, dissertação e tese)
Periódicos
Artigos
CDROM
· Aulas com exercícios práticos em base de dados em formato MACR21, com revisão e orientações quanto ao uso das regras de catalogação. Conteúdo Programático
· Histórico do MARC
· Tipos de registros bibliográficos
· Componentes do registro bibliográfico
Líder
Dados fixos
Dados variáveis
Controle, números e códigos de identificação (0XX)
Entrada principal (1XX)
Área de título e indicação de responsabilidade (245)
Área de edição (250)
Área de publicação (Imprenta) (260)
Área de descrição física (300)
Área de série (4XX)
Área de notas (5XX)
Área de números (ISBN e ISSN)
Área de assunto (6XX)
Entradas secundárias (7XX)
Secundárias de série (8XX)
Livre para cada biblioteca (9XX)
· Revisão dos campos e subcampos do formato bibliográfico MARC
· Exercícios práticos individuais e orientados de entrada de dados bibliográficos em base de dados segundo as regras do CCAA2:
Monografias (folheto, livro, anais, dissertação e tese)
Periódicos
Artigos
CDROM
Instrutora
Deisi Hauenstein - Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Consultora para Normalização Técnica de documentos segundo normas nacionais (ABNT) e internacional (VANCOUVER). Consultora e instrutora de curso de catalogação em formato MARC21, com mais de 10 anos de experiência em catalogação em Bases de Dados com formato MARC.
Materiais
É recomendável que o aluno traga para o curso o Código de catalogação anglo-americano, 2ª. edição, revisão 2002. Tradução da FEBAB, 2004. ou RIBEIRO, A.M.C.M. Catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR2R 2002: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition, 2002 Revision, Edições de 2003, ou 2004 ou 2006, ou a de 2009, AACR2R em MARC21.
*material comercializado pela INFORMAR Como comprar? - Se tiver interesse faça a solicitação antecipadamente.
Carga Horária
16 h/aulas
CustoProfissional: R$363,00
Estudante (Curso Técnico e Graduação): R$320,00 (Obrigatório a apresentação do documento comprobatório de matrícula)
Formas de pagamento
Pagamentos efetuados até dia 26/02 terão desconto de 10%
Parcelamentos: Com o desconto, em até 2 vezes (entrada mais 30 dias); em 3 vezes sem desconto (entrada, 30 e 60 dias).
Data: 26 e 27 de março de 2010
Horário: 9 h às 18 h com uma hora de intervalo para almoço
Local de realização: Sede da INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS
Serviços:
· Coffee Break
· Apostila e exercícios
· Certificado de participação
· Coffee Break
· Apostila e exercícios
· Certificado de participação
INSCRIÇÕESINFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.
Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RS
Horário: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br Site: http://www.informar-rs.com.br
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Biblioteca da Cema
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/maiscanoas/2010/02/03/biblioteca-da-cema-2/?topo=13,1,1
Biblioteca da Cema
3 de fevereiro de 2010 Categorias: Personagens
O sonho de Iglacema Britto da Silva, a Cema, como é conhecida no bairro Niterói, era ser jornalista e fundar uma biblioteca. O sonho do jornalismo ficou na adolescência dos anos 60. Mas, o de fundar uma biblioteca, começou a se concretizar em 22 de fevereiro de 2009, quando inaugurou em sua casa, na Rua Tamoio, 420, no bairro Niterói a biblioteca José de Alencar.
Contando com aproximadamente1,5 mil volumes no acervo, a biblioteca funciona basicamente a partir de livros colecionados por Cema, ao longo dos anos e de doações de moradores.
_ Muitos amigos doam livros. A biblioteca recebe um bom número de leitores e de alunos das escolas próximas durante o ano letivo. Não conto com nenhum recurso público ou de qualquer associação para isso. Quando se tem iniciativa e se acredita num sonho se consegue ir longe _ comenta.
