quarta-feira, 31 de agosto de 2016
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
I ENCONTRO ESTADUAL DE LEITURA INCLUSIVA (GT RS POA) -
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
O Pergamum irá ministrar os Cursos a distância MARC 21 - FORMATO
AUTORIDADE e MARC 21 - FORMATO BIBLIOGRÁFICO mais informações acessar :
http://www.pergamum.pucpr.br/…/informativo…/cursos_marc.html
http://www.pergamum.pucpr.br/…/informativo…/cursos_marc.html
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
Livro sobre o cinquentenário do CIPEL e biografias tem lançamento na BPE
O Círculo de Pesquisas Literárias (CIPEL) promove no dia 23 de
agosto (terça-feira), a partir das 17h, no Salão Mourisco da Biblioteca
Pública do Estado (BPE), o lançamento de "CIPEL
50 Anos e Biografias", pela editora Plátano. Na ocasião haverá debate
dos presentes com os autores, que poderão trocar ideias e tirar dúvidas
sobre os temas focados no livro. A entrada é gratuita.
Com organização da presidente da entidade, Hilda Hübner Flores e
Lotário Neuberger, a publicação de 160 páginas reúne a obra de 16
autores, começando por "A serviço da cultura: cursos, concursos e
produção cultural" de Hilda Flores. Lotário escreve sobre "Cipel, uma
trajetória cultural"; Tanira Castro assina "Espaço - tempo - vida e
além..."; Carina Duarte, "Reincindindo: artigos sobre literatura"; Luiz
Ernani Caminha Giorgis, "Artigos do historiador militar coronel Claudio
Moreira Bento nas antologias do Cipel (1883-2016) e seus livros" e Luiz
Osvaldo Leite, "A filosofia sul-riograndense nas publicações do Cipel"..
Na parte dedicada às Biografias de Cipelistas, três personalidades
são abordadas: dr. Gabriel Pereira Borges Fortes (por Dr. Flávio Seibt);
o poeta, folclorista e historiador Hélio Moro Mariante (pelo
historiador Moacyr Flores) e "Caminhos cruzados com cipelistas" (por
Luiz Osvaldo Leite). No Quadro Social do Cipel está a relação dos
sócios, nas diversas categorias, que nos últimos 20 anos contribuíram
com o círculo de pesquisas literárias financeiramente.
Nas biografias, são oito as pessoas focalizadas: Serafim dos Santos
Souza, o primeiro poeta de Dom Pedrito (por Adilson Nunes de oliveira);
"Dois juristas imigrantes e o Die-serra post", sobre Robert Löw
(1872-1943) e Martin Robert Richard Fischer (1887-1979), por Bruno
Ceretta; Dona Hertha Gruber, sobrevivente da II Guerra Mudnial (por
Karina Golbert); a poesia de João Cabral de Melo Neto (por Cleber
Pacheco); Dois mestres da arquitetura riograndense: José Custódio de Sá e
Faria (1710-1792) e Alexander Josef Wiederspahn (1787-1952) por Günter
Weimer; Dario de Bittencourt (1901-1974): advogado, integralista e
intelectual negro, por José Antônio dos Santos; Fragmentos de histórias
de vida: dois protagonistas - dois tempos - um lugar, por Mônica Brandt e
finalmente Mulheres que contam histórias de mulheres: Andradina América
de Andrada e Oliveira Por Lola de Oliveira (por Rosa Hood Gautério).
Serviço:
Dia: 23 de agosto de 2016 (terça-feira).
Hora: a partir das 17h.
Local: Salão Mourisco da BPE (Riachuelo, 1190).
Informações: Pelo telefone 3224-5045 (BPE) e email hildahflor@gmail.com
Dia: 23 de agosto de 2016 (terça-feira).
Hora: a partir das 17h.
Local: Salão Mourisco da BPE (Riachuelo, 1190).
Informações: Pelo telefone 3224-5045 (BPE) e email hildahflor@gmail.com
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
I ENCONTRO ESTADUAL DE LEITURA INCLUSIVA (GT RS POA)
O Grupo Interinstitucional de
Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade (da UFRGS e do IFRS)
juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia, o Conselho Municipal do
Livro e da Leitura, entre outras instituições, a partir de uma parceria com a
Fundação Dorina Nowill (SP), estão criando a Rede de Leitura Inclusiva no Rio
Grande do Sul (GT RS POA). Para efetivarmos esta ação, vamos realizar no dia 25
de agosto o I ENCONTRO ESTADUAL DE LEITURA INCLUSIVA (GT RS POA) com
a presença da representante da Fundação Dorina Nowill (FDN): Perla Assunção.O
Evento será um grande chamamento para que a sociedade e as Instituições que
recebem acervos da FDN unam-se a nós na construção uma grande rede de
ações em prol das pessoas com deficiência para acesso ao livro, leitura,
literatura e bibliotecas e um estímulo para que desenvolvam ações de
inclusão.Na programação do Evento palestras pela manhã e à tarde oficinas. O
público será de estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS, estudantes de
outros Cursos e Instituições, bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia,
professores, mediadores de leitura, pessoas com deficiência, representantes de
Instituições parceiras e comunidade em geral. Serão oferecidos certificados aos
inscritos que tiverem 75% de participação do evento, contando as oficinas. Cada
participante poderá fazer 2 oficinas.
