terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Leitura - Estrela/RS


 Aumenta leitura de férias na Biblioteca em Estrela

Por Andreia Rabaiolli
Os jovens que ainda não tiveram tempo de ler “A culpa é das Estrelas” de John Green estão fazendo agora, retirando livros do autor na Biblioteca Pública de Estrela. Os adultos insistem no livro de E. L. James: “Cinquenta tons de cinza” e todos os outros tons já publicados. “É surpreendente esta procura porque o livro não é lançamento, já passou seu “boom”, mas as pessoas ainda o levam muito”, informa a bibliotecária Ana Cristina Prates. Os livros espíritas de Zíbia Gasparetto e outros autores também estão entre os preferidos a serem retirados das prateleiras. Também os livros das autoras Nora Roberts e Bárbara Delinski, são os mais procurados entre os romances.
Neste período a leitura do livro didático foi deixada de lado para focar mais o prazer da literatura. Ana Cristina percebe que jovens e mulheres lêem mais. Isso é perceptível nos empréstimos. No verão, contudo, mesmo os homens estão indo a biblioteca para retirar algum título que lhes agrade. “Esse sintoma de leitura nas férias indica que as pessoas não lêem mais durante o ano por falta de tempo. Significa ainda que as pessoas associam o período de descanso com prazer e leitura.”

Mulheres e jovens lêem mais

As mulheres lêem mais em Estrela porque fazem de seus livros companheiros. Nada melhor do que vivenciar na imaginação momentos importantes saídas das personagens de folhas. Segundo Ana Cristina, a média de retirada feminina são três livros. No período de férias, a Biblioteca alonga o prazo porque sabe que os exemplares são levados à praia.

Um indício que deixa a bibliotecária satisfeita: crianças e jovens também estão tendo acesso a leitura e aproveitando para revigorar o hábito.

A Biblioteca de Estrela, passou por uma mudança de deslocamento da área infantil e de adolescentes e agora há um departamento de acervos somente para tais tipos de títulos. O ambiente visível atiça a curiosidade e os jovens são atraídos para as estantes: livros de imaginação como Senhor dos Anéis, vampiros e anjos estão entre os mais emprestados. A bibliotecária acredita que essa demanda saudável se deve ao mercado editorial que lança variedades. Também é fruto do incentivo nas escolas e leituras obrigatórias, solicitadas nos vestibulares. Estudantes do Ensino Médio buscam obras básicas que podem constar nos exames.

Acervo

O acervo possui cerca de 20 mil títulos. Ana Cristina acredita que para estimular a leitura em Estrela é preciso aproximar a população da biblioteca. Movimento para isso está ocorrendo: os livros estão sendo recadastrados. Ainda em 2015, o acervo deve ser aumentado com livros atualizados e o objetivo de ter uma rede wi fi também deve ser concretizado. “Muitos jovens gostam do espaço, chegam com o notebook para fazer pesquisa.” O objetivo é manter os leitores e atrair mais público, em um grupo de convívio dentro da biblioteca.


Para associar

- Levar a carteira de identidade e comprovante de endereço.

- A foto é feita na hora para a carteirinha que é entregue de imediato

- Não há custos

- Informações: 3981 1049


http://www.estrela-rs.com.br/site/noticia/visualizar/id/2107/?Aumenta_leitura_de_ferias_na_Biblioteca_em_Estrela.html

Vaga Bibliotecário em Santa Maria / RS:

Vaga para Bibliotecário em Santa Maria / RS:
 
- registro no CRB;
- conhecimento do módulo de catalogação no Pergamum;
- disponibilidade de 8h diárias e um sábado por mês;
- imprescindível pontualidade e assiduidade.
 
 
Enviar CV para biblioteca@unifra.br