Cema exibe com orgulho uma relíquia do acervo. O livro herdado da avó. Uma edição de 1932 de Manuscritos brasileiros de Afonso Guerra Lima.
A biblioteca José de Alencar da costureira e professora, Cema está aberta ao público diariamente das 8h às 10h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
_ Quero aumentar o acervo. Para isso preciso de estantes, em breve. Quero também informatizar a biblioteca.
O telefone de contato é o 3475-1459. Toda e qualquer doação de livros de literatura serão bem vindos, assim como estantes ou expositores para comportar os mesmos. Associem-se, doem obras e promovam esta bela iniciativa.
Textos e fotos enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira
Biblioteca da Cema
3 de fevereiro de 2010 Categorias: Personagens
O sonho de Iglacema Britto da Silva, a Cema, como é conhecida no bairro Niterói, era ser jornalista e fundar uma biblioteca. O sonho do jornalismo ficou na adolescência dos anos 60. Mas, o de fundar uma biblioteca, começou a se concretizar em 22 de fevereiro de 2009, quando inaugurou em sua casa, na Rua Tamoio, 420, no bairro Niterói a biblioteca José de Alencar.
Contando com aproximadamente1,5 mil volumes no acervo, a biblioteca funciona basicamente a partir de livros colecionados por Cema, ao longo dos anos e de doações de moradores.
_ Muitos amigos doam livros. A biblioteca recebe um bom número de leitores e de alunos das escolas próximas durante o ano letivo. Não conto com nenhum recurso público ou de qualquer associação para isso. Quando se tem iniciativa e se acredita num sonho se consegue ir longe _ comenta.
Cema exibe com orgulho uma relíquia do acervo. O livro herdado da avó. Uma edição de 1932 de Manuscritos brasileiros de Afonso Guerra Lima.
A biblioteca José de Alencar da costureira e professora, Cema está aberta ao público diariamente das 8h às 10h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
_ Quero aumentar o acervo. Para isso preciso de estantes, em breve. Quero também informatizar a biblioteca.
O telefone de contato é o 3475-1459. Toda e qualquer doação de livros de literatura serão bem vindos, assim como estantes ou expositores para comportar os mesmos. Associem-se, doem obras e promovam esta bela iniciativa.
Textos e fotos enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira
Curso Conservação de acervos arquivísticos
Curso: Conservação de acervos arquivisticos.
Paradigmas da conservação-restauração
Instrutora: Maria Luisa Ramos Soares
Doutora em Conservação-Restauração do Patrimônio Histórico pela Universidade Politécnica de Valencia-Valencia-Espanha (2006). Mestre em Ciência da Informação com concentração em Administração da Preservação - Columbia University. School of Library Service-NY-USA (1992). Bolsista do Instituto Getty Los Angeles-USA (1990). Especialização em restauração de papel pelo International Centre For Study Of Preserv. And Restorat. Of Cult. Property, ICCROM (Roma-Italia)(1986). Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1978), Atualmente é professora convidada da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi estagiaria (bolsista) conservadora- restauradora da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa-Portugal), Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, estagiaria bolsista no Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS-Paris-França), presidente da comissão de estudo de conservação na Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT-RJ , presidente da Associação brasileira de conservadores restauradores de patrimônio cultural-ABRACOR (1996-2001) e tecnologista sênior III da Fundação Casa de Rui Barbosa (1978-2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação-restauração de documentos gráficos, preservação, administração da preservação- ciência e arte, história do papel, história da arte, arte-educação, ética do profissional conservador-restaurador e conservação-integrada.
Descrição: Curso de informação e treinamento com o objetivo de ampliar o campo de conhecimento da preservação, conservação e restauração de documentos gráficos. Analisar o processo estrutural das diferentes matérias nas diferentes coleções. Reconhecer as tramas sociais que determinam os processos de eleição e ou descartes dos objetos como fonte documental e as normas culturais de conservação. Os critérios de intervenções dos conservadores-restauradores sobre as diferentes óticas sócias. Princípios gerais de restauração de bens culturais. A ética do restauro. Teoria do restauro. Brandi. Uma metodologia crítica.
