sexta-feira, 29 de abril de 2016
quinta-feira, 28 de abril de 2016
quarta-feira, 27 de abril de 2016
Prorrogado até o dia 29/04 operíodo de inscrições para o Curso para Implantação de Centrosde Documentação.
A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH)
comunica a abertura do período de inscrições para o curso para Implantação de
Centro de Documentação voltado para servidores públicos estaduais.
Serão dois encontros presenciais com aulas intensivas e
workshops, cinco encontros virtuais de 2h cada e 10h a distância para
desenvolvimento, escrita e devolutiva dos projetos. A capacitação tem como
objetivo qualificar os servidores para que possam estabelecer linhas gerais e
objetivos a médio e longo prazo para implantação do Centro de Documentação e
Memória em seus respectivos órgãos.
O conteúdo programático envolve ações estratégicas sobre
composição de acervo, formação de equipe e abrangência do projeto no tempo e
suas relações com a sociedade. As aulas começam no dia 11 de maio.
Inscrições podem ser feitas através do site www.redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br
Instrutora Eliana Rezende
http://eliana-rezende.com.br/sobre-a-er/sobre-mim-eliana-rezende/
Especialização em Economia da Cultura – UFRGS
Informações sobre a Especialização em Economia da Cultura do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS.
Inscrições prorrogadas até: 30/04/2016
Seleção: de 02 a 06/05/2016
Divulgação dos selecionados: 06/05/2016
Mais informações no site do PPGE:http://www.ppge.ufrgs.br/cultura/inscricoes.php
Inscrições prorrogadas até: 30/04/2016
Seleção: de 02 a 06/05/2016
Divulgação dos selecionados: 06/05/2016
Mais informações no site do PPGE:http://www.ppge.ufrgs.br/cultura/inscricoes.php
terça-feira, 26 de abril de 2016
segunda-feira, 25 de abril de 2016
segunda-feira, 18 de abril de 2016
sexta-feira, 15 de abril de 2016
terça-feira, 12 de abril de 2016
quinta-feira, 7 de abril de 2016
quarta-feira, 6 de abril de 2016
3º INTEGRAR
A FEBAB em parceria com ARQ SP e Universidade Presbiteriana Mackenzie promoverão o 3º INTEGRAR – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, que acontecerá em São Paulo no período de 19 a 21 de julho de 2016.
A chamada de trabalhos está aberta e o prazo final é até 30 de abril p.f. As informações estão disponíveis pelo http://www.integrar.febab.org.br/
Participem, compartilhem suas experiências e divulguem!
terça-feira, 5 de abril de 2016
FEBAB INFORMA - Ano 2 Número 1 Março 2016
Dia do Bibliotecário
Dia 12 de março foi um dia de festa em todo o Brasil. Muitas comemorações alusivas à data foram realizadas pelas Associações e Instituições para celebrar o dia e discutir um pouco mais sobre a Biblioteconomia brasileira. A FEBAB auxiliou a divulgação das atividades por meio do Facebook.
Reiteramos nossas congratulações a todos os bibliotecários pois sabemos que, mais do que nunca, precisamos fortalecer nossas bibliotecas para que possamos continuar contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa e humana. Como nos ensina David Lankes, a missão dos bibliotecários é aprimorar a sociedade ao facilitar a criação do conhecimento nas comunidades. Para vivenciar essa missão cotidiana é preciso muito comprometimento e perseverança. Viva os bibliotecários brasileiros! Viva as bibliotecas!
3o Integrar – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus
Dia 12 de março foi um dia de festa em todo o Brasil. Muitas comemorações alusivas à data foram realizadas pelas Associações e Instituições para celebrar o dia e discutir um pouco mais sobre a Biblioteconomia brasileira. A FEBAB auxiliou a divulgação das atividades por meio do Facebook.
Reiteramos nossas congratulações a todos os bibliotecários pois sabemos que, mais do que nunca, precisamos fortalecer nossas bibliotecas para que possamos continuar contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa e humana. Como nos ensina David Lankes, a missão dos bibliotecários é aprimorar a sociedade ao facilitar a criação do conhecimento nas comunidades. Para vivenciar essa missão cotidiana é preciso muito comprometimento e perseverança. Viva os bibliotecários brasileiros! Viva as bibliotecas!
3o Integrar – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus
O INTEGRAR foi concebido como um evento multidisciplinar, focado nas
áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação e
Museologia, o qual pretende colocar a discussão de forma integrada entre
os profissionais que atuam em Arquivos, Bibliotecas, Museus, Centros de
Documentação e Centros de Memória. Foram realizadas duas edições uma
em 2002 e outra em 2006.
Acreditamos que as discussões interdisplinares são extremamente importantes e por esse motivo, em parceria com a Associação dos Arquivistas de São Paulo e Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura e com o apoio da Universidade Mackenzie, realizaremos o 3o Integrar com o tema “Preservar para as Futuras Gerações” . Convidamos todos a participarem do evento, apresentarem suas práticas, as informações estão disponíveis pelo http://www.integrar.febab.org.br/ . A chamada de trabalhos está aberta e o prazo é até dia 30/04 p.f.
O evento acontecerá nos dias 19 a 21 de julho de 2016 na
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rua da Consolação, 930 – São Paulo, SP
Acreditamos que as discussões interdisplinares são extremamente importantes e por esse motivo, em parceria com a Associação dos Arquivistas de São Paulo e Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura e com o apoio da Universidade Mackenzie, realizaremos o 3o Integrar com o tema “Preservar para as Futuras Gerações” . Convidamos todos a participarem do evento, apresentarem suas práticas, as informações estão disponíveis pelo http://www.integrar.febab.org.br/ . A chamada de trabalhos está aberta e o prazo é até dia 30/04 p.f.
