quinta-feira, 29 de março de 2012

Concurso de frases da Informar (retificação)

Retificação: Conversamos com a Informar, que prontamente concordou em alterarmos as normas do concurso, de forma a retirar menções à Ciência da Informação:

***************************************************************
CONCURSO

A empresa INFORMAR Gerência de Documentos e Informações LTDAuma empresa especializada em serviços para a área da Biblioteconomia está promovendo um concurso da melhor frase sobre a profissão de Bibliotecário.

A melhor frase irá ganhar:

1) Uma inscrição gratuita no CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CATALOGAÇÃO
DE ACORDO COM A ÚLTIMA REVISÃO DO AACR2 E INTRODUÇÃO AO RDA (SUA APLICAÇÃO) a ser realizado nos dias 16 a 18 de abril de 2012 em Porto Alegre com a instrutora Antonia Motta de Castro Memória Ribeiro. A ministrante é bibliotecária e possui mais de 40 anos de experiência em catalogação e é considerada uma das mais renomadas especialistas em catalogação do Brasil. E autora das obras AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules: Descrição e Pontos de Acesso. Brasília1995. 561 p. (3 edições)Catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR2R 2002: Anglo-American Cataloguing Rules2nd edition2002 Revision. Brasília2003. 1 v. (várias paginações) + 1 CD-ROM ISBN 85-900114-3-7 (2 edições)Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2 R em MARC 21. 3. ed. Brasília2006. 1 v. (várias paginações) + 1 CD-ROMou 4. ed. de 2009.

OU

2) Uma inscrição gratuita no CURSO DE CATALOGAÇÃOEM MARC21NA PRÁTICA - na Modalidade de Ensino à Distância. Data: a ser escolhida pelo profissional premiado. Podendo ser realizado em diferentes momentos do ano de 2012.


REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO:

Período de envio das frases: até dia 10 de abril
Divulgação: dia 11 de abril
Critérios para participação: profissional bibliotecário ou aluno do último semestre de Biblioteconomia. O profissional deverá comprovar registro em Conselho de Classe e o aluno deverá comprovar a matrícula no último semestre do curso. Tais documentos (registros) serão solicitados ao ganhador da Melhor Frase e deverá ser enviado à INFORMAR imediatamente à divulgação.
Divulgação: a divulgação será via e-mails e na página principal do Site da empresa: www.informar-rs.com.br
Da participação e da divulgação do ganhador: o participante ganhador autoriza desde o momento em que envia sua frase que o seu nome completo e sua frase sejam divulgados nos meios acima mencionados.
Da comissão julgadora: será composta por profissionais bibliotecários e seus nomes serão divulgados juntamente com o nome do ganhador.
Outros:
No caso da escolha do prêmio ser a opção 1 (Curso presencial) as demais despesas para a participação no curso serão por conta do participante.
O ganhador fará a opção pelo prêmio no momento da divulgação e sua escolha será de acordo com seus critérios pessoais.
Caso o ganhador não possa usufruir do seu prêmio, poderá indicar um colega bibliotecário (ou colega de formatura) para que recebe 50% de desconto na inscrição em qualquer um dos cursos ofertados.
Para tanto deverá, já no momento da inscrição indicar o nome do amigo.
Não será concedida troca de prêmio por qualquer outro curso ministrado pela empresa.
O participante que enviar a frase estará automaticamente aceitando as regras de participação definidas neste prêmio.
O concurso é aberto a todos os bibliotecários alunos formandos de todos os estados do Brasil.
A participação estará condicionada ao preenchimento de todos os dados solicitados com exceção do e-mail institucional.

SOBRE O ENVIO

O participante deverá responder a este e-mail encaminhando-o na INTEGRA para: atendimento@informar-rs.com.br completando os dados abaixo. Boa sorte!

O sinal * indica obrigatoriedade de preenchimento.

*NOME COMPLETO:
*PROFISSIONAL OU ALUNO FORMANDO?
*CIDADE E ESTADO:
*ENDEREÇO DE E-MAIL PESSOAL:
ENDEREÇO DE E-MAIL INSTITUCIONAL (este dado é opcional):
*TELEFONE COM DDD:
*NOME DE UM COLEGA DE PROFISSÃO:
*ENDEREÇO DE E-MAIL DO COLEGA INDICADO:
*SUA FRASE:

terça-feira, 27 de março de 2012

CRB10: Fórum Estadual contra a Violência


Ontem à noite, na sede da OAB, participamos da reunião do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, entidades empresariais, centrais sindicais e organizações da sociedade civil, cujo assunto principal foi a criação de um Fórum Estadual contra a Violência, de forma a atuar na redução dos índices de violência. Os objetivos do fórum é a discussão e promoção de políticas, programas e ações contra a violência.

A reunião contou com a presença do diretor do Instituto São Paulo Contra a Violência, Roberto Belintani, instituição criada a partir da mobilização de diversas entidades empresariais e da sociedade civil de São Paulo, e que tem atuado na coordenação do Fórum São Paulo Contra a Violência, tendo tido atuação decisiva na redução da violência naquele estado.

Participaram também o presidente da OAB/RS e do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas (Foco/RS), Claudio Lamachia; o secretário adjunto da Segurança Pública do RS, Juarez Pinheiro; o arcebispo metropolitano e representante da CNBB, dom Dadeus Grings; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; o corregedor-geral da Brigada Militar, coronel o representante da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Adão Paiani; os vice-presidentes do Foco/RS, Rui Baratz Ribeiro (CRA/RS) e Flávio Koch (CRECI-RS; o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn; os presidentes das OABs Canoas, Neusa Bastos; e Sapiranga, José Fernandes; o presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB/RS, Rodrigo Prestes; e demais representantes de conselhos de classe (Crefito, Creci, CRB10, entre outras), entidades empresariais, centrais sindicais e organizações em geral.