Inscrições no site: https://doity.com.br/gtrspoa
Vagas limitadas!
Inscrições no site: https://doity.com.br/gtrspoa
Vagas limitadas!
terça-feira, 16 de agosto de 2016
VAGA - PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO - PROJETO
Estamos, aqui na Secretaria da fazenda do RS, iniciando um novo projeto
denominado SID.
Esse projeto SID – Sistema de Indexação de Documentos é um sistema de
arquivamento de documento digital que visa obter padronização na forma de
incluirmos e alterarmos dados e maior dinamicidade na pesquisa dos mesmos.
Essa padronização dos documentos existentes e novos devem seguir metodologias
técnicas.
Logo, temos com este o intuito de informar que estamos precisando de um(a)
contratado(a) formado em Biblioteconomia ou Arquivologia para fazer parte da
nossa equipe.
Os
interessados podem mandar currículos para: mauricios@sefaz.rs.gov.br
ou pelo telefone:
3214.5008-4220
Oficina Qualificando as Atividades Auxiliares da Biblioteca
15 e 16 de Setembro 2016, Porto Alegre, RS
A oficina tem como objetivo
proporcionar a qualificação das atividades auxiliares especializadas e
administrativas relacionadas à rotina da biblioteca.
Oferecerá aos participantes
uma visão das funções, processos e serviços dos diferentes tipos de
bibliotecas.
Conteúdo:
· A biblioteca: tipos, funções
e missões
· O usuário: conhecer o
usuário, usuário versus cliente versus leitor
· Serviços em bibliotecas:
o O bom atendimento:
acolhimento, informar com qualidade, regras de utilização
o Circuito documentário:
§ Aquisição e tombamento;
§ Processamento técnico:
fontes para catalogação, preparo para empréstimo
§ Guarda e higienização:
classificações, manuseio do acervo
§ Descarte e desbaste
o Sinalização
o Pessoas com deficiência e
acessibilidade
o Serviços possíveis e
inovadores: cases e melhores práticas, por que e para quem?
· Gestão de bibliotecas:
o “Mas eu não sou o chefe!”
o Identificação de
stakeholders
o Matriz SWOT: pontos fortes e
pontos a melhorar
o Qualidade: o que é um
processo? e como qualificá-lo?
o Feedback: por que é
importante? como receber o feedback?
o Avaliação do serviço:
estatísticas, relatórios, planejamento
· Formação para bibliotecas:
profissionalização do serviço, cursos de graduação, cursos técnicos e formação
continuada
Ministrante:
Fernando Pires - Bibliotecário pela UFRGS (2010), com
experiência em gestão de bibliotecas universitárias, públicas e especializadas.
Atua com consultoria para tratamento de acervos, organização de bibliotecas
particulares e assessoria para produção científica. Em 2016 foi estagiário
bolsista da Bibliothèque Départementale du Val d’Oise (França) e
realizou uma pesquisa sobre a formação de agentes de bibliotecas públicas do
departamento. Ministrante de oficinas sobre organização, informatização e
dinamização de bibliotecas públicas.
Data e
Horário:
Dias 15 e 16 de setembro de
2016
Horário das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
Horário das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
Carga
horária de 16h
Local:
Sala de Treinamento do SENGE
(Sindicato dos Engenheiros do RS)
Av. Érico Veríssimo, 960 ,
Bairro Menino Deus, Porto Alegre, RS
Serviços:
Oficina prático-teórica,
explicativa e participativa
Material complementar com
conteúdo da oficina
Coffee-break
Certificado de participação
Investimento:
R$ 440,00 - para pagamentos realizados até 31/08/2016
R$ 490,00 - para pagamentos realizados a partir de 01/09/2016
Forma de
Pagamento:
Depósito ou transferência
bancária para Control Consultoria em Informação e Documentação Ltda., CNPJ
94.489.895/0001-13, para os bancos:
- Banco do Brasil, banco 001,
agência 1276-9, conta corrente 10120-6 ou
- Banco Bradesco, banco 237,
agência 268-2, conta corrente 525067-6
A confirmação da inscrição será mediante pagamento do valor de investimento ou envio de nota de empenho.
Envie o comprovante de pagamento ou a nota de empenho pelo e-mail cursos@control.com.br.
A confirmação da inscrição será mediante pagamento do valor de investimento ou envio de nota de empenho.
Envie o comprovante de pagamento ou a nota de empenho pelo e-mail cursos@control.com.br.
Inscrições:
CLIQUE AQUI e preencha o formulário de inscrição. Garanta sua vaga!
Informações:
Facebook www.facebook.com/ctrlconsultoria
CLIQUE AQUI e preencha o formulário de inscrição. Garanta sua vaga!
Informações:
Facebook www.facebook.com/ctrlconsultoria
Telefone (51) 3221-9360