quarta-feira, 2 de setembro de 2009

IV FEIRA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - EDITAL


Chamada de Trabalhos para a IV FEICOM/UFG

1. Apresentação:
A IV FEICOM, Feira de Informação e Comunicação, a ser realizada entre os dias 28 e 30 de
outubro de 2009, na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de
Goiás, constitui-se em um espaço de apresentação de trabalhos científicos e técnicos nos formatos de TCCs, projetos experimentais, vídeos, fotos, palestras, conferências, debates, comunicações, exposições artístico-culturais.
A IV FEICOM tem como tema central:
“Informação e comunicação no século XXI: multirreferencialidades”

2. Público-alvo:
Estudantes, docentes e profissionais de comunicação, biblioteconomia e áreas afins.


3. Áreas Temáticas definidas dos GTs:

A temática multirreferencialidades proposta pelo evento será apresentada a partir de duas
grandes ênfases, quais sejam, cidadania e cultura. Os trabalhos nas áreas de comunicação,
biblioteconomia e áreas afins poderão ser apresentados em diversos formatos, tais como, artigos
científicos, relatos de experiência, vídeos, áudios, produções artísticas e outros.

3.1. GT Cidadania:
Refere-se ao conceito surgido na Grécia Clássica, que designa a condição humana como membro
de um Estado, apta para o gozo de direitos e deveres da vida política, a partir da análise da
relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania política em
prol de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna. Essa perspectiva se relaciona
intensamente com a comunicação e o acesso à informação.

3.2. GT Cultura:
Manifestações que traduzem as tradições e valores intelectuais, morais, espirituais em suas
interfaces com a dinâmica das sociedades contemporâneas, enfatizando as questões de identidade, diversidade cultural, multiculturalismo e globalização. O acesso à diversidade cultural
possibilitará a integração, a valorização, o respeito e uma convivência humana mais harmoniosa.

4. Procedimentos para submissão dos trabalhos:

4.1 Submissão dos trabalhos:
os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Comissão
Científica da IV FEICOM.

4.2 Procedimentos e prazo para envio dos trabalhos:
Serão aceitos trabalhos nos formatos: Artigos científicos, Relatos de experiência, Pôsteres,
Exposições. A Feicom também aceita propostas de Oficinas, Minicursos e Mesas-Redondas.
Os trabalhos deverão ser enviados completos por e-mail para a Secretaria da IV FEICOM:
feicomfacomb@gmail.com, de 17 de agosto a 24 de setembro de 2009. Não serão aceitos trabalhos após a referida data.
É importante ressaltar que os trabalhos de alunos submetidos aos GTs precisam de carta de
recomendação dos orientadores. O modelo da carta encontra-se ao final do edital.

4.2.1. Artigos Científicos para GTs:
Serão requeridas as seguintes normas de padronização para o artigo:
• NBR 6022 Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa
Apresentação, maio 2003;
• NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de referências, agosto 2002;
• NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de 2003;
• NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento Apresentação, agosto 2002.

4.2.2. Normas gerais de formatação:
• Trabalhos técnico-científicos: deverão conter no máximo 6 páginas, incluindo capa, referências,
anexos, tabelas e gráficos.
• Relatos de experiência: deverão conter no máximo 4 páginas, incluindo anexos, tabelas e
gráficos.
• Pôsteres: deverão ser enviados resumo, de acordo com a norma NBR 6028 Resumo.
• Na primeira página, devem constar a área temática escolhida;
• Os textos devem ser enviados no programa "Word";
• Papel: A4 (210 x 297 mm), orientação retrato;
• Título: Times, tamanho 12, em negrito, centralizado;
• Nome(s) do(s) autor(es): Times, tamanho 10, a direita;
• Instituição(ões): Times, tamanho 10, em itálico, a direita;
• Resumo/palavras-chave e abstract/keyword: Times, tamanho 10, espaçamento simples;
• Corpo do texto: Times, tamanho 12; espaçamento 1,5;
• Até duas imagens ou gráficos, com a extensão "jpg", 200 dpis, inseridas no corpo do texto;
• Notas finais: Times, tamanho 8 na parte final do texto;
• O currículo do autor ou autores (5 a 6 linhas) deve vir após as Referências Bibliográficas;
• Referências bibliográficas: Times, tamanho 12, espaçamento simples e devem ser inseridas no
final do artigo de acordo com os exemplos constantes nos itens abaixo.
(Obs. Textos que não respeitarem as normas de formatação não serão aceitos)