Bellintani fez uma explanação sobre a experiência paulista já implantada e que resultou no Disque-Denúncia. Segundo ele, o Instituto São Paulo Contra a Violência foi criado a partir da mobilização de diversas entidades empresariais e da sociedade civil de São Paulo, e tem atuado na coordenação do Fórum São Paulo Contra a Violência, tendo tido ação decisiva na redução da violência naquele estado. Destacou também que o projeto reúne objetivos e ações para orientar políticas públicas de segurança. "Buscamos ser um espaço permanente de reflexão e de diálogo", afirmou. O Fórum foi criado em 2006 como um movimento social independente que executa ações em algumas áreas estratégicas, como segurança pública e prevenção da violência.

A ideia do Fórum Gaúcho Contra a Violência surge com o objetivo de promover a participação da sociedade civil no debate de políticas e ações na área da segurança pública. O resultado final esperado é a redução da violência e a promoção da segurança dos cidadãos. A iniciativa deverá ser formada por todos os Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas, entidades empresariais, centrais sindicais e organizações da sociedade civil, buscando colaborar com as autoridades públicas no desenvolvimento e na implementação de políticas estaduais, federais e municipais, de redução da violência.

O CRB10 foi representado pelo conselheiro Alex Ribeiro, que destacou a importância da construção de bibliotecas parque em comunidades recuperadas pelo Estado e citou como exemplos os casos de Medellín, na Colômbia e Manguinhos, Rio de Janeiro. O encontro serviu para aproximar o CRB10 do Diretor do Departamento de Políticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, sr. Alberto Kopittke, que já visitou as bibliotecas citadas e demonstrou grande interesse em trabalhar com o CRB10 na construção de ações semelhantes aqui no RS.

Adaptado de: http://oab-rs.jusbrasil.com.br/

segunda-feira, 26 de março de 2012

Doação de Duplicatas

Biblioteca Maria Helena Casarin da Cunha

Lista Duplicatas – Março 2012

Envie apenas os itens de seu interesse e o endereço completo da Instituição para o endereço :

biblioteca-rs@correios.com.br.


O atendimento das solicitações será realizado de acordo com a ordem de recebimento ,

sendo que as despesas de envio destas publicações, serão de nossa responsabilidade. Estas doações destinam-se apenas para Instituições .

LIVROS

Administração. Caderno de atividades. Valinhos: Anhanguera, 2010

ANDRINI, Álvaro. Matemática. São Paulo, Brasil,1984

ANDRINI, Álvaro. Ensino objetivo de matemática 6º série. São Paulo : Brasil,1976

ALENCAR, José. O sertanejo. São Paulo : Ática, 1982

ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabeça do leitor. Rio de Janeiro: Record, 2008

ALMEIDA, Lúcia Machado de. Viagens maravilhosas de Marco Pólo. São Paulo: Industria de Papel, 1969

ALVES, André de Miranda Pineli (Org.). Uma longa transição: vinte anos de transformações na Rússia. Brasília: Ipea, 2011

AMADO, Jorge. Mar morto. Rio de Janeiro: Record, 1977

ANÌSIO, Chico. É mentira, terta?.Rio de Janeiro: José Olympio,1973

APTC, 25 anos: eles só queriam fazer seu próximo filme. Porto Alegre: Casa Verde, 2011

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço,. Santiago: Europa América, 1988. v. 2 (Biblioteca de Ouro da Literatura Universal, 07)

AZEVEDO, Juceli de Moroz. Educação para a vida. São Paulo: Casa, 1998 .

AZEVEDO, Marta de Ramos. Viva vida: estudos sociais. São Paulo: FTD, 1998. Livro do professor

BANDEIRA, Pedro. O mistério da fábrica de livros. São Paulo: Hamburg, 199?

BARROS Junior, Amilton B. de. Voleibol. Rio de Janeiro: Ed. Ouro, c1979.

BASTOS, Chico. O pescador. Rio de Janeiro: Univercidade, 2011 8ex.

BERT, Henry. Como eliminar o complexo de inferioridade. Rio de Janeiro: Ediouro,

s. d.

BIOLOGIA: Curso supletivo 2º grau. Módulo 2, Unidade 4 à 7, Aula 8 à 18. s .l. : Instituto Universal Brasileiro. s. d.

BIOLOGIA: Curso supletivo 2º grau. Módulo 2, Unidade 8 à 10, Aula 19 à 27. s. l. : Instituto Universal Brasileiro. s. d.

BIOLOGIA: Curso supletivo 2º grau. Módulo 3, Unidade 11 à 14, Aula 28 à 42. s. l. : Instituto Universal Brasileiro. s. d.

BIOLOGIA: Curso supletivo 2º grau. Santa Cruz do Sul: Instituto Padre Réus, s. d. -D-

BLANCHARD, Kenneth H. O gerente-minuto organiza equipe de alto desempenho 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.

BLOCK, Peter. Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo: Makron, 1991 .

BLUME, Judy. Mulheres Sabidas. São Paulo: Brasil,1983 .

BORSARI, José R.; SILVA, João B. da. Voleibol 2.ed.; São Paulo: Esporte, 1975 .

