Bibliotecário - Sta. Cruz do Sul

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Seleção 08/2012
Cargo: Bibliotecário Central: Biblioteca. Regime: Celetista. Requisitos: a) Informática: Word, Excel, Power Point e Internet. b) Língua: Inglês, Espanhol ou Alemão. c) Perfil: dinâmico, sério, responsável, acessível, concentrado, comunicativo, trabalho em equipe, proativo e que sabia se expressar na forma escrita. d) Escolaridade: graduação em Biblioteconomia. Carga horária: 44 horas semanais. Turnos: manhã e tarde. Cidade: Santa Cruz do Sul-RS. Inscrições: currículos deverão ser enviados para rh@domalberto.edu.br, identificando o número da seleção acima até 30.10.2012. Processo de seleção: entrevista oral e prova escrita. Entrevista: agendamento individual. Prova: agendamento individual. Resultado: 12.11.2012.

Serviço de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Na FADERGS não é oferecido pela biblioteca o serviço de normatização de trabalhos acadêmicos. Contudo, para facilitar a busca dos nossos estudantes, estamos organizando uma lista de profissionais que fazem este serviço para usar como indicação.

A lista será ordenada por ordem alfabética e será disponibilizada no balcão de atendimento das duas sedes.


Caso haja algum interessado em fazer parte da lista, por favor, encaminhe as seguintes informações para o e-mail biblioteca@fadergs.edu.br.

- Nome;
- E-mail;
- Telefone: se necessário;
- Tipo de serviço oferecido: normatização (ABNT? Vancouver? APA?), revisão de português, tradução de abstract, criação de ficha catalográfica, etc;
- Outras informações: se necessário.



Agradecemos também se divulgarem esta mensagem para que mais profissionais possam ser incluídos.

Fernando Pires 
Bibliotecário - CRB-10/2096
General Vitorino - Biblioteca
Ramal: 4208
fernando.pires@fadergs.edu.br
www.fadergs.edu.br
FADERGS

Estágio - UERGS

A Biblioteca Central da Uergs está selecionando estagiário para trabalhar no Setor de Empréstimo/ Referência.
A vaga é de 30h pela FDRH.
Os candidatos devem estar cursando a partir do segundo semestre do curso do Biblioteconomia (Graduação ou Técnico).
Interessados entrar em contato com a bibliotecária Simone através do e-mail: biblioteca@uergs.edu.br ou pelo telefone 3228 1731


Biblioteca Central da Uergs
Rua dos Andradas, 1223 / 6° andar - 90020-008 Porto Alegre/RS
(51) 3228-1731  Coordenação / Catalogação
(51) 3224-8928  Empréstimo / Referência

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Curso - Informar

Curso de BIBLIVRE - Operacional
A PROGRAMAÇÃO DO CURSO SEGUE ABAIXO. VEJA NO SITE OS OUTROS CURSOS JÁ AGENDADOS!!!!! http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=5
Biblivre - Operacional
BIBLIVRE - Operacional

Objetivo
Decidir qual software deve ser usado para gerenciar o acervo de uma biblioteca, os documentos de um arquivo, ou os materiais de um museu faz parte das atividades de qualquer profissional da área da informação.
Como avaliar se não os conhecemos? Este curso proporciona aos estudantes e profissionais da área da informação a possibilidade de conhecer um software gratuito que atende de forma satisfatória as necessidades de gerenciamento de documentos apresentados em diferentes mídias. Por ser um software desenvolvido especificamente para a área de documentação, possui características e funcionalidades importantes e de conhecimento imprescindível para quem deseja automatizar acervos.

Público
Profissionais e/ou estudantes que trabalham em instituições que utilizam ou gostariam de utilizar o Biblivre e desejam obter, ou ampliar, conhecimentos acerca da apresentação e funcionalidades do software, realização de pesquisas (das mais simples às mais complexas), entrada de dados, impressão de relatórios, envio de pesquisas por e-mail, verificação da consistência da base.

Requisitos
Noções básicas de informática.

Conteúdo Programático
·  Apresentação do programa; 
·  Procedimentos de aquisição e download do sistema; 
·  Requisitos do sistema; 
·  Conceitos; 
·  Menus do Biblivre; 
·  Estrutura de uma base de dados;
·  Criação, duplicação e exclusão de registros;
·  Entrada de dados;
·  Campos, subcampos;
·  Tipos de pesquisa;
·  Linguagem de busca;
·  Circulação - Empréstimo;
·  Impressão de relatórios;
·  Cópia de Segurança (Backup);
·  Biblivre e o Z39.50.