Programa:
Conceitos básicos sobre conservação-restauração de documentos arquivísticos
O que? O como? E o porquê ?
O papel social da conservação
Memória e PatrimônioPolíticas de preservação
Política de preservação X gerência de coleções
Biodegradação
Introdução aos conceitos de conservação-preventiva e conservação integrada
Gerenciamento de riscos
Aspectos econômicos da conservação
O profissional conservador-restaurador
Ética nas intervenções
O conservador-restaurador X Arquivista
Ações de conservaçãoMétodos de conservação para os acervos institucionais
Apresentação de estudos de casos
Carga horária: 16 horas.
Data: 25 e 26 de fevereiro de 2010
Sala de cursos do Arquivo Nacional
Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 9hs às 17hs
Investimento: Profissional não sócio - R$ 400,00
Estudante não sócio – R$ 200,00Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 160,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 80,00
As inscrições vão de 04 de janeiro de 2010 até 23 de fevereiro de 2010, na AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 –sala 903 – Centro) das 10 às 12h e das 13 às 17h, ou através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3 e posterior envio do comprovante bancário e ficha de inscrição por Fax (021) 3852-2541 ou por e-mail: aab@aab.org.br ).
As inscrições vão de 04 de janeiro de 2010 até 23 de fevereiro de 2010, na AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 –sala 903 – Centro) das 10 às 12h e das 13 às 17h, ou através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3 e posterior envio do comprovante bancário e ficha de inscrição por Fax (021) 3852-2541 ou por e-mail: aab@aab.org.br ).
Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ).Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br
FICHA DE INSCRIÇÃOSócio da AAB ( ) sim ( ) Não Profissional ( ) Estudante ( )Nome________________________________________________________________End. resid.____________________________________________________________Bairro________________ Cidade_____________________UF____ CEP __________ Tel. __________________ Fax ________________ E-mail ______________________ ______________________________________________________________________ENDEREÇO COMERCIALLocal Trab._______________________________ End. _______________________________________________________________________________________________ Bairro_________________ Cidade ___________________ UF______ CEP ________ Função ________________________________________ Tel.________________ Fax __________________ E-mail _____________________________________________________________________________________________Assinatura _______________________________________VALOR PAGO: R$____________
Vaga para Estágio
Inscrições para Estágio no TRF 4ª Região
A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e a Biblioteca do TRF4 informam que estarão abertas, das 14h do dia 08.02.2010 até as 18h do dia 12.02.2010, as inscrições para estágio no curso de BIBLIOTECONOMIA, com disponibilidade de estagiar no turno da tarde.
Valor da bolsa-auxílio: R$ 591,10 + valor referente ao vale transporte
Carga Horária: 25 horas semanais
Duração do Estágio: Máximo de dois anos.
Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.trf4.jus.br/trf4/institucional/institucional.php?no=464
A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e a Biblioteca do TRF4 informam que estarão abertas, das 14h do dia 08.02.2010 até as 18h do dia 12.02.2010, as inscrições para estágio no curso de BIBLIOTECONOMIA, com disponibilidade de estagiar no turno da tarde.
Valor da bolsa-auxílio: R$ 591,10 + valor referente ao vale transporte
Carga Horária: 25 horas semanais
Duração do Estágio: Máximo de dois anos.
Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.trf4.jus.br/trf4/institucional/institucional.php?no=464
III Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento
O Centro de Documentação e Biblioteca – CEDOC/SEME anuncia que foram iniciados os preparativos para a realização do III Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo,previsto para os dias 1º e 2 de setembro de 2010 e informa sobre a chamada de trabalhos: http://www4.prefeitura.sp.gov.br/semebiblioteca/iiiegi/pdfs/Chamada-de-Trabalhos2010.pdf
Mais informações sobre o III Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo:
Relembre os outros eventos organizados pelo CEDOC - SEME:I Encontro – 2008
Dowload de Livro
Disponível para download o livro ''A Ética na Sociedade , na Área da Informação e da Atuação Profissional "
Esse livro tem sido cobrado em concursos
http://www.cfb.org.br/noticias-cfb.php?codigo=308
Esse livro tem sido cobrado em concursos
http://www.cfb.org.br/noticias-cfb.php?codigo=308
Ofciicna de Restauro Livro e Arte
Oficina de Restauro Livro e Arte Oferece
Programação dos Próximos Cursos * CURSOS SEMESTRAIS
MÓDULO I-> Conservação-restauração de documentos - 8 aulas (24 h/a)
História do papel, o que é marca d’água, dicas úteis para preservação de livros e documentos em papéis, fatores de degradação do papel, pragas mais freqüentes, medição de ph e controle de acidez do papel, reconhecimento de pigmentos e de papéis das obras apresentadas por alunos, tratamento químico do papel, principais papéis empregados na restauração de documentos, porque conservar/restaurar, procedimentos do restauro, manchas mais freqüentes e soluções, reestruturação do documento, código de ética do conservador-restaurador, embalagem para armazenamentos de documentos.Higienização de acervo documental.
-> Conservação-restauração de Jornais - 2 aulas (8 h/a)
Identificação dos fatores de degradação dos jornais, reestruturação, velatura e laminação de jornais degradados, alcalinização e planificação de jornais, pastas para armazenamento.
-> Paleografia - 2 aulas (8 h/a) História da paleografia e história da escrita. Normas técnicas para transcrição paleográfica e edição de documentos manuscritos, aulas práticas de transcrição paleográfica com reconhecimentos da linguagem de época e sua conotação/denotação.
MÓDULO II-> Conservação-restauração de livros (Elementar) 20 aulas (80 h/a)História da encadernação, fatores de degradação do livro, principais papéis empregados na restauração de livros, reconhecimento das partes do livro, pequenos reparos, solução de problemas de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas e código de ética do conservador-restaurador.
Programação dos Próximos Cursos * CURSOS SEMESTRAIS
MÓDULO I-> Conservação-restauração de documentos - 8 aulas (24 h/a)
História do papel, o que é marca d’água, dicas úteis para preservação de livros e documentos em papéis, fatores de degradação do papel, pragas mais freqüentes, medição de ph e controle de acidez do papel, reconhecimento de pigmentos e de papéis das obras apresentadas por alunos, tratamento químico do papel, principais papéis empregados na restauração de documentos, porque conservar/restaurar, procedimentos do restauro, manchas mais freqüentes e soluções, reestruturação do documento, código de ética do conservador-restaurador, embalagem para armazenamentos de documentos.Higienização de acervo documental.
-> Conservação-restauração de Jornais - 2 aulas (8 h/a)
Identificação dos fatores de degradação dos jornais, reestruturação, velatura e laminação de jornais degradados, alcalinização e planificação de jornais, pastas para armazenamento.
-> Paleografia - 2 aulas (8 h/a) História da paleografia e história da escrita. Normas técnicas para transcrição paleográfica e edição de documentos manuscritos, aulas práticas de transcrição paleográfica com reconhecimentos da linguagem de época e sua conotação/denotação.
MÓDULO II-> Conservação-restauração de livros (Elementar) 20 aulas (80 h/a)História da encadernação, fatores de degradação do livro, principais papéis empregados na restauração de livros, reconhecimento das partes do livro, pequenos reparos, solução de problemas de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas e código de ética do conservador-restaurador.
Higienização de livros e bibliotecas.