BRAGA, Ana Maria. Dicas de Feng Shui. São Paulo: Brasil, s.d.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). De Angicos a Ausentes: 40 anos de Educação popular. Porto Alegre: MOVA-RS;CORAG, 2001.

Brasil, Conselho de Estado. Consultas da Seção dos Negócios Estrangeiros v.1. Brasília: Câmara dos deputados, 1978

BRASIL . Constituição da República Federativa do Brasil. Porto Alegre: CORAG, 1988.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Prático do agente comunitário de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009

Brasil Secretaria de Educação Física e Desporto. Exercícios e saúde. Brasília: SEED, 1986 (Ensino à distância) 6ex.

BRUDEKI, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Editora Ibpex,2007.

BUCHER, Huguette. Estudo de la Personalidad del Niño a través de la Exploración Psicomotriz. Barcelona: Toray – Masson, s. d.

CADERNO de atividades: Curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos. Valinhos; Anhanguera Publicações, 2011. 3ex.

CADERNO DIDÁTICO: alimentação do atleta – controle do treinamento 6. São Paulo: bril Cultura, 1974

CADERNO DIDÁTICO: foça e velocidade 2. São Paulo: Abril Cultura, 1972

CADERNO DIDÁTICO: fundamentos de treinamento desportivo moderno 1. São Paulo: Abril Cultura, 1972

CADERNO DIDÁTICO: preparação psicológica 5. São Paulo: Abril Cultura, 1973

CADERNO DIDÁTICO: resistência – endurance – 1º parte 3. São Paulo: Abril Cultura, 1973

CADERNO TÉCNICO: handebol 3. São Paulo: Abril Cultura, 1972 .

CADERNO TÉCNICO: recreação 2. São Paulo: Abril Cultura, 1972 .

CADERNO TÉCNICO: saltos ornamentais 4. São Paulo: Abril Cultura, 1974 .

CADERNO TÉCNICO: verifique o quanto você é capaz – ginástica olímpica. São Paulo: Abril Cultura, 1974 .

CAMARA, Alexandre Freitas. Lições de direitos processual civil , v. 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006 .

CAMPOS, Luiz Fernandes Rodrigues. Logística: teia de relações. Curitiba: Ibpex, 2007.

CAMPOS, Paulo Mendes. Peter Pan. Rio de Janeiro: Tecnoprint, c1972 .

CARLZON, Jan. A hora da verdade. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

CARPENA, Márcio Louzada. Do processo cautelar moderno. Rio de Janeiro: Forense, 2003 .

CARTLAND, Barbara. Bosque encantado. São Paulo: Abril Cultural, 199?

CARTA Brasileira de Educação Física. Rio de Janeiro: CONFEF, s. d.

CHALANGUIER, Claude; BOSSU, Henri. A expressão corporal: método e prática. Rio de Janeiro: Entrelivros Cultural, s. d. 2ex.

CHÂTEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987

CHESTER, Lewis; HODGSON, Godfrey e PAGE, Bruce. Um melodrama americano v. 1. São Paulo: Expressão e Cultura, 1969 .

CHESTER, Lewis; HODGSON, Godfrey e PAGE, Bruce. Um melodrama americano v. 2. São Paulo: Expressão e Cultura, 1969 .

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Anhanguera, 2010.

CHIESA, Dirceu Antônio. O mercado financeiro. Porto Alegre: Sulina, 1980 .

CHRISTIE, Agatha. O assassinato de Roger Ackroyd. Rio de Janeiro: Record, 198?

CHRISTIE, Agatha. O cavalo amarelo. Rio de Janeiro: Record, 198?

CÓDIGOS Civil; Comercial; Processo Civil e Constituição Federal. São Paulo: Saraiva, 2007.

COELHO, Paulo. As Valkirias. Rio de janeiro: Rocco, 1995.

COLEÇÃO Romântica: Carta de Amor. v.1, n.5,

COLO, Paulo Antônio de. III milênio. Santa Catarina, Mafra, 2007. 3 ex.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLLEY-BALL. Manual do Treinador. Brasília: MEC, 198?

CONGRESSO NACIONAL DE DANÇA. Porto Alegre: Condança, 2001

CONHECER para transforma. São Paulo: Fundação Telefônica, 2011

CONY, Carlos Heitor. Simbá o marujo. Rio de Janeiro: Tecnoprint, c1972 .

COSTA, Gilberto Pamplona da. Olhar geográfico: O conhecimento do planeta terra, 5º série. São Paulo: IBEP, 2006.

COSTA, Lamartine Perreira da. Treinamento desportivo e ritmos biológicos. Rio de Janeiro: Olympio, 197?

COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história, 5º série. São Paulo: Saraiva, 1999.

COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história, 7º série. São Paulo: Saraiva, 2004. Livro do Professor.

COUTINHO, Eduardo Granja; GONÇALVES, Márcio Souza (Orgs). Letra impressa: Comunicação, Cultura e Sociedade. Porto Alegre: Sulina, 2009

CRONIN, A J. Um erro judiciário. São Paulo: Circulo do Livro, 1953

CRUZ, Daniel. O corpo humano 7º série. São Paulo: Ática, 2002

CRUZ, Jairo. História do Esporte. Rio de Janeiro: SESI, 1979

CUNHA, Marcelo Carneiro da. Na praia da ferrugem. Porto Alegre: Mercado Aberto,1988

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Ler e redigir. São Paulo: Atual, 1988. v.2

CUNHA, Morgada. Dance aprendendo. Porto Alegre: UFRGS, 1988 .