Metodologia
·  Aula teórica e prática.


Instrutora
Deisi Hauenstein - Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Consultora para Normalização Técnica de documentos segundo normas nacionais (ABNT) e internacional (VANCOUVER). Autora do livro “Monografias, Dissertações e Teses: guia completo para normalização segundo a ABNT, editora Nova Prova, de 2008.

Carga Horária
16 h/aulas

Custo
Profissional: R$ 315,00
Estudantes (Curso Técnico e Graduação): R$ 265,00

Formas de pagamento
À vista até 01/11: 10% de desconto à vista

Parcelamentos (sem desconto):
Até 5x no Cartão de Crédito
Cheque sob consulta

Data: 8 e 9 de novembro de 2012
Horário: 9 às 18 h - com 1 h de intervalo para almoço
Local de realização: Sede da INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Serviços:
·  Coffee Break
·  Apostila com o conteúdo
·  Certificado de participação

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES
INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.
De segunda à sexta-feira: Das 8 h às 12 h / 14h às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br
Site: http://www.informar-rs.com.br


::PRÉ-INSCRIÇÃO - Importante: informe o título do curso::



Cancelamentos:
Cancelamentos por parte do candidato devem ser feitos por escrito em até 5 dias antes da data do curso. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, consideram-se as seguintes alternativas:
a) o valor pago poderá ser utilizado integralmente para qualquer outro curso de igual valor, ou como abatimento em curso de maior valor.
b) em caso de desistência por parte do aluno, com solicitação de reembolso, será retido 20% do valor do curso a título de taxas administrativas.
Cancelamentos, adiamentos ou qualquer outra modificação na realização do curso que ocorram por parte da INFORMAR, e que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor será feita integralmente, no prazo de até 3 dias.

Vaga - Bibliotecário - Sta. Cruz do Sul

vaga de Bibliotecário:

Seleção 08/2012
Cargo: Bibliotecário Central: Biblioteca.
Regime: Celetista.
Requisitos: a) Informática: Word, Excel, Power Point e Internet. 
b) Língua: Inglês, Espanhol ou Alemão. 
c) Perfil: dinâmico, sério, responsável, acessível, concentrado, comunicativo, trabalho em equipe, proativo e que sabia se expressar na forma escrita.
d) Escolaridade: graduação em Biblioteconomia.
Carga horária: 44 horas semanais. 
Turnos: manhã e tarde. 
Cidade: Santa Cruz do Sul-RS.
Inscrições: currículos deverão ser enviados pararh@domalberto.edu.br, identificando o número da seleção acima até 30.10.2012. Processo de seleção: entrevista oral e prova escrita. Entrevista: agendamento individual. Prova: agendamento individual. Resultado: 12.11.2012.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estágio FDRH (Porto Alegre)

A Fundação para o Desenvolvimento
de Recursos Humanos (FDRH), está
recrutando estagiário(a) para a sua
Biblioteca.

Requisitos:
Alunos do Curso Superior em
Biblioteconomia a partir do 3º semestre
Carga horária: 20 ou 30 horas semanais
Turno: tarde

Benefícios:

Bolsa + Auxílio Alimentação no valor de
R$ 155,32 + Auxílio-Transporte (conforme
valor de 02 passagens municipais por dia
trabalhado)

Interessados entrar em contato com Odete pelo
telefone 32333-9667 ou 97179967

Estágio / IBGEN - Porto Alegre

O Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios - Faculdade IBGEN- está contratando estagiário com disponibilidade para atuar tarde e noite, cursando a partir do 3º semestre.
Carga horária: 6 horas à combinar
Salário: R$ 600,00 + VT e VR
Bibliotecária responsável: Vera Furlan CRB10/1910
Os interessados devem enviar currículo para:  vera.furlan@ibgen.com.br ou ligar: 3332-0202 (biblioteca).

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dê um presente para a Biblioteca do Colégio Municipal Pelotense

A Biblioteca do Colégio Municipal Pelotense esta completando no final do mês 85 anos estamos com a campanha de presenteá-la com um livro infantil ou juvenil....entre nessa ideia, toda comunidade pode colaborar...entrem em contato pelo telefone (53)81169058 - 3225-6837. 0u pelo facebook biblioteca salis goulart ou ainda pelo e-mail biblioteca.cmp@pelotas.com.br.





P.S quem quiser colaborar encaminhando a mensagem para os seus contatos a Biblioteca agradece.