4.3. Exemplos de referências:
Livros e Biografias:
AUTOR DA OBRA. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano
de publicação. Número de páginas ou volume. (Série).
Livros:
DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
132 p.
Biografias
SZPERKOWICZ, Jerzy. Nicolás Copérnico: 1473-1973. Tradução de Victor M. Ferreras Tascón;
Carlos H. de León Aragón. Varsóvia: Editorial Científica Polaca, 1972. 82 p.
Dissertações e Teses
AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e área de concentração) - Instituição, local, ano.
RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em
Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.
Congressos, Conferências, Simpósios, Workshops, Jornadas e outros Eventos Científicos
NOME DO CONGRESSO. Número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Título… Local de
publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume.
• Nota: Quando se tratar de mais de um evento, realizados simultaneamente, deve-se seguir as
mesmas regras aplicadas a autores pessoais.
Artigo de Revista
AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação,
Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.
ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira
de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.
Artigo de jornal
AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do Jornal, Local de Publicação, dia, mês e ano.
Número ou Título do Caderno, seção ou suplemento e, páginas inicial e final do artigo.

4.4. Exposições:
Espaço destinado a exposições de fotografias, vídeos, ilustrações e produtos referentes à temática proposta. Para tanto, as inscrições devem ser feitas dentro do prazo estipulado neste edital, considerando que para Vídeo deverá ser entregue, no ato da inscrição, texto explicativo de até 500 palavras e DVD, no Estúdio de Rádio e Televisão da Facomb – UFG, no horário das 8 às 12 horas, aos cuidados do Sr. Dustan Oeven. Para fotografia e demais imagens fixas, deverão ser enviados para o e-mail da Comissão Organizadora do Evento, feicomfacomb@gmail.com as seguintes informações:
a) quantidade de imagens/produtos;
b) texto explicativo de até 500 palavras sobre a exposição pretendida;
c) metragem da área necessária para a exposição;
d) seleção de três imagens ilustrativas da exposição.

4.5. Normas de apresenatação dos trabalhos:

4.5.1 Comunicação oral para os GTs:
• 20 minutos de exposição para os trabalhos técnico-científicos e relatos de experiência, dando
prioridade ao problema da pesquisa, à metodologia e aos resultados obtidos. O autor poderá
utilizar, em sua apresentação, slides, filmes, pôsteres.
• A FACOMB disporá de retroprojetor, computador com datashow e projeção de vídeo.

4.5.2. Apresentação em formato de pôster:
• O pôster deverá ser auto-explicativo, obedecendo a dimensão de 0,90m de largura por 1,20m de altura, contendo título do trabalho, nome de um ou mais autores por extenso; nome da instituição de origem, sigla, cidade, estado, país e respectivos endereços eletrônicos. Será de responsabilidade do autor a impressão do pôster e o auxílio na montagem, no dia 28 de outubro das 8 às 14h, na Facomb. Os pôsteres serão expostos em varais, portanto não precisarão conter acabamento em madeira.
• Cada pôster deve apresentar pelo menos 50% (cinqüenta por cento) de informação gráfica e /ou iconográfica.

4.5.3. Apresentação da Exposição:
No dia 27 de outubro, cada expositor estará responsável pela montagem de sua exposição. Nesta
data, o expositor poderá também apresentar as imagens /produtos em arquivo digital para
posterior publicação em anais do evento, sendo que, para exposições fotográficas serão aceitos
arquivos com texto explicativo e cinco imagens. Para exposições de vídeo serão aceitos arquivos
com texto explicativo e uma imagem de cena. A resolução das imagens deve ser de até 72 dpis.
O local definido pela comissão para montagem da exposição estará disponível no site do evento a
partir de 26 de outubro de 2009.