DACANAL, J. H.; Lira pós-moderna. Porto Alegre: Leitura XXI, 2002 .

DAIUTO, Moacir. Voleibol. Sã Paulo: CIA Brasil, s. d.

DANIKEN, Erich Von. Eram os deuses astronautas. São Paulo: Circulo do Livro,s. d.

DAVENPORT, Thomas H.; Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994 .

DIAGNÓSTICO do Esporte e Lazer na Região Norte Brasileira. Manaus: Edua, 2011.

DIAS, Reinaldo. Fundamentos de sociologia geral. Campinas: Alínea, 2010.

DICIONÁRIO Yázigi para 1º e 2º grau . São Paulo, Instituto de Idiomas Yázigi, 1973 .

DICKES, Charles. Um Conto de Natal. Rio de janeiro: Newton,1996.

DINSMORE, Paul Campbell. Gerência de programas e projetos. São Paulo: Pini, 1992

DOERING, Claus Ivo; DOERING, Luiza Rodríguez (Ogrs). Pré-cálculo. Porto Alegre: UFRGS, 2008

DOMENICO; LAGO e ENS. Matemática moderna. São Paulo: IBEP, s. d. Livro do mestre

DURRWACHTER, Gerhard. Voleibol: treina jogando. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984 .

DUTRA, Paulo. Mais um lugar à mesa?. Passo Fundo: Bertheier, 1974 .

EBLING, Nair Elias dos Santos. Ciências Interativa, 5. São Paulo: Casa, 2004 .

ECO, Umberto. O nome da rosa. São Paulo: Circulo do Livro, s. d.

ENGEL, Marco A; Voleibol. Novo Hamburgo: FEEVALE, s. d.

Estados Unidos. ARMY. Department of the Army. Office of the Chief Military History. As grandes decisões estratégicas (II Guerra Mundial). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1977

ETHERINGTON, Sue. Como usar atalhos no Word. São Paulo:Publifolha, 2001.

FELTRE, Ricardo. Química: física – química v.2. São Paulo: Moderna, 1994.

FEREIRA, Umberto .Esclarecendo os jovens. Goiânia: Federação Espirita do Estado de Goias, 1993.

FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro e GUIMARÂES, F. Marques. Dicionário Brasileiro Globo. São Paulo: Globo, 1993.

FERRARI, Dirce M. B.; Caderno de didático. Porto Alegre: ESEF - IPA, 1973 .

GALIANO, A Guilherme. O método cientifico: teoria e pratica. São Paulo: Harper, 1979

GASPARETTO, Zibia M. O morro das ilusões. São Paulo, EDICEL, 1980.

GAYA, Adroaldo Cezar Araújo. Bases e métodos de treinamento físico-desportivo. Porto Alegre: Sulina, 1979 .

GESTÃO de Politicas de Esporte e Lazer. Belo Horizonte: UFMG, 2011

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências 8º série: matéria e energia. São Paulo: Atica,199?

GIARETTA, Liz Andréia. De olho no futuro: história: novo 2ºsérie. São Paulo: Quinteto, 2005

GIOVANNI, José Ruy. A conquista da matemática 7º série. São Paulo: FTD, 1992.

GIOVANNI, José Ruy. A conquista da matemática 8º série. São Paulo: FTD, 1985 .

GILBERT, Elizabeth. Comer, rezar, amar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 .

GLORIA, Otto. Pontos de fitebol v. I. Porto Alegre: ESEF - IPA, s. d.

GOMES, Sérgio Concli. Resistência dos materiais. São Leopoldo, Unisinos, 1983 .

GOUVÊA, Leila V. B.; Modernização ou sucateamento?: política Industrial e de Comércio Exterior. São Paulo: Círculo do Livro, c1991 .

GOUVÊA, Ruth. Expressão corporal: a linguagem do corpo. Rio de Janeiro: Ediouro, c1979

GUÉRIOS, Estela F. M.; Ginástica. São Paulo: E. Blucher, USP, 1974 .

GUERRA, Marlene. Recreação e lazer. Porto Alegre: SAGRA, s. d.

GUEST, Judith. Gente como a gente. São Paulo: Brasil, 1976 .

GUIMARÂES, Bernardo. O seminarista 6.ed. São Paulo: Ática, 1978.

GUTIERREZ, Washington. História da Educação física . Porto Alegre: ESEF - IPA,

s. d. , v.4.

GUTIERREZ, Washington. Organização de educação física e dos desportos 2.ed. , v.3 Porto Alegre: ESEF - IPA, s. d.

HAMMER, Michael. Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1994 .

HALAMA, Luiz Roberto. Geografia interativa, 5. São Paulo: Casa, 2004 .

HARMON,Roy L. Reinventando a distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 1994 .

HERMIDA, Antônio José Borges. História do Brasil. São Paulo: Nacional, 1959.

HERLEIN, Natálio. Baú de Mascate. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1985.

HOLDEN, Susan e CARDOSO, Renata Lúcia. Great! Companion 3. São Paulo: Macmillan, s. d. 2ex.

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do homem . 20º edição. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1995 .

JENSEN, Sonja H.; Ginástica Feminina. Lisboa: Presença, c1974.

Jesus e nós na eucaristia. Florianópolis: Vozes, 1977.

JOHNSON, J.E. Guerra no Ar. Porto Alegre: Editora Globo, 1966.

JONG, Paul C. ;O modo seguro para você receber o Espirito Santo. Seul: HEFZIBÀ 199?

JONG, Paul C. ; Desse mundo corrupto ao reino celestial. Seul: HEFZIBÀ 199?