Viviane Vahl Bohrer
Bibliotecária Coordenadora Biblioteca CMP
Bibliotecária CRB10/1648

Vaga Bibliotecário Ijuí/RS

A FIDENE/UNIJUÍ, está selecionando Bibliotecário(a) Pleno para atuar na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no cargo de Analista III, 38 horas semanais, nos turnos da tarde e da noite.

Salário: R$2.405,28

Exige-se:

§ Graduação em Biblioteconomia;

§ Ter experiência em atividades técnicas de biblioteconomia;

§ Registro válido no CRB10;

§ Possuir conhecimento de Representação Descritiva (formato Marc-21, Normas da ABNT e CCAA2);

§ Domínio de aplicativos de informática (Office e Internet);

§ Noções da língua inglesa;

§ Possuir conhecimento de Representação Temática (CDU, Indexação).

Pré-Inscrição: On-line de 02 de outubro de 2012 a 23 de novembro de 2012, através de preenchimento de formulário de inscrição no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades , com anexo de Curriculum Vitae.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estágio no Instituto Estadual do Livro

O Instituto Estadual do Livro através da Secretaria Estadual de Cultura do RS está contratando estagiário com disponibilidade para atuar à tarde, cursando a partir do 3º semestre (que já tenha ou esteja cursando a disciplina de CDU).

Carga horária: 6 horas à combinar
Bolsa FDRH
Bibliotecária responsável: Rosana de Lemos Vasques  CRB10/2114
Os interessados devem enviar currículo para iel@sedac.rs.gov.br  até dia 30/10.

CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS COM SUPORTE EM PAPEL

Nome:Oficina de Restauro LIVRO E ARTE
Email:livroearte@terra.com.br
Telefone:51-33484608 e 99466206