De: 23/03 à 23/07
De: 23/03 à 23/07
Horário:
Turma I - Terças e quintas-feiras - das 09:00 às 12:00h
Turma II - Terças e quintas-feiras - das 14:00 às 17:00h
Turma III - Sextas-feiras - das 09:30 às 12:30 e das 13:30 às 16:30
Turma IV - Segundas e quartas-feiras - das 18:30 às 21:30h
(Turma noturna - NOVA MODALIDADE)
Valores:
Valores:
Módulo I - R$ 350,00
Módulo II - R$ 650,00
Os dois módulos - R$ 960,00
Os cursos básicos turma I e II serão ministrados no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
Os cursos básicos turma I e II serão ministrados no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020, 2º andar, Sala 20,Centro - Porto Alegre - RS
Os cursos: Básicos turmas III, IV serão ministrados na
Oficina de Restauro Livro e Arte, Rua Marco Polo, 505, cj. 508, Bairro Cristo Redentor Porto Alegre- RS
Contatos pelo Cel 51-99466206 - Com Sílvia
Os cursos: Básicos turmas III, IV serão ministrados na
Oficina de Restauro Livro e Arte, Rua Marco Polo, 505, cj. 508, Bairro Cristo Redentor Porto Alegre- RS
Contatos pelo Cel 51-99466206 - Com Sílvia
Ou Email silvia.restauro@terra.com.br
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Edital de modernização de bibliotecas locais prorroga inscrições
Fonte: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3547-edital-de-modernizacao-de-bibliotecas-locais-prorroga-inscricoes
Edital de modernização de bibliotecas locais prorroga inscrições
Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Sexta, 29 de Janeiro de 2010 15:11
Municípios com até 20 mil habitantes podem inscrever propostas de atualização de seus centros de leitura até o dia 10 de fevereiro. O edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Municipais, do Ministério da Cultura (MinC), investirá um total de R$ 3,4 milhões para modernizar cem bibliotecas públicas em pequenas cidades. Confira o edital e a prorrogação.
Para concorrer, os projetos devem se pautar por características como promoção da leitura na sede do município e em seus distritos; democratização do acesso; fomento à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações; estimular a acessibilidade. Apenas representantes do legislativo podem enviar propostas. A vigência dos projetos é de dois anos, prorrogáveis por mais um.
Os projetos contemplados recebem kit no valor de R$ 34 mil, composto por mil exemplares de livros de diversas áreas do conhecimento e mobiliário contendo estantes, pufes, tapetes e condicionadores de ar.
As prefeituras interessadas em participar do edital nacional devem enviar propostas para o Rua da Imprensa, 16, sala 1102, Palácio Gustavo Capanema, Centro CEP 20030-120, Rio de Janeiro – RJ.
Saiba mais sobre o programa Mais Cultura na página.
Edital de modernização de bibliotecas locais prorroga inscrições
Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Sexta, 29 de Janeiro de 2010 15:11
Municípios com até 20 mil habitantes podem inscrever propostas de atualização de seus centros de leitura até o dia 10 de fevereiro. O edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Municipais, do Ministério da Cultura (MinC), investirá um total de R$ 3,4 milhões para modernizar cem bibliotecas públicas em pequenas cidades. Confira o edital e a prorrogação.
Para concorrer, os projetos devem se pautar por características como promoção da leitura na sede do município e em seus distritos; democratização do acesso; fomento à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações; estimular a acessibilidade. Apenas representantes do legislativo podem enviar propostas. A vigência dos projetos é de dois anos, prorrogáveis por mais um.
Os projetos contemplados recebem kit no valor de R$ 34 mil, composto por mil exemplares de livros de diversas áreas do conhecimento e mobiliário contendo estantes, pufes, tapetes e condicionadores de ar.
As prefeituras interessadas em participar do edital nacional devem enviar propostas para o Rua da Imprensa, 16, sala 1102, Palácio Gustavo Capanema, Centro CEP 20030-120, Rio de Janeiro – RJ.
Saiba mais sobre o programa Mais Cultura na página.