O evento acontecerá nos dias 19 a 21 de julho de 2016 na
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rua da Consolação, 930 – São Paulo, SP
Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas
A Presidente da FEBAB , Adriana Ferrari, participou na mesa “A Formação do Bibliotecário e a Biblioteca para Todos: a acessibilidade em questão” que aconteceu no dia 01 de março de 2016 no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e a ONG Mais Diferenças. Na oportunidade foram apresentados os resultados do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas resultado da parceria do MinC com a ONG Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público que atua há uma década com educação e cultura inclusivas. Foi criado um site com informações sobre o projeto disponível pelo http://acessibilidadeembibliotecas.culturadigital.br/
A Presidente da FEBAB , Adriana Ferrari, participou na mesa “A Formação do Bibliotecário e a Biblioteca para Todos: a acessibilidade em questão” que aconteceu no dia 01 de março de 2016 no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e a ONG Mais Diferenças. Na oportunidade foram apresentados os resultados do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas resultado da parceria do MinC com a ONG Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público que atua há uma década com educação e cultura inclusivas. Foi criado um site com informações sobre o projeto disponível pelo http://acessibilidadeembibliotecas.culturadigital.br/
Programa de Educação Continuada
O programa de Educação continuada é um dos principais eixos de ação da FEBAB e também uma das fontes de sua sustentabilidade. Aderindo ao nosso programa você estará por um lado, aprimorando seus conhecimentos, e por outro, fortalecendo o movimento associativo. Planejamos duas atividades gratuitas: as Webinars e os “Conversando Sobre”.
O programa de Educação continuada é um dos principais eixos de ação da FEBAB e também uma das fontes de sua sustentabilidade. Aderindo ao nosso programa você estará por um lado, aprimorando seus conhecimentos, e por outro, fortalecendo o movimento associativo. Planejamos duas atividades gratuitas: as Webinars e os “Conversando Sobre”.
Dia 16 de abril de 2016 das 10 horas às 12 horas
Conversando Sobre “Mídias sociais e o desenvolvimento de coleções eletrônicas”
Conteúdo: O processo de comunicação tem sido modificado por meio das mídias sociais. Como isso afetará o processo da publicação científica? Novos cenários e desafios ao desenvolvimento de coleções.
Debatedores: Tiago Rodrigo Murakami Marçal (USP) e Anderson de Santana (USP)
Moderação: Luiz Atílio Vicentini (UNICAMP)
Local: Auditório da Estação Pinacoteca
Largo General Osório, Rua Mauá, 66 - Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Após a Conversa teremos uma visita técnica na Biblioteca.
Inscrições pelo https://goo.gl/ak4ESG
Vagas limitadas!
Apoio: Pinacoteca do Estado
Conversando Sobre “Mídias sociais e o desenvolvimento de coleções eletrônicas”
Conteúdo: O processo de comunicação tem sido modificado por meio das mídias sociais. Como isso afetará o processo da publicação científica? Novos cenários e desafios ao desenvolvimento de coleções.
Debatedores: Tiago Rodrigo Murakami Marçal (USP) e Anderson de Santana (USP)
Moderação: Luiz Atílio Vicentini (UNICAMP)
Local: Auditório da Estação Pinacoteca
Largo General Osório, Rua Mauá, 66 - Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Após a Conversa teremos uma visita técnica na Biblioteca.
Inscrições pelo https://goo.gl/ak4ESG
Vagas limitadas!
Apoio: Pinacoteca do Estado
Dia 21 de março de 2016 às 20 horas
Webnar : Fomos e voltamos: nossos relatos de intercâmbio profissional
Dia 21 de março às 20 horas aconteceu a primeira webinar com a participação dos bibliotecários Karyn Lehmkuhl e o Carlos Gianetti. Eles participaram de distintos programas de intercâmbio de experiências, um na Alemanha e outro no Candá. O conteúdo dessa webinar pode ser acessado no canal da FEBAB no Youtube, disponível pelo https://www.youtube.com/channel/UChXMM37rHuFpZRj3pil_Ywg.
Webnar : Fomos e voltamos: nossos relatos de intercâmbio profissional
Dia 21 de março às 20 horas aconteceu a primeira webinar com a participação dos bibliotecários Karyn Lehmkuhl e o Carlos Gianetti. Eles participaram de distintos programas de intercâmbio de experiências, um na Alemanha e outro no Candá. O conteúdo dessa webinar pode ser acessado no canal da FEBAB no Youtube, disponível pelo https://www.youtube.com/channel/UChXMM37rHuFpZRj3pil_Ywg.
Se você é bibliotecário e participou de algum programa de intercâmbio e
quer compartilhar sua experiência entre em contato conosco pelo email
secretaria@febab.org.br. Essa ação é coordenada pela Assessoria
Especial da FEBAB formada pelos bibliotecários Sigrid Weiss Dutra
(ex-presidente) e por Jorge do Prado.
Outras webinars estão sendo programadas. Participem!
Relatório Final do CBBD 2015
Preparar um evento não é tarefa simples. Um evento ainda com a dimensão do nosso CBBD é sempre um grande desafio. Mas conseguimos realizar mais uma edição com determinação e garra. A Diretoria da FEBAB entendeu ser necessária a publicação do Relatório Final com todos os relatos, avaliações, sugestões e investimentos realizados. O relatório está disponível pelo www.febab.org.br
Preparar um evento não é tarefa simples. Um evento ainda com a dimensão do nosso CBBD é sempre um grande desafio. Mas conseguimos realizar mais uma edição com determinação e garra. A Diretoria da FEBAB entendeu ser necessária a publicação do Relatório Final com todos os relatos, avaliações, sugestões e investimentos realizados. O relatório está disponível pelo www.febab.org.br
Adriana Cybele Ferrari
Presidente da FEBAB