Mensagem:CURSO CURRICULAR____________________
_____________ CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS COM SUPORTE EM PAPEL PRIMEIRO SEMESTRE - NÍVEL 1 Conservação-restauração de documentos - 8 aulas (32 h/a) História do papel, o que é marca d’água, dicas úteis para preservação de livros e documentos em papéis, fatores de degradação do papel, pragas mais freqüentes, controle de acidez do papel, reconhecimento de pigmentos e de papéis das obras apresentadas por alunos, tratamento químico do papel, principais papéis empregados na restauração de documentos, porque conservar/restaurar, higienização de acervo documental e procedimentos do restauro, manchas mais freqüentes e soluções, reestruturação do documento, código de ética do conservador-restaurador, embalagem para armazenamentos de documentos. Conservação-restauração de Jornais - 2 aulas (8 h/a) Identificação dos fatores de degradação dos jornais, reestruturação, velatura e laminação de jornais degradados, alcalinização e planificação de jornais, pastas para armazenamento. Conservação-restauração de livros - 20 aulas (80 h/a) História da encadernação, fatores de degradação do livro, principais papéis empregados na restauração de livros, reconhecimento das partes do livro, pequenos reparos, solução de problemas de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas e código de ética do conservador-restaurador. Higienização de livros e bibliotecas. SEGUNDO SEMESTRE - NÍVEL 2 Conservação-restauração de documentos - 3 aulas (12 h/a) Procedimento na restauração de documentos - Velatura de documentos rompidos e \"quebra-cabeças\", laminação de documentos. Isolamento de pigmentos. Tratamento químico de documento com fungos. Conservação-restauração de livros - 27 aulas (108 h/a) Desmonte de livros, tratamento químico do papel (alcalinização por imersão), procedimentos do restauro das folhas, costuras próprias a encadernação original, salvamento de capas, marmorização de espelho e guardas, pigmentação de tecido para reencadernação, embalagem para armazenamentos do livro. TERCEIRO SEMESTRE - NÍVEL 3 Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a) Encadernação em tecido, encadernação papel e encadernação em meia capa em tecido, lombadas e cantos aparentes, costuras próprias a encadernação de época, guardas costuradas (encadernação Sec. XIX), cabeceados bordados em tecido, colocação de marcadores em dicionários e biblias, falsos nervos de lombada, fechamento de livros em tecido e papel QUARTO SEMESTRE - NÍVEL 4 Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a) Encadernação Monástica plena em couro, tipos de couros empregados na encadernação e restauração, confecção de cabeceado simples e duplo, diretamente no corpo do livro, fechamento de livro com nervos reais, tratamento do couro para encadernação, confecção de pastas para encadernação em couro. QUINTO SEMESTRE - NÍVEL 5 Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a) Encadernação plena em couro e meia capa em couro, trabalho artístico em relevo na capa, costura estilo de época, aplicação de marmorizados no espelho da capa, marmorização e tratamento de cortes, lombadas com falsos nervos, conservação, ress, conservação, restauração e tratamento de couro deteriorado e roto. SEXTO SEMESTRE - NÍVEL 6 Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a) Encadernação plena em pergaminho, aplicabilidade do pergaminho, costura quatrocentista de uno nervo e duo nervo, confecção de cabeceado simples e duplo, em algodão e seda, no corpo do livro, encadernação meia capa em couro com falsos nervos, aplicação de papéis marmorizados na encadernação de luxo. SÉTIMO SEMESTRE - NÍVEL 7 Conservação-restauração de livros - 30 aulas ( 120 h/a) Encadernação rústica em madeira e couro, meia capa e plena, gravação com pirógrafos e pigmentos a bico de pena, caligrafia básica para pergaminho. OITAVO SEMESTRE - NÍVEL 8 Conservação-restauração de fotografias - 6 aulas (24 h/a) História da fotografia, higienização de acervo fotográfico, recuperação de fotografias rasgadas, remoção de adesivos, enxertos e obturações, dezacidificação de suporte, confecção de passe-partout, confecção de embalagens para guarda, tratamento e acondicionamento de fotografias. Conservação-restauração de livros - 24 aulas (96 h/a) Encadernações e costuras do Séc. XV a XX, trabalho com roletes e florões, gravação de títulos em capas e lombadas em couro, tratamento e guarda de livros e cuidados essenciais a proteção de acervos bibliográficos. Estágio supervisionado a partir do 2º semestre. (180 horas) Matrículas no local e horários dos cursos a partir de16 de novembro de 2012. Início das aulas: 18 de março de 2013. Horários e locais das matrículas e dos cursos: Turma I - Terças e quintas-feiras - das 09:00h às 12:00h Turma II - Terças e quintas-feiras - das 14:00h às 17:00h Turma III - Sextas-feiras - das 09:30h às 12:00h e das 13:00h às 16:30h Local: Av. Júlio de Castilhos, 440, Cj. 84, Centro Histórico, Porto Alegre - RS VAGAS LIMITADAS A 8 ALUNOS POR TURMA VALOR DO PRIMEIRO SEMESTRE: R$ 1.134,00 = PARCELADO EM 6 X IGUAIS DE R$ 189,00 (parcelado no cheque). R$ 1.360,00 = por empenho OFICINAS_________________________________ 1 - Costuras para livros - 3 aulas Ponto cheio com cordão e cadarço, costura francesa, costura arráfica – 3 aulas (12 h/a). Dias: De 28 a 30 de novembro de 2012. (de quarta a sexta-feira) Horário: das 09:00h as 12:00h. Valor: R$ 260,00 (parcelado no cheque em 2 x 130,00) R$ 312,00 por empenho. Certificado de 12 horas. 