JOSÉ, Ganymedes. Vivi pimenta compra um tesouro. Rio de Janeiro: Tecnoprint, c1975.

KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Rio de Janeiro: Federação Espirita Brasileira,2002 .

KINDLEBERGER, Charles P. Manias, panico e crashes. Porto Alegre, Ortiz, 1992 .

LARIVAILLE, Paul. A Itália no tempo de Maquiavel. São paulo: Cia da Letras, 1988.

LAWTHER, John D.; Psicologia desportiva. Rio de Janeiro: Forum, 1973 .

LEMBO, Rosely e COSTA, Isabel. Ciências – 1ºsérie. São Paulo: Ática, 2001 .

LESSA, Orígenes. O feijão e o sonho. Rio de Janeiro: Tecnoprint S. A; 1975.

LEWIN, Zaida Grinberg. A escolha da profissão. Porto Alegre: Universidade, 1989 .

LIBERATO, Almir; SOARES, Artemis (Orgs). Politicas públicas de esporte e lazer. Manaus: Amazonas, 2010 .

LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguêsa 13.ed.; Rio de Janeiro: Briguiet, 1968.

LUCCI, Elian Alabi. Geografia: geografia geral, astronômica, física, humana e econômica; 5ºsérie. São Paulo: Saraiva, 1987.

LUIZ, André (espirito). Os mensageiros. Rio de Janeiro: FEB, 2001.

LUIZ, André (espirito). Missionários da luz. Rio de Janeiro: FEB,2003 .

MAHLMANN, Cláudio da C.; Regras de futebol sete. Porto Alegre: SESI, 1988

OS MAIORES CLASSICOS DE TODOS OS TEMPOS v.1. Dom Casmurro, Machado de Assis; Campanhas Jornalisticas, Rui Barbosa. São Paulo: Novo Brasil, 1986.

OS MAIORES CLASSICOS DE TODOS OS TEMPOS v.2. A volta ao mundo em oitenta dias, Júlio Vrens. São Paulo: Novo Brasil, 1986.

OS MAIORES CLASSICOS DE TODOS OS TEMPOS v.3. Elogio da loucura, Erasmo de Roterdã; O livre arbítrio, Artur Schopenhauer. São Paulo: Novo Brasil, 1986.

MALTA, M. Oliveira. O inglês tal qual se fala no presente, sem auxilio de professor . São Paulo: Brasil, 198? v.2

MALTA, W.; Colônia de férias. Rio de Janeiro: Artenova, 1973

MANUAL de Educação Física. 2ed. São Paulo: EPU, 1977,v.1

MANUAL de Esporte: as regras dos jogos. São Paulo: Três, s. d.

MANUS, Pedro Paulo Teixeira. Direito do trabalho. São Paulo: Altas, 1995 .

MARCELO, José Rivair e OLIVEIRA, Mariley W. Uma história em construção. São Paulo: Brasil, 1999 .

MARIENSE, Luiz Carlos. Administração: uma abordagem introdutória. Porto Alegre: Sulina, 1989 .

MARION, José Carlos. Teoria da contabilidade. Campinas: Alínea, 2009.

MARQUES, Gabriel Garcia. Crônica de uma morte anunciada. Rio de Janeiro: Record, c1981.

MARTINS, Carlos Wizard. Vencendo a própria crise. Rio de Janeiro: Record,1993 .

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. 7.ed: Porto Alegre: Prodil, 1983.

MARTOS, Cloder Rivas; MESQUITA, Roberto Melo. PAI: Processo Auto-Instrutivo - Língua e Literatura. São Paulo: Saraiva, 1980

Matemática 6º série. São Paulo: IBEP, s. d. Livro do mestre.

MEIRELLES, Aluísio Telles de. O direito. São Paulo: Novo Brasil,1986,v.2.

MEIRELLES, Aluísio Telles de. O direito. São Paulo: Novo Brasil,1986, v.3.

MEIRELLES, Aluísio Telles de. História do comércio internacional v.1. São Paulo: Novo Brasil,1986.

MENSAGENS de otimismo 6.ed.. São Paulo: Paulinas, 1980.

MERCADANTE, Antônio Alfredo. História é vida. Porto Alegre: Mercado Aberto, 199?

Microsoft Access 2 for Windows: passo passo. São Paulo: Makron Books, 1994.

Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 4ex.

MIRANDA, Regina. O movimento expressivo. Rio de Janeiro: Funarte, 1979

MIRANDA, Sergio R. A; ABRANTES, Fernanda C. de. Ginástica para gestante. Rio de Janeiro: Sprint, 1986 .

MOBLEY, William H. Turnover. Porto Alegre: Ortiz, 1992 .

MODERNA Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender : Língua Portuguesa v.1. São Paulo: Novo Brasil, 1986-87.

MODERNA Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender : Língua Portuguesa v.2. São Paulo: Novo Brasil, 1986-87 .

MODERNA Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender : Língua Portuguesa v.3. São Paulo: Novo Brasil, 1986-87.

MODERNA Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender : Língua Portuguesa v.4. São Paulo: Novo Brasil, 1986-87.

MODERNA Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender : Língua Portuguesa v.5. São Paulo: Novo Brasil, 1986-87.

MODERNA Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender: Pesquisa v.8. São Paulo: Novo Brasil, 1986-87.

MODERNA Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender: Poemas, poesias e tratado de sinonímia v.9. São Paulo: Novo Brasil, 1986-87.