4.6. Resultado do aceite dos trabalhos submetidos:

4.6.1. A Comissão técnico-científica da IV FEICOM disponibilizará a partir de 05 de outubro de
2009, no site www . facomb .ufg.br a relação dos trabalhos aprovados. Cabe aos autores a
conferência dos resultados.

4.6.2. Os autores selecionados que por ventura não puderem participar do evento, deverão
comunicar por e-mail a ausência com o máximo de antecedência possível. Caberá a comissão
organizadora decidir se serão selecionados novos trabalhos para compor a programação.

4.7. Confirmação de Participação:
A confirmação de participação será efetivada mediante pagamento do boleto bancário a ser
impresso no site www . facomb .ufg.br . Após o pagamento deverá ser enviada cópia para o FAX:
(62) 3521-1133 ou e-mail para feicomfacomb@gmail.com. A partir do dia 27 de outubro de 2009, os participantes deverão retirar crachá na secretaria do evento para terem acesso. Somente serão entregues certificados para os participantes que comprovarem a inscrição no evento. Os certificados deverão ser retirados pelos participantes na secretaria do evento no último dia da FEICOM.

Dados Bancários para pagamento da taxa de inscrição:
Banco do Brasil
Conta 16606-5
Agência 0086-8
Op 001

4.8. Publicação de trabalhos:
Os trabalhos apresentados serão incluídos em publicação on-line, em página web a ser divulgada
oportunamente.

4.8. Da premiação:
Serão premiados os três melhores trabalhos dos GT`s Cidadania, Cultura, Pôsteres e Exposição.
Os autores dos trabalhos premiados em primeiro lugar receberão o valor de R$ 100,00, os autores dos trabalhos classificados em segundos lugares receberão R$ 70,00, e os autores dos trabalhos classificados em terceiros lugares R$50,00.
Os autores dos cinco primeiros trabalhos de cada categoria receberão Menção Honrosa.

4.8.1. Critérios de Classificação dos trabalhos:
Para efeito de classificação e premiação dos trabalhos, será adotado o critério de avaliação pela
Comissão Científica e Júri Popular, na proporção de 60% e 40% respectivamente.

4.9. Valores de Taxa de Inscrição:

4.9.1. Estudantes da UFG:
De 17 de agosto a 15 de outubro de 2009: R$5,00
De 16 a 28 de outubro de 2009: R$10,00

4.9.2. Estudantes de outras Instituições de Ensino Superior:
De 17 de agosto a 30 de setembro de 2009: R$10,00
De 01 a 28 de outubro de 2009: R$15,00

4.9.3. Profissionais:
De 17 de agosto a 30 de setembro de 2009: R$30,00
De 01 a 28 de outubro de 2009: R$50,00

4.9.4. A inscrição inclui:
- Participação nas atividades do programa.
- Documentação/material publicado da FEICOM.
- Certificado de Participação.

4.9.5. Isenção de Taxa de Inscrição:
Estudantes da FACOMB, que não efetuarem o pagamento da inscrição, poderão participar das
atividades do evento, mas não receberão certificado referente à participação.
Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição os ministrantes de minicursos e oficinas, e
coordenadores de mesa-redonda e GTs.

5. Modelo de carta de recomendação de trabalhos:
Prezados membros da Comissão Científica da IV FEICOM,
Venho por meio dessa, recomendar a participação do aluno XXXX, do curso de XXX, para
participar da IV FEICOM. O referido aluno apresentará trabalho intitulado “ XXXX”, realizado sob a minha supervisão.
Atenciosamente,

Assinatura e carimbo pessoal ou da instituição
Professor (a) XXXX, da Instituição XXX.

Comissão científico-organizadora:
Bruno Pedroso Lima Silva (representante estudantil)
Dustan Oevn Neiva (Servidor técnico-Administrativo)
Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque (profa Biblioteconomia)
Lara Lima Satler (Profa de Publicidade e propaganda)
Luciene Dias (profa de Jornalismo)
Simone Antoniaci Tuzzo (profa de Relações Públicas)
FACOMB - Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia - Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia - Goiânia - GO - CEP 74001-970. Caixa postal 131 - Telefones: (62) 3521-1335, Fax (62) 3521-1133
- secretaria@facomb.ufg.br / www.facomb.ufg.br / feicomfacomb.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.