2 - Oficina de confecção de diário de viagem - 4 aulas - (16 h/a) Já dizia o poeta... Navegar é preciso... Pois bem, quando esse povo de além mar veio colonizar o Brasil, suas memórias, histórias, vivências foram escritas, por eles próprios, em pequenos diários. Era dentro dos navios que as pessoas nasciam, casavam, deixavam de existir e os negócios comerciais aconteciam. E, hoje, através destes diários, estamos resgatando a Hists resgatando a História destes povos italiano, alemão, sueco, português, etc. Por este motivo, para preservar a sua História e suas conquistas, oferecemos a Oficina de Confecção de Diário de Viagem. Trata-se de encadernação do final do Século XIX, com seu glamur e beleza, que você terá o prazer de aprender a confeccionar. Dias da oficina: Dias 03 e 04 de dezembro de 2012. Horário: Das 09:30h as 12:00h e das 13:00h as 16:30h. Valor da oficina: R$ 320,00 (parcelado em 2 x de R$ 160,00), R$ 384,00 por empenho. Certificado de 16h. 3 - Confecção de livro em capa dura – 4 aulas – (16 h/a) Nesta oficina o aluno aprende a encadernar livros de luxo (capa dura), com colocação de cabeceados e marcadores, espelhos marmorizados artesanalmente e lombadas em tecidos. Procedimentos aplicados em encadernações do início do Séc. XIX e muito apreciado e valorizado nos dias de hoje. Dias do curso: 06 e 07 de dezembro de 2012 (quinta e sexta-feira) Horário: Das 09:00h as 12:00h e das 13:00h as 16:00h. Valor do curso: R$ 360,00 (parcelado em 3 x de R$ 120,00), R$ 432,00 por empenho. Certificado de 16 horas. 4 - Encadernação em Costura Copta – 4 aulas (16 h/a) Dia 11 e 12 de dezembro de 2012. (quinta e sexio: das 09:00h as 12:0h0 e das 13:00h as 16:00h. Valor do curso: R$ 320,00 (parcelado em 2 x iguais de R$ 160,00 no cheque), R$ 384,00 por empenho. Certificado de 16 horas. 5- Curso intensivo de conservação-restauração de documentos - 10 aulasHistória do papel, dicas úteis para preservação de papéis, fatores de degradação do papel, pragas mais freqüentes, medição de ph e controle de acidez do papel, reconhecimento de pigmentos e de papéis, tratamento químico do papel, principais papéis empregados na restauração de documentos, porque conservar/restaurar, higienização de acervo documental, procedimentos do restauro, problemas mais freqüentes e soluções, reestruturação de documentos, código de ética do conservador-restaurador, embalagem para armazenamentos de documentos. Dias do curso: De 07 a 11 de janeiro de 2013 (de segunda a sexta-feira). Horário:Horário: Das 09:30h as 12:00h e das 13:00h as 16:30h. Valor do curso: R$ 460,00 (parcelado em 2 x de R$ 230,00). R$ 550,00 por empenho. Certificado de 40 horas. 6 - Curso de conservação-restauração de livros - 10 aulas História da encadernação, fatores de degradação do livro, principais materiais e papéis empregados na restauração de livros, reconhecimento das partes do livro, pequenos reparos, solução de problemas de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas, procedimentos da reencadernação e código de ética do conservador-restaurador. Higienização de livros e bibliotecas. Dias do curso: De 14 a 18 de janeiro de 2013 (segunda a sexta-feira). Horário: Das 09:30h as 12:00h e das 13:00h as 16:30h. Valor do curso: R$ 780,00 (parcelado em 3 X 260,00). R$ 930,00 por empenho Certificado de 40 horas. É pré-requisito conhecer o processo de restauração de documentos. 7 - Oficina de marmorização de papéis – 1 aula – (4 h/a) Aprenda a marmorizar. A marmorização de papéis é amplamente empregada na restauração de livros antigos e na encadernação de agendas, livros de memórias, na confecção de livros personalizados, etc. Curso com duração de uma manhã, segunda-feira, 28 de janeiro de 2013, a partir das 09:15h as 12:00h. Não é necessário trazer material. Valor da oficina: R$190,00, R$ 230,00 por empenho. Certificado de 4 horas. . 8 - Confecção de álbum de fotografias – 2 aulas (8 h/a). Dias da oficina: 04 e 05 de fevereiro de 2013. Horário: das 09:00h as 12:00h. Valor da oficina: R$ 260,00 (parcelado em 2 x de R$ 130,00) R$ 312,00 por empenho Certificado de 8 horas. 9 - Encadernação artística em tecido e papel- 08 aulas (32 h/a). Sem calendário 10 - Encadernação artística em couro - 10 aulas (40 h/a).