MONTET, Pierre. O Egito no tempo de Ramsés. São Paulo: Cia das Letras, 1989

MORAZ, Eduardo. Curso Word 2000: passo a passo. Goiânia: Terra, 2003 .

MORI, Iracema. Viver e aprender matemática – 1ºsérie. São Paulo: Saraiva, 2004 .

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro: LTC, 1985.

NAME, Miguel Asis. Matemática ensino moderno. São Paulo: Brasil, 1973.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaio sobre a arte brasileira. São Paulo:Cia das Letras, 2011.

NETO, Richard Paul. O fantasminha. Rio de Janeiro: Tecnoprint, c1975.

OBATA, Regina. A linguagem das cem flores. São Paulo: Circulo do Livro, c1986.

OLIVEIRA Filho, Geraldo Fungêncio de. Cursinho – teatro ensino feliz. Porto Alegre: Nova Prova, 2008 .

OLIVEIRA, José Carlos. Terror e êxtase. São Paulo: Circulo do Livro,1978.

OLIVEIRA, José Fernandes de. O direito de ser jovem. São Paulo: Paulinas,1986.

ORAÇÕES Diárias de Cristo. Caxias do Sul : São Miguel. s.d.

PASSOS, Célia. Eu gosto de ler e escrever. São Paulo: Nacional, 1996 .

PEREIRA, Carlos Alberto. Contratos de créditos rural. Olímpia Centrograf, 2007.

PODUSKA, Bernard. Você pode vencer. Rio de Janeiro: Record, c1977.

PRESS, Microsoft. Dicionario de informática. Rio de Janeiro: Campus, 1993

Programa Básico de Treinamento. A expressão corporal, Henri Bossu; Claude Chalaguier. São Paulo: Entrelivros Cultural, s. d. , v.4

Programa Básico de Treinamento. Ginástica e redação, Klaus Kerkmann. São Paulo: Entrelivros Cultural, s. d. v.3

Programa Básico de Treinamento. Ginástica escolar especial, L. Diem; R. Scholtzmethner. São Paulo: Entrelivros Cultural, s. d. v.1 . 2.ex.

Programa Básico de Treinamento. Programa Básico de Preparo Físico, Donald K. Mathews. São Paulo: Entrelivros Cultural, s. d. , v.2.

PROSA & versos: Antologia. Florianópolis: Somar, s. d.

QI - Escola de Educação Profissional. Informática. São Paulo: Viena, s. d.

RAMALHO, José Antônio Alves. Front Runner (Guia do Usuário).McGraw-Hill, 1990 c/ Guia de Referencia Front Runner .

RAMALHO JUNIOR, Francisco. Os fundamentos da física. São Paulo: Moderna, 1999 .

REAL, Mauro Côrte. Marketing de tecnologia para empresas de base tecnológica. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 1999 .

A REALIDADE Pública do Esporte nos Municípios da Região Médio Rio Grande do Estado de Minas Gerais. Passos: MG, 2011.

REVERBEL, Olga. Teatro na sala de aula. Rio de Janeiro: Olympio, 1979 .

RIBEIRO, Lair. Pés no chão cabeça nas estrelas. Rio de Janeiro: Objetiva, 199?

RIO GRANDE DO SUL . Constituição do Rio Grande do Sul. Assembleia Legislativa, Porto Alegre,1989

ROSAY, Madeleine. Dicionário de Ballet 3.ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1980.

ROSSNER, Judith. De bar em bar. São Paulo: Circulo do Livro, 198?

SAA, Edouard; DEROGY, Jacques. Dois êxodos. São Paulo: Expressão e Cultura, 1970.

SANDRONI, Paulo. O que é Recessão. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1984.

SANTOS, Paulo de S.; Microsoft Word 2000. Belo Horizonte:Interativa, s. d.

SARGENTIM, Hermínio Geraldo. Palavras, 6ºsérie. São Paulo: IBEP, 2002

SBA. Anestesia venosa total. Rio de Janeiro: SBA, 2011. 2 ex.

SCHMIDT, Mario Furley. Nova história critica 7º série. São Paulo: Nova Geração, 2002

SCHMIDT, Mario Furley. Nova história critica 8º série. São Paulo: Nova Geração, 2002

SCOTTI, Mara Beatriz. Histórias da curva da zona. Caxias do Sul: Ed. Autor, 2010 .

SEGURANÇA e Medicina do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2008.

SEJA (Serviço de Educação de Jovens e Adultos). Falando de nós. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Educação POA, 1998

SEXO e SAUDE FISICA E MENTAL: Educação física - fisiologia . São Paulo: Novo Brasil, 1986, v.2 .

SEXO e SAUDE FISICA E MENTA : Ioga - ginastica e primeiros socorros. São Paulo: Novo Brasil, 1986, v.1 .

SEXO e SAUDE FISICA E MENTALl: Sexo – higiene e relax. São Paulo: Novo Brasil, 1986, v.3 .

SILVA, Antônio de Siqueira e; BERTOLIN, Rafael e OLIVEIRA, Tânia Amaral. Linguagem e vivência. São Paulo: IBEP, 2001 .

SILVA, Luiz H. da; AZEVEDO, José C. de e SANTOS, Edmilson S. dos. Identidade Social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação de POA – Prefeitura Municipal de POA, 1997 .

SISTEMA ANGLO DE ENSINO: Física ondulatória. São Paulo: Anglo, 1982.

SHELDON, Sidney. A ira dos anjos. Rio de Janeiro: Record, 1980.

SHELDON, Sidney. Um estranho no espelho. São Paulo: Circulo do Livro, s. d.

