terça-feira, 31 de maio de 2016

É hoje! Webinar: Experiência de estágio na França – Biblioteca Departamental do Val d’Oise


Não perca webinar que acontece hoje às 20h!



Fernando Pires ( http://tci.fernandop.info/), bibliotecário, comenta sua experiência na Biblioteca Departamental do Val d’Oise (França), realizada no início de 2016. A Biblioteca possui funções semelhantes às propostas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul (SEBP-RS).
O webinar é uma parceria da ARB com a FEBAB, dentro do programa de divulgação de intercâmbio da Federação, “Fomos e voltamos”, que traz relatos de experiências de bibliotecários que estiveram em diferentes unidades de informação pelo mundo.
Data: 31/05/2016, terça-feira
Horário: 20h
Local: on-line, link no evento no Facebook
http://www.facebook.com/events/132131613863333
VAGA PARA AUXILIAR DE BIBLIOTECA IBGEN UNIDADE CENTRO AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, 185 3º ANDAR 36H SEMANAIS INCLUINDO SÁBADOS PELA MANHÃ SALÁRIO + VT + VR INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO PARA denise.filomena@ibgen.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Café Sphia com Bibliotecários

Acesse: http://www.prima.com.br/marketing/eventos/2016/cafesbibilioteca/cafesb_poa.html

Agenda de cursos FEBAB

veja por aqui:  http://us8.campaign-archive1.com/?u=96b32807ee77c1200e96095f2&id=70eb4509dc&e=4e205b7db4

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Pesquisa sobre salários e remuneração na área da Biblioteconomia no Rio Grande do Sul



A Associação Rio-Grandense de Bibliotecários realiza pesquisa referente à remuneração dos profissionais da área de Biblioteconomia com o objetivo de atualizar a recomendação salarial e auxiliar nas dúvidas dos empregadores.
Se você atua na área da Biblioteconomia no Rio Grande do Sul, ajude a ARB a entender as formas de remuneração desses profissionais.
Os dados são sigilosos e você não terá identificação pessoal.
A pesquisa possui 13 questões, assim divididas:
·         2 questões sobre perfil;
·         3 questões sobre formação;
·         6 questões sobre atuação;
·         2 questões sobre remuneração.
Estará aberta para respostas até o dia 17/06/2016, para posterior avaliação dos dados coletados e divulgação da nova recomendação salarial, atualizada e baseada no mercado atual.
Ajude a divulgar entre os colegas!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

3º INTEGRAR – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus

 A FEBAB em parceria com ARQ SP e Universidade Presbiteriana Mackenzie promoverão o  3º INTEGRAR – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, que acontecerá na cidade de  São Paulo,   no período de 19 a 21 de julho de 2016
O tema dessa edição é “PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES” e terá como  eixos temáticos: Acessibilidade e inclusão; Ações socioeducativas e culturais; Competências e habilidades dos profissionais face às demandas; Fortalecimento das relações sociais: engajamento da comunidade; Inovação e desafios na gestão dos equipamentos culturais; Mobilidade e acesso: demandas da sociedade; Preservação da memória institucional; Preservação das coleções físicas e digitais e Políticas públicas. Maiores informações acesse:  3º INTEGRAR

3º INTEGRAR

“PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES”

 

19 a 21 de julho de 2016
São Paulo






 

Promoção:






Convidamos você para participar desse evento multidisciplinar, compartilhar e aprimorar seus conhecimentos e experiências, e ainda, ampliar sua rede de contatos entre os profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória e museus.​
Descontos especiais para inscrições até 10 de Julho.
Contamos com sua presença!

Inscrições - http://www.integrar.febab.org.br/







terça-feira, 17 de maio de 2016



CURSO MARC 21 PARA REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS COM AACR2
10, 11 e 12 Agosto 2016, Porto Alegre, RS

O curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre o uso do Formato MARC21, com ênfase no preenchimento dos campos, sub-campos e indicadores para a catalogação de livros, periódicos e outros materiais, através de exercícios práticos.
Conteúdo:
- Visão geral e histórico do formato MARC 21
- Conceitos básicos
- Formato MARC para os dados
- Formato de intercâmbio de dados
- Componentes básicos de um formato de intercâmbio
- Regras para estruturação dos dados bibliográficos em computador
- Áreas do AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2a. Edição)
- MARC 21 Bibliográfico
Conceitos
Códigos para o formato bibliográfico
Elementos do registro bibliográfico MARC 21
Líder
Dados fixos
Dados variáveis
Controle, números e códigos de identificação (0XX)
Entrada principal (1XX)
Área de título e indicação de responsabilidade (245)
Área de edição (250)
Área de publicação (260)
Área de descrição física (300)
Área de série (4XX e 8XX)
Área de notas (5XX)
Área de números (ISBN e ISSN)
Área de assunto (6XX)
Entradas secundárias (7XX)
Secundárias de série (8XX)
Livre para cada biblioteca (9XX)

Facilitadora:
Tânia Angst - Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS com mais de 15 anos de experiência em gestão de biblioteca especializada e automação de acervos bibliográficos utilizando o formato MARC 21. Foi Supervisora do Centro de Documentação e Difusão de Informações da Fundação de Economia e Estatística - FEE e do Projeto BVRS - Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul. Instrutora de cursos e treinamentos de MARC21 desde 2003.
Data e Horário:
Dias 10 a 12 de agosto de 2016
Horário das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h
Local:
Laboratório de Informática da Alfamídia
Av. Cristóvão Colombo, 1496, Bairro Floresta, Porto Alegre, RS

Serviços:
Computador para cada aluno com acesso ao sistema ABCD Library para exercícios práticos
Apostila online
Coffee-break
Certificado de participação
Investimento:
R$ 450,00 - para pagamentos realizados até 30/06/2016
R$ 550,00 - para pagamentos realizados até 29/07/2016
R$ 650,00 - para pagamentos realizados após 01/08/2016

Forma de Pagamento:
Depósito ou transferência bancária para Control Consultoria em Informação e Documentação Ltda., CNPJ 94.489.895/0001-13, para os bancos:
- Banco do Brasil, banco 001, agência 1276-9, conta corrente 10120-6 ou
- Banco Bradesco, banco 237, agência 268-2, conta corrente 525067-6

A confirmação da inscrição será mediante pagamento do valor de investimento ou envio de nota de empenho.
Envie o comprovante de pagamento ou a nota de empenho pelo e-mail cursos@control.com.br.

Inscrição:
CLIQUE AQUI e preencha o formulário de inscrição.

Para mais informações contate pelo telefone (51) 3221-9360 ou e-mail cursos@control.com.br.

--
Control Consultoria em Informação e Documentação Ltda.
Rua Sarmento Leite, 246 - conj. 602 - 90050-170 - Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: (0**51) 3221-9360  -  (0**51) 3221-9640
control@control.com.br       
www.control.com.br
www.suitesaber.org      www.oraculo.inf.br

segunda-feira, 16 de maio de 2016