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ESCRITA BRAILLE - MINI OFICINA



CONHECENDO E PRATICANDO A LEITURA E ESCRITA BRAILLE - MINI OFICINA
 
Objetivos Proporcionar aos estudantes de 5 a 8 séries condições concretas para interagir com os deficientes visuais em escolas e na comunidade, através do aprendizado do Sistema Braille e de relato de vivências de deficientes visuais; despertar o sentimento de solidariedade..
Ministrantes: Marli Braga Bion, Vilma de Picoli, Elza Maria da Rosa Mendes e Idená Alencastro Santos.
Público Alvo: estudantes de 5 a 8 séries da rede pública de ensino
Dias: 25 e 30 de outubro
Horário: 13h30 às 15h30 (turma 1) 16 ás 18 horas (turama 2)
ATIVIDADE GRATUITA / VAGAS LIMITADAS
Inscrições pelo telefone: (51) 3224-5045 , com Daniela, a partir das 13h30.
 
APOIO: SMED e FADERS
 
Rua dos Andradas, 736 -  andar
CEP 90020-004 - Porto Alegre -RS
+ 55 (51) 32259426 
www.bibliotecapublica.rs.gov.br
www.twitter.com/bibliotecars
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[no Rio de Janeiro] Curso Bibliotecas Digitais

O novo curso Bibliotecas Digitais está confirmado. Ainda temos 
vagas, por favor, divulguem.
Wilsy Moreira Castro
Data Coop - Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas e
Analistas da Informação Ltda.
Rua da Quitanda, 19, salas 401-402
20011-030 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: (21)38525653 / (21)38521117

A DATACOOP  REALIZARÁ CURSO DE BIBLIOTECAS DIGITAIS

Convênio OCB/SESCOOP

BIBLIOTECAS DIGITAIS: repositórios DSPACE, digitalização e preservação digital
Versão 7.       11/2012
CARGA HORáRIA: 20 horas/aula
PERíODO : 26/11/2012 a 29/11/2012
HORÁRIO: 13 às 18 horas
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 583 – sala 1119 – Centro - Rio de Janeiro. Local: SESCOOP (Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo)
Investimento: R$1500,00 por pessoa em duas vezes - 50% na inscrição e
50% até o dia 05/11/2012
EMPENHOS PARA:
INFO-Sis - Informação e Informática Ltda.
Rua Miguel Couto, 344 - sala 201 - CEP 24340-000 - Icaraí - Niterói - RJ
CNPJ: 36.074.474/0001-25
Banco Itaú n. 341 - Agência Icaraí, Niterói - RJ - Cód. Agência 0720
Conta Corrente : 17669-2
Confirmação via Fax 38531117 - ramal 21
EMPRESAS E PESSOAS FíSICAS PODEM TAMBÉM DEPOSITAR EM:
Datacoop - Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas,
Arquivistas e Analistas da Informação Ltda.CNPJ: 015965552/0001-77
Depósito : Banco Itaú - Ag. 6015 - C/c: 03800-0
Confirmação via Fax 38521117 - ramal 21

OBJETIVO
Capacitar profissionais de informação a conhecerem as principais tecnologias, metodologias e padrões referentes a bibliotecas digitais, capacitando-os a planejar, implantar e operar estes serviços. Desta forma o curso tem um caráter eminentemente prático, centrado em metodologias que visam a operacionalização de bibliotecas digitais, através do estudo de modelos e casos, conhecimento, análise teste e avaliação de padrões de tecnologia da informação aplicáveis às bibliotecas digitais, uso de sistemas de metadados, uso de sistemas de gestão de bibliotecas digitais, especificação da infraestrutura tecnológica necessária a um projeto de biblioteca digital.
PROGRAMA
1. Introdução
Objetivos, programa do curso, conceituação
2. Repositórios e Bibliotecas Digitais na prática: usando o DSPACE
2.1. Introdução
1.    Repositórios digitais, repositórios institucionais, repositórios confiáveis: DICI, Arc, DSPACE at MIT
2.    Provedores de serviço: OAIster, Arc, CiteBase, MetaLis
3.    Características do DSPACE
2.2. Usando o DSPACE
3. Digitalização, especificações de imagens, escaners, planejamento da digitalização
4. Endereçamento eletrônico permanente
5. Preservação digital
5.1 Repositórios confiáveis
5.2 Norma ISO/OAIS
5.3  metadados de Preservação
5.4 Planejamento da Preservação
6. Metadados e XML
6.1 O quê são, para que servem
6.2 Dublin Core Metadata Element Set
6.3 Codificação em HTML e em XML
6.4 Outros padrões de metadados bibliográficos: METS, MODS, MARC-XML
7. Interoperabilidade: padrões, protocolos
7.1 Conceituação,
7.2 OAI PMH
7.3 Questões: outros modelos de interoperabilidade em bibliotecas digitais; interoperabilidade biblioteca convencional, digital, repositório; interoperabilidade Arquivo, Biblioteca, Museu
Instrutores
Dr. Carlos Henrique Marcondes é professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF - Universidade Federal Fluminense, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convênio UFF/IBICT, do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do ICICT/FIOCRUZ, onde ministra disciplinas relacionadas com tecnologia da informação aplicada a bibliotecas e arquivos. É mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT e pesquisador nível 1D do CNPq. É consultor “ad hoc” da CAPES/MEC e do CNPq. Foi membro do CTC - Comitê Técnico-científico do IBICT. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ/Arquivo Nacional. É membro do Comitê Editorial de diversos periódicos na área de Ciência da Informação. Tem atuado em diferentes projetos relacionados a tópicos como bibliotecas digitais e documentos eletrônicos, em instituições como IBICT, no projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm); na FIOCRUZ, no projeto Dicionário Histórico e Biográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br); no CNPq, no Programa PROSSIGA - Comunicação e Informação para Pesquisa (http://www.prossiga.br); no projeto de Tese e Dissertações Eletrônicas da UFF; e na BIREME , no projeto interface SciELO/Open
Archives (http://www.scielo.br) . Dr. Marcondes é um especialista em bases de dados ISIS e autor de várias publicações, em periódicos nacionais e internacionais, na área de bibliotecas digitais, metadados, publicações eletrônicas. Aqui pode-se acessar seu Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq

Dr. Luis Fernando Sayão foi gerente do CIN - Centro de Informações
Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear e representante brasileiro no INIS - the International Nuclear Information System da AIEA/ONU. É graduado em Física pela UFRJ e mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos. Foi professor da UNIRIO, nos cursos de biblioteconomia e do mestrado em Ciência da Informação do IBIC/UFRJ-Eco, da pós-graduação da Universidade Santa Úrsula  e da Fiocruz. Foi membro do CTC – Comitê Técnico-científico do IBICT. Participou como consultor em projetos como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm), do IBICT; no projeto Dicionário
Histórico e Biográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br), da FIOCRUZ; no Programa PROSSIGA - Comunicação e Informação para Pesquisa (http://www.prossiga.br), do CNPq; no projeto interface SciELO/Open Archives (http://www.scielo.br), para a BIREME. Publicou vários artigos sobre bibliotecas e repositórios digitais e preservação digital e Aqui pode-se acessar seu Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq.

Os instrutores são organizadores e autores de capítulos dos livros:
BIBLIOTECAS DIGITAIS: saberes e práticas. Salvador : Ed.UFBA, Brasília
: IBICT, 2005.
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: políticas,
memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2010.
Disponível em <http://www.repositorio.ufba.br/repositorio/handle/ufba/473
>. Acesso
em 21 set. 2010.





----- Final da mensagem encaminhada -----

Wilsy Moreira Castro
Data Coop - Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas e
Analistas da Informação Ltda.
Rua da Quitanda, 19, salas 401-402
20011-030 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: (21)38525653 / (21)38521117

RECITAL EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

Evento tradicional realizado anualmente, homenageia esse profissional de grande importância, responsável pela educação de todos nós.
Com a soprano Vera Campos e Amigos
Dia: 15 de outubro de 2012
Local: Auditório Luis Cosme (4o. andar da Casa de Cultura Mário Quintana - Rua dos Andradas, 736)
Hora: 19 horas
ENTRADA FRANCA
 
PROMOÇÃO: AABPE - BIBLIOTECA PüBLICA DO ESTADO DO RS
 
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Doação de livros e periódicos

Prezados(as) colegas

Temos duplicatas de livros e periódicos para doação.
Solicitamos a quem tiver interesse, entrar em contato através de email até o
dia 31/10. E-mail: elida.machado@habitasul.com.br
As solicitações serão atendidas por ordem de chegada.
 
LIVROS:
 