STREETER, Victor Lyle. Mecânica dos fluídos. São Paulo: McGraw-Hill, s. d.

SUPERTI, Cézar Saly. Linguagem e Cultura. Porto Alegre: SAGRA ,19-?.

SUPERTI, Cezar Saly. Cultura e Literatura Brasileira. Porto Alegre: SAGRA, 19-?.

TAGLIACARNE, Guglielmo. Pesquisa de mercado: técnica e prática. São Paulo: Atlas, 1978

TAPAJÓS, Vicente. História da América. São Paulo: Nacional, 1954

TATU, Jacques. O poder político na URSS. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1970

TEIXEIRA, Hudson Ventura. Aulas de educação física: 1º grau. São Paulo: IBRASA, 1978.

TEXEIRA, Maria M. Wurth. Monitor: rumo desconhecido. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1975 .

TERSARIOL, Alpheu. Dicionário brasileiro. Erechim: EDELBRA, s. d.

TOMAZELI, Luiz Carlos. O marketing como vetor para o desenvolvimento econômico. Porto Alegre: Ortiz, ADVB, 1990.

TREVISAN, Lauro. O poder infinito da sua mente. Santa Maria, 1981.

A trolha: coletânea 9. Londrina: Maçõnica, 2011 (Coleção A TROLHA)

TRÓPICO ENCOCLOPÉDIA ILUSTRADA EM CORES. Volume de atualização. São Paulo: Martins, 1973 .

TR[OPICO ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA EM CORES. São Paulo: Martins, 1973 , v.5,

TRÓPICO HISTÓRICO. História geral em cores. Rio de Janeiro: Maltese, 199?, v..2

TUBINO, Manuel J. G.; As qualidades físicas na educação física e desportos. São Paulo: IBRASA, 1979 .

VASCONCELLOS, Marcos Antônio S. ; GARCIA, Manuel Enriquez Economia 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

VERISSIMO, Erico. Clarissa. Porto Alegre: Globo, 199?

YAMAMOTO, Kazuhito; FUKE, Luiz F. e SHIGEKIYO, Carlos T.; Os alicerces da física: mecânica. São Paulo: Saraiva, 1999.

YERBY, Frank. Marcada pelo desejo. São Paulo: Circulo do Livro, c1978.

YOURCENAR, Marguerite. Memórias de Adriano. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980 .

WEST, Morris. Filhos das trevas. Rio de Janeiro: Record, c1957 .

WIENER, Jack e LIDSTONE, Jonh. Movimiento creativo para niño. Barcelona, Elicien, 1972 .

Working Smarter. By the editors of Fortune. Middlesex: Penguim Books, 1984.

ZAGO, José. Educação Física . 7º série.. Porto Alegre: Globo, 1974

ZAGO, José. Educação Física . 2.ed.. Porto Alegre: Globo, 1974

ZAMBUZZI, Orlando A . Matemática: como estou dirigindo . 5ºserie . São Paulo: Atica,

PERIODICOS

ALFA Revista de Linguística. v.55, n.1, 2011. 4ex.

Anais Brasileiros de Dermatologia. v.86, n.6, nov./dez., 2011

Caderno de formação RBCE – 3. v.2, n.2, jul., 2011

Caderno de formação RBCE – 4. v.2, n.1, jan., 2011

Carta na escola. n.62, dez., 2011. jan., 2012 3ex.

Civitas: Revista de Ciências Sociais. v.10, n.3, setembro/dezembro 2010. 2ex.

Civitas: Revista de Ciências Sociais. v.11, n.1, janeiro/abril 2011

Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Porto Alegre: Nova, s. d.

COFI: Correio Filatélico v. XXIV, n.185, janeiro/abril 2001

COFI: Correio Filatélico v.22, n.173, setembro/1998

DELTA: Rev. de Doc. de Estudo em Linguística Teórica e Aplicada. v.26, n.esp., 2010

DELTA: Rev. de Doc. de Estudo em Linguística Teórica e Aplicada. v.27, n.1, 2011

Direito Tributário em Questão: Revista da FESDT. n.7, jan./jun., 2011

Educação e Filosofia v.25, n.49, janeiro/junho 2011

E.F. Órgão Oficial do CONFEF. v. VI, n.19, mar., 2006

E.F. Órgão Oficial do CONFEF. v. VI, n.20, jul., 2006 2ex.

E.F. Órgão Oficial do CONFEF. v. VI, n.21, set., 2006

E.F. Órgão Oficial do CONFEF. v. VI, n.22, dez., 2006

Em Questão: Rev. da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. v.10, n.1. Jan./jun., 2003

Enfermagem em foco. v.2, n.3, ago., 2011

Exame v.43, n14, ed. 948, 2011.

Exame v.43, n15, ed. 949, 2011.

Exame v.44, n14, ed. 973, 2011.

Exame v.45, n13, ed. 996, 2011.

Exame v.45, n22, ed. 1004, 2011.

Exame v.45, n23, ed. 1005, 2011.

Exame v.46, n.1, ed. 1008, 2011. 2ex.

Exame v.46, n2, ed. 1009, 2011.

Guia Quatro Rodas. Edição de Aniversário Brasil -2005

Isto É. v.32, n.2076, ago., 2009 .

A lavoura. v.114, n.687, dez., 2011

Lazer e sociedade. São Paulo:Aleph, 2011. 3ex.

Melhor Gestão de Pessoas, v.19, n.288, novembro/2011.

Memorialidades. Dossiê: velhice nas cidades. v.8, n.16, jul./dez., 2011 8ex.