Título
volume/nº Editora/Autor data
Novo Dicionário Barsa das Linguas Inglesa e Portuguesa 1   1966
Novo Dicionário Barsa das Linguas Inglesa e Portuguesa 2   1966
Enciclopédia Barsa 1   1966
Enciclopédia Barsa 2   1966
Enciclopédia Barsa 3   1966
Enciclopédia Barsa 4   1966
Enciclopédia Barsa 5   1966
Enciclopédia Barsa 6   1966
Enciclopédia Barsa 7   1966
Enciclopédia Barsa 8   1966
Enciclopédia Barsa 9   1966
Enciclopédia Barsa 10   1966
Enciclopédia Barsa 11   1966
Enciclopédia Barsa 12   1966
Enciclopédia Barsa 13   1966
Enciclopédia Barsa 14   1966
Enciclopédia Barsa 15   1966
Enciclopédia Barsa 16   1966
Enciclopédia Delta Junior 1   1973
Enciclopédia Delta Junior 2   1973
Enciclopédia Delta Junior 4   1973
Enciclopédia Delta Junior 6   1973
Enciclopédia Delta Junior 7   1973
Medicina e Saúde: Enciclopédia Semanal da Família 1 Abril Cultural 1968
Medicina e Saúde: Enciclopédia Semanal da Família 2 Abril Cultural 1968
Medicina e Saúde: Enciclopédia Semanal da Família 3 Abril Cultural 1968
Medicina e Saúde: Enciclopédia Semanal da Família 4 Abril Cultural 1968
Medicina e Saúde: Enciclopédia Semanal da Família 5 Abril Cultural 1968
Medicina e Saúde: Enciclopédia Semanal da Família 6 Abril Cultural 1968
Medicina e Saúde: Enciclopédia Semanal da Família 7 Abril Cultural 1968
Medicina e Saúde: capas 1   1968
História da Medicina 2   1968
Geografia Ilustrada 1 Abril Cultural 1971
Geografia Ilustrada 2 Abril Cultural 1971
Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa: ilustrado 1 Editora Civilização Brasileira 1977
Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa: ilustrado 2 Editora Civilização Brasileira 1977
Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa: ilustrado 3 Editora Civilização Brasileira 1977
Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa: ilustrado 4 Editora Civilização Brasileira 1977
A Ética da Redistribuição   Jouvenel, Bertrand de 1996
Relatório Final: Tribunal Permanentes dos Povos - Sessão Sul - 29 de julho de 1998   Escola Superior de Advocacia 1999
Novo Estatuto da Advocacia e da OAB   Conselho Federal da OAB 1992
Estatuto da Ordem dos Advogados da Brasil - Código de Ética - Provimentos do Conselho Federal   Ordem dos Dvogados do Brasil 1980
Ementário de 1989   Conselho Federal da OAB 1990
Ementário do Conselho Federal da OAB: 2001-2002   Ordem dos Dvogados do Brasil 2003
Provimentos   Ordem dos Dvogados do Brasil 1989
Anais da XVI Conferência Nacional da OAB: 01 a 05 de setembro - Fortaleza/CE   Ordem dos Dvogados do Brasil 1996
Anais da XIII Conferência Nacional da OAB: 23 a 27 de setembro/90 - BH/MG   Ordem dos Dvogados do Brasil 1991
Comentários ao Código de Processo Civil: arts 946 a 1102 9 Barros, Hamilton de Moraes  
Na Ordem: em Defesa da Ordem 3 Vasconcelos, Justino 1975
A Nova Lei das S/A   Carvalhosa, Modesto ; Eizirik, Nleson 2002
Natureza Jurídica dp Contrato de Previdência Privada   Silva, Ovídio A Baptista da 1983
Programa da Cadeira do Direito do Menor   Carvalho, Francisco Pereira de Bulhões 1978
Oração dos Moços   Barbosa, Ruy 192?
História do Brazil 3 Pombo, Rocha 1935
Petróleo Para o Brasil   Távora, General juarez 1955
O Poder Jovem   Poerner, Arthur José 1968
Qué Es La Globalización?   Beck, Ulrich 1998
El Problema De La Soberanía   Laski, Harold J. 1960
Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais   Sellts/Jahoda/Deutsch/Cook 1967
Pensamentos Liberais 7 Instituto de Estudos Empresarias 2003
Pensamentos Liberais 6 Instituto de Estudos Empresarias 2002
Um Sonho de Pobre: obra postuma   Campos, Humberto de 1935
Últimas Crônicas: obras postuma   Campos, Humberto de 1936
Crítica: 4ª série   Campos, Humberto de 1936
Escândalo na Sociedade   Robbins, Harold 1962
79 Park Avenue   Robbins, Harold 1967
Stiletto   Robbins, Harold 1968
Os Insaciáveis 1 Robbins, Harold 1964
Os Insaciáveis 2 Robbins, Harold 1964
O Indomável   Robbins, Harold 1968
Crônicas: 1864-1867 2 Obras Completas de Machado de Assis 1953
Sombras   Schaefer, Sérgio 2006
Delírios de Um Plagiador   Baggio, Fernando 2006
O Nome da Relação   Cimenti, Jaime 2006
Arrabaleros   Cruz, Cláudio 2006
Grafias   Dick, André 2002
Minimundo   Moraes, Bernardo 2006
Ela em Mim   Grinberg, Cassio 2006
Não Depois do Que Aconteceu   Laub, Michel 1998
Dança das Palavras   Santi, Álvaro 1998

PERIÓDICOS:
 
Título volume/nº Editora/Autor data
Revista Jurídica 82 Órgão Nacional de Doutrina, jurisprudência, Legislação e Crítica judiciária 1974
Revista da Consultoria Geral do Estado 16 Instituto de Informática Jurídica do RS 1976
Revista da Consultoria Geral do Estado 20 Instituto de Informática Jurídica do RS 1978
Revista da Consultoria Geral do Estado 22 Instituto de Informática Jurídica do RS