Men'shealth. v.3, n.26, jun., 2008

Men'shealth. v.3, n.28, ago., 2008

Men'shealth. v.3, n.29, set., 2008

Men'shealth. v.3, n.30, out., 2008

Men'shealth. v.3, n.31, nov., 2008

Men'shealth. v.3, n.32, dez., 2008

Men'shealth. v.3, n.34, fev., 2009

Men'shealth. v.3, n.37, maio, 2009

Men'shealth. v.3, n.38, jun., 2009

Men'shealth. v.3, n.40, ago., 2009

Men'shealth. v.3, n.42, out., 2009

Men'shealth. v.3, n.43, nov., 2009

Men'shealth. v.3, n.44, dez., 2009

Motrivivencia: Educação Física – corpo e sociedade. v. 16, n.15, ago., 2000

Nós em Rede. n.2, 2011. 3ex.

Nossa Copa. v.1, n.1, dez., 2011

Pátio Educação Infantil. v. 9, n.29, out./dez., 2011 2ex.

Pesquisa Operacional v.26, n.3 set./dez., 2006

Petro e Química. v. 23, n.219, maio/jun., 2000

Politica Democrática. v. 11, n.31, nov., 2011 3ex.

Prisma: Direito, Políticas Publicas e Mundialização. v.8, n.1, jan./jun., 2011

Pro Teste. v. 10, n.105, ago., 2011

Psicologia: Ciências e Profissão v.31, n.3, 2011. 11ex.

Psicologia: Ciências e Profissão v.31, n.4, 2011. 12ex.

PUCRS: Estudos Ibero – Americanos. v.36, n.1, jan./jun., 2010 .

PUCRS: Estudos Ibero – Americanos. v.36, n.2, jul./dez., 2010 .

RADAR SILVICONSULT. FUNRURAL: Inconstitucionalidade e o impacto sobre a Atividade Florestal. v.2, n.5, jun., 2010 .

Revista Brasileira de Administração: Gestão Pública. v. 29, n.72, set./out., 2009 .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v.32, n.2, dez., 2010 .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v.33, n.1, jan./mar., 2011 .

Revista Brasileira de Educação. v.16, n.46, jan./abr., 2011 .

Revista Brasileira de Educação Física. v.5, n.13, jan./fev., 1973.

Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v.11, n.2, 2011 .

Revista Brasileira de Psiquiatria. v.33, n.4, dez., 2011.

Revista Brasileira de Recursos Hídricos v.15, n.1-2-3-4, 2010.

Revista da AGU. v. IX, n.24, abr./jun., 2010 .

Revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul. v.54 out., 2011.

Revista da Escola de Enfermagem da USP. v.45, n.4, ago., 2011 .

Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. v. 18I, n.1, abril/2011.

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul , v.29, n.3, set./dez., 2007.

Revista Técnica de Educação Física e Desportos SPRINT: educação física e dança. v. VI, n.2, mar./abr., 1987

Revista Tecnologística. v. 17, n.192, nov., 2011 .

Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região v.23, n.8, agosto/2011. 2ex.

Revista do Tribunal Regional Federal da Quarta Região v.22, n.79, janeiro/março 2011.

2ex.

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Regional. v.44, n.86, jan./jun., 2011

Revista Mal-estar e Subjetividade v. 10, n.2, junho/2010.

Revista Saúde! é Vital n.1, 2011.

SESI em Ação: o apoio ao folclore – a medicina no esporte. v. I, n.2, abr./jun., 1975.

SESI em Ação: Arte ,Esporte, Cultura . v. 1, n.3, out./dez., 1975 .

SESI em Ação: educação. v. 3, n.4, 1977.

SESI em Ação: mil atletas na 1ª Olimpíada de Fortaleza. v. 1, n.2, abr./jun., 1975

SPRINT Magazine: basquetebol – treinamento da saltos – desenvolvimento de força. v. 12, n.65, jul., 1993

SPRINT Magazine: circuito aeróbico em musculação – periodização – nutrição e o exercício. v. 12, n.66, abr./maio, 1993 .

SPRINT Magazine: redação unindo pais e filhos – hidroginástica – a mulher na prática do judô. v. 12, n.67, jun., 1993

Telecurso 2000, 1ºgrau. Língua Portuguesa v.3

Terra. v.7, n.9, set., 1998.

Universidade Relações Internacionais v.9 n.1 janeiro/ junho 2011

Universitas. v.22, n.1, jan./jun., 2011

Universitas Arquitetura e Comunicação Social. v.8, n.1, jan./jun., 2011

Universitas. v.22, n.2, jul./dez., 2011 4ex.

Veja. v.41, n.20, ed. 2061 maio, 2008

Veja. v.45, n. 8, ed. 2257 fev., 2012

Veritas: A Segunda Escolástica. v.54, n.3. Set./dez., 2009.

Veritas: Ética e Filosofia Politica. v.55, n.1. Jan./abr., 2010.

Veritas: Epistemologia Analítica. v.54, n.2. maio/ago., 2009.

Vida e Saúde. Mar., 2008

Vida e Saúde. Mar., 2009

Vida e Saúde. Jun., 2011

DVD

Cinemateca Veja: O Informante, não acompanha o DVD

Cinemateca Veja: Onze homens e um segredo, não acompanha o DVD

Cinemateca Veja: Pulp fiction tempo de violência, não acompanha o DVD

CD

Missão Cruls: Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Rio de Janeiro maio/1892-Planalto central, nov.1892. Edição Comemorativa aos 45 anos de Brasília 2ex.